Modularização de produtos e customização em massa: evidências teórico-empíricas e proposição de um framework

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dupont, André Cardoso
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9961
Resumo: Esta tese trata da proposição de um Framework para analisar como a modularização de produto pode proporcionar a capacidade de Customização em Massa (CM), através do sistema de atividades da empresa, para obtenção da vantagem competitiva nas organizações. Para alcançar este objetivo, foi estudado e avaliado criticamente um conjunto de publicações que versam sobre o assunto, passando por elementos conceituais como: i) vantagem competitiva; ii) criação e apropriação de valor; iii) cadeia de valor, sistema de atividades e a curva da riqueza; iv) customização em massa; v) postergação; vi) customer order decoupling point (CODP); vii) modularização; e viii) relação entre os conceitos de customização em massa, modularização de produtos, postergação e CODP; e ix) interações entre modularização de produtos, sistema de atividades e customização em massa. Tendo por base este quadro conceitual, foi elaborada a proposição do framework que apresenta os elementos a serem considerados na obtenção de vantagem competitiva sustentável, a partir da capacidade de Customização em Massa. Este framework constitui-se em uma proposição acadêmica, uma vez que, a literatura indica uma falta de estudos mais detalhados e revisões sistemáticas abordando os caminhos através dos quais a modularização pode levar à obtenção de capacidade em CM e a maneira com a qual as empresas devem se organizar para tal. Da ótica empresarial, o trabalho proposto indica a importância do entendimento organizacional de todas as relações existentes e afetadas pela utilização das práticas de modularização na empresa e, como isso, implica em incentivar caminhos que levem à obtenção da vantagem em CM. Para a consolidação deste Framework, esta pesquisa valeu-se de dois estudos de caso. Um deles foi desenvolvido em uma empresa fabricante de caminhões com uma longa trajetória de modularização de produtos. Já o outro caso foi realizado em uma empresa fabricante de implementos rodoviários com um histórico recente de implantação da modularização dos produtos. Os extremos indicados pelo nível de maturidade do processo de modularização dos produtos dos casos estudados permitiram que as análises realizadas fornecessem evidências relevantes para sustentar que o Framework proposto apresenta consistência suficiente para ser considerado uma alternativa ao entendimento aprofundado da questão proposta pela tese.
id USIN_540f7c1a034ab956d4517beeedff4fb7
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/9961
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2021-07-22T20:37:37Z2021-07-22T20:37:37Z2021-06-24Submitted by Anna Barbara Alves Beraldine (annabarbara@unisinos.br) on 2021-07-22T20:37:37Z No. of bitstreams: 1 André Cardoso Dupont_.pdf: 3292839 bytes, checksum: ab79b88308ef6e3b5a6a8ca48c81ff6e (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-22T20:37:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 André Cardoso Dupont_.pdf: 3292839 bytes, checksum: ab79b88308ef6e3b5a6a8ca48c81ff6e (MD5) Previous issue date: 2021-06-24Esta tese trata da proposição de um Framework para analisar como a modularização de produto pode proporcionar a capacidade de Customização em Massa (CM), através do sistema de atividades da empresa, para obtenção da vantagem competitiva nas organizações. Para alcançar este objetivo, foi estudado e avaliado criticamente um conjunto de publicações que versam sobre o assunto, passando por elementos conceituais como: i) vantagem competitiva; ii) criação e apropriação de valor; iii) cadeia de valor, sistema de atividades e a curva da riqueza; iv) customização em massa; v) postergação; vi) customer order decoupling point (CODP); vii) modularização; e viii) relação entre os conceitos de customização em massa, modularização de produtos, postergação e CODP; e ix) interações entre modularização de produtos, sistema de atividades e customização em massa. Tendo por base este quadro conceitual, foi elaborada a proposição do framework que apresenta os elementos a serem considerados na obtenção de vantagem competitiva sustentável, a partir da capacidade de Customização em Massa. Este framework constitui-se em uma proposição acadêmica, uma vez que, a literatura indica uma falta de estudos mais detalhados e revisões sistemáticas abordando os caminhos através dos quais a modularização pode levar à obtenção de capacidade em CM e a maneira com a qual as empresas devem se organizar para tal. Da ótica empresarial, o trabalho proposto indica a importância do entendimento organizacional de todas as relações existentes e afetadas pela utilização das práticas de modularização na empresa e, como isso, implica em incentivar caminhos que levem à obtenção da vantagem em CM. Para a consolidação deste Framework, esta pesquisa valeu-se de dois estudos de caso. Um deles foi desenvolvido em uma empresa fabricante de caminhões com uma longa trajetória de modularização de produtos. Já o outro caso foi realizado em uma empresa fabricante de implementos rodoviários com um histórico recente de implantação da modularização dos produtos. Os extremos indicados pelo nível de maturidade do processo de modularização