"Alice vai à Universidade!" docentes e docência universitária: trajetórias, saberes e intuições na formação da profissionalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcelo Silva da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2092
Resumo: A presente tese é fruto do estudo realizado no campo da docência universitária, explorando as fronteiras e os intercruzamentos entre a razão e a emoção; o vivido e o observado; o teórico e a prática; os saberes profissionais e a intuição docente. Através da pesquisa, buscou-se responder como os docentes universitários constituem seus saberes profissionais e como utilizam a intuição em seu saber-fazer cotidiano. Na construção teórica, dialogou-se, fundamentalmente, com alguns autores, entre eles: Cunha (1998); Leite [Org.] (1999); Garrido; Cunha; Martini [org.] (2002); Masetto (1998); Morosini [org.] (2003); Tardif et al (1991); Tardif (2002); Tardif; Gauthier (1996); Borges (1995); Claxton & Atkinson (2002); Viera Pinto (1979); Sousa Santos (1995), (2002). Metodologicamente o estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, na perspectiva do paradigma emergente, buscando a construção de um conhecimento científico que pudesse tornar-se um novo senso comum emancipatório (SOUSA SANTOS, 1995). Os instrumento
id USIN_37b074dc12b3ea4f25ba080b9ee73aef
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2092
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T21:16:02Z2015-03-04T21:16:02Z2009-03-19Made available in DSpace on 2015-03-04T21:16:02Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 19A presente tese é fruto do estudo realizado no campo da docência universitária, explorando as fronteiras e os intercruzamentos entre a razão e a emoção; o vivido e o observado; o teórico e a prática; os saberes profissionais e a intuição docente. Através da pesquisa, buscou-se responder como os docentes universitários constituem seus saberes profissionais e como utilizam a intuição em seu saber-fazer cotidiano. Na construção teórica, dialogou-se, fundamentalmente, com alguns autores, entre eles: Cunha (1998); Leite [Org.] (1999); Garrido; Cunha; Martini [org.] (2002); Masetto (1998); Morosini [org.] (2003); Tardif et al (1991); Tardif (2002); Tardif; Gauthier (1996); Borges (1995); Claxton & Atkinson (2002); Viera Pinto (1979); Sousa Santos (1995), (2002). Metodologicamente o estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, na perspectiva do paradigma emergente, buscando a construção de um conhecimento científico que pudesse tornar-se um novo senso comum emancipatório (SOUSA SANTOS, 1995). Os instrumentoThe present dissertation is the result of a study performed in the field of academic teaching, exploring the borders and intersections between: reason and emotion; what was experienced and what was observed; theory and practice; professional knowledge and teachers’ intuition. By means of research, we have tried to answer how university teachers constitute their professional knowledge and how they use intuition in their daily know-how. In the theoretical construction we had a dialogue fundamentally with some authors, among them we point out: Cunha (1998); Leite [Org.] (1999); Garrido; Cunha; Martini [org.] (2002); Masetto (1998); Morosini [org.] (2003); Tardif et al (1991); Tardif (2002); Tardif; Gauthier (1996); Borges (1995); Claxton & Atkinson (2002); Viera Pinto (1979); Sousa Santos (1995), (2002). Methodologically, the study was characterized as a qualitative research in the perspective of the emerging paradigm, looking into the construction of scientific knowledge that could become a new emancipative comNenhumaSilva, Marcelo Silva dahttp://lattes.cnpq.br/3401833558475985http://lattes.cnpq.br/0946175067372667Forster, Mari Margarete dos S.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de Humanidades"Alice vai à Universidade!" docentes e docência universitária: trajetórias, saberes e intuições na formação da profissionalidadeCiências Humanasdocência universitáriasaberes profissionais docentesintuições docentesacademic teachingteachers’ professional knowledgeteachers’ intuitionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2092info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMarceloSilvaEducacao.pdfMarceloSilvaEducacao.pdfapplication/pdf1290524http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2092/1/MarceloSilvaEducacao.pdff62c4070891ac36d03f1c71af5d3b9f4MD51UNISINOS/20922015-07-07 13:58:28.385oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2092Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-07-07T16:58:28Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Alice vai à Universidade!" docentes e docência universitária: trajetórias, saberes e intuições na formação da profissionalidade
title "Alice vai à Universidade!" docentes e docência universitária: trajetórias, saberes e intuições na formação da profissionalidade
spellingShingle "Alice vai à Universidade!" docentes e docência universitária: trajetórias, saberes e intuições na formação da profissionalidade
Silva, Marcelo Silva da
Ciências Humanas
docência universitária
saberes profissionais docentes
intuições docentes
academic teaching
teachers’ professional knowledge
teachers’ intuitions
title_short "Alice vai à Universidade!" docentes e docência universitária: trajetórias, saberes e intuições na formação da profissionalidade
title_full "Alice vai à Universidade!" docentes e docência universitária: trajetórias, saberes e intuições na formação da profissionalidade
title_fullStr "Alice vai à Universidade!" docentes e docência universitária: trajetórias, saberes e intuições na formação da profissionalidade
title_full_unstemmed "Alice vai à Universidade!" docentes e docência universitária: trajetórias, saberes e intuições na formação da profissionalidade
title_sort "Alice vai à Universidade!" docentes e docência universitária: trajetórias, saberes e intuições na formação da profissionalidade
author Silva, Marcelo Silva da
author_facet Silva, Marcelo Silva da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3401833558475985
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0946175067372667
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcelo Silva da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Forster, Mari Margarete dos S.
contributor_str_mv Forster, Mari Margarete dos S.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
docência universitária
saberes profissionais docentes
intuições docentes
academic teaching
teachers’ professional knowledge
teachers’ intuitions
dc.subject.por.fl_str_mv docência universitária
saberes profissionais docentes
intuições docentes
dc.subject.eng.fl_str_mv academic teaching
teachers’ professional knowledge
teachers’ intuitions
description A presente tese é fruto do estudo realizado no campo da docência universitária, explorando as fronteiras e os intercruzamentos entre a razão e a emoção; o vivido e o observado; o teórico e a prática; os saberes profissionais e a intuição docente. Através da pesquisa, buscou-se responder como os docentes universitários constituem seus saberes profissionais e como utilizam a intuição em seu saber-fazer cotidiano. Na construção teórica, dialogou-se, fundamentalmente, com alguns autores, entre eles: Cunha (1998); Leite [Org.] (1999); Garrido; Cunha; Martini [org.] (2002); Masetto (1998); Morosini [org.] (2003); Tardif et al (1991); Tardif (2002); Tardif; Gauthier (1996); Borges (1995); Claxton & Atkinson (2002); Viera Pinto (1979); Sousa Santos (1995), (2002). Metodologicamente o estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, na perspectiva do paradigma emergente, buscando a construção de um conhecimento científico que pudesse tornar-se um novo senso comum emancipatório (SOUSA SANTOS, 1995). Os instrumento
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T21:16:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T21:16:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2092
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2092/1/MarceloSilvaEducacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f62c4070891ac36d03f1c71af5d3b9f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844942193033216