Educação profissional técnica de nivel médio no contexto do paradigma de acumulação flexível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2076 |
Resumo: | Esta tese é resultado da pesquisa de doutorado, realizada no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). A investigação situa-se no campo de estudos Trabalho-Educação, tendo como foco a educação profissional técnica de nível médio. A pesquisa teve como objetivo geral discutir a educação profissional dos técnicos, através da revisão do conceito de qualificação profissional, considerando: o processo de formação profissional, o processo de aprendizagem que ocorre no trabalho e a convergência com as exigências decorrentes do modelo de acumulação flexível. Visou-se, portanto, conhecer o processo de constituição das competências dos profissionais técnicos, que contribuem para o ingresso e manutenção, no mercado de trabalho. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, cujos sujeitos são egressos do curso técnico em plásticos, da UNED Sapucaia do Sul (CEFET/RS), no período de 1999 a 2004, assim como professores e gestores da Escola. As informações foram cole |
id |
USIN_5fd2a42accc76b3a81ee67c3281041ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2076 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T21:16:00Z2015-03-04T21:16:00Z2008-02-26Made available in DSpace on 2015-03-04T21:16:00Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 26Esta tese é resultado da pesquisa de doutorado, realizada no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). A investigação situa-se no campo de estudos Trabalho-Educação, tendo como foco a educação profissional técnica de nível médio. A pesquisa teve como objetivo geral discutir a educação profissional dos técnicos, através da revisão do conceito de qualificação profissional, considerando: o processo de formação profissional, o processo de aprendizagem que ocorre no trabalho e a convergência com as exigências decorrentes do modelo de acumulação flexível. Visou-se, portanto, conhecer o processo de constituição das competências dos profissionais técnicos, que contribuem para o ingresso e manutenção, no mercado de trabalho. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, cujos sujeitos são egressos do curso técnico em plásticos, da UNED Sapucaia do Sul (CEFET/RS), no período de 1999 a 2004, assim como professores e gestores da Escola. As informações foram coleThis thesis is the result of the research of Doctorate on the program of Education Postgraduate at "Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS". The research carries out studies about Work-Education and focuses on the High-technical school and professional education. The general purpose of the research was to discuss the professional education of the technical course, through a review of the concept of professional qualification, considering: the process of professional formation, the learning process which happens during work and the convergence with decurrent requirements from the model of flexible accumulation. Therefore, it was focused the importance of knowing the process of the constitution of the technical professionals competences, which contribute for the ingression and maintenance at the work market. The study is about a Case with qualitative nature on which the subjects are the graduated students from the technical course, at UNED in Sapucaia do Sul (CEFET-RS) during the period of 1999-2004Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorSteffen, Euli Marlenehttp://lattes.cnpq.br/8754167523574927http://lattes.cnpq.br/3835786000876089Fischer, Maria Clara B.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesEducação profissional técnica de nivel médio no contexto do paradigma de acumulação flexívelCiências Humanasacumulação flexívelcompetênciasdualismo estruturalensino médioensino técnicoformação integralqualificaçãoeducação profissionalcompetenciesflexible accumulationintegral formationintegration high-technical schoolqualificationstructural dualismprofessional educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2076info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALeducacao profissional.pdfeducacao profissional.pdfapplication/pdf1024045http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2076/1/educacao+profissional.pdfbc275c906452a4dbe52026de72c9b62fMD51UNISINOS/20762015-03-10 11:36:52.588oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2076Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T14:36:52Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação profissional técnica de nivel médio no contexto do paradigma de acumulação flexível |
title |
Educação profissional técnica de nivel médio no contexto do paradigma de acumulação flexível |
spellingShingle |
Educação profissional técnica de nivel médio no contexto do paradigma de acumulação flexível Steffen, Euli Marlene Ciências Humanas acumulação flexível competências dualismo estrutural ensino médio ensino técnico formação integral qualificação educação profissional competencies flexible accumulation integral formation integration high-technical school qualification structural dualism professional education |
title_short |
Educação profissional técnica de nivel médio no contexto do paradigma de acumulação flexível |
title_full |
Educação profissional técnica de nivel médio no contexto do paradigma de acumulação flexível |
title_fullStr |
Educação profissional técnica de nivel médio no contexto do paradigma de acumulação flexível |
title_full_unstemmed |
Educação profissional técnica de nivel médio no contexto do paradigma de acumulação flexível |
title_sort |
Educação profissional técnica de nivel médio no contexto do paradigma de acumulação flexível |
author |
Steffen, Euli Marlene |
author_facet |
Steffen, Euli Marlene |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8754167523574927 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3835786000876089 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Steffen, Euli Marlene |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fischer, Maria Clara B. |
contributor_str_mv |
Fischer, Maria Clara B. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas acumulação flexível competências dualismo estrutural ensino médio ensino técnico formação integral qualificação educação profissional competencies flexible accumulation integral formation integration high-technical school qualification structural dualism professional education |
dc.subject.por.fl_str_mv |
acumulação flexível competências dualismo estrutural ensino médio ensino técnico formação integral qualificação educação profissional |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
competencies flexible accumulation integral formation integration high-technical school qualification structural dualism professional education |
description |
Esta tese é resultado da pesquisa de doutorado, realizada no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). A investigação situa-se no campo de estudos Trabalho-Educação, tendo como foco a educação profissional técnica de nível médio. A pesquisa teve como objetivo geral discutir a educação profissional dos técnicos, através da revisão do conceito de qualificação profissional, considerando: o processo de formação profissional, o processo de aprendizagem que ocorre no trabalho e a convergência com as exigências decorrentes do modelo de acumulação flexível. Visou-se, portanto, conhecer o processo de constituição das competências dos profissionais técnicos, que contribuem para o ingresso e manutenção, no mercado de trabalho. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, cujos sujeitos são egressos do curso técnico em plásticos, da UNED Sapucaia do Sul (CEFET/RS), no período de 1999 a 2004, assim como professores e gestores da Escola. As informações foram cole |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-02-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T21:16:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T21:16:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2076 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2076 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2076/1/educacao+profissional.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bc275c906452a4dbe52026de72c9b62f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844942159478784 |