dos produtos dos casos estudados permitiram que as análises realizadas fornecessem evidências relevantes para sustentar que o Framework proposto apresenta consistência suficiente para ser considerado uma alternativa ao entendimento aprofundado da questão proposta pela tese.This thesis deals with the proposal of a Framework to analyze how the modularization of the product can provide the capacity of Mass Customization (MC), through the system of activities of the company, to obtain the competitive advantage in the organizations. To achieve this objective, a set of publications that deal with the subject was studied and critically evaluated, including conceptual elements such as: i) competitive advantage; ii) creation and appropriation of value; iii) value chain, activity system and the wealth curve; iv) mass customization; v) postponement; vi) customer order decoupling point (CODP); vii) modularization; and viii) relationship between the concepts of mass customization, product modularization, postponement and CODP; and ix) interactions between product modularization, activity system and mass customization. Based on this conceptual framework, the proposition of the framework was elaborated that presents the elements to be considered in obtaining sustainable competitive advantage, based on the capacity of Mass Customization. This framework constitutes an academic proposition, since, the literature indicates a lack of more detailed studies and systematic reviews addressing the ways in which modularization can lead to obtaining capacity in MC and the way in which companies they must organize for that. From the business point of view, the proposed work indicates the importance of organizational understanding of all existing relationships affected by the use of modularization practices in the company and, as a result, it implies encouraging paths that lead to obtaining the advantage in MC. For the consolidation of this Framework, this research used two case studies. One was developed in a truck manufacturer with a long history of product modularization. The other case, on the other hand, was carried out at a company that manufactures road implements with a recent history of implementing product modularization. The extremes indicated by the level of maturity of the modularization process of the products in the cases studied, allowed the analyzes carried out to provide relevant evidence to support that the proposed Framework has sufficient consistency to be considered an alternative to the in-depth understanding of the question proposed by the thesis.NenhumaDupont, André Cardosohttp://lattes.cnpq.br/6967694162886046http://lattes.cnpq.br/2828871234344046Antunes Júnior, José Antonio ValleUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e SistemasUnisinosBrasilEscola PolitécnicaModularização de produtos e customização em massa: evidências teórico-empíricas e proposição de um frameworkACCNPQ::Engenharias::Engenharia de ProduçãoModularização de produtosCustomização em massaVantagem competitivaApropriação de valorSistema de atividadesProduct modularizationMass customizationCompetitive advantageAppropriation of valueSystem of activitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9961info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALAndré Cardoso Dupont_.pdfAndré Cardoso Dupont_.pdfapplication/pdf3292839http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9961/1/Andr%C3%A9+Cardoso+Dupont_.pdfab79b88308ef6e3b5a6a8ca48c81ff6eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9961/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/99612021-07-22 17:38:12.393oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/9961Ck5PVEE6IENPTE9RVUUgQVFVSSBBIFNVQSBQUsOTUFJJQSBMSUNFTsOHQQoKRXN0YSBsaWNlbsOnYSBkZSBleGVtcGxvIMOpIGZvcm5lY2lkYSBhcGVuYXMgcGFyYSBmaW5zIGluZm9ybWF0aXZvcy4KCkxpY2Vuw6dhIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpDb20gYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgdm9jw6ogKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIMOgIApVbml2ZXJzaWRhZGUgZG8gVmFsZSBkbyBSaW8gZG9zIFNpbm9zIChVTklTSU5PUykgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSAKZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3VtbykgcG9yIHRvZG8gbyBtdW5kbyBubyBmb3JtYXRvIGltcHJlc3NvIGUgZWxldHLDtG5pY28gZSAKZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyAKcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgYSBzdWEgdGVzZSBvdSAKZGlzc2VydGHDp8OjbyBwYXJhIGZpbnMgZGUgc2VndXJhbsOnYSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IApjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogCmRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciDDoCBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgCm9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBkZSBwcm9wcmllZGFkZSBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSAKaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBURVNFIE9VIERJU1NFUlRBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgCkFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTyBRVUUgTsODTyBTRUpBIEEgU0lHTEEgREUgClVOSVZFUlNJREFERSwgVk9Dw4ogREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklTw4NPIENPTU8gClRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKQSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIApkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbywgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBhbMOpbSBkYXF1ZWxhcyAKY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2021-07-22T20:38:12Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modularização de produtos e customização em massa: evidências teórico-empíricas e proposição de um framework
