Aprender a viver com o outro: a residência estudantil e as redes de sociabilidade no IFRO Campus Colorado do Oeste/RO (1995-2020)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sasset, Rosane Salete
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11850
Resumo: Este estudo tem como objetivo circunscrever os processos de tecitura das redes de sociabilidade estabelecidas entre os alunos residentes do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e o modo como essas redes constituíram uma cultura escolar, com características agrícolas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Colorado do Oeste, no período compreendido entre os anos de 1995 a 2020. Em 1993, foi implantada a Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste (EAFCO) no município homônimo visando à formação de Técnicos em Agropecuária para levar conhecimento técnico aos produtores rurais que migraram para a região durante o Ciclo da Agricultura e em suas propriedades praticavam a agricultura familiar. A escola adotava o Sistema de Escola-Fazenda ancorado na tríade Educação x Trabalho x Produção e, nesse sistema, a residência estudantil foi fundamental para a formação dos estudantes e a manutenção da escola. A partir de 2008, com a incorporação da EAFCO ao IFRO Campus Colorado do Oeste o foco foi para o Ensino, Pesquisa e Extensão, porém o regime de residência estudantil continuou a existir. O convívio entre os estudantes residentes possibilitou que se estabelecessem o que denominamos, a partir de Simmel (1934), redes de sociabilidade. Essas redes ultrapassaram os limites da escola e cooperaram para a constituição de uma cultura escolar com características rurais/agrícolas. A pesquisa tem como aporte teórico os estudos acerca das instituições escolares e de práticas cotidianas e encontra-se na inter/transdisciplinaridade entre História Cultural, Sociologia e História da Educação. Para atingir os objetivos propostos, a metodologia centra-se na Análise Documental Histórica e na Entrevista Compreensiva. No processo de análise, foi possível entender de que forma se articulavam as ações orientadoras da escola. Verificou-se que, nos primeiros anos de funcionamento, as regras e normas impostas aos alunos faziam com que todos os ambientes fossem controlados e os estudantes se mantivessem ocupados durante o máximo de tempo possível, de tal forma que as relações de poder conservavam a ordem nos ambientes comuns a todos os estudantes e, também, naqueles destinados à residência estudantil. Conforme os estudantes foram integrando-se ao espaço, passaram a conhecer as estratégias instituídas e começaram a arquitetar táticas para burlar as regras. Na convivência entre Bagaços, Pés Quebrados e Veteranos havia uma hierarquia, entretanto esta também proporcionou uma aproximação entre eles, a partir do momento em que os ritos eram cumpridos. As práticas cotidianas, nos diferentes tempos e espaços da escola, além de estabelecer vínculos entre os estudantes, possibilitaram a tecitura de uma rede de sociabilidade que se fortaleceu a partir dos laços de amizade, das trocas de saberes, das conversas informais entre os moradores da residência... e tudo isso consolidou uma cultura escolar com fortes traços rurais/agrícolas.
