Cenário como processo projetual: cartografia para a construção de uma metodologia de design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Paula Silveira dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12446
Resumo: Pelo viés do design estratégico, a presente tese investiga sobre cenários, como processo. Atribui-se centralidade à construção de uma metodologia que se dedica aos processos projetuais implicados no agir projetual, ou seja, processos projetuais cenarísticos, cujo desenvolvimento se situa no nível de metaprojeto. Compreendem-se cenários como produção de narrativas passadas, presentes e futuras. Para tanto, convocam-se os processos operados pelos conceitos de imaginário e polifonia, que contribuem para que ocorra uma presença atualizada como memória ou como imaginação desenhada por diversas vozes. Explora-se a técnica cartográfica que, diante dessa pluralidade, encontra modos de expressar as subjetividades que, por sua vez, respondem às intersubjetividades. A cartografia dá voz aos afetos já na origem, distanciando-se das restrições às percepções submetidas à lógica e à racionalidade. Assim, estabeleceu-se como objetivo geral propor uma metodologia para o desenvolvimento de processos projetuais cenarísticos, cujas narrativas potencializam o imaginário e polifonia. E para que a técnica cartográfica preserve a percepção dos sujeitos sobre determinadas realidades, a realidade urbana, a cidade, se apresenta como o lócus escolhido para observação e registro, mais especificamente a cidade de Porto Alegre/RS. É um espaço social dinâmico e plural, uma síntese localizada do viver contemporâneo, intrinsecamente colaborativo. A produção de conhecimento é sustentada pela revisão bibliográfica, pelos registros visuais e sonoros das cartografias, das operações de análise e interpretação, e das práticas projetuais coletivas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, de caráter empírico indutivo. Desse modo, é pelo exercício metaprojetual que os movimentos que compõem a metodologia passam a ser desenhados. O primeiro movimento compromete-se a coletar as cartografias por meio de sujeitos cartógrafos. O segundo movimento pratica o exercício de cenarizar pelas cartografias do primeiro movimento. O terceiro movimento metaprojeta pelas cenarizações dos movimentos anteriores. Pela concepção dos movimentos e dos processos praticados, tem-se como resultantes reflexões e elaborações que justificam a potência criativa atribuída ao nível metaprojetual, no que diz respeito à instauração/prática do processo de projeto. Trata-se da construção de uma metodologia de cenários como processo que tem como base a prática cartográfica.
id USIN_1915fcede33bbf884186c588b7f99501
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/12446
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2023-06-02T12:36:45Z2023-06-02T12:36:45Z2023-03-15Submitted by Jeferson Carlos da Veiga Rodrigues (jveigar@unisinos.br) on 2023-06-02T12:36:45Z No. of bitstreams: 1 Ana Paula Silveira dos Santos_.pdf: 8878238 bytes, checksum: 5937bc13f61233dbff0a5c89e904e790 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-02T12:36:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Paula Silveira dos Santos_.pdf: 8878238 bytes, checksum: 5937bc13f61233dbff0a5c89e904e790 (MD5) Previous issue date: 2023-03-15Pelo viés do design estratégico, a presente tese investiga sobre cenários, como processo. Atribui-se centralidade à construção de uma metodologia que se dedica aos processos projetuais implicados no agir projetual, ou seja, processos projetuais cenarísticos, cujo desenvolvimento se situa no nível de metaprojeto. Compreendem-se cenários como produção de narrativas passadas, presentes e futuras. Para tanto, convocam-se os processos operados pelos conceitos de imaginário e polifonia, que contribuem para que ocorra uma presença atualizada como memória ou como imaginação desenhada por diversas vozes. Explora-se a técnica cartográfica que, diante dessa pluralidade, encontra modos de expressar as subjetividades que, por sua vez, respondem às intersubjetividades. A cartografia dá voz aos afetos já na origem, distanciando-se das restrições às percepções submetidas à lógica e à racionalidade. Assim, estabeleceu-se como objetivo geral propor uma metodologia para o desenvolvimento de processos projetuais cenarísticos, cujas narrativas potencializam o imaginário e polifonia. E para que a técnica cartográfica preserve a percepção dos sujeitos sobre determinadas realidades, a realidade urbana, a cidade, se apresenta como o lócus escolhido para observação e registro, mais especificamente a cidade de Porto Alegre/RS. É um espaço social dinâmico e plural, uma síntese localizada do viver contemporâneo, intrinsecamente colaborativo. A produção de conhecimento é sustentada pela revisão bibliográfica, pelos registros visuais e sonoros das cartografias, das