Aos leitores: as estratégias de autorreferencialidade no editorial de Veja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weschenfelder, Aline
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3618
Resumo: A pesquisa expõe estratégias autorreferencias investidas no editorial da revista Veja, que possibilitam a criação de vínculos de confiança e credibilidade com seu público. Descreve o perfil do jornalismo opinativo a partir da narração dos processos de produção das reportagens dando ênfase aos seus colaboradores, como repórteres e fotógrafos durante suas rotinas de trabalho. Para classificar os tipos de discursos enunciados pela seção examinada, os textos dividem-se em categorias. Após uma minuciosa análise quantitativa realizada sobre as edições do ano de 2009, elegeu-se a ?celebração profissional? como parâmetro da análise qualitativa. O estudo compara os editoriais enquanto ?Carta do Editor? e ?Carta ao Leitor?, apresenta suas características, e discorre sobre suas relações com outras seções da revista, como as imagens que acompanham os editoriais procurando comprovar o que está sendo dito em seus textos. A pesquisa identifica marcas autorreferenciais no discurso de Veja enquanto sujeito enunciador que, através da persuasão, e de forma implícita, instiga o leitor a render-se aos seus ditames.
id USIN_56a7220e738ed6f48e48793151f399f6
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/3618
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-05-21T15:57:17Z2015-05-21T15:57:17Z2011-03-17Submitted by Mariana Dornelles Vargas (marianadv) on 2015-05-21T15:57:17Z No. of bitstreams: 1 aos_leitores.pdf: 3089423 bytes, checksum: 9ed39a1573630d0515a016380d40eff0 (MD5)Made available in DSpace on 2015-05-21T15:57:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 aos_leitores.pdf: 3089423 bytes, checksum: 9ed39a1573630d0515a016380d40eff0 (MD5) Previous issue date: 2011A pesquisa expõe estratégias autorreferencias investidas no editorial da revista Veja, que possibilitam a criação de vínculos de confiança e credibilidade com seu público. Descreve o perfil do jornalismo opinativo a partir da narração dos processos de produção das reportagens dando ênfase aos seus colaboradores, como repórteres e fotógrafos durante suas rotinas de trabalho. Para classificar os tipos de discursos enunciados pela seção examinada, os textos dividem-se em categorias. Após uma minuciosa análise quantitativa realizada sobre as edições do ano de 2009, elegeu-se a ?celebração profissional? como parâmetro da análise qualitativa. O estudo compara os editoriais enquanto ?Carta do Editor? e ?Carta ao Leitor?, apresenta suas características, e discorre sobre suas relações com outras seções da revista, como as imagens que acompanham os editoriais procurando comprovar o que está sendo dito em seus textos. A pesquisa identifica marcas autorreferenciais no discurso de Veja enquanto sujeito enunciador que, através da persuasão, e de forma implícita, instiga o leitor a render-se aos seus ditames.The research seeks to study the self-referential strategies invested in the editorial of the magazine Veja that allow the creation of bonds of trust and credibility with your audience. Describes the profile of opinionated journalism from the recounting of stories of production processes with emphasis on its employees, as reporters andphotographers during their routine work. To classify the types of speeches declared by section examined, the texts are divided into categories. A detailed quantitative analysis performed on the issues of 2009, he was elected a "professional celebration" as a parameter for qualitative analysis. Compares the editorial "Letter from the Editor" and "Letter to the Reader" by presenting their characteristics, and talks are on their relationships with other sections of the magazine, as the images accompanying editorial looking to prove what is being said in their texts. Brands are identified in the self-referential of Veja discourses, characterized as enunciating subject who, through persuasion, and, implicitly encourages, the reader to surrender to its dictates.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorWeschenfelder, Alinehttp://lattes.cnpq.br/1155331518852826http://lattes.cnpq.br/8107590943446952Kuschick, Christa Liselote Berger RamosUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaAos leitores: as estratégias de autorreferencialidade no editorial de VejaACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoAutorreferencialidadeEditorialJornalismo opinativoRevista VejaSelf-referentialOpinionated journalismMagazine Vejainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3618info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALaos_leitores.pdfaos_leitores.pdfapplication/pdf3089423http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3618/1/aos_leitores.pdf9ed39a1573630d0515a016380d40eff0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3618/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/36182015-06-12 11:58:40.321oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-06-12T14:58:40Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aos leitores: as estratégias de autorreferencialidade no editorial de Veja
title Aos leitores: as estratégias de autorreferencialidade no editorial de Veja
spellingShingle Aos leitores: as estratégias de autorreferencialidade no editorial de Veja
Weschenfelder, Aline
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Autorreferencialidade
Editorial
Jornalismo opinativo
Revista Veja
Self-referential
Opinionated journalism
Magazine Veja
title_short Aos leitores: as estratégias de autorreferencialidade no editorial de Veja
title_full Aos leitores: as estratégias de autorreferencialidade no editorial de Veja
title_fullStr Aos leitores: as estratégias de autorreferencialidade no editorial de Veja
title_full_unstemmed Aos leitores: as estratégias de autorreferencialidade no editorial de Veja
title_sort Aos leitores: as estratégias de autorreferencialidade no editorial de Veja
author Weschenfelder, Aline
author_facet Weschenfelder, Aline
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1155331518852826
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8107590943446952
dc.contributor.author.fl_str_mv Weschenfelder, Aline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kuschick, Christa Liselote Berger Ramos
contributor_str_mv Kuschick, Christa Liselote Berger Ramos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Autorreferencialidade
Editorial
Jornalismo opinativo
Revista Veja
Self-referential
Opinionated journalism
Magazine Veja
dc.subject.por.fl_str_mv Autorreferencialidade
Editorial
Jornalismo opinativo
Revista Veja
dc.subject.eng.fl_str_mv Self-referential
Opinionated journalism
Magazine Veja
description A pesquisa expõe estratégias autorreferencias investidas no editorial da revista Veja, que possibilitam a criação de vínculos de confiança e credibilidade com seu público. Descreve o perfil do jornalismo opinativo a partir da narração dos processos de produção das reportagens dando ênfase aos seus colaboradores, como repórteres e fotógrafos durante suas rotinas de trabalho. Para classificar os tipos de discursos enunciados pela seção examinada, os textos dividem-se em categorias. Após uma minuciosa análise quantitativa realizada sobre as edições do ano de 2009, elegeu-se a ?celebração profissional? como parâmetro da análise qualitativa. O estudo compara os editoriais enquanto ?Carta do Editor? e ?Carta ao Leitor?, apresenta suas características, e discorre sobre suas relações com outras seções da revista, como as imagens que acompanham os editoriais procurando comprovar o que está sendo dito em seus textos. A pesquisa identifica marcas autorreferenciais no discurso de Veja enquanto sujeito enunciador que, através da persuasão, e de forma implícita, instiga o leitor a render-se aos seus ditames.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-21T15:57:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-05-21T15:57:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3618
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3618/1/aos_leitores.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3618/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ed39a1573630d0515a016380d40eff0
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844959266996224