title Modularização de produtos e customização em massa: evidências teórico-empíricas e proposição de um framework
spellingShingle Modularização de produtos e customização em massa: evidências teórico-empíricas e proposição de um framework
Dupont, André Cardoso
ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção
Modularização de produtos
Customização em massa
Vantagem competitiva
Apropriação de valor
Sistema de atividades
Product modularization
Mass customization
Competitive advantage
Appropriation of value
System of activities
title_short Modularização de produtos e customização em massa: evidências teórico-empíricas e proposição de um framework
title_full Modularização de produtos e customização em massa: evidências teórico-empíricas e proposição de um framework
title_fullStr Modularização de produtos e customização em massa: evidências teórico-empíricas e proposição de um framework
title_full_unstemmed Modularização de produtos e customização em massa: evidências teórico-empíricas e proposição de um framework
title_sort Modularização de produtos e customização em massa: evidências teórico-empíricas e proposição de um framework
author Dupont, André Cardoso
author_facet Dupont, André Cardoso
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6967694162886046
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2828871234344046
dc.contributor.author.fl_str_mv Dupont, André Cardoso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antunes Júnior, José Antonio Valle
contributor_str_mv Antunes Júnior, José Antonio Valle
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção
topic ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção
Modularização de produtos
Customização em massa
Vantagem competitiva
Apropriação de valor
Sistema de atividades
Product modularization
Mass customization
Competitive advantage
Appropriation of value
System of activities
dc.subject.por.fl_str_mv Modularização de produtos
Customização em massa
Vantagem competitiva
Apropriação de valor
Sistema de atividades
dc.subject.eng.fl_str_mv Product modularization
Mass customization
Competitive advantage
Appropriation of value
System of activities
description Esta tese trata da proposição de um Framework para analisar como a modularização de produto pode proporcionar a capacidade de Customização em Massa (CM), através do sistema de atividades da empresa, para obtenção da vantagem competitiva nas organizações. Para alcançar este objetivo, foi estudado e avaliado criticamente um conjunto de publicações que versam sobre o assunto, passando por elementos conceituais como: i) vantagem competitiva; ii) criação e apropriação de valor; iii) cadeia de valor, sistema de atividades e a curva da riqueza; iv) customização em massa; v) postergação; vi) customer order decoupling point (CODP); vii) modularização; e viii) relação entre os conceitos de customização em massa, modularização de produtos, postergação e CODP; e ix) interações entre modularização de produtos, sistema de atividades e customização em massa. Tendo por base este quadro conceitual, foi elaborada a proposição do framework que apresenta os elementos a serem considerados na obtenção de vantagem competitiva sustentável, a partir da capacidade de Customização em Massa. Este framework constitui-se em uma proposição acadêmica, uma vez que, a literatura indica uma falta de estudos mais detalhados e revisões sistemáticas abordando os caminhos através dos quais a modularização pode levar à obtenção de capacidade em CM e a maneira com a qual as empresas devem se organizar para tal. Da ótica empresarial, o trabalho proposto indica a importância do entendimento organizacional de todas as relações existentes e afetadas pela utilização das práticas de modularização na empresa e, como isso, implica em incentivar caminhos que levem à obtenção da vantagem em CM. Para a consolidação deste Framework, esta pesquisa valeu-se de dois estudos de caso. Um deles foi desenvolvido em uma empresa fabricante de caminhões com uma longa trajetória de modularização de produtos. Já o outro caso foi realizado em uma empresa fabricante de implementos rodoviários com um histórico recente de implantação da modularização dos produtos. Os extremos indicados pelo nível de maturidade do processo de modularização dos produtos dos casos estudados permitiram que as análises realizadas fornecessem evidências relevantes para sustentar que o Framework proposto apresenta consistência suficiente para ser considerado uma alternativa ao entendimento aprofundado da questão proposta pela tese.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-22T20:37:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-22T20:37:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9961
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola Politécnica
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9961/1/Andr%C3%A9+Cardoso+Dupont_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9961/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ab79b88308ef6e3b5a6a8ca48c81ff6e
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801845052200189952