O engajamento durante o processo de co-criação em workshops criativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Felipe Franzon
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5410
Resumo: A co-criação envolve diferente usuários na busca por desenvolver algo novo. O processo criativo é composto por diversas etapas, englobando desde a geração de ideais até a elaboração do projeto final. Desta forma, o processo de co-criação exige dos indivíduos diversas habilidades que devem ser desenvolvidas no decorrer das etapas, permitindo que estes possam integrar aos processos conhecimentos, compartilhar experiências e desenvolver novas capacidades. O engajamento destaca-se como uma forma de não apenas envolver os indivíduos neste processo, mas sim de fazer com que estes possuam participação ativa e eficiente, possibilitando agregar valor para a organização, para o projeto e para os participantes. A pesquisa tem como objetivo identificar os elementos que promovem o engajamento durante as etapas do processo de co-criação. Para a realização da pesquisa foram utilizados workshops que consistem em processos criativos de curta duração, envolvendo a intensa atuação dos participantes nas atividades. Assim, o estudo foi dividido em duas fases para a sua realização: uma fase exploratória e a outra descritiva. A pesquisa qualitativa consistiu na observação de outros workshops e em entrevistas com professores e participantes, para o reconhecimento e percepção do campo. Já a pesquisa quantitativa utilizou um modelo de questionário baseado no estudo de Vivek (2009), que considera diferentes dimensões do engajamento do consumidor relacionadas a produtos, serviços e atividades. Esta etapa da pesquisa buscou analisar a própria experiência dos participantes, com base no engajamento nos processos de co-criação através dos workshops estudados. Ademais, foram coletados relatos dos participantes que pudessem embasar e justificar as dinâmicas vivenciadas. A partir da pesquisa realizada foi constatado que os fatores intrínsecos e extrínsecos são importantes para o engajamento, possuindo uma relação direta através da influência deste, no contexto da co-criação. Além disso, a definição das atividades é muito importante em um workshop, auxiliando a atuação dos indivíduos e a forma como estes lidam com o tema. Porém, a condução das dinâmicas em um processo criativo é o que faz a diferença, possibilitando promover o engajamento dos participantes durante suas diferentes etapas. A gestão da co-criação torna-se um fator fundamental a ser explorado para auxiliar o desenvolvimento das inovações nas organizações.
id USIN_346e4ea818eaff1303aaa0c0b1dd6532
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/5410
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2016-06-29T14:25:10Z2016-06-29T14:25:10Z2016-03-30Submitted by Silvana Teresinha Dornelles Studzinski (sstudzinski) on 2016-06-29T14:25:10Z No. of bitstreams: 1 Felipe Franzon Vargas_.pdf: 1272368 bytes, checksum: e54aba5b5967e66d37d008e93f0387e2 (MD5)Made available in DSpace on 2016-06-29T14:25:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Felipe Franzon Vargas_.pdf: 1272368 bytes, checksum: e54aba5b5967e66d37d008e93f0387e2 (MD5) Previous issue date: 2016-03-30A co-criação envolve diferente usuários na busca por desenvolver algo novo. O processo criativo é composto por diversas etapas, englobando desde a geração de ideais até a elaboração do projeto final. Desta forma, o processo de co-criação exige dos indivíduos diversas habilidades que devem ser desenvolvidas no decorrer das etapas, permitindo que estes possam integrar aos processos conhecimentos, compartilhar experiências e desenvolver novas capacidades. O engajamento destaca-se como uma forma de não apenas envolver os indivíduos neste processo, mas sim de fazer com que estes possuam participação ativa e eficiente, possibilitando agregar valor para a organização, para o projeto e para os participantes. A pesquisa tem como objetivo identificar os elementos que promovem o engajamento durante as etapas do processo de co-criação. Para a realização da pesquisa foram utilizados workshops que consistem em processos criativos de curta duração, envolvendo a intensa atuação dos participantes nas atividades. Assim, o estudo foi dividido em duas fases para a sua realização: uma fase exploratória e a outra descritiva. A pesquisa qualitativa consistiu na observação de outros workshops e em entrevistas com professores e participantes, para o reconhecimento e percepção do campo. Já a pesquisa quantitativa utilizou um modelo de questionário baseado no estudo de Vivek (2009), que considera diferentes dimensões do engajamento do consumidor relacionadas a produtos, serviços e atividades. Esta etapa da pesquisa buscou analisar a própria experiência dos participantes, com base no engajamento nos processos de co-criação através dos workshops estudados. Ademais, foram coletados relatos dos participantes que pudessem embasar e justificar as dinâmicas vivenciadas. A partir da pesquisa realizada