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spelling 2022-08-19T13:15:52Z2022-08-19T13:15:52Z2022-05-26Submitted by Jeferson Carlos da Veiga Rodrigues (jveigar@unisinos.br) on 2022-08-19T13:15:52Z No. of bitstreams: 1 Rosane Salete Sasset_.pdf: 5122113 bytes, checksum: c61bbfbd025df8f4915cfaffafd6025a (MD5)Made available in DSpace on 2022-08-19T13:15:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosane Salete Sasset_.pdf: 5122113 bytes, checksum: c61bbfbd025df8f4915cfaffafd6025a (MD5) Previous issue date: 2022-05-26Este estudo tem como objetivo circunscrever os processos de tecitura das redes de sociabilidade estabelecidas entre os alunos residentes do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e o modo como essas redes constituíram uma cultura escolar, com características agrícolas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Colorado do Oeste, no período compreendido entre os anos de 1995 a 2020. Em 1993, foi implantada a Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste (EAFCO) no município homônimo visando à formação de Técnicos em Agropecuária para levar conhecimento técnico aos produtores rurais que migraram para a região durante o Ciclo da Agricultura e em suas propriedades praticavam a agricultura familiar. A escola adotava o Sistema de Escola-Fazenda ancorado na tríade Educação x Trabalho x Produção e, nesse sistema, a residência estudantil foi fundamental para a formação dos estudantes e a manutenção da escola. A partir de 2008, com a incorporação da EAFCO ao IFRO Campus Colorado do Oeste o foco foi para o Ensino, Pesquisa e Extensão, porém o regime de residência estudantil continuou a existir. O convívio entre os estudantes residentes possibilitou que se estabelecessem o que denominamos, a partir de Simmel (1934), redes de sociabilidade. Essas redes ultrapassaram os limites da escola e cooperaram para a constituição de uma cultura escolar com características rurais/agrícolas. A pesquisa tem como aporte teórico os estudos acerca das instituições escolares e de práticas cotidianas e encontra-se na inter/transdisciplinaridade entre História Cultural, Sociologia e História da Educação. Para atingir os objetivos propostos, a metodologia centra-se na Análise Documental Histórica e na Entrevista Compreensiva. No processo de análise, foi possível entender de que forma se articulavam as ações orientadoras da escola. Verificou-se que, nos primeiros anos de funcionamento, as regras e normas impostas aos alunos faziam com que todos os ambientes fossem controlados e os estudantes se mantivessem ocupados durante o máximo de tempo possível, de tal forma que as relações de poder conservavam a ordem nos ambientes comuns a todos os estudantes e, também, naqueles destinados à residência estudantil. Conforme os estudantes foram integrando-se ao espaço, passaram a conhecer as estratégias instituídas e começaram a arquitetar táticas para burlar as regras. Na convivência entre Bagaços, Pés Quebrados e Veteranos havia uma hierarquia, entretanto esta também proporcionou uma aproximação entre eles, a partir do momento em que os ritos eram cumpridos. As práticas cotidianas, nos diferentes tempos e espaços da escola, além de estabelecer vínculos entre os estudantes, possibilitaram a tecitura de uma rede de sociabilidade que se fortaleceu a partir dos laços de amizade, das trocas de saberes, das conversas informais entre os moradores da residência... e tudo isso consolidou uma cultura escolar com fortes traços rurais/agrícolas.This study aims to circumscribe the processes of weaving the networks of sociability established among the resident students of the Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio and the way in which these networks constituted a school culture, with agricultural characteristics, at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Colorado do Oeste, in the period between the years 1995 to 2020. In 1993, the Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste (EAFCO) was implemented in the homonymous municipality with the aim of training Agricultural Technicians to to bring technical knowledge to rural producers who migrated to the region during the Agriculture Cycle and practiced family farming on their properties. The school adopted the School-Farm System anchored in the Education x Work x Production triad and, in this system, the student residence was fundamental for the formation of the students and the maintenance of the school. From 2008, with the incorporation of EAFCO to the IFRO Campus Colorado do Oeste, the focus was on Teaching, Research and Extension, but the student residency regime continued to exist. The interaction between the resident students made it possible to establish what we call, after Simmel (1934), sociability networks. These networks went beyond the limits of the school and cooperated for the constitution of a school culture with rural/agricultural characteristics. The research has as theoretical support the studies about school institutions and everyday practices. It is found in the inter/transdisciplinarity between Cultural History, Sociology and History of Education. To achieve the proposed objectives, the methodology focuses on Historical