"Alice vai à Universidade!" docentes e docência universitária: trajetórias, saberes e intuições na formação da profissionalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2092 |
Resumo: | A presente tese é fruto do estudo realizado no campo da docência universitária, explorando as fronteiras e os intercruzamentos entre a razão e a emoção; o vivido e o observado; o teórico e a prática; os saberes profissionais e a intuição docente. Através da pesquisa, buscou-se responder como os docentes universitários constituem seus saberes profissionais e como utilizam a intuição em seu saber-fazer cotidiano. Na construção teórica, dialogou-se, fundamentalmente, com alguns autores, entre eles: Cunha (1998); Leite [Org.] (1999); Garrido; Cunha; Martini [org.] (2002); Masetto (1998); Morosini [org.] (2003); Tardif et al (1991); Tardif (2002); Tardif; Gauthier (1996); Borges (1995); Claxton & Atkinson (2002); Viera Pinto (1979); Sousa Santos (1995), (2002). Metodologicamente o estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, na perspectiva do paradigma emergente, buscando a construção de um conhecimento científico que pudesse tornar-se um novo senso comum emancipatório (SOUSA SANTOS, 1995). Os instrumento |
id |
USIN_37b074dc12b3ea4f25ba080b9ee73aef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2092 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T21:16:02Z2015-03-04T21:16:02Z2009-03-19Made available in DSpace on 2015-03-04T21:16:02Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 19A presente tese é fruto do estudo realizado no campo da docência universitária, explorando as fronteiras e os intercruzamentos entre a razão e a emoção; o vivido e o observado; o teórico e a prática; os saberes profissionais e a intuição docente. Através da pesquisa, buscou-se responder como os docentes universitários constituem seus saberes profissionais e como utilizam a intuição em seu saber-fazer cotidiano. Na construção teórica, dialogou-se, fundamentalmente, com alguns autores, entre eles: Cunha (1998); Leite [Org.] (1999); Garrido; Cunha; Martini [org.] (2002); Masetto (1998); Morosini [org.] (2003); Tardif et al (1991); Tardif (2002); Tardif; Gauthier (1996); Borges (1995); Claxton & Atkinson (2002); Viera Pinto (1979); Sousa Santos (1995), (2002). Metodologicamente o estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, na perspectiva do paradigma emergente, buscando a construção de um conhecimento científico que pudesse tornar-se um novo senso comum emancipatório (SOUSA SANTOS, 1995). Os instrumentoThe present dissertation is the result of a study performed in the field of academic teaching, exploring the borders and intersections between: reason and emotion; what was experienced and what was observed; theory and practice; professional knowledge and teachers’ intuition. By means of research, we have tried to answer how university teachers constitute their professional knowledge and how they use intuition in their daily know-how. In the theoretical construction we had a dialogue fundamentally with some authors, among them we point out: Cunha (1998); Leite [Org.] (1999); Garrido; Cunha; Martini [org.] (2002); Masetto (1998); Morosini [org.] (2003); Tardif et al (1991); Tardif (2002); Tardif; Gauthier (1996); Borges (1995); Claxton & Atkinson (2002); Viera Pinto (1979); Sousa Santos (1995), (2002). Methodologically, the study was characterized as a qualitative research in the perspective of the emerging paradigm, looking into the construction of scientific knowledge that could become a new emancipative comNenhumaSilva, Marcelo Silva dahttp://lattes.cnpq.br/3401833558475985http://lattes.cnpq.br/0946175067372667Forster, Mari Margarete dos S.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de Humanidades"Alice vai à Universidade!" docentes e docência universitária: trajetórias, saberes e intuições na formação da profissionalidadeCiências Humanasdocência universitáriasaberes profissionais docentesintuições docentesacademic teachingteachers’ professional knowledgeteachers’ intuitionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2092info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMarceloSilvaEducacao.pdfMarceloSilvaEducacao.pdfapplication/pdf1290524http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2092/1/MarceloSilvaEducacao.pdff62c4070891ac36d03f1c71af5d3b9f4MD51UNISINOS/20922015-07-07 13:58:28.385oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2092Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-07-07T16:58:28Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"Alice vai à Universidade!" docentes e docência universitária: trajetórias, saberes e intuições na formação da profissionalidade |
title |
"Alice vai à Universidade!" docentes e docência universitária: trajetórias, saberes e intuições na formação da profissionalidade |
spellingShingle |
"Alice vai à Universidade!" docentes e docência universitária: trajetórias, saberes e intuições na formação da profissionalidade Silva, Marcelo Silva da Ciências Humanas docência universitária saberes profissionais docentes intuições docentes academic teaching teachers’ professional knowledge teachers’ intuitions |
title_short |
"Alice vai à Universidade!" docentes e docência universitária: trajetórias, saberes e intuições na formação da profissionalidade |
title_full |
"Alice vai à Universidade!" docentes e docência universitária: trajetórias, saberes e intuições na formação da profissionalidade |
title_fullStr |
"Alice vai à Universidade!" docentes e docência universitária: trajetórias, saberes e intuições na formação da profissionalidade |
title_full_unstemmed |
"Alice vai à Universidade!" docentes e docência universitária: trajetórias, saberes e intuições na formação da profissionalidade |
title_sort |
"Alice vai à Universidade!" docentes e docência universitária: trajetórias, saberes e intuições na formação da profissionalidade |
author |
Silva, Marcelo Silva da |
author_facet |
Silva, Marcelo Silva da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3401833558475985 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0946175067372667 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marcelo Silva da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Forster, Mari Margarete dos S. |
contributor_str_mv |
Forster, Mari Margarete dos S. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas docência universitária saberes profissionais docentes intuições docentes academic teaching teachers’ professional knowledge teachers’ intuitions |
dc.subject.por.fl_str_mv |
docência universitária saberes profissionais docentes intuições docentes |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
academic teaching teachers’ professional knowledge teachers’ intuitions |
description |
A presente tese é fruto do estudo realizado no campo da docência universitária, explorando as fronteiras e os intercruzamentos entre a razão e a emoção; o vivido e o observado; o teórico e a prática; os saberes profissionais e a intuição docente. Através da pesquisa, buscou-se responder como os docentes universitários constituem seus saberes profissionais e como utilizam a intuição em seu saber-fazer cotidiano. Na construção teórica, dialogou-se, fundamentalmente, com alguns autores, entre eles: Cunha (1998); Leite [Org.] (1999); Garrido; Cunha; Martini [org.] (2002); Masetto (1998); Morosini [org.] (2003); Tardif et al (1991); Tardif (2002); Tardif; Gauthier (1996); Borges (1995); Claxton & Atkinson (2002); Viera Pinto (1979); Sousa Santos (1995), (2002). Metodologicamente o estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, na perspectiva do paradigma emergente, buscando a construção de um conhecimento científico que pudesse tornar-se um novo senso comum emancipatório (SOUSA SANTOS, 1995). Os instrumento |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-03-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T21:16:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T21:16:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2092 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2092/1/MarceloSilvaEducacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f62c4070891ac36d03f1c71af5d3b9f4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823679391551455232 |