Recordações à luz da TV: construções televisivas de memória-indivíduo-sentimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3939 |
Resumo: | Este é um estudo comunicacional de interface com a Filosofia, que articula duas temáticas: televisão e memória. De um lado, então, trabalhamos com perspectivas teóricas do campo da Comunicação, principalmente os conceitos de midiatização, audiovisualidades e ethicidades televisivas. Do outro lado, buscamos informações sobre memória nos pensamentos filosóficos de Henri Bergson, Paul Ricoeur e Sören Kierkegaard. Os tensionamentos teóricos possibilitaram a construção qualitativa do objeto, que denominei de Recordação televisual, cuja observação é guiada basicamente por três pontos: 1) os tempos em que são enunciadas lembranças singulares dos múltiplos indivíduos televisivos; 2) a intersubjetivação televisiva de memórias individuais – passados íntimos, privados, identitários; 3) uma reflexão sentimental do passado, que cabe a cada indivíduo fazer por si. Com o objetivo de apreender esse objeto em sua heterogeneidade e movência, articulamos à pesquisa o método intuitivo de Henri Bergson. Na primeira etapa do método, então, cartografamos as linhas de diferenciação. Para isso, foram imaginadas três categorias de fronteiras móveis, inspiradas pela metáfora da Constelação de Walter Benjamin: 1) Relatos de vida, em que a TV se torna um meio de enunciação de si, com narrativas orais sobre um passado íntimo; 2) Testemunhos de fatos televisivos, também composta por discursos orais, mas que visam à reconstituição de fatos que já são públicos; 3) Imagens mentais, tempos em que a TV constrói as imagens-lembranças dos indivíduos. Por fim, na segunda etapa da Intuição, as linhas divergentes foram convergidas para um mesmo ponto virtual, transformando o objeto num conceito. Em suma, a Recordação televisual se define como uma prática de construção de memórias individuais, mas que, através do uso de diversos elementos discursivos, se mantém sob o controle televisivo (de quem enuncia), e é utilizada para engendrar ações que perpetuem seu poder. |
id |
USIN_1faf55e95b963abd14363814df3b42c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/3939 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-06-18T22:41:27Z2015-06-18T22:41:27Z2011-04-15Submitted by William Justo Figueiro (williamjf) on 2015-06-18T22:41:27Z No. of bitstreams: 1 31.pdf: 3145044 bytes, checksum: e64cd0a17cc5ef444666b102db1cfa46 (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-18T22:41:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 31.pdf: 3145044 bytes, checksum: e64cd0a17cc5ef444666b102db1cfa46 (MD5) Previous issue date: 2011-04-15Este é um estudo comunicacional de interface com a Filosofia, que articula duas temáticas: televisão e memória. De um lado, então, trabalhamos com perspectivas teóricas do campo da Comunicação, principalmente os conceitos de midiatização, audiovisualidades e ethicidades televisivas. Do outro lado, buscamos informações sobre memória nos pensamentos filosóficos de Henri Bergson, Paul Ricoeur e Sören Kierkegaard. Os tensionamentos teóricos possibilitaram a construção qualitativa do objeto, que denominei de Recordação televisual, cuja observação é guiada basicamente por três pontos: 1) os tempos em que são enunciadas lembranças singulares dos múltiplos indivíduos televisivos; 2) a intersubjetivação televisiva de memórias individuais – passados íntimos, privados, identitários; 3) uma reflexão sentimental do passado, que cabe a cada indivíduo fazer por si. Com o objetivo de apreender esse objeto em sua heterogeneidade e movência, articulamos à pesquisa o método intuitivo de Henri Bergson. Na primeira etapa do método, então, cartografamos as linhas de diferenciação. Para isso, foram imaginadas três categorias de fronteiras móveis, inspiradas pela metáfora da Constelação de Walter Benjamin: 1) Relatos de vida, em que a TV se torna um meio de enunciação de si, com narrativas orais sobre um passado íntimo; 2) Testemunhos de fatos televisivos, também composta por discursos orais, mas que visam à reconstituição de fatos que já são públicos; 3) Imagens mentais, tempos em que a TV constrói as imagens-lembranças dos indivíduos. Por fim, na segunda etapa da Intuição, as linhas divergentes foram convergidas para um mesmo ponto virtual, transformando o objeto num conceito. Em suma, a Recordação televisual se define como uma prática de construção de memórias individuais, mas que, através do uso de diversos elementos discursivos, se mantém sob o controle televisivo (de quem enuncia), e é utilizada para engendrar ações que perpetuem seu poder.This study is a communication interface with Philosophy, which articulates two themes: television and memory. At first, we work with theoretical perspectives in the communication field, especially concepts of mediatization, “audiovisualidades” and “ethicidades televisivas”. On the other hand, we research information about memory in the philosophical thoughts of Henri Bergson, Paul Ricoeur and Sören Kierkegaard. The theoretical tensions allowed the quality construction of the object (which was named Televisual Remembrance), whose monitoring is guided primarily by three points: 1) the TV times when memories of the multiple natural individuals television are produced, 2) the individual memories of television – the intrinsic, private and identity pasts; 3) a sentimental reflection of the past, that each individual do by themselves. Aiming to appropriate this object in its heterogeneity and processuality, we articulated the intuitive method to the research from Henri Bergson. In the first stage of method, we mapped the lines of differentiation. For this purpose, we devised three categories of moving boundaries, inspired by the Constellation metaphor of Walter Benjamin: 1) Life reports, when the TV becomes a way of self-enunciation, with oral narratives about the past; 2) Testimonials of television facts, which also contains oral speeches, but aiming at the reconstruction of public events; 3) Mental images, when the TV constructs memory-images. After all, in the second stage of Intuition, the divergent lines were converged to a virtual point, becoming the object in a concept. The Televisual Remembrance is defined as a practice of construction of individual memories, which, through the use of some discursive elements, remains under the television control, and it is used to create actions that perpetuate its power.