Formação e profissionalidade em ação: estudo de caso em um curso de pedagogia para professoras no exercício da docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos, Lígia Cardoso
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2098
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id USIN_190b7cdb5900470497d04156864db47c
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2098
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T21:16:48Z2015-03-04T21:16:48Z2010-02-18Made available in DSpace on 2015-03-04T21:16:48Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 18Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorA tese tomou como objeto de estudo uma turma do Programa Especial para Formação de Professores em Serviço vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Teve como questão inicial de pesquisa saber como foi possível conseguir transformações no senso comum fortalecido pelas práticas de escolarização e de docência das professoras discentes do curso. A questão delimitou um campo de análise e inseriu-se no propósito de compreender e dar visibilidade a um processo de êxito no que se referia às expectativas dos grupos envolvidos. Quanto à coleta de dados, foram privilegiados textos escritos pelas alunas durante o curso de formação e entrevistas narrativas que permitiram reconstruir determinados acontecimentos a partir da perspectiva individual. A análise foi feita dentro da estratégia do estudo de caso, com a utilização de princípios da análise de conteúdos. As unidades de análise ― leitura, escrita e participação ― foram consideradas como dispositivos de formação com capacidadeCarlos, Lígia Cardosohttp://lattes.cnpq.br/6058487579514784http://lattes.cnpq.br/0946175067372667Forster, Mari Margarete dos S.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesFormação e profissionalidade em ação: estudo de caso em um curso de pedagogia para professoras no exercício da docênciaCiências Humanasexperiência docenteformação em serviçoteoria-práticaformação de professoresin-service educationteacher experiencetheory-practiceteacher formationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2098info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALLigiaCarlosEducacao.pdfLigiaCarlosEducacao.pdfapplication/pdf864781http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2098/1/LigiaCarlosEducacao.pdfd061e2316607bec784a44a931febbd28MD51UNISINOS/20982015-03-10 12:07:13.541oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2098Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T15:07:13Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação e profissionalidade em ação: estudo de caso em um curso de pedagogia para professoras no exercício da docência
title Formação e profissionalidade em ação: estudo de caso em um curso de pedagogia para professoras no exercício da docência
spellingShingle Formação e profissionalidade em ação: estudo de caso em um curso de pedagogia para professoras no exercício da docência
Carlos, Lígia Cardoso
Ciências Humanas
experiência docente
formação em serviço
teoria-prática
formação de professores
in-service education
teacher experience
theory-practice
teacher formation
title_short Formação e profissionalidade em ação: estudo de caso em um curso de pedagogia para professoras no exercício da docência
title_full Formação e profissionalidade em ação: estudo de caso em um curso de pedagogia para professoras no exercício da docência
title_fullStr Formação e profissionalidade em ação: estudo de caso em um curso de pedagogia para professoras no exercício da docência
title_full_unstemmed Formação e profissionalidade em ação: estudo de caso em um curso de pedagogia para professoras no exercício da docência
title_sort Formação e profissionalidade em ação: estudo de caso em um curso de pedagogia para professoras no exercício da docência
author Carlos, Lígia Cardoso
author_facet Carlos, Lígia Cardoso
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6058487579514784
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0946175067372667
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos, Lígia Cardoso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Forster, Mari Margarete dos S.
contributor_str_mv Forster, Mari Margarete dos S.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
experiência docente
formação em serviço
teoria-prática
formação de professores
in-service education
teacher experience
theory-practice
teacher formation
dc.subject.por.fl_str_mv experiência docente
formação em serviço
teoria-prática
formação de professores
dc.subject.eng.fl_str_mv in-service education
teacher experience
theory-practice
teacher formation
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-02-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T21:16:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T21:16:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2098
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2098/1/LigiaCarlosEducacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d061e2316607bec784a44a931febbd28
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844942206664704