"Espelho de enganos, teatro de verdades" : um estudo sobre a mística que sustenta o Estado português e a defesa do governo pelo bem comum nos seiscentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Tatiana Garcia de Oliveira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3493
Resumo: Esta dissertação se detém na análise da dinâmica das relações de poder que caracterizaram a Monarquia portuguesa no contexto da Restauração ocorrida em 1640. Pretende-se perceber até que ponto a condução da res publica e as relações de poder mantidas entre o Rei - a cabeça do corpo político português - e seus súditos - dentro e fora do Reino - estiveram de acordo com as premissas teológicas e filosóficas que fundamentavam e legitimavam o pensamento político católico e cuja inteligibilidade era garantida pelas preceptivas retóricas que ordenavam o discurso político português seiscentista. Para tanto, analisamos três textos que se ocuparam de questões políticas dos Seiscentos, debruçando-se, especialmente, sobre a articulação entre práxis e discurso político: a carta escrita pelo Padre Antônio Vieira ao Bispo do Japão, intitulada Esperanças de Portugal, Quinto Império do Mundo, primeira e segunda vida de el-rei D. João o quarto, escritas por Gonçaliannes Bandarra,de 1659; a História do Futuro - Livro Anteprimeiro, do mesmo autor, de 1667, e, ainda, Arte de Furtar, de autoria do Padre Manuel da Costa, de 1652.
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Pretende-se perceber até que ponto a condução da res publica e as relações de poder mantidas entre o Rei - a cabeça do corpo político português - e seus súditos - dentro e fora do Reino - estiveram de acordo com as premissas teológicas e filosóficas que fundamentavam e legitimavam o pensamento político católico e cuja inteligibilidade era garantida pelas preceptivas retóricas que ordenavam o discurso político português seiscentista. Para tanto, analisamos três textos que se ocuparam de questões políticas dos Seiscentos, debruçando-se, especialmente, sobre a articulação entre práxis e discurso político: a carta escrita pelo Padre Antônio Vieira ao Bispo do Japão, intitulada Esperanças de Portugal, Quinto Império do Mundo, primeira e segunda vida de el-rei D. João o quarto, escritas por Gonçaliannes Bandarra,de 1659; a História do Futuro - Livro Anteprimeiro, do mesmo autor, de 1667, e, ainda, Arte de Furtar, de autoria do Padre Manuel da Costa, de 1652.This thesis aims at discussing the dynamics of power relations that characterized the Portuguese monarchy in the context of the Restoration, which took place in 1640. Our purpose is to understand to what extent the bearings of public life and the power relations maintained between the King - the head of the Portuguese political body -, and his vassals - both inside and outside the kingdom - were in line with the theological and philosophical assumptions underpinning and legitimizing the Catholic political thought, whose intelligibility was guaranteed by the precepts of rhetoric that ordered the seventeenth century Portuguese political discourse. For this, we use three embossed political texts of political issues from that period of time. One of the texts is a letter written by Father Antonio Vieira to the Bishop of Japan, entitled Hope of Portugal, Fifth Empire of the World, first and second life of King D. João the Fourth, written by Gonçaliannes Bandarra, in 1659; the second is the History of the Future - Book Before the First, from the same author, in 1667, and the latter is the Art of Stealing, written by Father Manuel da Costa, in 1652.NenhumaSimões, Tatiana Garcia de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7368806081997136http://lattes.cnpq.br/8304454301957911Fleck, Eliane Cristina DeckmannUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUnisinosBrasilEscola de Humanidades"Espelho de enganos, teatro de verdades" : um estudo sobre a mística que sustenta o Estado português e a defesa do governo pelo bem comum nos seiscentosACCNPQ::Ciências Humanas::HistóriaEstado português modernoCultura política Antônio VieiraManuel da CostaAntônio VieiraModern portuguese statePolitical cultureinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3493info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALespelho_enganos.pdfespelho_enganos.pdfapplication/pdf1391806http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3493/1/espelho_enganos.pdfb3680154bb9e47a99441e1407ea3c7a7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82173http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3493/2/license.txt5f6f2e4c758f6f32e6a732cc5786e55fMD52UNISINOS/34932015-05-08 15:41:00.929oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-05-08T18:41Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
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