Do tempo-atenção do estudo ao tempo-interesse do estudante: uma arquegenealogia da aula
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9765 |
Resumo: | Esta Tese busca investigar de que modos o tempo-atenção do estudo vem se deslocando para o tempo-interesse do estudante na constituição da aula e quais seus efeitos de subjetivação em época de Práticas Pedagógicas Inovadoras. Para tal, realizou um estudo arquegenealógico da aula desde a tradição greco-romana até a atualidade, no recorte específico da atenção, tomando como empiria 21 obras clássicas do pensamento educacional (A República; Cartas, Da educação das crianças; Instituição Oratória; O Pedagogo; Discurso aos jovens; De Magistro; Confissões; Regras Beneditinas; Didascálicon; Sobre o modo de estudar; Ratio Studiorum; Didática Magna; Emílio; Sobre a Pedagogia; Pedagogia Geral; Experiência e Educação; Tecnologia do Ensino; Pedagogia do Oprimido; Para onde vai a Educação?) e 3 obras da atualidade (Coleção Educação fora da caixa), utilizando dois operadores metodológicos: como se dá a apresentação do mundo e como se dá a condução das condutas. Tais operadores atravessam as dimensões analíticas que emergiram da própria empiria: filosofia e morte; escrita; leitura; silêncio e voz; mestre; tempo; tecnologias da aula, possibilitando destacar as regularidades enunciativas, os deslocamentos e as rupturas de como o tempo-atenção do estudo tem sido operado na aula ao longo da história da educação ocidental e como vem se deslocando para o tempo-interesse do estudante na atualidade, em que a atenção é tomada como déficit e como valor de mercado. Alguns conceitos foram fundamentais para o estudo realizado: o conceito de tempo, baseado na formulação bergsoniana, especificamente a duração e a suspensão; o conceito de atenção, com base nos estudos de Crary, Caliman e Kastrup; o conceito de aula, tomando 6 elementos que a constituem (professor, aluno, matéria-estudo, coletivo, tempo-atenção, lugar), com base nos estudos de Masschelein, Simons, Larrosa e Dussel, a partir de três tradições: a greco-romana; a pastoral-cristã; a da modernidade sólida e das práticas pedagógicas inovadoras, que rompem com as tradições. Esses conceitos agregam-se a dois, que são arquegenealogia, também utilizado como operador metodológico, e subjetivação, alicerçados nos trabalhos de Foucault. As análises empreendidas levaram à defesa da seguinte tese: há um deslocamento do tempo-atenção do estudo ao tempo-interesse do estudante na aula em época de práticas pedagógicas inovadoras, cujos efeitos de subjetivação concorrem para a dispersão, a aceleração, a fragmentação, a pouca reflexão sobre a vida e sobre a morte, a pouca escuta e conversação no deslocamento para a conectividade de informações, em que a formação moral das crianças e jovens cede espaço para o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e rapidamente aplicáveis, em que empreendedorismo, o empresariamento de si, as tecnologias da informação e a inovação tomam magnitude. No mergulho arquegenealógico empreendido, esta Tese trouxe à superfície um contingente de práticas de apresentação de mundo e de condução de condutas no tempo-atenção da aula, evidenciando que se pode conjecturar outras aulas possíveis, numa perspectiva formativa e de conversação com a tradição, de compromisso e de responsabilidade para com as novas gerações, retomando a ideia arendtiana, de dar-lhes a chance de renovação de mundo neste tempo que nos cabe pensar e viver. |
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2021-05-11T18:44:35Z2021-05-11T18:44:35Z2021-03-31Submitted by Anna Barbara Alves Beraldine (annabarbara@unisinos.br) on 2021-05-11T18:44:35Z No. of bitstreams: 1 Maria Alice Gouvêa Campesato_.pdf: 7842390 bytes, checksum: 7a0bf508c481737bf6b2453cfd8eebf0 (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-11T18:44:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Alice Gouvêa Campesato_.pdf: 7842390 bytes, checksum: 7a0bf508c481737bf6b2453cfd8eebf0 (MD5) Previous issue date: 2021-03-31Esta Tese busca investigar de que modos o tempo-atenção do estudo vem se deslocando para o tempo-interesse do estudante na constituição da aula e quais seus efeitos de subjetivação em época de Práticas Pedagógicas Inovadoras. Para tal, realizou um estudo arquegenealógico da aula desde a tradição greco-romana até a atualidade, no recorte específico da atenção, tomando como empiria 21 obras clássicas do pensamento educacional (A República; Cartas, Da educação das crianças; Instituição Oratória; O Pedagogo; Discurso aos jovens; De Magistro; Confissões; Regras Beneditinas; Didascálicon; Sobre o modo de estudar; Ratio Studiorum; Didática Magna; Emílio; Sobre a Pedagogia; Pedagogia Geral; Experiência e Educação; Tecnologia do Ensino; Pedagogia do Oprimido; Para onde vai a Educação?) e 3 obras da atualidade (Coleção Educação fora da caixa), utilizando dois operadores metodológicos: como se dá a apresentação do mundo e como se dá a condução das condutas. Tais operadores atravessam as dimensões analíticas que emergiram da própria empiria: filosofia e morte; escrita; leitura; silêncio e voz; mestre; tempo; tecnologias da aula, possibilitando destacar as regularidades enunciativas, os deslocamentos e as rupturas de como o tempo-atenção do estudo tem sido operado na aula ao longo da história da educação ocidental e como vem se deslocando para o tempo-interesse do estudante na atualidade, em que a atenção é tomada como déficit e como valor de mercado. Alguns conceitos foram fundamentais para o estudo realizado: o conceito de tempo, baseado na formulação bergsoniana, especificamente a duração e a suspensão; o conceito de atenção, com base nos estudos de Crary, Caliman e Kastrup; o conceito de aula, tomando 6 elementos que a constituem (professor, aluno, matéria-estudo, coletivo, tempo-atenção, lugar), com base nos estudos de Masschelein, Simons, Larrosa e