Formação integral no ensino médio: dos documentos prescritivos à prática pedagógica em um Colégio Jesuíta de Fortaleza-CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Maria Auxiliadora Cavalcante Ventura
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9789
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo compreender as relações de aproximações e/ou distanciamentos entre os referenciais de formação integral de uma Escola Jesuíta, definidos nos documentos institucionais e a sua efetivação nos processos pedagógicos do espaço escolar. O problema que mobilizou o processo de investigação foi: quais aproximações e distanciamentos entre a prescrição dos documentos oficiais da Rede Jesuíta de Educação (RJE) e do Colégio Santo Inácio - Fortaleza-CE no que se refere à formação integral de estudantes e a efetivação na prática pedagógica do ensino médio no referido Colégio? Diante de um aprofundamento teórico sobre o conceito de formação integral, caracterizando-o mediante os documentos prescritivos da RJE, mais especificamente do Colégio Santo Inácio, Fortaleza-CE, identificou-se as aproximações e/ou distanciamentos entre o prescritivo e a prática pedagógica, no que se refere à formação integral do aluno de ensino médio, do referido colégio. Em termos teóricos junto com Freire (2000, 2018), Posada (2006) e Teixeira (1999) foram eleitos a partir da revisão de literatura, autores para a fundamentação teórica que trabalham com formação integral, educação integral, prática docente e educação jesuíta. Com relação aos aspectos metodológicos, foi realizado um estudo de caso e no que toca ao contato com o campo empírico, foi utilizada para a produção de dados a análise documental, o questionário e a entrevista. Nesse sentido, o estudo aponta que entre o prescrito e a prática pedagógica no Colégio Santo Inácio, a formação integral passa pela dimensão moral que se estabelece pela subjetividade dos aspectos espirituais e éticos que são desenvolvidos por práticas docentes e ensinam ao(a) aluno(a) valores a partir da escola e da família. Particularmente, com respeito à formação espiritual, a pesquisa apontou os aspectos institucionais, curriculares, pessoais e profissionais e de fundamentos didático-pedagógicos que a escola trabalha com os(as) alunos(as). A dimensão intelectual perpassa pela objetividade das práticas docentes que preparam os estudantes para a sua vida profissional e social englobando aspectos cognitivos da formação inicial e continuada dos(as) professores(as) e curriculares dos(as) alunos(as), sociais de desenvolvimento e consciência social do(a) aluno(a), estéticos de valorização das artes, contemplação e apreciação da beleza cultural e afetivos das relações escola-professor-alunos(as)- família. Por fim, a dimensão prática desdobra-se nos aspectos corporais, sociopolíticos e comunicativos em uma perspectiva de cuidado consigo, com o outro e com o mundo. A partir dos dados colhidos na pesquisa, as aproximações se deram diante do prescritivo dos documentos da RJE e suas relações com o Projeto PolíticoPedagógico (PPP) do Colégio Santo Inácio e os distanciamentos apontam para a necessidade de uma formação docente na perspectiva do desenvolvimento das dimensões integrais e a efetivação do que está proposto no PPP com relação à prática docente da escola investigada.
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spelling 2021-05-25T11:59:44Z2021-05-25T11:59:44Z2021-03-29Submitted by Anna Barbara Alves Beraldine (annabarbara@unisinos.br) on 2021-05-25T11:59:44Z No. of bitstreams: 1 Maria Auxiliadora Cavalcante Ventura Sá_.pdf: 1588980 bytes, checksum: c5c1c2353adbc1f5d11d75ba3ffdb897 (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-25T11:59:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Auxiliadora Cavalcante Ventura Sá_.pdf: 1588980 bytes, checksum: c5c1c2353adbc1f5d11d75ba3ffdb897 (MD5) Previous issue date: 2021-03-29Esta dissertação tem como objetivo compreender as relações de aproximações e/ou distanciamentos entre os referenciais de formação integral de uma Escola Jesuíta, definidos nos documentos institucionais e a sua efetivação nos processos pedagógicos do espaço escolar. O problema que mobilizou o processo de investigação foi: quais aproximações e distanciamentos entre a prescrição dos documentos oficiais da Rede Jesuíta de Educação (RJE) e do Colégio Santo Inácio - Fortaleza-CE no que se refere à formação integral de estudantes e a efetivação na prática pedagógica do ensino médio no referido Colégio? Diante de um aprofundamento teórico sobre o conceito de formação integral, caracterizando-o mediante os documentos prescritivos da RJE, mais especificamente do Colégio Santo Inácio, Fortaleza-CE, identificou-se as aproximações e/ou distanciamentos entre o prescritivo e a prática pedagógica, no que se refere à formação integral do aluno de ensino médio, do referido colégio. Em termos teóricos junto com Freire (2000, 2018), Posada (2006) e Teixeira (1999) foram eleitos a partir da revisão de literatura, autores para a fundamentação teórica que trabalham com formação integral, educação integral, prática docente e educação jesuíta. Com relação aos aspectos metodológicos, foi realizado um estudo de caso e no que toca ao contato com o campo empírico, foi utilizada para a produção de dados a análise documental, o questionário e a entrevista. Nesse sentido, o estudo aponta que entre o prescrito e a prática pedagógica no Colégio Santo Inácio, a formação integral passa pela dimensão moral que se estabelece pela subjetividade dos aspectos espirituais e éticos