Narrativas sobre a matemática escolar produzida por alunos de um curso noturno de educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Luís Roberto Cezar de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1900
Resumo: A presente Dissertação tem como propósito analisar narrativas sobre a Matemática escolar, com elementos da cultura de um grupo de alunos. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental de um curso noturno de um Programa de Educação de Jovens e Adultos, da Escola Carlos Antônio Wilkens, situada no bairro Veranópolis, no município de Cachoeirinha, estado do Rio Grande do Sul. Os aportes teóricos da pesquisa são as idéias presentes na área da Educação de Jovens e Adultos, da Etnomatemática e dos Estudos Culturais, examinados a partir de uma perspectiva alinhada com o pensamento pós-moderno.A dissertação está organizada em cinco capítulos. No primeiro, há uma apresentação geral da pesquisa, a explicitação do lugar teórico a partir do qual foi realizado o estudo, o relato problematizado de como foi construído o objeto de pesquisa, bem como os procedimentos metodológicos. O segundo capítulo apresenta a descrição do Programa de Educação de Jovens e Adultos na instituição escolar. No capítulo 3, está a
id USIN_3da4eaec78e1da43346298ee988de3f5
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1900
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T19:59:48Z2015-03-04T19:59:48Z2006-12-21Made available in DSpace on 2015-03-04T19:59:48Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 21A presente Dissertação tem como propósito analisar narrativas sobre a Matemática escolar, com elementos da cultura de um grupo de alunos. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental de um curso noturno de um Programa de Educação de Jovens e Adultos, da Escola Carlos Antônio Wilkens, situada no bairro Veranópolis, no município de Cachoeirinha, estado do Rio Grande do Sul. Os aportes teóricos da pesquisa são as idéias presentes na área da Educação de Jovens e Adultos, da Etnomatemática e dos Estudos Culturais, examinados a partir de uma perspectiva alinhada com o pensamento pós-moderno.A dissertação está organizada em cinco capítulos. No primeiro, há uma apresentação geral da pesquisa, a explicitação do lugar teórico a partir do qual foi realizado o estudo, o relato problematizado de como foi construído o objeto de pesquisa, bem como os procedimentos metodológicos. O segundo capítulo apresenta a descrição do Programa de Educação de Jovens e Adultos na instituição escolar. No capítulo 3, está aThe purpose of this dissertation is to analyze narratives on School Mathematics, produced by students in Basic Education in evening school within a Program for the Education of Youths and Adults, at Escola Carlos Antonio Wilkens, a school located in the Veranopolis neighborhood, in the county of Cachoeirinha, state of Rio Grande do Sul, Brazil. The theoretical contributions of the research are ideas in the field of Education of Youths and Adults, in Ethnomathematics and Cultural Studies, examined from a perspective that is in line with postmodern thinking.The dissertation is organized in five chapters. In the first there is an overview of the research, explicating the theoretical position from which the study was performed, the report problematizing how the object of research was constructed, as well as methodological procedures. The second chapter presents the description of the Program for the Education of Youths and Adults in the school. Chapter 3 analyzes the demands and contributions of teaching MathematCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCastro, Luís Roberto Cezar dehttp://lattes.cnpq.br/7431799510248990http://lattes.cnpq.br/8744369266395118Knijnik, GelsaUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesNarrativas sobre a matemática escolar produzida por alunos de um curso noturno de educação de jovens e adultosCiências Humanaseducação de adultoseducação de jovensetnomatemáticaeducation of adultseducation of youthsethnomathematicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1900info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALnarrativas.pdfnarrativas.pdfapplication/pdf732933http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1900/1/narrativas.pdf851e77c29fc5460ea1e8703fb137a7f5MD51UNISINOS/19002015-03-09 13:48:47.047oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1900Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T16:48:47Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Narrativas sobre a matemática escolar produzida por alunos de um curso noturno de educação de jovens e adultos
title Narrativas sobre a matemática escolar produzida por alunos de um curso noturno de educação de jovens e adultos
spellingShingle Narrativas sobre a matemática escolar produzida por alunos de um curso noturno de educação de jovens e adultos
Castro, Luís Roberto Cezar de
Ciências Humanas
educação de adultos
educação de jovens
etnomatemática
education of adults
education of youths
ethnomathematics
title_short Narrativas sobre a matemática escolar produzida por alunos de um curso noturno de educação de jovens e adultos
title_full Narrativas sobre a matemática escolar produzida por alunos de um curso noturno de educação de jovens e adultos
title_fullStr Narrativas sobre a matemática escolar produzida por alunos de um curso noturno de educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Narrativas sobre a matemática escolar produzida por alunos de um curso noturno de educação de jovens e adultos
title_sort Narrativas sobre a matemática escolar produzida por alunos de um curso noturno de educação de jovens e adultos
author Castro, Luís Roberto Cezar de
author_facet Castro, Luís Roberto Cezar de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7431799510248990
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8744369266395118
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Luís Roberto Cezar de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Knijnik, Gelsa
contributor_str_mv Knijnik, Gelsa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
educação de adultos
educação de jovens
etnomatemática
education of adults
education of youths
ethnomathematics
dc.subject.por.fl_str_mv educação de adultos
educação de jovens
etnomatemática
dc.subject.eng.fl_str_mv education of adults
education of youths
ethnomathematics
description A presente Dissertação tem como propósito analisar narrativas sobre a Matemática escolar, com elementos da cultura de um grupo de alunos. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental de um curso noturno de um Programa de Educação de Jovens e Adultos, da Escola Carlos Antônio Wilkens, situada no bairro Veranópolis, no município de Cachoeirinha, estado do Rio Grande do Sul. Os aportes teóricos da pesquisa são as idéias presentes na área da Educação de Jovens e Adultos, da Etnomatemática e dos Estudos Culturais, examinados a partir de uma perspectiva alinhada com o pensamento pós-moderno.A dissertação está organizada em cinco capítulos. No primeiro, há uma apresentação geral da pesquisa, a explicitação do lugar teórico a partir do qual foi realizado o estudo, o relato problematizado de como foi construído o objeto de pesquisa, bem como os procedimentos metodológicos. O segundo capítulo apresenta a descrição do Programa de Educação de Jovens e Adultos na instituição escolar. No capítulo 3, está a
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-12-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T19:59:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T19:59:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1900
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1900/1/narrativas.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 851e77c29fc5460ea1e8703fb137a7f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844940715589632