Do ser genético ao ser afetivo: a ontologia do ser na mediação Waratiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tosi, Sandra Cristina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4798
Resumo: Esta pesquisa aborda o tema do homem como um ser que convive e compartilha de mundos diferentes, buscando suas preferências valorativas, seus gostos e suas aptidões. Em razão disso, necessita vincular-se afetivamente, ser reconhecido e valorizado, para que possa estar em harmonia com o outro e consigo mesmo. O amor, nesse contexto, traduz-se na diretriz de comunicação entre os seres, de modo que o direito de amar e de ser feliz se constitui em dever de compreender e estar com o outro, pois, somente assim, há a ruptura com a individualidade e com conceitos prévios. O conflito, a seu turno, é elemento inerente ao homem, que atua estimulando seu interesse e sua curiosidade, retirando-o de sua zona de conforto natural, para fornecer-lhe condições de promover mudanças individuais e sociais, pois, uma vez compreendido, o conflito tem o poder de se converter num instrumento de transformação de vida. É certo, porém, que no Estado Democrático de Direito, o conflito nascido da sociedade é regulado e tratado no Judiciário, onde é reduzido à figura do litígio, em que o Estado-Juiz aponta a lei ao caso concreto. Assim, diante da tentativa de agir sobre o conflito, ao invés de intervir sobre o sentimento das pessoas, o conflito nunca desaparece apenas se transforma. A presente pesquisa se propõe a buscar o tratamento alternativo para melhor lidar com os conflitos, analisando o modo tradicional de agir do Estado em confronto com o instituto da mediação como ética da alteridade. Por estas razões, será realizada uma releitura da mediação como forma ecológica de resolução de conflitos sociais e jurídicos, permitindo o reestabelecimento da comunicação entre as partes, sob a concepção Waratiana. A mediação é a arte de muito ouvir e pouco intervir. Justificase o estudo na necessidade de se obter uma visão contemporânea da ideia de justiça, investigando a efetividade do Direito e a aplicabilidade da mediação na prevenção e solução de conflitos através no consenso. O método utilizado é o fenomenológico como interpretação, para fazer uma reflexão sobre o ser humano e suas relações sociais conflitivas, e, também, analisar a problemática que surge diante deste modelo alternativo de justiça, fundamentado no consenso construído entre as partes através da comunicação. Na visão de Luis Alberto Warat, a mediação pode ser utilizada como instrumento de dissolução de conflitos em áreas diversas da sociedade, de conflitos familiares, passando pelas ciências humanas, até atingir os conflitos institucionais e comunitários em seus mais variados tipos. Para tanto, é necessária uma urgente modificação no sistema de soluções ou transformações de conflitos, de modo a desconstruir o senso comum teórico dos juristas, porquanto, mais que à decisão pura e fria, a solução do conflito deve apontar a uma melhor qualidade de vida das partes nele envolvido.
id USIN_68e5c74e6d54797ada01ab875b79dadf
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/4798
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-08-29T14:45:35Z2015-08-29T14:45:35Z2012-06-28Submitted by Nara Lays Domingues Viana Oliveira (naradv) on 2015-08-29T14:45:35Z No. of bitstreams: 1 sandra.pdf: 848797 bytes, checksum: 6ba5119aad24d5d46a0758287caa0ed4 (MD5)Made available in DSpace on 2015-08-29T14:45:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 sandra.pdf: 848797 bytes, checksum: 6ba5119aad24d5d46a0758287caa0ed4 (MD5) Previous issue date: 2012-06-28Esta pesquisa aborda o tema do homem como um ser que convive e compartilha de mundos diferentes, buscando suas preferências valorativas, seus gostos e suas aptidões. Em razão disso, necessita vincular-se afetivamente, ser reconhecido e valorizado, para que possa estar em harmonia com o outro e consigo mesmo. O amor, nesse contexto, traduz-se na diretriz de comunicação entre os seres, de modo que o direito de amar e de ser feliz se constitui em dever de compreender e estar com o outro, pois, somente assim, há a ruptura com a individualidade e com conceitos prévios. O conflito, a seu turno, é elemento inerente ao homem, que atua estimulando seu interesse e sua curiosidade, retirando-o de sua zona de conforto natural, para fornecer-lhe condições de promover mudanças individuais e sociais, pois, uma vez compreendido, o conflito tem o poder de se converter num instrumento de transformação de vida. É certo, porém, que no Estado Democrático de Direito, o conflito nascido da sociedade é regulado e tratado no Judiciário, onde é reduzido à figura do litígio, em que o Estado-Juiz aponta a lei ao caso concreto. Assim, diante da tentativa de agir sobre o conflito, ao invés de intervir sobre o sentimento das pessoas, o conflito nunca desaparece apenas se transforma. A presente pesquisa se propõe a buscar o tratamento alternativo para melhor lidar com os conflitos, analisando o modo tradicional de agir do Estado em confronto com o instituto da