Publicidade e autoritarismo no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2520 |
Resumo: | Esta tese toma como ponto de partida a imagem de consagração da publicidade brasileira hoje, para daí pensar sobre seu percurso histórico a partir dos anos 1930. Além da difusão de mensagens, a publicidade é entendida como processo de captura e enrijecimento de necessidades. Os anúncios são uma plataforma especial de sedimentação das técnicas que permitem normalizar as contradições sociais e oferecer uma fuga para o vazio que as mercadorias não conseguem preencher. |
id |
USIN_166ad17037a3ce19b778eff49d319b01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2520 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-05T17:55:09Z2015-03-05T17:55:09Z2006-03-27Made available in DSpace on 2015-03-05T17:55:09Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 27Esta tese toma como ponto de partida a imagem de consagração da publicidade brasileira hoje, para daí pensar sobre seu percurso histórico a partir dos anos 1930. Além da difusão de mensagens, a publicidade é entendida como processo de captura e enrijecimento de necessidades. Os anúncios são uma plataforma especial de sedimentação das técnicas que permitem normalizar as contradições sociais e oferecer uma fuga para o vazio que as mercadorias não conseguem preencher.This study starts from the image of triumph acquired by brazilian advertising presently. Then, its historical path is studied from the 1930s to today. Beyond the dissemination of messages, advertising is seen here as a process of capture and hardening of needs. The advertisements are a special plataform of sedimentation of the techniques that allow the normalization of the social contradictions and the offering of an escape to the void that commodities can’t fulfill.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorBenevides, Pedrohttp://lattes.cnpq.br/4251781990514288Braga, Jose Luiz Warren Jardim GomesUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-graduação em Ciências da ComunicaçãoUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaPublicidade e autoritarismo no BrasilCiências Sociais Aplicadasautoritarismopublicidade - históriapublicidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2520info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALPedroBenevidesComunicacao.pdfPedroBenevidesComunicacao.pdfapplication/pdf508254http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2520/1/PedroBenevidesComunicacao.pdf757f950c0821fcac56d00705c1c0c5e3MD51UNISINOS/25202015-03-17 09:43:04.429oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2520Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T12:43:04Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Publicidade e autoritarismo no Brasil |
title |
Publicidade e autoritarismo no Brasil |
spellingShingle |
Publicidade e autoritarismo no Brasil Benevides, Pedro Ciências Sociais Aplicadas autoritarismo publicidade - história publicidade |
title_short |
Publicidade e autoritarismo no Brasil |
title_full |
Publicidade e autoritarismo no Brasil |
title_fullStr |
Publicidade e autoritarismo no Brasil |
title_full_unstemmed |
Publicidade e autoritarismo no Brasil |
title_sort |
Publicidade e autoritarismo no Brasil |
author |
Benevides, Pedro |
author_facet |
Benevides, Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4251781990514288 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benevides, Pedro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Braga, Jose Luiz Warren Jardim Gomes |
contributor_str_mv |
Braga, Jose Luiz Warren Jardim Gomes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas autoritarismo publicidade - história publicidade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
autoritarismo publicidade - história publicidade |
description |
Esta tese toma como ponto de partida a imagem de consagração da publicidade brasileira hoje, para daí pensar sobre seu percurso histórico a partir dos anos 1930. Além da difusão de mensagens, a publicidade é entendida como processo de captura e enrijecimento de necessidades. Os anúncios são uma plataforma especial de sedimentação das técnicas que permitem normalizar as contradições sociais e oferecer uma fuga para o vazio que as mercadorias não conseguem preencher. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-03-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-05T17:55:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-05T17:55:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2520 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola da Indústria Criativa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2520/1/PedroBenevidesComunicacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
757f950c0821fcac56d00705c1c0c5e3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844945452007424 |