Formação continuada de professores: possibilidades e perspectivas para a construção da autonomia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1899 |
Resumo: | Este trabalho tem raízes na história da minha vida. Recordando momentos marcantes na minha vida escolar, enquanto estudante e posteriormente pelo exercício da docência, procurei reviver esta trajetória reconstruindo o tempo passado, para, então poder compreender o presente e refletir sobre o futuro. Meu objetivo é que os docentes encontrem sentido no seu ofício, compreendendo a importância e a necessidade de formarem-se continuamente para a melhoria de sua prática educativa. A pesquisa está centrada numa abordagem qualitativa, e buscou compreender o que pensam os docentes acerca da formação continuada, incluindo os saberes construídos por eles, a possibilidade de autonomia e de profissionalidade. A referência fundante deste trabalho é a obra de Paulo Freire, que se faz presente em todos os capítulos do estudo. Também recorri às contribuições de Terezinha Rios, Carlos Estevão, Maria Isabel da Cunha, Antonio Novoa, Osório Marques, Maurice Tardif, José Contreras, Mariano Engueta, Carlos Brandão, Mário Mello La |
id |
USIN_4c4b291484072b341408a5424a124311 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1899 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T19:59:48Z2015-03-04T19:59:48Z2006-07-06Made available in DSpace on 2015-03-04T19:59:48Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 6Este trabalho tem raízes na história da minha vida. Recordando momentos marcantes na minha vida escolar, enquanto estudante e posteriormente pelo exercício da docência, procurei reviver esta trajetória reconstruindo o tempo passado, para, então poder compreender o presente e refletir sobre o futuro. Meu objetivo é que os docentes encontrem sentido no seu ofício, compreendendo a importância e a necessidade de formarem-se continuamente para a melhoria de sua prática educativa. A pesquisa está centrada numa abordagem qualitativa, e buscou compreender o que pensam os docentes acerca da formação continuada, incluindo os saberes construídos por eles, a possibilidade de autonomia e de profissionalidade. A referência fundante deste trabalho é a obra de Paulo Freire, que se faz presente em todos os capítulos do estudo. Também recorri às contribuições de Terezinha Rios, Carlos Estevão, Maria Isabel da Cunha, Antonio Novoa, Osório Marques, Maurice Tardif, José Contreras, Mariano Engueta, Carlos Brandão, Mário Mello LaThis work has rootses in the history of my life. Remembering stongest moments in my school life, while student and later on for the exercise of my occupation, I tried to revive this trajectory reconstructing last time, for, then to understand the present and to contemplate on the future. My objective is that the educational ones find sense in its occupation, understanding the importance and the need of they form her continually for the improvement of its educational practice. The research is centered in a qualitative point, and we looked for to understand what the educational ones thinks concerning the continuous formation, including them know built by them, the autonomy possibility and their profession. The reference of this work is Paulo Freire's work, that makes her present in all the chapters of the study. I also fell back upon Terezinha Rivers' contributions, Carlos Estevão, Maria Isabel of Cunha, Antonio Nóvoa, Osório Marques, Maurice Tardif, José Contreras, Mariano Engueta, Carlos Brandão, Mário MellNenhumaFripp, Leila de Fátima Hauberthttp://lattes.cnpq.br/7561884685745402http://lattes.cnpq.br/0157149133885713Cunha, Maria Isabel daUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesFormação continuada de professores: possibilidades e perspectivas para a construção da autonomiaCiências Humanasautonomiaprofissionalidadesaberes docentesformação continuadaautonomyprofessionyou know educationalcontinuous formationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1899info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALFormacao continuada.pdfFormacao continuada.pdfapplication/pdf801345http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1899/1/Formacao+continuada.pdff465db30a913dac3b3f52d6e121b181fMD51UNISINOS/18992015-03-09 13:45:26.588oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1899Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T16:45:26Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação continuada de professores: possibilidades e perspectivas para a construção da autonomia |
title |
Formação continuada de professores: possibilidades e perspectivas para a construção da autonomia |
spellingShingle |
Formação continuada de professores: possibilidades e perspectivas para a construção da autonomia Fripp, Leila de Fátima Haubert Ciências Humanas autonomia profissionalidade saberes docentes formação continuada autonomy profession you know educational continuous formation |
title_short |
Formação continuada de professores: possibilidades e perspectivas para a construção da autonomia |
title_full |
Formação continuada de professores: possibilidades e perspectivas para a construção da autonomia |
title_fullStr |
Formação continuada de professores: possibilidades e perspectivas para a construção da autonomia |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores: possibilidades e perspectivas para a construção da autonomia |
title_sort |
Formação continuada de professores: possibilidades e perspectivas para a construção da autonomia |
author |
Fripp, Leila de Fátima Haubert |
author_facet |
Fripp, Leila de Fátima Haubert |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7561884685745402 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0157149133885713 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fripp, Leila de Fátima Haubert |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Maria Isabel da |
contributor_str_mv |
Cunha, Maria Isabel da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas autonomia profissionalidade saberes docentes formação continuada autonomy profession you know educational continuous formation |
dc.subject.por.fl_str_mv |
autonomia profissionalidade saberes docentes formação continuada |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
autonomy profession you know educational continuous formation |
description |
Este trabalho tem raízes na história da minha vida. Recordando momentos marcantes na minha vida escolar, enquanto estudante e posteriormente pelo exercício da docência, procurei reviver esta trajetória reconstruindo o tempo passado, para, então poder compreender o presente e refletir sobre o futuro. Meu objetivo é que os docentes encontrem sentido no seu ofício, compreendendo a importância e a necessidade de formarem-se continuamente para a melhoria de sua prática educativa. A pesquisa está centrada numa abordagem qualitativa, e buscou compreender o que pensam os docentes acerca da formação continuada, incluindo os saberes construídos por eles, a possibilidade de autonomia e de profissionalidade. A referência fundante deste trabalho é a obra de Paulo Freire, que se faz presente em todos os capítulos do estudo. Também recorri às contribuições de Terezinha Rios, Carlos Estevão, Maria Isabel da Cunha, Antonio Novoa, Osório Marques, Maurice Tardif, José Contreras, Mariano Engueta, Carlos Brandão, Mário Mello La |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-07-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T19:59:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T19:59:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1899 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1899/1/Formacao+continuada.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f465db30a913dac3b3f52d6e121b181f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844940713492480 |