mediação como ética da alteridade. Por estas razões, será realizada uma releitura da mediação como forma ecológica de resolução de conflitos sociais e jurídicos, permitindo o reestabelecimento da comunicação entre as partes, sob a concepção Waratiana. A mediação é a arte de muito ouvir e pouco intervir. Justificase o estudo na necessidade de se obter uma visão contemporânea da ideia de justiça, investigando a efetividade do Direito e a aplicabilidade da mediação na prevenção e solução de conflitos através no consenso. O método utilizado é o fenomenológico como interpretação, para fazer uma reflexão sobre o ser humano e suas relações sociais conflitivas, e, também, analisar a problemática que surge diante deste modelo alternativo de justiça, fundamentado no consenso construído entre as partes através da comunicação. Na visão de Luis Alberto Warat, a mediação pode ser utilizada como instrumento de dissolução de conflitos em áreas diversas da sociedade, de conflitos familiares, passando pelas ciências humanas, até atingir os conflitos institucionais e comunitários em seus mais variados tipos. Para tanto, é necessária uma urgente modificação no sistema de soluções ou transformações de conflitos, de modo a desconstruir o senso comum teórico dos juristas, porquanto, mais que à decisão pura e fria, a solução do conflito deve apontar a uma melhor qualidade de vida das partes nele envolvido.This research addresses the theme of man as a being who lives and shares different worlds, looking for his evaluative preferences, his tastes and skills. As a result, he needs to link affectively, be recognised and valued, so he can be in harmony with each other and with himself. Love, in this context, reflects in the communication guideline between human beings, in a way that the right of loving and being happy means a duty to understand and be with each other, because, only in this way, there is a break with the individuality and preconceptions. The conflict is a human being inherent element, which acts by stimulating his interest and his curiosity, removing him from his natural comfort zone, to provide him conditions for promoting individual and social changes, because, once understood, the conflict has the power to become a life transformation instrument. It is true, however, that on a Democratic State of law, a conflict born of society is governed and treated in the Judiciary, where is reduced to a dispute figure, in which the State-Judge applies the law by case. Thus, before the attempt to act on the conflict, rather than act on people’s feelings, the conflict never disappears, just changes itself. This research proposes to find out a solution or alternative treatment for conflict resolution, analyzing the State traditional way of acting in confrontation with the mediation institute as an alterity ethics. For these reasons, it will be held a re-reading of mediation as an environmentally-friendly way of social and legal conflict resolution, allowing the communication re-establishment between opponents, under the Waratiana design. Mediation is the art of more listening than talking. This study is justified on the need of getting a contemporary vision of the Justice idea, investigating the Law effectiveness and the mediation applicability in preventing and resolving disputes through consensus. The method used is the phenomenological as interpretation, to make a reflection on the human being and its controversial social relations, and, also, analyze the problems that arises on this alternative model of justice based on consensus built among opponents through communication. In Luis Alberto Warat’s vision, mediation can be used as an instrument of conflict dissolution in different areas of society, from family conflict, through the humanities, until institutional and community conflicts in their most varied types. To achieve this, it is necessary an urgent change in the solutions or transformation conflict system, in order to deconstruct the Jurists theoretical common sense, because, more than the decision itself pure and cold, the conflict solution must achieve a better life quality for people in it involved.NenhumaTosi, Sandra Cristinahttp://lattes.cnpq.br/2724039795408613http://lattes.cnpq.br/4650999047027866Morais, Jose Luis Bolzan deUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em DireitoUnisinosBrasilEscola de DireitoDo ser genético ao ser afetivo: a ontologia do ser na mediação WaratianaACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::DireitoHomemAfetoConflitoConsensoMediaçãoManAffectionConflictConsensusMediationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4798info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALsandra.pdfsandra.pdfapplication/pdf848797http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4798/1/sandra.pdf6ba5119aad24d5d46a0758287caa0ed4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4798/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/47982015-08-29 11:48:10.036oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-08-29T14:48:10Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do ser genético ao ser afetivo: a ontologia do ser na mediação Waratiana
