Estratégias de design aplicadas a territórios para o fortalecimento e a prospecção turística de indicações geográficas: um estudo a partir da IP Altos Montes/RS
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12754 |
Resumo: | A obtenção de uma indicação geográfica (IG) é um passo importante no reconhecimento, na promoção e proteção do origem de um produto. Tais benefícios econômicos pode ser estendidos para outros integrantes do território por meio do turismo, mas para isso, é essencial que algumas estratégias sejam elaboradas, tendo em vista que apenas a IG não é suficiente para esse atingimento. Neste sentido, o design estratégico favorece a construção de uma visão colaborativa e futura, na qual são contemplados os atores, seus comportamentos e suas práticas. Estes elementos possibilitam o desenho de uma nova realidade, oferecendo a sociedade ao mercado um sistema de processos, pesquisas, métodos, crenças, valores e ferramentas. Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivo principal desenvolver diretrizes projetuais que potencializem, por meio do Design Estratégico, o turismo em regiões que tiveram a obtenção recente de uma indicação geográfica (IG) . A IP Altos Montes foi escolhida como objeto de estudo por ser uma indicação geográfica próxima a Bento Gonçalves – RS, mas que ainda não obteve o mesmo êxito de desenvolvimento turístico que esta cidade. A partir de uma revisão teórica, somada à análise de estudos de casos, sínteses de seminários sobre enoturismo e estudos de campo, foram desenvolvidas 51 diretrizes projetuais que podem ser utilizadas na concepção e implementação de diferentes estratégias de projeção turística de uma indicação geográfica. Foi também realizada uma experimentação metaprojetual que propôs um posicionamento territorial e oito cenários futuros para impulsionar a IP Altos Montes. A pesquisa busca contribuir como o desenvolvimento social e econômico de regiões que obtiveram uma indicação geográfica utilizando-se para isso de um estudo territorial no qual todos os agentes integrantes estão contemplados. Na perspectiva acadêmica, esta pesquisa contribui para o Design Estratégico, mostrando por meio de uma pesquisa aplicada, a utilização do design territorial em um contexto turístico, evidenciando a migração do campo de atuação para um contexto mais amplo. |
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2023-10-20T14:49:58Z2023-10-20T14:49:58Z2023-08-25Submitted by Jeferson Carlos da Veiga Rodrigues (jveigar@unisinos.br) on 2023-10-20T14:49:58Z No. of bitstreams: 1 Marcos Eduardo Engelmann_PROTEGIDO.pdf: 31928836 bytes, checksum: 958324fefddd8747c6d79bf455b19e01 (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-20T14:49:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcos Eduardo Engelmann_PROTEGIDO.pdf: 31928836 bytes, checksum: 958324fefddd8747c6d79bf455b19e01 (MD5) Previous issue date: 2023-08-25A obtenção de uma indicação geográfica (IG) é um passo importante no reconhecimento, na promoção e proteção do origem de um produto. Tais benefícios econômicos pode ser estendidos para outros integrantes do território por meio do turismo, mas para isso, é essencial que algumas estratégias sejam elaboradas, tendo em vista que apenas a IG não é suficiente para esse atingimento. Neste sentido, o design estratégico favorece a construção de uma visão colaborativa e futura, na qual são contemplados os atores, seus comportamentos e suas práticas. Estes elementos possibilitam o desenho de uma nova realidade, oferecendo a sociedade ao mercado um sistema de processos, pesquisas, métodos, crenças, valores e ferramentas. Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivo principal desenvolver diretrizes projetuais que potencializem, por meio do Design Estratégico, o turismo em regiões que tiveram a obtenção recente de uma indicação geográfica (IG) . A IP Altos Montes foi escolhida como objeto de estudo por ser uma indicação geográfica próxima a Bento Gonçalves – RS, mas que ainda não obteve o mesmo êxito de desenvolvimento turístico que esta cidade. A partir de uma revisão teórica, somada à análise de estudos de casos, sínteses de seminários sobre enoturismo e estudos de campo, foram desenvolvidas 51 diretrizes projetuais que podem ser utilizadas na concepção e implementação de diferentes estratégias de projeção turística de uma indicação geográfica. Foi também realizada uma experimentação metaprojetual que propôs um posicionamento territorial e oito cenários futuros para impulsionar a IP Altos Montes. A pesquisa busca contribuir como o desenvolvimento social e econômico de regiões que obtiveram uma indicação geográfica utilizando-se para isso de um estudo territorial no qual todos os agentes integrantes estão contemplados. Na perspectiva acadêmica, esta pesquisa contribui para o Design Estratégico, mostrando por meio de uma pesquisa aplicada, a utilização do design territorial em um contexto turístico, evidenciando a migração do campo de atuação para um contexto mais amplo.Obtaining