Design estratégico e afrofuturismo na busca por uma moda decolonial sustentável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10578 |
Resumo: | Um futuro inovador no cenário da moda sustentável é a compreensão de que a sustentabilidade também passa pela tranformação de realidades desiguais e da potencialização de todos os agentes envolvidos nessa cadeia. No Brasil, onde mais da metade da população é negra, a sustentabilidade precisa considerar o recorte de raça e todas as consequências sociais herdadas da escravização e, assim, contribuir para as descontinuidades sistêmicas no racismo estrutural. A inovação social, nos estudos do design, é percebida, principalmente, a partir dos atores envolvidos e suas demandas sociais. Mas como inovar se a área do design não compreender seu papel social, num país majoritariamente negro, e reconhecer a importância das presenças negras no protagismo da inovação? Reconhecemos no Afrofuturismo - movimento multicultural que propõe um retorno ao passado como forma de reinventar a história e recontá-la sob uma ótica decolonial – um caráter projetual que pode, orientado pelo design, promover inovação social, através da projeção de cenários futuros, e potencializar pessoas negras através da moda. Assim, o objetivo geral desta pesquisa consiste em explorar as potencialidades do Afrofuturismo como espaço de projetação de futuros negros potentes, aliado aos princípios do design estratégico, para ressignificar a moda sustentável. Apresentamos, para tanto, como metodologia um estudo de caso da marca LAB, criada pelo rapper Emicida e seu irmão, também músico, Evandro Fióti. Analisamos como a LAB promove descontinuidades sistêmicas no racismo estrutural, inspirada pela ancestralidade, o aquilombamento e o Afrofuturismo. A partir dessa análise, criamos um workshop para pessoas negras, dividido em uma etapa assíncrona, que contou com o desenvolvimento de uma Plataforma de Imersão Afrofuturista, e uma etapa síncrona, com um exercício projetual de imaginação por cenários a partir do Afrofuturismo. Acreditamosque possa haver uma moda decolonial sustentável, a partir do fortalecimento dos elementos identitários, com o reencontro da ancestralidade promovido pelo Afroturismo e, assim, a projetação de futuros negros inovadores. |
id |
USIN_4dc96231f4fa91619dfff897cb262aff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/10578 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-11-19T14:03:12Z2021-11-19T14:03:12Z2021-09-10Submitted by Anna Barbara Alves Beraldine (annabarbara@unisinos.br) on 2021-11-19T14:03:12Z No. of bitstreams: 1 Carolina Anchieta_.pdf: 15774801 bytes, checksum: 37b71d663d37943eb8476479a55bac6e (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-19T14:03:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carolina Anchieta_.pdf: 15774801 bytes, checksum: 37b71d663d37943eb8476479a55bac6e (MD5) Previous issue date: 2021-09-10Um futuro inovador no cenário da moda sustentável é a compreensão de que a sustentabilidade também passa pela tranformação de realidades desiguais e da potencialização de todos os agentes envolvidos nessa cadeia. No Brasil, onde mais da metade da população é negra, a sustentabilidade precisa considerar o recorte de raça e todas as consequências sociais herdadas da escravização e, assim, contribuir para as descontinuidades sistêmicas no racismo estrutural. A inovação social, nos estudos do design, é percebida, principalmente, a partir dos atores envolvidos e suas demandas sociais. Mas como inovar se a área do design não compreender seu papel social, num país majoritariamente negro, e reconhecer a importância das presenças negras no protagismo da inovação? Reconhecemos no Afrofuturismo - movimento multicultural que propõe um retorno ao passado como forma de reinventar a história e recontá-la sob uma ótica decolonial – um caráter projetual que pode, orientado pelo design, promover inovação social, através da projeção de cenários futuros, e potencializar pessoas negras através da moda. Assim, o objetivo geral desta pesquisa consiste em explorar as potencialidades do Afrofuturismo como espaço de projetação de futuros negros potentes, aliado aos princípios do design estratégico, para ressignificar a moda sustentável. Apresentamos, para tanto, como metodologia um estudo de caso da marca LAB, criada pelo rapper Emicida e seu irmão, também músico, Evandro Fióti. Analisamos como a LAB promove descontinuidades sistêmicas no racismo estrutural, inspirada pela ancestralidade, o aquilombamento e o Afrofuturismo. A partir dessa análise, criamos um workshop para pessoas negras, dividido em uma etapa assíncrona, que contou com o desenvolvimento de uma Plataforma de Imersão Afrofuturista, e uma etapa síncrona, com um exercício projetual de imaginação por cenários a partir do Afrofuturismo. Acreditamosque possa haver uma moda decolonial sustentável, a partir do fortalecimento dos elementos identitários, com o reencontro da ancestralidade promovido pelo Afroturismo e, assim, a projetação de futuros negros inovadores.An innovative future in the context of sustainable fashion corresponds to the comprehension that sustainability also permeates the transformation of unequal realities and the strengthening of all the agents involved in this system. In Brazil, where over half of the population is black, sustainability needs to consider the specificities related to race and all the social consequences inherited from slavery and, thus, contribute to the systemic discontinuity in structural racism. Social innovation, in the study of design, is perceived mainly from the involved agents and their social demands. But how is it possible to innovate when the field of design does not comprehend its social role in a mostly black country, nor does it recognize the importance of black presence in protagonist roles in innovation? We recognize in Afrofuturism – a multicultural movement that proposes a return to the past as a form of reinventing history and retelling it through a decolonial lens – a potential for projects which can, oriented by design, promote social innovation, though the projection of future scenarios, and the uplifting of black people through fashion. Thus, the general objective of this research is to explore the potentialities of Afrofuturism, as a space to project potent black futures, allied to the principles of strategic design, to give new meaning to sustainable fashion. The methodology is a case study on the