Dussel, a partir de três tradições: a greco-romana; a pastoral-cristã; a da modernidade sólida e das práticas pedagógicas inovadoras, que rompem com as tradições. Esses conceitos agregam-se a dois, que são arquegenealogia, também utilizado como operador metodológico, e subjetivação, alicerçados nos trabalhos de Foucault. As análises empreendidas levaram à defesa da seguinte tese: há um deslocamento do tempo-atenção do estudo ao tempo-interesse do estudante na aula em época de práticas pedagógicas inovadoras, cujos efeitos de subjetivação concorrem para a dispersão, a aceleração, a fragmentação, a pouca reflexão sobre a vida e sobre a morte, a pouca escuta e conversação no deslocamento para a conectividade de informações, em que a formação moral das crianças e jovens cede espaço para o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e rapidamente aplicáveis, em que empreendedorismo, o empresariamento de si, as tecnologias da informação e a inovação tomam magnitude. No mergulho arquegenealógico empreendido, esta Tese trouxe à superfície um contingente de práticas de apresentação de mundo e de condução de condutas no tempo-atenção da aula, evidenciando que se pode conjecturar outras aulas possíveis, numa perspectiva formativa e de conversação com a tradição, de compromisso e de responsabilidade para com as novas gerações, retomando a ideia arendtiana, de dar-lhes a chance de renovação de mundo neste tempo que nos cabe pensar e viver.This Thesis aims to investigate how the time-attention of the study has been shifting to the time-interest of the student in the constitution of the class and what are its effects of subjectivation at the period of Innovative Pedagogical Practices. To achieve this goal, it carried out an archegenealogical study of the class from the Greco-Roman tradition to the present, in the specific focus of attention, taking as empiricism 21 classic texts of educational thought (The Republic; Letters; The education of children; Institutes of Oratory; The Pedagogue; Address to Young Men on Greek Literature; De Magistro; Confessions; The Rule of Saint Benedict; The Didascalicon; De modo studendi; Ratio Studiorum; The Great Didactic; Emile; On Education; Introduction to the pedagogy; Experience and Education; Technology of Teaching; Pedagogy of the Oppressed; To Understand is to Invent: The Future of Education), and 3 current texts (Educação fora da Caixa Collection), using two methodological operators: how the world is presented and how conducts are conducted. Such operators go through the analytical dimensions that emerged from empiricism itself: philosophy and death; writing; reading; silence and voice; teacher; time; classroom technologies, making it possible to highlight the enunciative regularities, displacements and ruptures of how the time-attention of the study has been operated in the classroom throughout the history of Western education and how it has been moving towards the time-interest of the student today, in which attention it is taken as a deficit and as a market value. Some concepts were fundamental to the study carried out: the concept of time, based on the Bergsonian formulation, specifically duration and suspension; the concept of attention, based on studies by Crary, Caliman and Kastrup; the concept of class, taking 6 elements that constitute it (teacher, student, subject-study, collectivity, time-attention, place), based on the studies of Masschelein, Simons, Larrosa and Dussel, from three traditions: the Greek-roman; pastoralchristian; that of solid modernity and innovative pedagogical practices, which break with traditions. These concepts are added to two others, which are archegenealogy, also used as a methodological operator, and subjectivation, based on Foucault's works. The analyzes undertaken led to the defense of the following thesis: there is a shift from the time-attention of the study to the timeinterest of the student in the class at a time of innovative pedagogical practices, whose subjectivation effects contribute to the dispersion, acceleration, fragmentation, little reflection on life and death, little listening and conversation on the move to information connectivity, in which the moral formation of children and young people gives way to the development of competence and technical skills and rapidly applicable, in which entrepreneurship, self-entrepreneurship, information technologies and innovation take on magnitude. In the archegenealogical plunge undertaken, this Thesis brought to the surface a contingent of practices of presenting the world and conducting conducts in class time-attention, showing that it is possible to conjecture other possible classes, in a formative perspective and in conversation with tradition, commitment and responsibility towards the new generations, taking up the Arendtian idea, of giving them the chance to renew the world in this time that it is up to us to think and live.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCampesato, Maria Alice Gouvêahttp://lattes.cnpq.br/9897979825509641http://lattes.cnpq.br/5324014715865436Schuler, BetinaUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUnisinosBrasilEscola de HumanidadesDo tempo-atenção do estudo ao tempo-interesse do estudante: uma arquegenealogia da aulaACCNPQ::Ciências Humanas::EducaçãoPráticas pedagógicas inovadorasEducaçãoSubjetivaçãoTecnologiasFilosofiaInnovative pedagogical practicesEducationSubjectivationTechnologiesPhilosophyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9765info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMaria Alice Gouvêa Campesato_.pdfMaria Alice Gouvêa Campesato_.pdfapplication/pdf7842390http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9765/1/Maria+Alice+Gouv%C3%AAa+Campesato_.pdf7a0bf508c481737bf6b2453cfd8eebf0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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