a geographical indication (GI) is an important step in recognizing, promoting and protecting the origin of a product. Such economic benefits can be extended to other members of the territory through tourism, but for that, it is essential that some strategies are developed, considering that only the GI is not enough to achieve this. In this sense, the strategic design favors the construction of a collaborative and future vision, in which the actors, their behaviors and their practices are contemplated. These elements make it possible to design a new reality, offering society to the market a system of processes, research, methods, beliefs, values and tools. Thus, the main objective of this research is to develop design guidelines that enhance, through Strategic Design, tourism in regions that have recently obtained a geographical indication (GI). The IP Altos Montes was chosen as the object of study because it is a geographical indication close to Bento Gonçalves - RS, but which has not yet achieved the same success in terms of tourist development as this city. From a theoretical review, added to the analysis of case studies, syntheses of seminars on wine tourism and field studies, 51 design guidelines were developed that can be used in the design and implementation of different strategies for tourist projection of a geographical indication. A metaprojectual experiment was also carried out, which proposed a territorial positioning and eight future scenarios to boost IP Altos Montes. The research seeks to contribute to the social and economic development of regions that obtained a geographical indication, using a territorial study in which all the integrating agents are contemplated. From an academic perspective, this research contributes to Strategic Design, showing, through applied research, the use of territorial design in a tourist context, evidencing the migration of the field of action to a broader context.NenhumaEngelmann, Marcos Eduardohttp://lattes.cnpq.br/5299828538313839http://lattes.cnpq.br/8766936376184905Tarouco, Fabricio FariasUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em DesignUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaEstratégias de design aplicadas a territórios para o fortalecimento e a prospecção turística de indicações geográficas: um estudo a partir da IP Altos Montes/RSACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho IndustrialDesign estratégicoEcossistemas turísticosEnoturismoIndicações geográficasTerritóriosTurismoGeographical indicationsStrategic designTerritoriesTourism ecosystemsTourismWine tourisminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12754info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12754/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52ORIGINALMarcos Eduardo Engelmann_PROTEGIDO.pdfMarcos Eduardo Engelmann_PROTEGIDO.pdfapplication/pdf31928836http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12754/1/Marcos+Eduardo+Engelmann_PROTEGIDO.pdf958324fefddd8747c6d79bf455b19e01MD51UNISINOS/127542023-10-20 11:51:28.235oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/12754Ck5PVEE6IENPTE9RVUUgQVFVSSBBIFNVQSBQUsOTUFJJQSBMSUNFTsOHQQoKRXN0YSBsaWNlbsOnYSBkZSBleGVtcGxvIMOpIGZvcm5lY2lkYSBhcGVuYXMgcGFyYSBmaW5zIGluZm9ybWF0aXZvcy4KCkxpY2Vuw6dhIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpDb20gYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgdm9jw6ogKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIMOgIApVbml2ZXJzaWRhZGUgZG8gVmFsZSBkbyBSaW8gZG9zIFNpbm9zIChVTklTSU5PUykgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSAKZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3VtbykgcG9yIHRvZG8gbyBtdW5kbyBubyBmb3JtYXRvIGltcHJlc3NvIGUgZWxldHLDtG5pY28gZSAKZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyAKcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgYSBzdWEgdGVzZSBvdSAKZGlzc2VydGHDp8OjbyBwYXJhIGZpbnMgZGUgc2VndXJhbsOnYSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IApjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogCmRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciDDoCBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgCm9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBkZSBwcm9wcmllZGFkZSBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSAKaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBURVNFIE9VIERJU1NFUlRBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgCkFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTyBRVUUgTsODTyBTRUpBIEEgU0lHTEEgREUgClVOSVZFUlNJREFERSwgVk9Dw4ogREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklTw4NPIENPTU8gClRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKQSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIApkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbywgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBhbMOpbSBkYXF1ZWxhcyAKY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2023-10-20T14:51:28Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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