brand LAB, created by the rapper Emicida and his brother, fellow musician Evandro Fióti. We analyzed how LAB promotes systemic discontinuities in structural racism, inspired by ancestries, aquilombamento, and Afrofuturism. Through this analysis, we created a workshop for black people, divided into an asynchronous stage, which included the development of an Afrofuturistic Immersion Platform, and a synchronous stage, with the of imagining of settings through Afrofuturism. We believe that decolonial and sustainable fashion is achievable, through the strengthening of elements of identity, with the reconnection to ancestry promoted by Afrofuturism and, thus, the designing of innovative black futures.NenhumaAnchieta, Carolinahttp://lattes.cnpq.br/8034277076185372http://lattes.cnpq.br/9308426042161899Freire, Karine de MelloUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em DesignUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaDesign estratégico e afrofuturismo na busca por uma moda decolonial sustentávelACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho IndustrialDesign estratégicoAfrofuturismoModa decolonial sustentávelStrategic designAfrofuturismDecolonial sustainable fashioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10578info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALCarolina Anchieta_.pdfCarolina Anchieta_.pdfapplication/pdf15774801http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10578/1/Carolina+Anchieta_.pdf37b71d663d37943eb8476479a55bac6eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10578/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/105782021-11-19 11:03:58.261oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2021-11-19T14:03:58Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Design estratégico e afrofuturismo na busca por uma moda decolonial sustentável |
title |
Design estratégico e afrofuturismo na busca por uma moda decolonial sustentável |
spellingShingle |
Design estratégico e afrofuturismo na busca por uma moda decolonial sustentável Anchieta, Carolina ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial Design estratégico Afrofuturismo Moda decolonial sustentável Strategic design Afrofuturism Decolonial sustainable fashion |
title_short |
Design estratégico e afrofuturismo na busca por uma moda decolonial sustentável |
title_full |
Design estratégico e afrofuturismo na busca por uma moda decolonial sustentável |
title_fullStr |
Design estratégico e afrofuturismo na busca por uma moda decolonial sustentável |
title_full_unstemmed |
Design estratégico e afrofuturismo na busca por uma moda decolonial sustentável |
title_sort |
Design estratégico e afrofuturismo na busca por uma moda decolonial sustentável |
author |
Anchieta, Carolina |
author_facet |
Anchieta, Carolina |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8034277076185372 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9308426042161899 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anchieta, Carolina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freire, Karine de Mello |
contributor_str_mv |
Freire, Karine de Mello |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial |
topic |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial Design estratégico Afrofuturismo Moda decolonial sustentável Strategic design Afrofuturism Decolonial sustainable fashion |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design estratégico Afrofuturismo Moda decolonial sustentável |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Strategic design Afrofuturism Decolonial sustainable fashion |
description |
Um futuro inovador no cenário da moda sustentável é a compreensão de que a sustentabilidade também passa pela tranformação de realidades desiguais e da potencialização de todos os agentes envolvidos nessa cadeia. No Brasil, onde mais da metade da população é negra, a sustentabilidade precisa considerar o recorte de raça e todas as consequências sociais herdadas da escravização e, assim, contribuir para as descontinuidades sistêmicas no racismo estrutural. A inovação social, nos estudos do design, é percebida, principalmente, a partir dos atores envolvidos e suas demandas sociais. Mas como inovar se a área do design não compreender seu papel social, num país majoritariamente negro, e reconhecer a importância das presenças negras no protagismo da inovação? Reconhecemos no Afrofuturismo - movimento multicultural que propõe um retorno ao passado como forma de reinventar a história e recontá-la sob uma ótica decolonial – um caráter projetual que pode, orientado pelo design, promover inovação social, através da projeção de cenários futuros, e potencializar pessoas negras através da moda. Assim, o objetivo geral desta pesquisa consiste em explorar as potencialidades do Afrofuturismo como espaço de projetação de futuros negros potentes, aliado aos princípios do design estratégico, para ressignificar a moda sustentável. Apresentamos, para tanto, como metodologia um estudo de caso da marca LAB, criada pelo rapper Emicida e seu irmão, também músico, Evandro Fióti. Analisamos como a LAB promove descontinuidades sistêmicas no racismo estrutural, inspirada pela ancestralidade, o aquilombamento e o Afrofuturismo. A partir dessa análise, criamos um workshop para pessoas negras, dividido em uma etapa assíncrona, que contou com o desenvolvimento de uma Plataforma de Imersão Afrofuturista, e uma etapa síncrona, com um exercício projetual de imaginação por cenários a partir do Afrofuturismo. Acreditamosque possa haver uma moda decolonial sustentável, a partir do fortalecimento dos elementos identitários, com o reencontro da ancestralidade promovido pelo Afroturismo e, assim, a projetação de futuros negros inovadores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-19T14:03:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-19T14:03:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-09-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10578 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Design |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola da Indústria Criativa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10578/1/Carolina+Anchieta_.pdf http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10578/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
37b71d663d37943eb8476479a55bac6e 320e21f23402402ac4988605e1edd177 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801845061310218240 |