A interação em mundos digitais virtuais em 3 dimensões : uma investigação sobre a representação do emocionar na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rosmeri Ceconi da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1957
Resumo: Esta dissertação, que teve como foco de investigação o Emocionar em mundos digitais virtuais em 3 dimensões – MDV3D, consiste no estudo teórico embasado, principalmente, na Teoria da Biologia do Conhecer de autoria de Humberto Maturana e Francisco Varela, articulada à interação dos adolescentes no Metaverso Second Life. Por um período de 5 semanas, com seis encontros, totalizando 20 horas, adolescentes do PEI – Projeto Esporte Integrado – da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, viveram e conviveram no Second Life com a proposta de conhecer e explorar MDV3D. O objetivo central desta investigação consistiu em compreender como os adolescentes representam o Emocionar, ao interagir nos MDV3D-SL, e como este se constitui enquanto ambiente provocador de aprendizagens, para a partir dessa análise buscar elementos de forma a propiciar o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. A pesquisa é de natureza exploratória qualitativa cuja metodologia adotada, foi a estudo de caso. Os instrumentos
id USIN_1de4b30f3f041717a9b4542349ee3540
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1957
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T20:04:55Z2015-03-04T20:04:55Z2008-08-29Made available in DSpace on 2015-03-04T20:04:55Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 29Esta dissertação, que teve como foco de investigação o Emocionar em mundos digitais virtuais em 3 dimensões – MDV3D, consiste no estudo teórico embasado, principalmente, na Teoria da Biologia do Conhecer de autoria de Humberto Maturana e Francisco Varela, articulada à interação dos adolescentes no Metaverso Second Life. Por um período de 5 semanas, com seis encontros, totalizando 20 horas, adolescentes do PEI – Projeto Esporte Integrado – da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, viveram e conviveram no Second Life com a proposta de conhecer e explorar MDV3D. O objetivo central desta investigação consistiu em compreender como os adolescentes representam o Emocionar, ao interagir nos MDV3D-SL, e como este se constitui enquanto ambiente provocador de aprendizagens, para a partir dessa análise buscar elementos de forma a propiciar o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. A pesquisa é de natureza exploratória qualitativa cuja metodologia adotada, foi a estudo de caso. Os instrumentosThis dissertation, which focuses on Emotions in three-dimensional virtual digital worlds (3DVDW), consists of a theoretical study mainly based on the ideas presented by Humberto Maturana and Francisco Varela, in their Biology of Knowledge, articulated to adolescents’ interactions within the Second Life Metaverse (SL). During a period of 5 weeks, totallizing 6 meetings and 20 hours, adolescents who participate in the ISP - Integrated Sports Project - implemented by Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, lived and interacted within Second Life with the aim of getting to know and explore this 3DVDW. The main objective of this investigation was to understand how these adolescents represented Emotions, while interacting in the 3DVDW, and how this world acted as a learning-provoking environment. During such an analysis, elements to develop innovative pedagogic practices were sought. The investigation has a qualitative exploratory nature and consisted of a case-study. Data collection instruments were: queNenhumaCosta, Rosmeri Ceconi dahttp://lattes.cnpq.br/6738162109141454http://lattes.cnpq.br/5391034042353187Schlemmer, ElianeUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesA interação em mundos digitais virtuais em 3 dimensões : uma investigação sobre a representação do emocionar na aprendizagemCiências Humanasespaço de aprendizagemespaço de convivência digital virtualmundo virtualemocionarcoexisting virtual digital spacelearning spacevirtual worldemotionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1957info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALRosmeriCeconidaCostaEducacao.pdfRosmeriCeconidaCostaEducacao.pdfapplication/pdf904572http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1957/1/RosmeriCeconidaCostaEducacao.pdf8efbcca9de6be8d6c55ff1eda7e3932dMD51UNISINOS/19572015-03-09 17:01:14.019oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1957Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T20:01:14Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A interação em mundos digitais virtuais em 3 dimensões : uma investigação sobre a representação do emocionar na aprendizagem
title A interação em mundos digitais virtuais em 3 dimensões : uma investigação sobre a representação do emocionar na aprendizagem
spellingShingle A interação em mundos digitais virtuais em 3 dimensões : uma investigação sobre a representação do emocionar na aprendizagem
Costa, Rosmeri Ceconi da
Ciências Humanas
espaço de aprendizagem
espaço de convivência digital virtual
mundo virtual
emocionar
coexisting virtual digital space
learning space
virtual world
emotions
title_short A interação em mundos digitais virtuais em 3 dimensões : uma investigação sobre a representação do emocionar na aprendizagem
title_full A interação em mundos digitais virtuais em 3 dimensões : uma investigação sobre a representação do emocionar na aprendizagem
title_fullStr A interação em mundos digitais virtuais em 3 dimensões : uma investigação sobre a representação do emocionar na aprendizagem
title_full_unstemmed A interação em mundos digitais virtuais em 3 dimensões : uma investigação sobre a representação do emocionar na aprendizagem
title_sort A interação em mundos digitais virtuais em 3 dimensões : uma investigação sobre a representação do emocionar na aprendizagem
author Costa, Rosmeri Ceconi da
author_facet Costa, Rosmeri Ceconi da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6738162109141454
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5391034042353187
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rosmeri Ceconi da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schlemmer, Eliane
contributor_str_mv Schlemmer, Eliane
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
espaço de aprendizagem
espaço de convivência digital virtual
mundo virtual
emocionar
coexisting virtual digital space
learning space
virtual world
emotions
dc.subject.por.fl_str_mv espaço de aprendizagem
espaço de convivência digital virtual
mundo virtual
emocionar
dc.subject.eng.fl_str_mv coexisting virtual digital space
learning space
virtual world
emotions
description Esta dissertação, que teve como foco de investigação o Emocionar em mundos digitais virtuais em 3 dimensões – MDV3D, consiste no estudo teórico embasado, principalmente, na Teoria da Biologia do Conhecer de autoria de Humberto Maturana e Francisco Varela, articulada à interação dos adolescentes no Metaverso Second Life. Por um período de 5 semanas, com seis encontros, totalizando 20 horas, adolescentes do PEI – Projeto Esporte Integrado – da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, viveram e conviveram no Second Life com a proposta de conhecer e explorar MDV3D. O objetivo central desta investigação consistiu em compreender como os adolescentes representam o Emocionar, ao interagir nos MDV3D-SL, e como este se constitui enquanto ambiente provocador de aprendizagens, para a partir dessa análise buscar elementos de forma a propiciar o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. A pesquisa é de natureza exploratória qualitativa cuja metodologia adotada, foi a estudo de caso. Os instrumentos
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-08-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T20:04:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T20:04:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1957
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1957/1/RosmeriCeconidaCostaEducacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8efbcca9de6be8d6c55ff1eda7e3932d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844941389824000