operações de análise e interpretação, e das práticas projetuais coletivas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, de caráter empírico indutivo. Desse modo, é pelo exercício metaprojetual que os movimentos que compõem a metodologia passam a ser desenhados. O primeiro movimento compromete-se a coletar as cartografias por meio de sujeitos cartógrafos. O segundo movimento pratica o exercício de cenarizar pelas cartografias do primeiro movimento. O terceiro movimento metaprojeta pelas cenarizações dos movimentos anteriores. Pela concepção dos movimentos e dos processos praticados, tem-se como resultantes reflexões e elaborações que justificam a potência criativa atribuída ao nível metaprojetual, no que diz respeito à instauração/prática do processo de projeto. Trata-se da construção de uma metodologia de cenários como processo que tem como base a prática cartográfica.From a strategic design perspective, this thesis investigates scenarios as a process. The main focus is set on building a methodology dedicated to those project processes which are involved in project action, understood as scenario-based project processes, developed at metaproject level. In this context, scenarios are understood as the production of past, present and future narratives. For this purpose, we put into practice processes operated through the concepts of polyphony and the imaginary, which contribute to the occurrence of a presence that is actualised as memory or imagination and made up of multiple voices. We explore the technique of cartography which, in the face of such plurality, finds ways of expressing subjectivities which, in turn, respond to intersubjectivities. Cartography gives voice to affections in their very inception, minimising the restrictions that affect perception when it’s subject to logic and rationality. Thus, our general aim is to propose a methodology for the development of scenario-based project processes whose narratives can potentialize the imaginary and polyphony. In order for the cartographic technique to be able to preserve the subjects’ perceptions about specific realities, the urban reality (more specifically, the city of Porto Alegre – Brazil) is chosen as the locus for observation and record. It is a diverse and dynamic social space, a localised synthesis of contemporary living, which is intrinsically collaborative. The production of knowledge is supported by bibliographical research, by the visual and aural records originating from the cartographies, from the analysis operations and from the collective project practices. This is an empirical inductive, qualitative exploratory research exercise. Therefore, it is by means of the metaproject exercise that the different movements that make up the methodology take shape. The first movement is the collection of the cartographies from the individual cartographers. The second movement exercises the practice of building scenarios based on the cartographies of the first movement. The third movement works on metaprojecting based on the scenario-building activities of the two previous movements. The result of the aforementioned movements and practical processes, are reflections and thought constructions that justify the creative power that resides at the metaproject level, taking into consideration the implementation and practice of the project process. We propose a methodology that deals with scenarios as process, based on cartographic practice.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorSantos, Ana Paula Silveira doshttp://lattes.cnpq.br/0857694558753329http://lattes.cnpq.br/4881062407464026Bentz, Ione Maria Ghislenehttp://lattes.cnpq.br/6519799563088833Franzato, CarloUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em DesignUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaCenário como processo projetual: cartografia para a construção de uma metodologia de designACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho IndustrialCartografiaCenáriosProcessoMetaprojetoDesign estratégicoImaginárioPolifoniaCartographyScenariosProcessMetaprojectStrategic designImaginaryPolyphonyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12446info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12446/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52ORIGINALAna Paula Silveira dos Santos_.pdfAna Paula Silveira dos Santos_.pdfapplication/pdf8878238http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12446/1/Ana+Paula+Silveira+dos+Santos_.pdf5937bc13f61233dbff0a5c89e904e790MD51UNISINOS/124462023-06-02 09:38:49.539oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2023-06-02T12:38:49Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cenário como processo projetual: cartografia para a construção de uma metodologia de design
title Cenário como processo projetual: cartografia para a construção de uma metodologia de design