Document Analysis and Comprehensive Interview. In the process of analysis, it was possible to understand how the guiding actions of the school were articulated. It was found that in the first years of operation, the rules and norms imposed on students meant that all environments were controlled and students were kept busy for as long as possible, in such a way that power relations-maintained order in the environments common to all students and, also, in those destined to the student residence. As the students were integrated into the space, they came to know the strategies instituted and began to devise tactics to circumvent the rules. In the coexistence between Bagaços, Pés Quebrados and Veteranos there was a hierarchy, however this also provided an approximation between them, from the moment the rites were performed. The daily practices, in the different times and spaces of the school, in addition to establishing bonds between the students, allowed the weaving of a sociability network that was strengthened from the bonds of friendship, the exchange of knowledge, informal conversations between the residents of the residence, all this consolidated a school culture with strong rural/agricultural traits.Este estudio tiene como objetivo circunscribir los procesos de trama de las redes de sociabilidad establecidas entre los estudiantes residentes del Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio y la forma en que estas redes constituyeron una cultura escolar, con características agropecuarias, en el Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Colorado do Oeste, en el período comprendido entre los años 1995 a 2020. En 1993, se implementó la Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste (EAFCO) en el municipio homónimo con el objetivo de capacitar a Técnicos em Agropecuária para llevar conocimientos técnicos a los productores rurales que migraron a la región durante el Ciclo Agrícola y practicaron la agricultura familiar en sus tierras. La escuela adoptó el Sistema Escuela-Hacienda anclado en la tríada Educación x Trabajo x Producción y, en ese sistema, la residencia estudiantil era fundamental para la formación de los alumnos y el mantenimiento de la escuela. A partir de 2008, con la incorporación de EAFCO al IFRO Campus Colorado do Oeste, el foco pasó a la Enseñanza, la Investigación y la Extensión, pero siguió existiendo el régimen de residencia de estudiantes. La interacción entre los alumnos residentes permitió establecer lo que llamamos, siguiendo a Simmel (1934), redes de sociabilidad. Estas redes traspasaron los límites de la escuela y cooperaron para la constitución de una cultura escolar con características rurales/agrícolas. La investigación tiene como soporte teórico los estudios sobre las instituciones escolares y las prácticas cotidianas y se encuentra en la inter/transdisciplinariedad entre Historia Cultural, Sociología e Historia de la Educación. Para lograr los objetivos propuestos, la metodología se enfoca en el Análisis Histórico Documental y la Entrevista Comprensiva. En el proceso de análisis, fue posible comprender cómo se articulaban las acciones orientadoras de la escuela. Se encontró que, en los primeros años de funcionamiento, las reglas y normas impuestas a los estudiantes hacían que todos los ambientes estuvieran controlados y los estudiantes se mantuvieran ocupados el mayor tiempo posible, de tal forma que las relaciones de poder mantuvieran el orden en los ambientes comunes a todos estudiantes y, también, en los destinados a la residencia de estudiantes. A medida que los estudiantes se integraron al espacio, conocieron las estrategias instituidas y comenzaron a idear tácticas para eludir las reglas. En la convivencia entre Bagaço, Pés Quebrados y Veteranos existía una jerarquía, sin embargo, esto también proporcionaba una aproximación entre ellos, desde el momento en que se realizaban los ritos. Las prácticas cotidianas, en los diferentes tiempos y espacios de la escuela, además de establecer vínculos entre los estudiantes, permitieron tejer una red de sociabilidad que se fortaleció a partir de los lazos de amistad, el intercambio de saberes, de conversaciones informales entre los vecinos de la residencia... y todo esto consolidó una cultura escolar con fuertes rasgos rurales/agrícolas.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/IFROSasset, Rosane Saletehttp://lattes.cnpq.br/5778944447849831http://lattes.cnpq.br/0388501284300091Grazziotin, Luciane Sgarbi SantosUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUnisinosBrasilEscola de HumanidadesAprender a viver com o outro: a residência estudantil e as redes de sociabilidade no IFRO Campus Colorado do Oeste/RO (1995-2020)ACCNPQ::Ciências Humanas::EducaçãoRede de sociabilidadeCultura escolarPráticas cotidianasResidência estudantilTécnico em agropecuáriaSociability networkSchool cultureEveryday practicesStudent residenceAgricultural technicianRed de sociabilidadCultura escolarPrácticas cotidianasResidencia de estudiantesTécnico em agropecuariainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11850info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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