Escola campeã: estratégias de governamento e auto-regulação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hattge, Morgana Domênica
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1943
Resumo: A presente dissertação, Escola Campeã: estratégias de governamento e auto-regulação, tem como objetivos problematizar os discursos presentes nos materiais de divulgação e implantação do Programa Escola Campeã, bem como as estratégias de governamento que se articulam no Programa e de que forma operam sobre a escola e os sujeitos escolares. O Programa Escola Campeã é um programa de gestão educacional, criado em parceria pelo Instituto Ayrton Senna e Fundação Banco do Brasil com o objetivo de superar o fracasso escolar, a evasão e a repetência e o analfabetismo através de uma gestão escolar eficiente. O Programa foi implementado inicialmente em 47 municípios de todo o Brasil, entre os anos de 2001 e 2004, numa parceria com as Prefeituras Municipais e as Secretarias de Educação. O corpus de pesquisa foi selecionado a partir de um manual de implantação do Programa Escola Campeã, da Agenda do Diretor e exemplares do Jornal Escola Campeã, publicação que era distribuída às escolas e secretarias de educação para divul
id USIN_1d78512757df90cc2b63a7cc71a1a651
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1943
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T20:03:29Z2015-03-04T20:03:29Z2007-02-22Made available in DSpace on 2015-03-04T20:03:29Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 22A presente dissertação, Escola Campeã: estratégias de governamento e auto-regulação, tem como objetivos problematizar os discursos presentes nos materiais de divulgação e implantação do Programa Escola Campeã, bem como as estratégias de governamento que se articulam no Programa e de que forma operam sobre a escola e os sujeitos escolares. O Programa Escola Campeã é um programa de gestão educacional, criado em parceria pelo Instituto Ayrton Senna e Fundação Banco do Brasil com o objetivo de superar o fracasso escolar, a evasão e a repetência e o analfabetismo através de uma gestão escolar eficiente. O Programa foi implementado inicialmente em 47 municípios de todo o Brasil, entre os anos de 2001 e 2004, numa parceria com as Prefeituras Municipais e as Secretarias de Educação. O corpus de pesquisa foi selecionado a partir de um manual de implantação do Programa Escola Campeã, da Agenda do Diretor e exemplares do Jornal Escola Campeã, publicação que era distribuída às escolas e secretarias de educação para divulThe present dissertation, Champion School: strategies of government and self-regulation, has as its purpose to problematize the discourses in the communicative materials and implantation of the Champion School Program, as well as the government strategies that are articulated in the Program and how it operates on the school and on the school citizens. The Champion School Program is a program of educational management, created in partnership between the Ayrton Senna Institute and Bank of Brazil Foundation with the objective of surpassing the mistakes of the school, the evasion, the repetition and the illiteracy through an efficient school management. The Program was implemented initially in 47 cities of all Brazil, between the years 2001 and 2004, in a partnership with the Municipal City halls and the Secretariats of Education. The research corpus was selected from a manual of implantation of the Champion School Program, from the Diary of the head teacher and from the Periodical Champion School, publication thCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorHattge, Morgana Domênicahttp://lattes.cnpq.br/5058446895473307http://lattes.cnpq.br/3876751682370290Lopes, Maura CorciniUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesEscola campeã: estratégias de governamento e auto-regulaçãoCiências Humanasanálise discursivaestratégiasgovernamentalidadegestão educacionaldiscursiv analysisgovernmentalityEducational managementinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1943info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALescola campea estrategias.pdfescola campea estrategias.pdfapplication/pdf340611http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1943/1/escola+campea+estrategias.pdfcd3afd3c435e4d8c18440b4248a5bd3bMD51UNISINOS/19432015-03-09 16:50:05.112oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1943Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T19:50:05Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escola campeã: estratégias de governamento e auto-regulação
title Escola campeã: estratégias de governamento e auto-regulação
spellingShingle Escola campeã: estratégias de governamento e auto-regulação
Hattge, Morgana Domênica
Ciências Humanas
análise discursiva
estratégias
governamentalidade
gestão educacional
discursiv analysis
governmentality
Educational management
title_short Escola campeã: estratégias de governamento e auto-regulação
title_full Escola campeã: estratégias de governamento e auto-regulação
title_fullStr Escola campeã: estratégias de governamento e auto-regulação
title_full_unstemmed Escola campeã: estratégias de governamento e auto-regulação
title_sort Escola campeã: estratégias de governamento e auto-regulação
author Hattge, Morgana Domênica
author_facet Hattge, Morgana Domênica
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5058446895473307
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3876751682370290
dc.contributor.author.fl_str_mv Hattge, Morgana Domênica
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Maura Corcini
contributor_str_mv Lopes, Maura Corcini
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
análise discursiva
estratégias
governamentalidade
gestão educacional
discursiv analysis
governmentality
Educational management
dc.subject.por.fl_str_mv análise discursiva
estratégias
governamentalidade
gestão educacional
dc.subject.eng.fl_str_mv discursiv analysis
governmentality
Educational management
description A presente dissertação, Escola Campeã: estratégias de governamento e auto-regulação, tem como objetivos problematizar os discursos presentes nos materiais de divulgação e implantação do Programa Escola Campeã, bem como as estratégias de governamento que se articulam no Programa e de que forma operam sobre a escola e os sujeitos escolares. O Programa Escola Campeã é um programa de gestão educacional, criado em parceria pelo Instituto Ayrton Senna e Fundação Banco do Brasil com o objetivo de superar o fracasso escolar, a evasão e a repetência e o analfabetismo através de uma gestão escolar eficiente. O Programa foi implementado inicialmente em 47 municípios de todo o Brasil, entre os anos de 2001 e 2004, numa parceria com as Prefeituras Municipais e as Secretarias de Educação. O corpus de pesquisa foi selecionado a partir de um manual de implantação do Programa Escola Campeã, da Agenda do Diretor e exemplares do Jornal Escola Campeã, publicação que era distribuída às escolas e secretarias de educação para divul
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-02-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T20:03:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T20:03:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1943
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1943/1/escola+campea+estrategias.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cd3afd3c435e4d8c18440b4248a5bd3b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844941361512448