As próximas horas serão muito boas. Materialidades e estéticas da comunicação em duas apresentações ao vivo da banda Cachorro Grande

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Caroline Govari
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5183
Resumo: Esta dissertação quer problematizar duas apresentações ao vivo da banda de rock gaúcha Cachorro Grande. Adotamos, basicamente, duas perspectivas: materialidades e estéticas da Comunicação. Primeiramente, em caráter expositivo, fazemos a biografia do nosso objeto de pesquisa, onde apresentamos disco a disco, todas as fases da banda. Em seguida, apresentamos detalhadamente nossos procedimentos metodológicos e explicamos o porquê da escolha do método etnográfico em nossa pesquisa. Posteriormente, trabalhamos com a arqueologia do rock gaúcho – onde trazemos à tona também uma discussão sobre o termo, dando-se outros elementos para pensar a respeito da Cachorro Grande – e discutimos questões relativas às indústrias culturais, às cenas musicais e aos enfrentamentos identitários nos quais o conjunto se move. Nesta etapa, pensamos principalmente nos modos como esta cena musical se apresenta para refletir sobre práticas culturais e identitárias neste espaço urbano e para entender a relação da Cachorro Grande com este cenário. Assim, falamos de negociações simbólicas, diferentes pertencimentos e de jogos de performances no decorrer da carreira da banda. Quando abordamos a teoria das materialidades, o campo não-hermenêutico e a descentralização do sujeito, falamos de uma experiência estética que envolve diferentes dispositivos comunicacionais. Em relação à produção de presença, trazemos questões referentes aos materiais e discutimos o emprego dos artefatos tecno-midiáticos e o efeito estético que daí decorre. Tratamos especialmente do show de rock, que é nosso observável principal.
id USIN_4668e66af79c81b2710df42ea6229f10
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/5183
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2016-04-15T15:25:15Z2016-04-15T15:25:15Z2016-03-04Submitted by Silvana Teresinha Dornelles Studzinski (sstudzinski) on 2016-04-15T15:25:14Z No. of bitstreams: 1 CAROLINE GOVARI NUNES_.pdf: 14334028 bytes, checksum: 416e1e38852e6932bbb85632f016d2b9 (MD5)Made available in DSpace on 2016-04-15T15:25:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CAROLINE GOVARI NUNES_.pdf: 14334028 bytes, checksum: 416e1e38852e6932bbb85632f016d2b9 (MD5) Previous issue date: 2016-03-04Esta dissertação quer problematizar duas apresentações ao vivo da banda de rock gaúcha Cachorro Grande. Adotamos, basicamente, duas perspectivas: materialidades e estéticas da Comunicação. Primeiramente, em caráter expositivo, fazemos a biografia do nosso objeto de pesquisa, onde apresentamos disco a disco, todas as fases da banda. Em seguida, apresentamos detalhadamente nossos procedimentos metodológicos e explicamos o porquê da escolha do método etnográfico em nossa pesquisa. Posteriormente, trabalhamos com a arqueologia do rock gaúcho – onde trazemos à tona também uma discussão sobre o termo, dando-se outros elementos para pensar a respeito da Cachorro Grande – e discutimos questões relativas às indústrias culturais, às cenas musicais e aos enfrentamentos identitários nos quais o conjunto se move. Nesta etapa, pensamos principalmente nos modos como esta cena musical se apresenta para refletir sobre práticas culturais e identitárias neste espaço urbano e para entender a relação da Cachorro Grande com este cenário. Assim, falamos de negociações simbólicas, diferentes pertencimentos e de jogos de performances no decorrer da carreira da banda. Quando abordamos a teoria das materialidades, o campo não-hermenêutico e a descentralização do sujeito, falamos de uma experiência estética que envolve diferentes dispositivos comunicacionais. Em relação à produção de presença, trazemos questões referentes aos materiais e discutimos o emprego dos artefatos tecno-midiáticos e o efeito estético que daí decorre. Tratamos especialmente do show de rock, que é nosso observável principal.This dissertation wants to question two live performances of the gaucho rock band Cachorro Grande. We adopt basically two perspectives: materiality and aesthetics of Communication. First, expository character, we describe the biography of our research object, where we present album by album, all band’s phases. Then, we present our methodological approach and explain why we chose the ethnographic method for our research. Later, we work with the archeology of the gaucho rock genre – bringing to the foreground also a discussion of this term, presenting other elements to consider about the Cachorro Grande – and discuss the issues related to cultural industries, music scenes and identity in which the group transits. At this stage, we examine the ways in which this music scene is presented and discuss on the cultural and identity practices in the urban space to understand the relationship of Cachorro Grande within this scenario. Therefore, we speak of symbolic negotiations, different affiliations and performances games over the band's career. When discussing the theory of materiality, non-hermeneutic area and decentralization of the subject, we talk about an aesthetic experience that involves different communication devices. In the production of presence, we raise questions relative to the materials and discussed the employment of techno-media artifacts and aesthetic effect. We focus mainly on the rock concert, which is our main observable.