foi constatado que os fatores intrínsecos e extrínsecos são importantes para o engajamento, possuindo uma relação direta através da influência deste, no contexto da co-criação. Além disso, a definição das atividades é muito importante em um workshop, auxiliando a atuação dos indivíduos e a forma como estes lidam com o tema. Porém, a condução das dinâmicas em um processo criativo é o que faz a diferença, possibilitando promover o engajamento dos participantes durante suas diferentes etapas. A gestão da co-criação torna-se um fator fundamental a ser explorado para auxiliar o desenvolvimento das inovações nas organizações.The co-creation involves different users to discover new things. The creative process consists on different phases, encompassing from the generation of ideas to the development of the final project. Thus, the co-creation process requires from the individuals abilities to develop during the phases, allowing them to integrate to the processes knowledge, sharing experiences and new capacities. The engagement is relevant not just to involve the individuals in this process, but to enable them to participate actively and in an efficient way, to aggregate value to the organization, to the project and to the participants. This study aims to identify the different elements that influence the engagement during the phases of co-creation process. For this research to be accomplished it was used workshops consisting of short creative processes, involving the intense performance of the participants in the activities. Then, the study has been divided into two stages for its implementation: an exploratory and a descriptive phase. The qualitative research consists in observing other workshops and interviews with teachers and the participants, for the recognition and perception of the study field. The quantitative research has a questionnaire based on the model study from Vivek (2009), which considers different dimensions of consumer engagement related to products, services and activities. This phase of the research aims to examine the experience of the participants, based on engagement in the co-creation process, through the workshops analyzed. In addition, reports were collected from the participants, so that they could be able to support and justify the dynamics experienced. After this process, the survey found that the intrinsic and extrinsic factors are important for the engagement, having a direct relationship through the its influence, in the context of co-creation. Furthermore, the definition of activities is very important in a workshop, assisting the performance of individuals and the way they deal with the subject. However, driving the dynamics in a creative process is what makes the difference, making it possible to promote the engagement of the participants during its different phases. The co-creation management becomes a fundamental factor to explore and to assist the development of innovation in organizations.UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos SinosVargas, Felipe Franzonhttp://lattes.cnpq.br/7455050580250673http://lattes.cnpq.br/1546118902885558Trez, GuilhermeUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosO engajamento durante o processo de co-criação em workshops criativosACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoCo-criaçãoEngajamentoProcessosWorkshopsCo-creationEngagementProcessesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5410info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALFelipe Franzon Vargas_.pdfFelipe Franzon Vargas_.pdfapplication/pdf1272368http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/5410/1/Felipe+Franzon+Vargas_.pdfe54aba5b5967e66d37d008e93f0387e2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/5410/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/54102016-06-29 11:26:17.404oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/5410Ck5PVEE6IENPTE9RVUUgQVFVSSBBIFNVQSBQUsOTUFJJQSBMSUNFTsOHQQoKRXN0YSBsaWNlbsOnYSBkZSBleGVtcGxvIMOpIGZvcm5lY2lkYSBhcGVuYXMgcGFyYSBmaW5zIGluZm9ybWF0aXZvcy4KCkxpY2Vuw6dhIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpDb20gYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgdm9jw6ogKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIMOgIApVbml2ZXJzaWRhZGUgZG8gVmFsZSBkbyBSaW8gZG9zIFNpbm9zIChVTklTSU5PUykgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSAKZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3VtbykgcG9yIHRvZG8gbyBtdW5kbyBubyBmb3JtYXRvIGltcHJlc3NvIGUgZWxldHLDtG5pY28gZSAKZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyAKcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgYSBzdWEgdGVzZSBvdSAKZGlzc2VydGHDp8OjbyBwYXJhIGZpbnMgZGUgc2VndXJhbsOnYSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IApjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogCmRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciDDoCBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgCm9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBkZSBwcm9wcmllZGFkZSBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSAKaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBURVNFIE9VIERJU1NFUlRBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgCkFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTyBRVUUgTsODTyBTRUpBIEEgU0lHTEEgREUgClVOSVZFUlNJREFERSwgVk9Dw4ogREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklTw4NPIENPTU8gClRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKQSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIApkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbywgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBhbMOpbSBkYXF1ZWxhcyAKY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2016-06-29T14:26:17Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O