spellingShingle Cenário como processo projetual: cartografia para a construção de uma metodologia de design
Santos, Ana Paula Silveira dos
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
Cartografia
Cenários
Processo
Metaprojeto
Design estratégico
Imaginário
Polifonia
Cartography
Scenarios
Process
Metaproject
Strategic design
Imaginary
Polyphony
title_short Cenário como processo projetual: cartografia para a construção de uma metodologia de design
title_full Cenário como processo projetual: cartografia para a construção de uma metodologia de design
title_fullStr Cenário como processo projetual: cartografia para a construção de uma metodologia de design
title_full_unstemmed Cenário como processo projetual: cartografia para a construção de uma metodologia de design
title_sort Cenário como processo projetual: cartografia para a construção de uma metodologia de design
author Santos, Ana Paula Silveira dos
author_facet Santos, Ana Paula Silveira dos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0857694558753329
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4881062407464026
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Paula Silveira dos
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Bentz, Ione Maria Ghislene
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6519799563088833
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Franzato, Carlo
contributor_str_mv Bentz, Ione Maria Ghislene
Franzato, Carlo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
Cartografia
Cenários
Processo
Metaprojeto
Design estratégico
Imaginário
Polifonia
Cartography
Scenarios
Process
Metaproject
Strategic design
Imaginary
Polyphony
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia
Cenários
Processo
Metaprojeto
Design estratégico
Imaginário
Polifonia
dc.subject.eng.fl_str_mv Cartography
Scenarios
Process
Metaproject
Strategic design
Imaginary
Polyphony
description Pelo viés do design estratégico, a presente tese investiga sobre cenários, como processo. Atribui-se centralidade à construção de uma metodologia que se dedica aos processos projetuais implicados no agir projetual, ou seja, processos projetuais cenarísticos, cujo desenvolvimento se situa no nível de metaprojeto. Compreendem-se cenários como produção de narrativas passadas, presentes e futuras. Para tanto, convocam-se os processos operados pelos conceitos de imaginário e polifonia, que contribuem para que ocorra uma presença atualizada como memória ou como imaginação desenhada por diversas vozes. Explora-se a técnica cartográfica que, diante dessa pluralidade, encontra modos de expressar as subjetividades que, por sua vez, respondem às intersubjetividades. A cartografia dá voz aos afetos já na origem, distanciando-se das restrições às percepções submetidas à lógica e à racionalidade. Assim, estabeleceu-se como objetivo geral propor uma metodologia para o desenvolvimento de processos projetuais cenarísticos, cujas narrativas potencializam o imaginário e polifonia. E para que a técnica cartográfica preserve a percepção dos sujeitos sobre determinadas realidades, a realidade urbana, a cidade, se apresenta como o lócus escolhido para observação e registro, mais especificamente a cidade de Porto Alegre/RS. É um espaço social dinâmico e plural, uma síntese localizada do viver contemporâneo, intrinsecamente colaborativo. A produção de conhecimento é sustentada pela revisão bibliográfica, pelos registros visuais e sonoros das cartografias, das operações de análise e interpretação, e das práticas projetuais coletivas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, de caráter empírico indutivo. Desse modo, é pelo exercício metaprojetual que os movimentos que compõem a metodologia passam a ser desenhados. O primeiro movimento compromete-se a coletar as cartografias por meio de sujeitos cartógrafos. O segundo movimento pratica o exercício de cenarizar pelas cartografias do primeiro movimento. O terceiro movimento metaprojeta pelas cenarizações dos movimentos anteriores. Pela concepção dos movimentos e dos processos praticados, tem-se como resultantes reflexões e elaborações que justificam a potência criativa atribuída ao nível metaprojetual, no que diz respeito à instauração/prática do processo de projeto. Trata-se da construção de uma metodologia de cenários como processo que tem como base a prática cartográfica.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-02T12:36:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-02T12:36:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12446
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12446/2/license.txt
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12446/1/Ana+Paula+Silveira+dos+Santos_.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 320e21f23402402ac4988605e1edd177
5937bc13f61233dbff0a5c89e904e790
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801845091780788224