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorNunes, Caroline Govarihttp://lattes.cnpq.br/3071408344456870http://lattes.cnpq.br/8096511043948981Silveira, Fabrício Lopes daUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaAs próximas horas serão muito boas. Materialidades e estéticas da comunicação em duas apresentações ao vivo da banda Cachorro GrandeACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoCachorro GrandeMaterialidades da comunicaçãoEstéticas da comunicaçãoArqueologia da mídiaRock gaúchoMateriality of communicationAesthetics of communicationMedia archaeologyGaucho rockinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5183info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALCAROLINE GOVARI NUNES_.pdfCAROLINE GOVARI NUNES_.pdfapplication/pdf14334028http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/5183/1/CAROLINE+GOVARI+NUNES_.pdf416e1e38852e6932bbb85632f016d2b9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/5183/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/51832016-04-15 12:26:39.583oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2016-04-15T15:26:39Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As próximas horas serão muito boas. Materialidades e estéticas da comunicação em duas apresentações ao vivo da banda Cachorro Grande
title As próximas horas serão muito boas. Materialidades e estéticas da comunicação em duas apresentações ao vivo da banda Cachorro Grande
spellingShingle As próximas horas serão muito boas. Materialidades e estéticas da comunicação em duas apresentações ao vivo da banda Cachorro Grande
Nunes, Caroline Govari
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Cachorro Grande
Materialidades da comunicação
Estéticas da comunicação
Arqueologia da mídia
Rock gaúcho
Materiality of communication
Aesthetics of communication
Media archaeology
Gaucho rock
title_short As próximas horas serão muito boas. Materialidades e estéticas da comunicação em duas apresentações ao vivo da banda Cachorro Grande
title_full As próximas horas serão muito boas. Materialidades e estéticas da comunicação em duas apresentações ao vivo da banda Cachorro Grande
title_fullStr As próximas horas serão muito boas. Materialidades e estéticas da comunicação em duas apresentações ao vivo da banda Cachorro Grande
title_full_unstemmed As próximas horas serão muito boas. Materialidades e estéticas da comunicação em duas apresentações ao vivo da banda Cachorro Grande
title_sort As próximas horas serão muito boas. Materialidades e estéticas da comunicação em duas apresentações ao vivo da banda Cachorro Grande
author Nunes, Caroline Govari
author_facet Nunes, Caroline Govari
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3071408344456870
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8096511043948981
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Caroline Govari
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Fabrício Lopes da
contributor_str_mv Silveira, Fabrício Lopes da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Cachorro Grande
Materialidades da comunicação
Estéticas da comunicação
Arqueologia da mídia
Rock gaúcho
Materiality of communication
Aesthetics of communication
Media archaeology
Gaucho rock
dc.subject.por.fl_str_mv Cachorro Grande
Materialidades da comunicação
Estéticas da comunicação
Arqueologia da mídia
Rock gaúcho
dc.subject.eng.fl_str_mv Materiality of communication
Aesthetics of communication
Media archaeology
Gaucho rock
description Esta dissertação quer problematizar duas apresentações ao vivo da banda de rock gaúcha Cachorro Grande. Adotamos, basicamente, duas perspectivas: materialidades e estéticas da Comunicação. Primeiramente, em caráter expositivo, fazemos a biografia do nosso objeto de pesquisa, onde apresentamos disco a disco, todas as fases da banda. Em seguida, apresentamos detalhadamente nossos procedimentos metodológicos e explicamos o porquê da escolha do método etnográfico em nossa pesquisa. Posteriormente, trabalhamos com a arqueologia do rock gaúcho – onde trazemos à tona também uma discussão sobre o termo, dando-se outros elementos para pensar a respeito da Cachorro Grande – e discutimos questões relativas às indústrias culturais, às cenas musicais e aos enfrentamentos identitários nos quais o conjunto se move. Nesta etapa, pensamos principalmente nos modos como esta cena musical se apresenta para refletir sobre práticas culturais e identitárias neste espaço urbano e para entender a relação da Cachorro Grande com este cenário. Assim, falamos de negociações simbólicas, diferentes pertencimentos e de jogos de performances no decorrer da carreira da banda. Quando abordamos a teoria das materialidades, o campo não-hermenêutico e a descentralização do sujeito, falamos de uma experiência estética que envolve diferentes dispositivos comunicacionais. Em relação à produção de presença, trazemos questões referentes aos materiais e discutimos o emprego dos artefatos tecno-midiáticos e o efeito estético que daí decorre. Tratamos especialmente do show de rock, que é nosso observável principal.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-15T15:25:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-15T15:25:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5183
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/5183/1/CAROLINE+GOVARI+NUNES_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/5183/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 416e1e38852e6932bbb85632f016d2b9
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844980798455808