Design para confiança: a experiência do usuário com o banco digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7002 |
Resumo: | Em razão das novas tecnologias desenvolvidas nos últimos anos, têm ocorrido mudanças no comportamento e na experiência de relacionamento de usuários com as instituições financeiras. Tecnologias recentes como aplicativos de smartphones, os quais oferecem os mesmos serviços disponíveis em uma agência física de bancos, poderão eliminar o relacionamento bancário pessoal nos próximos anos. Com isso, existe a possibilidade de o comportamento dos usuários frente a esses novos serviços do chamado “banco digital” despertar experiências que poderão influenciar na construção da confiança no relacionamento bancário. Dessa forma, considerando o design para a emoção uma área que estuda a projetação com o objetivo de provocar ou evitar determinadas emoções, foi realizada uma pesquisa para avaliar e compreender a construção da emoção confiança dos usuários no uso de canais digitais para relacionamento com as instituições financeiras. Para tanto, esse trabalho contextualizou o mercado bancário atual e a projeção de futuro, realizando o aprofundamento dos temas relacionados a emoções, design para emoções e uma teoria cognitiva utilizada pela área do design, a Teoria dos Appraisals, com o objetivo de entender como, a partir das avaliações de eventos e situações (appraisals), resulta na emoção confiança, a qual interfere no relacionamento dos consumidores com o banco digital a partir dos concerns (atitudes, crenças e padrões aprendidos) das pessoas. A pesquisa foi realizada a partir de um estudo qualitativo e exploratório, com a realização de entrevistas com 24 usuários de serviços financeiros bancários para identificação dos seus appraisals e concerns em relação à utilização dos bancos digitais, sendo os depoimentos analisados através da técnica de Análise de Conteúdo. O estudo possibilitou entender os gatilhos relacionados às emoções, que levam à formação da confiança para utilização dos canais digitais das instituições financeiras e, a partir deles, estabelecer diretrizes projetuais para atuação do designer. |
id |
USIN_5e8436c81b4d63478b5853f3dee72b82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/7002 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2018-04-19T16:22:55Z2018-04-19T16:22:55Z2018-02-28Submitted by JOSIANE SANTOS DE OLIVEIRA (josianeso) on 2018-04-19T16:22:55Z No. of bitstreams: 1 Rodrigo dos Santos_.pdf: 2477221 bytes, checksum: 00ecef06380f0ef6f0e3432985bc99ab (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-19T16:22:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rodrigo dos Santos_.pdf: 2477221 bytes, checksum: 00ecef06380f0ef6f0e3432985bc99ab (MD5) Previous issue date: 2018-02-28Em razão das novas tecnologias desenvolvidas nos últimos anos, têm ocorrido mudanças no comportamento e na experiência de relacionamento de usuários com as instituições financeiras. Tecnologias recentes como aplicativos de smartphones, os quais oferecem os mesmos serviços disponíveis em uma agência física de bancos, poderão eliminar o relacionamento bancário pessoal nos próximos anos. Com isso, existe a possibilidade de o comportamento dos usuários frente a esses novos serviços do chamado “banco digital” despertar experiências que poderão influenciar na construção da confiança no relacionamento bancário. Dessa forma, considerando o design para a emoção uma área que estuda a projetação com o objetivo de provocar ou evitar determinadas emoções, foi realizada uma pesquisa para avaliar e compreender a construção da emoção confiança dos usuários no uso de canais digitais para relacionamento com as instituições financeiras. Para tanto, esse trabalho contextualizou o mercado bancário atual e a projeção de futuro, realizando o aprofundamento dos temas relacionados a emoções, design para emoções e uma teoria cognitiva utilizada pela área do design, a Teoria dos Appraisals, com o objetivo de entender como, a partir das avaliações de eventos e situações (appraisals), resulta na emoção confiança, a qual interfere no relacionamento dos consumidores com o banco digital a partir dos concerns (atitudes, crenças e padrões aprendidos) das pessoas. A pesquisa foi realizada a partir de um estudo qualitativo e exploratório, com a realização de entrevistas com 24 usuários de serviços financeiros bancários para identificação dos seus appraisals e concerns em relação à utilização dos bancos digitais, sendo os depoimentos analisados através da técnica de Análise de Conteúdo. O estudo possibilitou entender os gatilhos relacionados às emoções, que levam à formação da confiança para utilização dos canais digitais das instituições financeiras e, a partir deles, estabelecer diretrizes projetuais para atuação do designer.Due to the new technologies developed in recent years, there have been changes in the behavior and experience of user relationships with financial institutions. Breakthrough technologies such as smartphone applications, which offer the same services available in a bank branches, could eliminate personal banking relationships in the coming years. With this, there is the possibility of the users' behavior with these new services of the so-called "digital bank", awaking experiences that may influence the construction of trust in the banking relationship. Thus, considering the design for emotion an area that studies projects with the purpose of provoking or avoiding certain emotions, a research was carried out to evaluate and understand the construction of users' trust in the use of digital channels for relationship with financial institutions. In order to do so, this work contextualized the current banking market and the future projection, realizing the deepening of themes related to emotions, design for emotions and a cognitive theory used by the area of design, Appraisals Theory, with the objective of understanding how, from appraisals of events and situations, results in the emotion of trust, which interferes in the relationship of consumers with the digital bank based on the concerns (attitudes, beliefs and learned patterns) of the people. The research was carried