Pressão do tempo e dissonância cognitiva: o efeito moderador do comportamento altruísta nas decisões de consumo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7069 |
Resumo: | Pesquisas anteriores mostram que no processo de tomada de decisão, frequentemente consumidores são pressionados pelo tempo. Ainda, as pesquisas mostram que após a tomada de decisão pode ocorrer dissonância cognitiva motivado pela rejeição de uma ou mais opções atraentes. Esta pesquisa estende esses achados e propõe que o comportamento altruísta influencia (modera) positivamente a relação entre pressão do tempo e dissonância cognitiva nas decisões de consumo. O estudo um indica que quanto maior a pressão do tempo no processo de tomada de decisão, maior será a dissonância cognitiva. O estudo dois demostra que em cenários sem pressão do tempo os consumidores apresentam maior comportamento altruísta e menor dissonância cognitiva após a tomada de decisão. Por fim, a relação entre pressão do tempo e dissonância cognitiva é moderada pelo baixo comportamento altruísta quando levado em consideração a utilidade do produto. Enquanto que, o alto comportamento altruísta modera a relação entre pressão do tempo e dissonância cognitiva, considerando a relevância da decisão tomada. |
id |
USIN_1264bf90f3b530ca18fc749f80e22802 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/7069 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2018-05-21T17:01:13Z2018-05-21T17:01:13Z2017-11-30Submitted by JOSIANE SANTOS DE OLIVEIRA (josianeso) on 2018-05-21T17:01:13Z No. of bitstreams: 1 Jocimara de Lima Mauer_.pdf: 5542023 bytes, checksum: 0944fdd378962e4404523b084c57d948 (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-21T17:01:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jocimara de Lima Mauer_.pdf: 5542023 bytes, checksum: 0944fdd378962e4404523b084c57d948 (MD5) Previous issue date: 2017-11-30Pesquisas anteriores mostram que no processo de tomada de decisão, frequentemente consumidores são pressionados pelo tempo. Ainda, as pesquisas mostram que após a tomada de decisão pode ocorrer dissonância cognitiva motivado pela rejeição de uma ou mais opções atraentes. Esta pesquisa estende esses achados e propõe que o comportamento altruísta influencia (modera) positivamente a relação entre pressão do tempo e dissonância cognitiva nas decisões de consumo. O estudo um indica que quanto maior a pressão do tempo no processo de tomada de decisão, maior será a dissonância cognitiva. O estudo dois demostra que em cenários sem pressão do tempo os consumidores apresentam maior comportamento altruísta e menor dissonância cognitiva após a tomada de decisão. Por fim, a relação entre pressão do tempo e dissonância cognitiva é moderada pelo baixo comportamento altruísta quando levado em consideração a utilidade do produto. Enquanto que, o alto comportamento altruísta modera a relação entre pressão do tempo e dissonância cognitiva, considerando a relevância da decisão tomada.Previous research has shown that in the decision-making process, consumers are often pressured by time. Furthermore, research has shown that after decision making, cognitive dissonance can occur because of the rejection of one or more attractive options. This research extends these findings and proposes that altruistic behavior influences (moderately) positively the relationship between time pressure and cognitive dissonance in consumption decisions. The one study indicate that the greater the time pressure in the decision-making process, the greater the cognitive dissonance. Study Two demonstrates that in scenarios without time pressure the consumers present greater altruistic behavior and less cognitive dissonance after the decision making. Finally, the relation between time pressure and cognitive dissonance is moderated by the low altruistic behavior when one considers the usefulness of the product. While, high altruistic behavior moderates the relation between time pressure and cognitive dissonance, considering the relevance of the decision-making.NenhumaMauer, Jocimara de Limahttp://lattes.cnpq.br/7250250960122393http://lattes.cnpq.br/9003489318938913Ladeira, Wagner JúniorUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosPressão do tempo e dissonância cognitiva: o efeito moderador do comportamento altruísta nas decisões de consumoACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoComportamento do consumidorPressão do tempoDissonância cognitivaAltruísmoEye trackingConsumer behaviorTime pressureCognitive dissonanceAltruismEye trackinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7069info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALJocimara de Lima Mauer_.pdfJocimara de Lima Mauer_.pdfapplication/pdf5542023http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7069/1/Jocimara+de+Lima+Mauer_.pdf0944fdd378962e4404523b084c57d948MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7069/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/70692018-05-21 