A interação em mundos digitais virtuais em 3 dimensões : uma investigação sobre a representação do emocionar na aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1957 |
Resumo: | Esta dissertação, que teve como foco de investigação o Emocionar em mundos digitais virtuais em 3 dimensões – MDV3D, consiste no estudo teórico embasado, principalmente, na Teoria da Biologia do Conhecer de autoria de Humberto Maturana e Francisco Varela, articulada à interação dos adolescentes no Metaverso Second Life. Por um período de 5 semanas, com seis encontros, totalizando 20 horas, adolescentes do PEI – Projeto Esporte Integrado – da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, viveram e conviveram no Second Life com a proposta de conhecer e explorar MDV3D. O objetivo central desta investigação consistiu em compreender como os adolescentes representam o Emocionar, ao interagir nos MDV3D-SL, e como este se constitui enquanto ambiente provocador de aprendizagens, para a partir dessa análise buscar elementos de forma a propiciar o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. A pesquisa é de natureza exploratória qualitativa cuja metodologia adotada, foi a estudo de caso. Os instrumentos |
id |
USIN_1de4b30f3f041717a9b4542349ee3540 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1957 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T20:04:55Z2015-03-04T20:04:55Z2008-08-29Made available in DSpace on 2015-03-04T20:04:55Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 29Esta dissertação, que teve como foco de investigação o Emocionar em mundos digitais virtuais em 3 dimensões – MDV3D, consiste no estudo teórico embasado, principalmente, na Teoria da Biologia do Conhecer de autoria de Humberto Maturana e Francisco Varela, articulada à interação dos adolescentes no Metaverso Second Life. Por um período de 5 semanas, com seis encontros, totalizando 20 horas, adolescentes do PEI – Projeto Esporte Integrado – da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, viveram e conviveram no Second Life com a proposta de conhecer e explorar MDV3D. O objetivo central desta investigação consistiu em compreender como os adolescentes representam o Emocionar, ao interagir nos MDV3D-SL, e como este se constitui enquanto ambiente provocador de aprendizagens, para a partir dessa análise buscar elementos de forma a propiciar o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. A pesquisa é de natureza exploratória qualitativa cuja metodologia adotada, foi a estudo de caso. Os instrumentosThis dissertation, which focuses on Emotions in three-dimensional virtual digital worlds (3DVDW), consists of a theoretical study mainly based on the ideas presented by Humberto Maturana and Francisco Varela, in their Biology of Knowledge, articulated to adolescents’ interactions within the Second Life Metaverse (SL). During a period of 5 weeks, totallizing 6 meetings and 20 hours, adolescents who participate in the ISP - Integrated Sports Project - implemented by Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, lived and interacted within Second Life with the aim of getting to know and explore this 3DVDW. The main objective of this investigation was to understand how these adolescents represented Emotions, while interacting in the 3DVDW, and how this world acted as a learning-provoking environment. During such an analysis, elements to develop innovative pedagogic practices were sought. The investigation has a qualitative exploratory nature and consisted of a case-study. Data collection instruments were: queNenhumaCosta, Rosmeri Ceconi dahttp://lattes.cnpq.br/6738162109141454http://lattes.cnpq.br/5391034042353187Schlemmer, ElianeUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesA interação em mundos digitais virtuais em 3 dimensões : uma investigação sobre a representação do emocionar na aprendizagemCiências Humanasespaço de aprendizagemespaço de convivência digital virtualmundo virtualemocionarcoexisting virtual digital spacelearning spacevirtual worldemotionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1957info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALRosmeriCeconidaCostaEducacao.pdfRosmeriCeconidaCostaEducacao.pdfapplication/pdf904572http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1957/1/RosmeriCeconidaCostaEducacao.pdf8efbcca9de6be8d6c55ff1eda7e3932dMD51UNISINOS/19572015-03-09 17:01:14.019oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1957Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T20:01:14Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A interação em mundos digitais virtuais em 3 dimensões : uma investigação sobre a representação do emocionar na aprendizagem |
title |
A interação em mundos digitais virtuais em 3 dimensões : uma investigação sobre a representação do emocionar na aprendizagem |
spellingShingle |
A interação em mundos digitais virtuais em 3 dimensões : uma investigação sobre a representação do emocionar na aprendizagem Costa, Rosmeri Ceconi da Ciências Humanas espaço de aprendizagem espaço de convivência digital virtual mundo virtual emocionar coexisting virtual digital space learning space virtual world emotions |
title_short |
A interação em mundos digitais virtuais em 3 dimensões : uma investigação sobre a representação do emocionar na aprendizagem |
title_full |
A interação em mundos digitais virtuais em 3 dimensões : uma investigação sobre a representação do emocionar na aprendizagem |
title_fullStr |
A interação em mundos digitais virtuais em 3 dimensões : uma investigação sobre a representação do emocionar na aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A interação em mundos digitais virtuais em 3 dimensões : uma investigação sobre a representação do emocionar na aprendizagem |
title_sort |
A interação em mundos digitais virtuais em 3 dimensões : uma investigação sobre a representação do emocionar na aprendizagem |
author |
Costa, Rosmeri Ceconi da |
author_facet |
Costa, Rosmeri Ceconi da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6738162109141454 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5391034042353187 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Rosmeri Ceconi da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schlemmer, Eliane |
contributor_str_mv |
Schlemmer, Eliane |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas espaço de aprendizagem espaço de convivência digital virtual mundo virtual emocionar coexisting virtual digital space learning space virtual world emotions |
dc.subject.por.fl_str_mv |
espaço de aprendizagem espaço de convivência digital virtual mundo virtual emocionar |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
coexisting virtual digital space learning space virtual world emotions |
description |
Esta dissertação, que teve como foco de investigação o Emocionar em mundos digitais virtuais em 3 dimensões – MDV3D, consiste no estudo teórico embasado, principalmente, na Teoria da Biologia do Conhecer de autoria de Humberto Maturana e Francisco Varela, articulada à interação dos adolescentes no Metaverso Second Life. Por um período de 5 semanas, com seis encontros, totalizando 20 horas, adolescentes do PEI – Projeto Esporte Integrado – da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, viveram e conviveram no Second Life com a proposta de conhecer e explorar MDV3D. O objetivo central desta investigação consistiu em compreender como os adolescentes representam o Emocionar, ao interagir nos MDV3D-SL, e como este se constitui enquanto ambiente provocador de aprendizagens, para a partir dessa análise buscar elementos de forma a propiciar o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. A pesquisa é de natureza exploratória qualitativa cuja metodologia adotada, foi a estudo de caso. Os instrumentos |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-08-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T20:04:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T20:04:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1957 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1957/1/RosmeriCeconidaCostaEducacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8efbcca9de6be8d6c55ff1eda7e3932d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844941389824000 |