Formação e profissionalidade em ação: estudo de caso em um curso de pedagogia para professoras no exercício da docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2098 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
USIN_190b7cdb5900470497d04156864db47c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2098 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T21:16:48Z2015-03-04T21:16:48Z2010-02-18Made available in DSpace on 2015-03-04T21:16:48Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 18Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorA tese tomou como objeto de estudo uma turma do Programa Especial para Formação de Professores em Serviço vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Teve como questão inicial de pesquisa saber como foi possível conseguir transformações no senso comum fortalecido pelas práticas de escolarização e de docência das professoras discentes do curso. A questão delimitou um campo de análise e inseriu-se no propósito de compreender e dar visibilidade a um processo de êxito no que se referia às expectativas dos grupos envolvidos. Quanto à coleta de dados, foram privilegiados textos escritos pelas alunas durante o curso de formação e entrevistas narrativas que permitiram reconstruir determinados acontecimentos a partir da perspectiva individual. A análise foi feita dentro da estratégia do estudo de caso, com a utilização de princípios da análise de conteúdos. As unidades de análise ― leitura, escrita e participação ― foram consideradas como dispositivos de formação com capacidadeCarlos, Lígia Cardosohttp://lattes.cnpq.br/6058487579514784http://lattes.cnpq.br/0946175067372667Forster, Mari Margarete dos S.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesFormação e profissionalidade em ação: estudo de caso em um curso de pedagogia para professoras no exercício da docênciaCiências Humanasexperiência docenteformação em serviçoteoria-práticaformação de professoresin-service educationteacher experiencetheory-practiceteacher formationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2098info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALLigiaCarlosEducacao.pdfLigiaCarlosEducacao.pdfapplication/pdf864781http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2098/1/LigiaCarlosEducacao.pdfd061e2316607bec784a44a931febbd28MD51UNISINOS/20982015-03-10 12:07:13.541oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2098Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T15:07:13Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação e profissionalidade em ação: estudo de caso em um curso de pedagogia para professoras no exercício da docência |
title |
Formação e profissionalidade em ação: estudo de caso em um curso de pedagogia para professoras no exercício da docência |
spellingShingle |
Formação e profissionalidade em ação: estudo de caso em um curso de pedagogia para professoras no exercício da docência Carlos, Lígia Cardoso Ciências Humanas experiência docente formação em serviço teoria-prática formação de professores in-service education teacher experience theory-practice teacher formation |
title_short |
Formação e profissionalidade em ação: estudo de caso em um curso de pedagogia para professoras no exercício da docência |
title_full |
Formação e profissionalidade em ação: estudo de caso em um curso de pedagogia para professoras no exercício da docência |
title_fullStr |
Formação e profissionalidade em ação: estudo de caso em um curso de pedagogia para professoras no exercício da docência |
title_full_unstemmed |
Formação e profissionalidade em ação: estudo de caso em um curso de pedagogia para professoras no exercício da docência |
title_sort |
Formação e profissionalidade em ação: estudo de caso em um curso de pedagogia para professoras no exercício da docência |
author |
Carlos, Lígia Cardoso |
author_facet |
Carlos, Lígia Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6058487579514784 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0946175067372667 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlos, Lígia Cardoso |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Forster, Mari Margarete dos S. |
contributor_str_mv |
Forster, Mari Margarete dos S. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas experiência docente formação em serviço teoria-prática formação de professores in-service education teacher experience theory-practice teacher formation |
dc.subject.por.fl_str_mv |
experiência docente formação em serviço teoria-prática formação de professores |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
in-service education teacher experience theory-practice teacher formation |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-02-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T21:16:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T21:16:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2098 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2098/1/LigiaCarlosEducacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d061e2316607bec784a44a931febbd28 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844942206664704 |