14:03:20.372oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/7069Ck5PVEE6IENPTE9RVUUgQVFVSSBBIFNVQSBQUsOTUFJJQSBMSUNFTsOHQQoKRXN0YSBsaWNlbsOnYSBkZSBleGVtcGxvIMOpIGZvcm5lY2lkYSBhcGVuYXMgcGFyYSBmaW5zIGluZm9ybWF0aXZvcy4KCkxpY2Vuw6dhIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpDb20gYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgdm9jw6ogKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIMOgIApVbml2ZXJzaWRhZGUgZG8gVmFsZSBkbyBSaW8gZG9zIFNpbm9zIChVTklTSU5PUykgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSAKZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3VtbykgcG9yIHRvZG8gbyBtdW5kbyBubyBmb3JtYXRvIGltcHJlc3NvIGUgZWxldHLDtG5pY28gZSAKZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyAKcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgYSBzdWEgdGVzZSBvdSAKZGlzc2VydGHDp8OjbyBwYXJhIGZpbnMgZGUgc2VndXJhbsOnYSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IApjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogCmRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciDDoCBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgCm9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBkZSBwcm9wcmllZGFkZSBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSAKaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBURVNFIE9VIERJU1NFUlRBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgCkFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTyBRVUUgTsODTyBTRUpBIEEgU0lHTEEgREUgClVOSVZFUlNJREFERSwgVk9Dw4ogREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklTw4NPIENPTU8gClRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKQSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIApkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbywgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBhbMOpbSBkYXF1ZWxhcyAKY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2018-05-21T17:03:20Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pressão do tempo e dissonância cognitiva: o efeito moderador do comportamento altruísta nas decisões de consumo |
title |
Pressão do tempo e dissonância cognitiva: o efeito moderador do comportamento altruísta nas decisões de consumo |
spellingShingle |
Pressão do tempo e dissonância cognitiva: o efeito moderador do comportamento altruísta nas decisões de consumo Mauer, Jocimara de Lima ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração Comportamento do consumidor Pressão do tempo Dissonância cognitiva Altruísmo Eye tracking Consumer behavior Time pressure Cognitive dissonance Altruism Eye tracking |
title_short |
Pressão do tempo e dissonância cognitiva: o efeito moderador do comportamento altruísta nas decisões de consumo |
title_full |
Pressão do tempo e dissonância cognitiva: o efeito moderador do comportamento altruísta nas decisões de consumo |
title_fullStr |
Pressão do tempo e dissonância cognitiva: o efeito moderador do comportamento altruísta nas decisões de consumo |
title_full_unstemmed |
Pressão do tempo e dissonância cognitiva: o efeito moderador do comportamento altruísta nas decisões de consumo |
title_sort |
Pressão do tempo e dissonância cognitiva: o efeito moderador do comportamento altruísta nas decisões de consumo |
author |
Mauer, Jocimara de Lima |
author_facet |
Mauer, Jocimara de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7250250960122393 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9003489318938913 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mauer, Jocimara de Lima |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ladeira, Wagner Júnior |
contributor_str_mv |
Ladeira, Wagner Júnior |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração |
topic |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração Comportamento do consumidor Pressão do tempo Dissonância cognitiva Altruísmo Eye tracking Consumer behavior Time pressure Cognitive dissonance Altruism Eye tracking |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Pressão do tempo Dissonância cognitiva Altruísmo Eye tracking |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Consumer behavior Time pressure Cognitive dissonance Altruism Eye tracking |
description |
Pesquisas anteriores mostram que no processo de tomada de decisão, frequentemente consumidores são pressionados pelo tempo. Ainda, as pesquisas mostram que após a tomada de decisão pode ocorrer dissonância cognitiva motivado pela rejeição de uma ou mais opções atraentes. Esta pesquisa estende esses achados e propõe que o comportamento altruísta influencia (modera) positivamente a relação entre pressão do tempo e dissonância cognitiva nas decisões de consumo. O estudo um indica que quanto maior a pressão do tempo no processo de tomada de decisão, maior será a dissonância cognitiva. O estudo dois demostra que em cenários sem pressão do tempo os consumidores apresentam maior comportamento altruísta e menor dissonância cognitiva após a tomada de decisão. Por fim, a relação entre pressão do tempo e dissonância cognitiva é moderada pelo baixo comportamento altruísta quando levado em consideração a utilidade do produto. Enquanto que, o alto comportamento altruísta modera a relação entre pressão do tempo e dissonância cognitiva, considerando a relevância da decisão tomada. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-21T17:01:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-05-21T17:01:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7069 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7069 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Gestão e Negócios |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7069/1/Jocimara+de+Lima+Mauer_.pdf http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7069/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0944fdd378962e4404523b084c57d948 320e21f23402402ac4988605e1edd177 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801845009317625856 |