Appraisals para o amor: um estudo sobre a relação das mulheres com os calçados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortega, Caroline Teixeira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6662
Resumo: Os calçados femininos exercem importante papel na vida das mulheres à medida que representam símbolos como poder, elegância e sensualidade. O amor declarado por calçados é comumente percebido na sociedade e pode ser compreendido como o resultado de um conjunto de experiências emocionais positivas vividas pelas mulheres. Dessa forma, o calçado é visto como pertencente a um sistema que engloba elementos que transcendem os aspectos físicos do produto. Sob o âmbito de sistema-produto, este estudo objetivou analisar as experiências femininas de dez mulheres de 20 a 53 anos com seus calçados declarados amados a partir de uma análise de appraisals. Esta análise foi realizada através de Análise de Conteúdo, que possibilitou relacionar dez categorias empíricas aos sete componentes do modelo componencial da Teoria dos Appraisals. Este estudo permite compreender os gatilhos emocionais que levaram as entrevistadas desta pesquisa a amarem seus sapatos. Contudo, também como resultado, este trabalho apresenta elementos que poderão contribuir aos designers para projetar calçados que possam vir a se tornar amados pelo público feminino. Dessa forma, esta pesquisa contribui para os estudos sobre calçados femininos e para a área de design emocional.
id USIN_5b68b828fdc8a81b7be9d249f25de1f5
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/6662
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2017-10-02T13:28:16Z2017-10-02T13:28:16Z2017-03-24Submitted by JOSIANE SANTOS DE OLIVEIRA (josianeso) on 2017-10-02T13:28:16Z No. of bitstreams: 1 Caroline Teixeira Ortega_.pdf: 915980 bytes, checksum: 9bda19ffbc0b4e1743cc4b67ea718cd5 (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-02T13:28:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Caroline Teixeira Ortega_.pdf: 915980 bytes, checksum: 9bda19ffbc0b4e1743cc4b67ea718cd5 (MD5) Previous issue date: 2017-03-24Os calçados femininos exercem importante papel na vida das mulheres à medida que representam símbolos como poder, elegância e sensualidade. O amor declarado por calçados é comumente percebido na sociedade e pode ser compreendido como o resultado de um conjunto de experiências emocionais positivas vividas pelas mulheres. Dessa forma, o calçado é visto como pertencente a um sistema que engloba elementos que transcendem os aspectos físicos do produto. Sob o âmbito de sistema-produto, este estudo objetivou analisar as experiências femininas de dez mulheres de 20 a 53 anos com seus calçados declarados amados a partir de uma análise de appraisals. Esta análise foi realizada através de Análise de Conteúdo, que possibilitou relacionar dez categorias empíricas aos sete componentes do modelo componencial da Teoria dos Appraisals. Este estudo permite compreender os gatilhos emocionais que levaram as entrevistadas desta pesquisa a amarem seus sapatos. Contudo, também como resultado, este trabalho apresenta elementos que poderão contribuir aos designers para projetar calçados que possam vir a se tornar amados pelo público feminino. Dessa forma, esta pesquisa contribui para os estudos sobre calçados femininos e para a área de design emocional.Female shoes have important role in women’s life as they represent symbols of power, elegance and sensuality. Shoes assumed love is commonly seen in our society and can be understood as a result of a set of positive emotional experiences lived by women. In this way, the shoe is perceived as belonging in a system that encompasses elements that transcend the physical aspects of the product. Under the product system scope, this study aimed to analyze experiences of ten women from 20 to 53 years old with their loved shoes from an Appraisals analysis. This analysis was made by content analysis, that enabled to conceive empiric categories which were related to seven appraisals components of Appraisals Theory. This study enable to understand the positive emotional triggers that resulted in the love by shoes. Thereby, as a result, this study relates elements which can contribute to designer to design shoes which can become loved shoes by women. Therefore, this research also contributes to women’s shoes studies and for emotional design area.NenhumaOrtega, Caroline Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/2349908105559365http://lattes.cnpq.br/6936566634445566Tonetto, Leandro MilettoUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em DesignUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaAppraisals para o amor: um estudo sobre a relação das mulheres com os calçadosACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho IndustrialAmor declarado por calçadosExperiências emocionais positivasTeoria dos AppraisalsShoes assumed lovePositive emotional experiencesAppraisals theoryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6662info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALCaroline Teixeira Ortega_.pdfCaroline Teixeira Ortega_.pdfapplication/pdf915980http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6662/1/Caroline+Teixeira+Ortega_.pdf9bda19ffbc0b4e1743cc4b67ea718cd5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6662/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/66622017-10-02 10:29:04.384oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2017-10-02T13:29:04Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Appraisals para o amor: um estudo sobre a relação das mulheres com os calçados
title Appraisals para o amor: um estudo sobre a relação das mulheres com os calçados
spellingShingle Appraisals para o amor: um estudo sobre a relação das mulheres com os calçados
Ortega, Caroline Teixeira
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
Amor declarado por calçados
Experiências emocionais positivas
Teoria dos Appraisals
Shoes assumed love
Positive emotional experiences
Appraisals theory
title_short Appraisals para o amor: um estudo sobre a relação das mulheres com os calçados
title_full Appraisals para o amor: um estudo sobre a relação das mulheres com os calçados
title_fullStr Appraisals para o amor: um estudo sobre a relação das mulheres com os calçados
title_full_unstemmed Appraisals para o amor: um estudo sobre a relação das mulheres com os calçados
title_sort Appraisals para o amor: um estudo sobre a relação das mulheres com os calçados
author Ortega, Caroline Teixeira
author_facet Ortega, Caroline Teixeira
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2349908105559365
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6936566634445566
dc.contributor.author.fl_str_mv Ortega, Caroline Teixeira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tonetto, Leandro Miletto
contributor_str_mv Tonetto, Leandro Miletto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
Amor declarado por calçados
Experiências emocionais positivas
Teoria dos Appraisals
Shoes assumed love
Positive emotional experiences
Appraisals theory
dc.subject.por.fl_str_mv Amor declarado por calçados
Experiências emocionais positivas
Teoria dos Appraisals
dc.subject.eng.fl_str_mv Shoes assumed love
Positive emotional experiences
Appraisals theory
description Os calçados femininos exercem importante papel na vida das mulheres à medida que representam símbolos como poder, elegância e sensualidade. O amor declarado por calçados é comumente percebido na sociedade e pode ser compreendido como o resultado de um conjunto de experiências emocionais positivas vividas pelas mulheres. Dessa forma, o calçado é visto como pertencente a um sistema que engloba elementos que transcendem os aspectos físicos do produto. Sob o âmbito de sistema-produto, este estudo objetivou analisar as experiências femininas de dez mulheres de 20 a 53 anos com seus calçados declarados amados a partir de uma análise de appraisals. Esta análise foi realizada através de Análise de Conteúdo, que possibilitou relacionar dez categorias empíricas aos sete componentes do modelo componencial da Teoria dos Appraisals. Este estudo permite compreender os gatilhos emocionais que levaram as entrevistadas desta pesquisa a amarem seus sapatos. Contudo, também como resultado, este trabalho apresenta elementos que poderão contribuir aos designers para projetar calçados que possam vir a se tornar amados pelo público feminino. Dessa forma, esta pesquisa contribui para os estudos sobre calçados femininos e para a área de design emocional.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-02T13:28:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-02T13:28:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6662
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6662/1/Caroline+Teixeira+Ortega_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6662/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9bda19ffbc0b4e1743cc4b67ea718cd5
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844933834833920