As competências socioemocionais na educação básica: a Revista Nova Escola em pauta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Páscoa, Emanuela Galvão
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10765
Resumo: A dissertação analisa como as competências socioemocionais adentram a educação básica, no contemporâneo, por meio de uma analítica de reportagens da Revista Nova Escola. A pesquisa realizada foi de cunho qualitativo e se deu pautada nos Estudos Culturais a partir da hipercrítica, com o objetivo de problematizar e analisar as reportagens da Revista, no recorte temporal 2018/2019. Para desenvolver a presente pesquisa, tomou-se a seguinte pergunta investigativa: Como a Revista Nova Escola aborda Competências Socioemocionais na Educação Básica na Contemporaneidade? Baseamo-nos, para buscar- respondê-la, nos estudos sobre docência contemporânea, competências, competências socioemocionais, aprendizagem e formação docente. Na análise de 16 reportagens da Revista Nova Escola, tomou-se tanto as narrativas como as imagens para a produção de sentidos sobre as competências socioemocionais que circulam nessas reportagens. Os documentos legais, como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e a Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 1996), foram usados para contextualizar e potencializar as análises. Observou-se também a relação das competências socioemocionais com o que a Revista Nova Escola seleciona como verdades pedagógicas dessa época, em uma dualidade estrutural, que divide o currículo em conhecimentos que atendem às camadas sociais de acordo com o que cada uma delas representa para a sociedade e para a economia neoliberal. Encontrou-se como resultado que as competências socioemocionais são produtos fabricados pela lógica neoliberal por meio de ONG’S, institutos e grandes empresas, que prometem, ao adentrar às políticas públicas, auxiliar e/ou subsidiar a formação para que os professores se alinhem à perspectiva de trabalho com as competências socioemocionais e, consequentemente, à condução das condutas de profissionais da educação e de alunos da educação básica, levando-os a assumirem uma vida e uma educação com os preceitos neoliberais.
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Para desenvolver a presente pesquisa, tomou-se a seguinte pergunta investigativa: Como a Revista Nova Escola aborda Competências Socioemocionais na Educação Básica na Contemporaneidade? Baseamo-nos, para buscar- respondê-la, nos estudos sobre docência contemporânea, competências, competências socioemocionais, aprendizagem e formação docente. Na análise de 16 reportagens da Revista Nova Escola, tomou-se tanto as narrativas como as imagens para a produção de sentidos sobre as competências socioemocionais que circulam nessas reportagens. Os documentos legais, como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e a Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 1996), foram usados para contextualizar e potencializar as análises. 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To develop this research, the following investigative question was taken: How does the Revista Nova Escola address socio-emotional Skills in Basic Education in Contemporary? To seek to answer it, we base ourselves on studies on contemporary teaching, skills, socio-emotional skills, learning and teacher training. In the analysis of 16 reports from the Revista Nova Escola, both the narratives and the images were used to produce meanings about the socio-emotional skills that circulate in these reports. Legal documents, such as the Common National Curriculum Base (BRAZIL, 2017) and the Law of Guidelines and Bases (BRAZIL, 1996), were used to contextualize and enhance the analyses. It was also observed the relationship of socio-emotional skills with what Revista Nova Escola selects as pedagogical truths of that time, in a structural duality, which divides the curriculum into knowledge that serves the social strata according to what each one represents for the society and for the neoliberal economy. As a result, it was found that socio-emotional competences are products manufactured by neoliberal logic through NGOs, institutes and large companies, which promise, when entering public policies, to assist and/or subsidize training so that teachers align with the perspective of work with socio-emotional skills and, consequently, conduct the conduct of education professionals and students in basic education, leading them to assume a life and education with neoliberal precepts.NenhumaPáscoa, Emanuela Galvãohttp://lattes.cnpq.br/3486866956411423http://lattes.cnpq.br/2961121430255733Lima, Samantha Dias dehttp://lattes.cnpq.br/3197721869023110Fabris, Elí Terezinha HennUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUnisinosBrasilEscola de HumanidadesAs competências socioemocionais na educação básica: a Revista Nova Escola em pautaACCNPQ::Ciências Humanas::EducaçãoCompetências socioemocionaisEmoçõesDocênciaFormação integralAprendizagemEducação básicaSocioemotional skillsEmotionsTeachingComprehensive trainingLearningBasic educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10765info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALEmanuela Galvão Páscoa_.pdfEmanuela Galvão Páscoa_.pdfapplication/pdf8840153http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10765/1/Emanuela+Galv%C3%A3o+P%C3%A1scoa_.pdfbf5d9fe66b1a1de678fd039c394b9095MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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