Formação continuada de professores: possibilidades e perspectivas para a construção da autonomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fripp, Leila de Fátima Haubert
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1899
Resumo: Este trabalho tem raízes na história da minha vida. Recordando momentos marcantes na minha vida escolar, enquanto estudante e posteriormente pelo exercício da docência, procurei reviver esta trajetória reconstruindo o tempo passado, para, então poder compreender o presente e refletir sobre o futuro. Meu objetivo é que os docentes encontrem sentido no seu ofício, compreendendo a importância e a necessidade de formarem-se continuamente para a melhoria de sua prática educativa. A pesquisa está centrada numa abordagem qualitativa, e buscou compreender o que pensam os docentes acerca da formação continuada, incluindo os saberes construídos por eles, a possibilidade de autonomia e de profissionalidade. A referência fundante deste trabalho é a obra de Paulo Freire, que se faz presente em todos os capítulos do estudo. Também recorri às contribuições de Terezinha Rios, Carlos Estevão, Maria Isabel da Cunha, Antonio Novoa, Osório Marques, Maurice Tardif, José Contreras, Mariano Engueta, Carlos Brandão, Mário Mello La
id USIN_4c4b291484072b341408a5424a124311
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1899
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T19:59:48Z2015-03-04T19:59:48Z2006-07-06Made available in DSpace on 2015-03-04T19:59:48Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 6Este trabalho tem raízes na história da minha vida. Recordando momentos marcantes na minha vida escolar, enquanto estudante e posteriormente pelo exercício da docência, procurei reviver esta trajetória reconstruindo o tempo passado, para, então poder compreender o presente e refletir sobre o futuro. Meu objetivo é que os docentes encontrem sentido no seu ofício, compreendendo a importância e a necessidade de formarem-se continuamente para a melhoria de sua prática educativa. A pesquisa está centrada numa abordagem qualitativa, e buscou compreender o que pensam os docentes acerca da formação continuada, incluindo os saberes construídos por eles, a possibilidade de autonomia e de profissionalidade. A referência fundante deste trabalho é a obra de Paulo Freire, que se faz presente em todos os capítulos do estudo. Também recorri às contribuições de Terezinha Rios, Carlos Estevão, Maria Isabel da Cunha, Antonio Novoa, Osório Marques, Maurice Tardif, José Contreras, Mariano Engueta, Carlos Brandão, Mário Mello LaThis work has rootses in the history of my life. Remembering stongest moments in my school life, while student and later on for the exercise of my occupation, I tried to revive this trajectory reconstructing last time, for, then to understand the present and to contemplate on the future. My objective is that the educational ones find sense in its occupation, understanding the importance and the need of they form her continually for the improvement of its educational practice. The research is centered in a qualitative point, and we looked for to understand what the educational ones thinks concerning the continuous formation, including them know built by them, the autonomy possibility and their profession. The reference of this work is Paulo Freire's work, that makes her present in all the chapters of the study. I also fell back upon Terezinha Rivers' contributions, Carlos Estevão, Maria Isabel of Cunha, Antonio Nóvoa, Osório Marques, Maurice Tardif, José Contreras, Mariano Engueta, Carlos Brandão, Mário MellNenhumaFripp, Leila de Fátima Hauberthttp://lattes.cnpq.br/7561884685745402http://lattes.cnpq.br/0157149133885713Cunha, Maria Isabel daUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesFormação continuada de professores: possibilidades e perspectivas para a construção da autonomiaCiências Humanasautonomiaprofissionalidadesaberes docentesformação continuadaautonomyprofessionyou know educationalcontinuous formationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1899info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALFormacao continuada.pdfFormacao continuada.pdfapplication/pdf801345http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1899/1/Formacao+continuada.pdff465db30a913dac3b3f52d6e121b181fMD51UNISINOS/18992015-03-09 13:45:26.588oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1899Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T16:45:26Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação continuada de professores: possibilidades e perspectivas para a construção da autonomia
title Formação continuada de professores: possibilidades e perspectivas para a construção da autonomia
spellingShingle Formação continuada de professores: possibilidades e perspectivas para a construção da autonomia
Fripp, Leila de Fátima Haubert
Ciências Humanas
autonomia
profissionalidade
saberes docentes
formação continuada
autonomy
profession
you know educational
continuous formation
title_short Formação continuada de professores: possibilidades e perspectivas para a construção da autonomia
title_full Formação continuada de professores: possibilidades e perspectivas para a construção da autonomia
title_fullStr Formação continuada de professores: possibilidades e perspectivas para a construção da autonomia
title_full_unstemmed Formação continuada de professores: possibilidades e perspectivas para a construção da autonomia
title_sort Formação continuada de professores: possibilidades e perspectivas para a construção da autonomia
author Fripp, Leila de Fátima Haubert
author_facet Fripp, Leila de Fátima Haubert
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7561884685745402
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0157149133885713
dc.contributor.author.fl_str_mv Fripp, Leila de Fátima Haubert
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Maria Isabel da
contributor_str_mv Cunha, Maria Isabel da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
autonomia
profissionalidade
saberes docentes
formação continuada
autonomy
profession
you know educational
continuous formation
dc.subject.por.fl_str_mv autonomia
profissionalidade
saberes docentes
formação continuada
dc.subject.eng.fl_str_mv autonomy
profession
you know educational
continuous formation
description Este trabalho tem raízes na história da minha vida. Recordando momentos marcantes na minha vida escolar, enquanto estudante e posteriormente pelo exercício da docência, procurei reviver esta trajetória reconstruindo o tempo passado, para, então poder compreender o presente e refletir sobre o futuro. Meu objetivo é que os docentes encontrem sentido no seu ofício, compreendendo a importância e a necessidade de formarem-se continuamente para a melhoria de sua prática educativa. A pesquisa está centrada numa abordagem qualitativa, e buscou compreender o que pensam os docentes acerca da formação continuada, incluindo os saberes construídos por eles, a possibilidade de autonomia e de profissionalidade. A referência fundante deste trabalho é a obra de Paulo Freire, que se faz presente em todos os capítulos do estudo. Também recorri às contribuições de Terezinha Rios, Carlos Estevão, Maria Isabel da Cunha, Antonio Novoa, Osório Marques, Maurice Tardif, José Contreras, Mariano Engueta, Carlos Brandão, Mário Mello La
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-07-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T19:59:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T19:59:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1899
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1899/1/Formacao+continuada.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f465db30a913dac3b3f52d6e121b181f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844940713492480