A política de valorização dos docentes da rede pública de Teutônia-RS: um estudo sobre os limites e as possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wink, Susiane Elise Drehmer
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1983
Resumo: A dissertação investiga a política de valorização do magistério público para interpretar o processo de constituição do Plano de Carreira do magistério público municipal de Teutônia-RS e compreender o significado desse Plano na perspectiva do professorado. O cenário econômico e político dos anos 1990 e o respectivo impacto nas políticas educacionais, na dimensão nacional e municipal, também está considerado. Os referenciais teóricos que sustentam a pesquisa estão contemplados no pensamento de Ball e Bowe, Nóvoa, Morgado, Feitas, Saviani, entre outros. As informações, predominantemente qualitativas, foram coletadas por meio de análise de documentos, questionários e entrevistas semi-estruturadas. Colaboram com o estudo 14 professores. As evidências coletadas permitem afirmar que os professores entendem que o caminho legítimo para reivindicar e garantir direitos é a Associação do Professores de Teutônia-RS. Também registram que a política de valorização, para além da adequação dos planos de carreira, contempla
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