que são desenvolvidos por práticas docentes e ensinam ao(a) aluno(a) valores a partir da escola e da família. Particularmente, com respeito à formação espiritual, a pesquisa apontou os aspectos institucionais, curriculares, pessoais e profissionais e de fundamentos didático-pedagógicos que a escola trabalha com os(as) alunos(as). A dimensão intelectual perpassa pela objetividade das práticas docentes que preparam os estudantes para a sua vida profissional e social englobando aspectos cognitivos da formação inicial e continuada dos(as) professores(as) e curriculares dos(as) alunos(as), sociais de desenvolvimento e consciência social do(a) aluno(a), estéticos de valorização das artes, contemplação e apreciação da beleza cultural e afetivos das relações escola-professor-alunos(as)- família. Por fim, a dimensão prática desdobra-se nos aspectos corporais, sociopolíticos e comunicativos em uma perspectiva de cuidado consigo, com o outro e com o mundo. A partir dos dados colhidos na pesquisa, as aproximações se deram diante do prescritivo dos documentos da RJE e suas relações com o Projeto PolíticoPedagógico (PPP) do Colégio Santo Inácio e os distanciamentos apontam para a necessidade de uma formação docente na perspectiva do desenvolvimento das dimensões integrais e a efetivação do que está proposto no PPP com relação à prática docente da escola investigada.This thesis aims to understand the relations of approximations and / or distances between the references of integral formation of a Jesuit School, defined in the institutional documents and its effectiveness in the pedagogical processes in the school space. The problem that mobilized the investigation process was: what are the approximations and distances between the prescription of the official documents of the Jesuit Education Network (RJE) and Santo Inácio School - Fortaleza-CE with regard to the integral development of students and the effectiveness in high school pedagogical practice education at that School? Facing a theoretical deepening on the concept of integral education, characterizing it through the prescriptive documents of RJE, more specifically from Santo Inácio School, Fortaleza-CE, it was identified as approximations and / or distances between the prescribed and the pedagogical practice, with regard to the integral development of students and the effectiveness in high school pedagogical practice education at that school. In theoretical terms, Based on Freire (2000, 2018), Posada (2006) and Teixeira (1999) were chosen from the literature review, authors for the theoretical foundation that work with integral formation, integral education, teaching practice and Jesuit education. Due to the methodological aspects, a case study was carried out and related to the contact with the empirical field, it was used for the production of data for a documentary analysis, the questionnaire and an interview. In this sense, my study points out that between the prescribed and the pedagogical practice in the Santo Inácio School, the integral formation goes through the moral dimension that is processed by the subjectivity of the spiritual and ethical aspects that are developed by teaching practices and by teaching the students values from school and family. Particularly, rekated to spiritual formation, the survey pointed out the institutional, curricular, personal and professional aspects and didactic-pedagogical fundamentals that the school works with students. The intellectual dimension permeates the objectivity of teaching practices that prepare students for their professional and social life, encompassing cognitive aspects of the initial and continuing formation of the teachers and curricular of the students, social development and social awareness of the student aesthetics of valuing the arts, contemplation and appreciation of cultural and affective beauty of school-teacher-student-family relationships. Finally, practical dimension unfolds into the bodily, socio-political and communicative aspects in a perspective of the care of oneself, with the other and with the world. From the data collected in the research, the approximations were in the face of the prescriptive documents of the RJE and its relations with the Pedagogical Political Project (PPP) of Santo Inácio School and the distances point to the need of a teacher training from the perspective of the development of integral dimensions and the realization of what is proposed in the PPP in relation to the teaching practice of the investigated school.NenhumaSá, Maria Auxiliadora Cavalcante Venturahttp://lattes.cnpq.br/3175326702018667http://lattes.cnpq.br/2250864123409266Abba, Maria Julietahttp://lattes.cnpq.br/2495306840732131Streck, Danilo RomeuUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUnisinosBrasilEscola de HumanidadesFormação integral no ensino médio: dos documentos prescritivos à prática pedagógica em um Colégio Jesuíta de Fortaleza-CEACCNPQ::Ciências Humanas::EducaçãoEducação JesuítaFormação integralEnsino MédioPrática pedagógicaJesuit EducationIntegral formationHigh schoolPedagogical practiceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9789info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMaria Auxiliadora Cavalcante Ventura Sá_.pdfMaria Auxiliadora Cavalcante Ventura Sá_.pdfapplication/pdf1588980http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9789/1/Maria+Auxiliadora+Cavalcante+Ventura+S%C3%A1_.pdfc5c1c2353adbc1f5d11d75ba3ffdb897MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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