engajamento durante o processo de co-criação em workshops criativos
title O engajamento durante o processo de co-criação em workshops criativos
spellingShingle O engajamento durante o processo de co-criação em workshops criativos
Vargas, Felipe Franzon
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Co-criação
Engajamento
Processos
Workshops
Co-creation
Engagement
Processes
title_short O engajamento durante o processo de co-criação em workshops criativos
title_full O engajamento durante o processo de co-criação em workshops criativos
title_fullStr O engajamento durante o processo de co-criação em workshops criativos
title_full_unstemmed O engajamento durante o processo de co-criação em workshops criativos
title_sort O engajamento durante o processo de co-criação em workshops criativos
author Vargas, Felipe Franzon
author_facet Vargas, Felipe Franzon
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7455050580250673
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1546118902885558
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Felipe Franzon
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Trez, Guilherme
contributor_str_mv Trez, Guilherme
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Co-criação
Engajamento
Processos
Workshops
Co-creation
Engagement
Processes
dc.subject.por.fl_str_mv Co-criação
Engajamento
Processos
dc.subject.eng.fl_str_mv Workshops
Co-creation
Engagement
Processes
description A co-criação envolve diferente usuários na busca por desenvolver algo novo. O processo criativo é composto por diversas etapas, englobando desde a geração de ideais até a elaboração do projeto final. Desta forma, o processo de co-criação exige dos indivíduos diversas habilidades que devem ser desenvolvidas no decorrer das etapas, permitindo que estes possam integrar aos processos conhecimentos, compartilhar experiências e desenvolver novas capacidades. O engajamento destaca-se como uma forma de não apenas envolver os indivíduos neste processo, mas sim de fazer com que estes possuam participação ativa e eficiente, possibilitando agregar valor para a organização, para o projeto e para os participantes. A pesquisa tem como objetivo identificar os elementos que promovem o engajamento durante as etapas do processo de co-criação. Para a realização da pesquisa foram utilizados workshops que consistem em processos criativos de curta duração, envolvendo a intensa atuação dos participantes nas atividades. Assim, o estudo foi dividido em duas fases para a sua realização: uma fase exploratória e a outra descritiva. A pesquisa qualitativa consistiu na observação de outros workshops e em entrevistas com professores e participantes, para o reconhecimento e percepção do campo. Já a pesquisa quantitativa utilizou um modelo de questionário baseado no estudo de Vivek (2009), que considera diferentes dimensões do engajamento do consumidor relacionadas a produtos, serviços e atividades. Esta etapa da pesquisa buscou analisar a própria experiência dos participantes, com base no engajamento nos processos de co-criação através dos workshops estudados. Ademais, foram coletados relatos dos participantes que pudessem embasar e justificar as dinâmicas vivenciadas. A partir da pesquisa realizada foi constatado que os fatores intrínsecos e extrínsecos são importantes para o engajamento, possuindo uma relação direta através da influência deste, no contexto da co-criação. Além disso, a definição das atividades é muito importante em um workshop, auxiliando a atuação dos indivíduos e a forma como estes lidam com o tema. Porém, a condução das dinâmicas em um processo criativo é o que faz a diferença, possibilitando promover o engajamento dos participantes durante suas diferentes etapas. A gestão da co-criação torna-se um fator fundamental a ser explorado para auxiliar o desenvolvimento das inovações nas organizações.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-29T14:25:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-06-29T14:25:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5410
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/5410/1/Felipe+Franzon+Vargas_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/5410/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e54aba5b5967e66d37d008e93f0387e2
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844984486297600