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDamasceno, Alex Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/8620263171962896http://lattes.cnpq.br/2853896182203821Rosário, Nísia Martins doUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaRecordações à luz da TV: construções televisivas de memória-indivíduo-sentimentoACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoTelevisãoMemóriaMemória individualRecordação televisualTelevisionMemoryIndividual memoryTelevisual remembranceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3939info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINAL31.pdf31.pdfapplication/pdf3145044http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3939/1/31.pdfe64cd0a17cc5ef444666b102db1cfa46MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82099http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3939/2/license.txte130fff006551e19abf270f718b7ab21MD52UNISINOS/39392015-06-18 19:42:02.658oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-06-18T22:42:02Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Recordações à luz da TV: construções televisivas de memória-indivíduo-sentimento |
title |
Recordações à luz da TV: construções televisivas de memória-indivíduo-sentimento |
spellingShingle |
Recordações à luz da TV: construções televisivas de memória-indivíduo-sentimento Damasceno, Alex Ferreira ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação Televisão Memória Memória individual Recordação televisual Television Memory Individual memory Televisual remembrance |
title_short |
Recordações à luz da TV: construções televisivas de memória-indivíduo-sentimento |
title_full |
Recordações à luz da TV: construções televisivas de memória-indivíduo-sentimento |
title_fullStr |
Recordações à luz da TV: construções televisivas de memória-indivíduo-sentimento |
title_full_unstemmed |
Recordações à luz da TV: construções televisivas de memória-indivíduo-sentimento |
title_sort |
Recordações à luz da TV: construções televisivas de memória-indivíduo-sentimento |
author |
Damasceno, Alex Ferreira |
author_facet |
Damasceno, Alex Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8620263171962896 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2853896182203821 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damasceno, Alex Ferreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rosário, Nísia Martins do |
contributor_str_mv |
Rosário, Nísia Martins do |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação |
topic |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação Televisão Memória Memória individual Recordação televisual Television Memory Individual memory Televisual remembrance |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Televisão Memória Memória individual Recordação televisual |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Television Memory Individual memory Televisual remembrance |
description |
Este é um estudo comunicacional de interface com a Filosofia, que articula duas temáticas: televisão e memória. De um lado, então, trabalhamos com perspectivas teóricas do campo da Comunicação, principalmente os conceitos de midiatização, audiovisualidades e ethicidades televisivas. Do outro lado, buscamos informações sobre memória nos pensamentos filosóficos de Henri Bergson, Paul Ricoeur e Sören Kierkegaard. Os tensionamentos teóricos possibilitaram a construção qualitativa do objeto, que denominei de Recordação televisual, cuja observação é guiada basicamente por três pontos: 1) os tempos em que são enunciadas lembranças singulares dos múltiplos indivíduos televisivos; 2) a intersubjetivação televisiva de memórias individuais – passados íntimos, privados, identitários; 3) uma reflexão sentimental do passado, que cabe a cada indivíduo fazer por si. Com o objetivo de apreender esse objeto em sua heterogeneidade e movência, articulamos à pesquisa o método intuitivo de Henri Bergson. Na primeira etapa do método, então, cartografamos as linhas de diferenciação. Para isso, foram imaginadas três categorias de fronteiras móveis, inspiradas pela metáfora da Constelação de Walter Benjamin: 1) Relatos de vida, em que a TV se torna um meio de enunciação de si, com narrativas orais sobre um passado íntimo; 2) Testemunhos de fatos televisivos, também composta por discursos orais, mas que visam à reconstituição de fatos que já são públicos; 3) Imagens mentais, tempos em que a TV constrói as imagens-lembranças dos indivíduos. Por fim, na segunda etapa da Intuição, as linhas divergentes foram convergidas para um mesmo ponto virtual, transformando o objeto num conceito. Em suma, a Recordação televisual se define como uma prática de construção de memórias individuais, mas que, através do uso de diversos elementos discursivos, se mantém sob o controle televisivo (de quem enuncia), e é utilizada para engendrar ações que perpetuem seu poder. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-04-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-18T22:41:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-18T22:41:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3939 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3939 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola da Indústria Criativa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3939/1/31.pdf http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3939/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e64cd0a17cc5ef444666b102db1cfa46 e130fff006551e19abf270f718b7ab21 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844963511631872 |