out based on a qualitative and exploratory study. Twenty-four interviews were carried out with users of banking financial services to identify their appraisals and concerns regarding the use of digital banks, and the comments was analyzed through the Content Analysis technique. The study turned possible to understand the triggers related to emotions, which lead to the formation of confidence to use the digital channels of financial institutions and, from them, to establish design guidelines for the designer's work.NenhumaSantos, Rodrigo doshttp://lattes.cnpq.br/2559321960116217http://lattes.cnpq.br/6936566634445566Tonetto, Leandro MilettoUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em DesignUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaDesign para confiança: a experiência do usuário com o banco digitalACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho IndustrialDesign emocionalTeoria dos AppraisalsExperiênciaTecnologiaBanco digitalDesign for emotionAppraisal TheoryUser experienceTechnologyDigital bankinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7002info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALRodrigo dos Santos_.pdfRodrigo dos Santos_.pdfapplication/pdf2477221http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7002/1/Rodrigo+dos+Santos_.pdf00ecef06380f0ef6f0e3432985bc99abMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7002/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/70022018-04-19 13:30:33.786oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2018-04-19T16:30:33Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Design para confiança: a experiência do usuário com o banco digital |
title |
Design para confiança: a experiência do usuário com o banco digital |
spellingShingle |
Design para confiança: a experiência do usuário com o banco digital Santos, Rodrigo dos ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial Design emocional Teoria dos Appraisals Experiência Tecnologia Banco digital Design for emotion Appraisal Theory User experience Technology Digital bank |
title_short |
Design para confiança: a experiência do usuário com o banco digital |
title_full |
Design para confiança: a experiência do usuário com o banco digital |
title_fullStr |
Design para confiança: a experiência do usuário com o banco digital |
title_full_unstemmed |
Design para confiança: a experiência do usuário com o banco digital |
title_sort |
Design para confiança: a experiência do usuário com o banco digital |
author |
Santos, Rodrigo dos |
author_facet |
Santos, Rodrigo dos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2559321960116217 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6936566634445566 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Rodrigo dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tonetto, Leandro Miletto |
contributor_str_mv |
Tonetto, Leandro Miletto |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial |
topic |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial Design emocional Teoria dos Appraisals Experiência Tecnologia Banco digital Design for emotion Appraisal Theory User experience Technology Digital bank |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design emocional Teoria dos Appraisals Experiência Tecnologia Banco digital |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Design for emotion Appraisal Theory User experience Technology Digital bank |
description |
Em razão das novas tecnologias desenvolvidas nos últimos anos, têm ocorrido mudanças no comportamento e na experiência de relacionamento de usuários com as instituições financeiras. Tecnologias recentes como aplicativos de smartphones, os quais oferecem os mesmos serviços disponíveis em uma agência física de bancos, poderão eliminar o relacionamento bancário pessoal nos próximos anos. Com isso, existe a possibilidade de o comportamento dos usuários frente a esses novos serviços do chamado “banco digital” despertar experiências que poderão influenciar na construção da confiança no relacionamento bancário. Dessa forma, considerando o design para a emoção uma área que estuda a projetação com o objetivo de provocar ou evitar determinadas emoções, foi realizada uma pesquisa para avaliar e compreender a construção da emoção confiança dos usuários no uso de canais digitais para relacionamento com as instituições financeiras. Para tanto, esse trabalho contextualizou o mercado bancário atual e a projeção de futuro, realizando o aprofundamento dos temas relacionados a emoções, design para emoções e uma teoria cognitiva utilizada pela área do design, a Teoria dos Appraisals, com o objetivo de entender como, a partir das avaliações de eventos e situações (appraisals), resulta na emoção confiança, a qual interfere no relacionamento dos consumidores com o banco digital a partir dos concerns (atitudes, crenças e padrões aprendidos) das pessoas. A pesquisa foi realizada a partir de um estudo qualitativo e exploratório, com a realização de entrevistas com 24 usuários de serviços financeiros bancários para identificação dos seus appraisals e concerns em relação à utilização dos bancos digitais, sendo os depoimentos analisados através da técnica de Análise de Conteúdo. O estudo possibilitou entender os gatilhos relacionados às emoções, que levam à formação da confiança para utilização dos canais digitais das instituições financeiras e, a partir deles, estabelecer diretrizes projetuais para atuação do designer. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-19T16:22:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-04-19T16:22:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-02-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7002 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Design |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola da Indústria Criativa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7002/1/Rodrigo+dos+Santos_.pdf http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7002/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
00ecef06380f0ef6f0e3432985bc99ab 320e21f23402402ac4988605e1edd177 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801845009031364608 |