Educação popular em José Martí e no movimento indígena de Chiapas : a insurgência como princípio educativo da pedagogia latino-americana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moretti, Cheron Zanini
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1951
Resumo: A presente dissertação trata da insurgência como princípio educativo da pedagogia latino-americana. Para tanto, recorremos à categoria experiência, proposta por E. P. Thompson, para dialogar com o processo de independência cubana, do final do século XIX, conduzido por José Martí, e com o original movimento indígena de Chiapas, sobretudo os zapatistas, que emergiu no final do século XX. Entendemos princípio educativo como uma exigência que surge, emerge da existência e está relacionada com o movimento da e na transformação dos sujeitos no processo de luta social e política. Para a realização da pesquisa selecionamos alguns documentos, como cartas, comunicados, artigos, discursos e declarações dos zapatistas e de José Martí. Como proposta de metodologia utilizamos a análise e interpretação de seus conteúdos. Além disto, propusemos uma aproximação da História com a Educação dialogando com o vanguardismo martiano, a rebeldia zapatista e a boniteza freireana, compreendendo os espaços dos movimentos sociais como “u
id USIN_2e0f2613706190a283054232f2ab6104
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1951
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T20:04:54Z2015-03-04T20:04:54Z2008-02-22Made available in DSpace on 2015-03-04T20:04:54Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 22A presente dissertação trata da insurgência como princípio educativo da pedagogia latino-americana. Para tanto, recorremos à categoria experiência, proposta por E. P. Thompson, para dialogar com o processo de independência cubana, do final do século XIX, conduzido por José Martí, e com o original movimento indígena de Chiapas, sobretudo os zapatistas, que emergiu no final do século XX. Entendemos princípio educativo como uma exigência que surge, emerge da existência e está relacionada com o movimento da e na transformação dos sujeitos no processo de luta social e política. Para a realização da pesquisa selecionamos alguns documentos, como cartas, comunicados, artigos, discursos e declarações dos zapatistas e de José Martí. Como proposta de metodologia utilizamos a análise e interpretação de seus conteúdos. Além disto, propusemos uma aproximação da História com a Educação dialogando com o vanguardismo martiano, a rebeldia zapatista e a boniteza freireana, compreendendo os espaços dos movimentos sociais como “uThis thesis discusses insurgency as an educational principle in Latin American pedagogy. It does so using the concept of experience proposed by E. P. Thompson and establishes a dialog with the process of Cuba’s independence led by José Martí by the end of the 19th century and with the original indigenous movement in Chiapas, mainly the Zapatists, that emerged at the end of the 20th century. The author understands educational principle as a demand that emerges from existence and is related to the movement of and in the transformation of subjects in the process of social and political struggle. The research is based on a selection of documents, such as letters, communiqués, articles, speeches and declarations by the Zapatists and José Martí. The methodology consists of the analysis and interpretation of their contents. The author also establishes a relation between History and Education through a dialog with Martí’s vanguardism, the Zapatist rebelliousness and the Freirean beauty. She understands the spaces ofCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorMoretti, Cheron Zaninihttp://lattes.cnpq.br/7519135497828256http://lattes.cnpq.br/2250864123409266Streck, Danilo R.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesEducação popular em José Martí e no movimento indígena de Chiapas : a insurgência como princípio educativo da pedagogia latino-americanaCiências HumanasinsurgênciaJosé Martíprincípio educativozapatistaseducação populareducational principleinsurgencyzapatistspopular educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1951info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALCheronMorettiEducacao.pdfCheronMorettiEducacao.pdfapplication/pdf574828http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1951/1/CheronMorettiEducacao.pdf9021457660c4baf0890f2eea97cf88efMD51UNISINOS/19512015-03-09 16:56:42.797oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1951Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T19:56:42Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação popular em José Martí e no movimento indígena de Chiapas : a insurgência como princípio educativo da pedagogia latino-americana
title Educação popular em José Martí e no movimento indígena de Chiapas : a insurgência como princípio educativo da pedagogia latino-americana
spellingShingle Educação popular em José Martí e no movimento indígena de Chiapas : a insurgência como princípio educativo da pedagogia latino-americana
Moretti, Cheron Zanini
Ciências Humanas
insurgência
José Martí
princípio educativo
zapatistas
educação popular
educational principle
insurgency
zapatists
popular education
title_short Educação popular em José Martí e no movimento indígena de Chiapas : a insurgência como princípio educativo da pedagogia latino-americana
title_full Educação popular em José Martí e no movimento indígena de Chiapas : a insurgência como princípio educativo da pedagogia latino-americana
title_fullStr Educação popular em José Martí e no movimento indígena de Chiapas : a insurgência como princípio educativo da pedagogia latino-americana
title_full_unstemmed Educação popular em José Martí e no movimento indígena de Chiapas : a insurgência como princípio educativo da pedagogia latino-americana
title_sort Educação popular em José Martí e no movimento indígena de Chiapas : a insurgência como princípio educativo da pedagogia latino-americana
author Moretti, Cheron Zanini
author_facet Moretti, Cheron Zanini
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7519135497828256
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2250864123409266
dc.contributor.author.fl_str_mv Moretti, Cheron Zanini
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Streck, Danilo R.
contributor_str_mv Streck, Danilo R.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
insurgência
José Martí
princípio educativo
zapatistas
educação popular
educational principle
insurgency
zapatists
popular education
dc.subject.por.fl_str_mv insurgência
José Martí
princípio educativo
zapatistas
educação popular
dc.subject.eng.fl_str_mv educational principle
insurgency
zapatists
popular education
description A presente dissertação trata da insurgência como princípio educativo da pedagogia latino-americana. Para tanto, recorremos à categoria experiência, proposta por E. P. Thompson, para dialogar com o processo de independência cubana, do final do século XIX, conduzido por José Martí, e com o original movimento indígena de Chiapas, sobretudo os zapatistas, que emergiu no final do século XX. Entendemos princípio educativo como uma exigência que surge, emerge da existência e está relacionada com o movimento da e na transformação dos sujeitos no processo de luta social e política. Para a realização da pesquisa selecionamos alguns documentos, como cartas, comunicados, artigos, discursos e declarações dos zapatistas e de José Martí. Como proposta de metodologia utilizamos a análise e interpretação de seus conteúdos. Além disto, propusemos uma aproximação da História com a Educação dialogando com o vanguardismo martiano, a rebeldia zapatista e a boniteza freireana, compreendendo os espaços dos movimentos sociais como “u
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-02-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T20:04:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T20:04:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1951
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1951/1/CheronMorettiEducacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9021457660c4baf0890f2eea97cf88ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844941377241088