title Do ser genético ao ser afetivo: a ontologia do ser na mediação Waratiana
spellingShingle Do ser genético ao ser afetivo: a ontologia do ser na mediação Waratiana
Tosi, Sandra Cristina
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Direito
Homem
Afeto
Conflito
Consenso
Mediação
Man
Affection
Conflict
Consensus
Mediation
title_short Do ser genético ao ser afetivo: a ontologia do ser na mediação Waratiana
title_full Do ser genético ao ser afetivo: a ontologia do ser na mediação Waratiana
title_fullStr Do ser genético ao ser afetivo: a ontologia do ser na mediação Waratiana
title_full_unstemmed Do ser genético ao ser afetivo: a ontologia do ser na mediação Waratiana
title_sort Do ser genético ao ser afetivo: a ontologia do ser na mediação Waratiana
author Tosi, Sandra Cristina
author_facet Tosi, Sandra Cristina
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2724039795408613
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4650999047027866
dc.contributor.author.fl_str_mv Tosi, Sandra Cristina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Morais, Jose Luis Bolzan de
contributor_str_mv Morais, Jose Luis Bolzan de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Direito
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Direito
Homem
Afeto
Conflito
Consenso
Mediação
Man
Affection
Conflict
Consensus
Mediation
dc.subject.por.fl_str_mv Homem
Afeto
Conflito
Consenso
Mediação
dc.subject.eng.fl_str_mv Man
Affection
Conflict
Consensus
Mediation
description Esta pesquisa aborda o tema do homem como um ser que convive e compartilha de mundos diferentes, buscando suas preferências valorativas, seus gostos e suas aptidões. Em razão disso, necessita vincular-se afetivamente, ser reconhecido e valorizado, para que possa estar em harmonia com o outro e consigo mesmo. O amor, nesse contexto, traduz-se na diretriz de comunicação entre os seres, de modo que o direito de amar e de ser feliz se constitui em dever de compreender e estar com o outro, pois, somente assim, há a ruptura com a individualidade e com conceitos prévios. O conflito, a seu turno, é elemento inerente ao homem, que atua estimulando seu interesse e sua curiosidade, retirando-o de sua zona de conforto natural, para fornecer-lhe condições de promover mudanças individuais e sociais, pois, uma vez compreendido, o conflito tem o poder de se converter num instrumento de transformação de vida. É certo, porém, que no Estado Democrático de Direito, o conflito nascido da sociedade é regulado e tratado no Judiciário, onde é reduzido à figura do litígio, em que o Estado-Juiz aponta a lei ao caso concreto. Assim, diante da tentativa de agir sobre o conflito, ao invés de intervir sobre o sentimento das pessoas, o conflito nunca desaparece apenas se transforma. A presente pesquisa se propõe a buscar o tratamento alternativo para melhor lidar com os conflitos, analisando o modo tradicional de agir do Estado em confronto com o instituto da mediação como ética da alteridade. Por estas razões, será realizada uma releitura da mediação como forma ecológica de resolução de conflitos sociais e jurídicos, permitindo o reestabelecimento da comunicação entre as partes, sob a concepção Waratiana. A mediação é a arte de muito ouvir e pouco intervir. Justificase o estudo na necessidade de se obter uma visão contemporânea da ideia de justiça, investigando a efetividade do Direito e a aplicabilidade da mediação na prevenção e solução de conflitos através no consenso. O método utilizado é o fenomenológico como interpretação, para fazer uma reflexão sobre o ser humano e suas relações sociais conflitivas, e, também, analisar a problemática que surge diante deste modelo alternativo de justiça, fundamentado no consenso construído entre as partes através da comunicação. Na visão de Luis Alberto Warat, a mediação pode ser utilizada como instrumento de dissolução de conflitos em áreas diversas da sociedade, de conflitos familiares, passando pelas ciências humanas, até atingir os conflitos institucionais e comunitários em seus mais variados tipos. Para tanto, é necessária uma urgente modificação no sistema de soluções ou transformações de conflitos, de modo a desconstruir o senso comum teórico dos juristas, porquanto, mais que à decisão pura e fria, a solução do conflito deve apontar a uma melhor qualidade de vida das partes nele envolvido.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-06-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-29T14:45:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-08-29T14:45:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4798
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Direito
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Direito
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4798/1/sandra.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4798/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ba5119aad24d5d46a0758287caa0ed4
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797219950402732032