Decisão de alocação de produtos em empresas transnacionais: um caso na indústria de roadbuilding

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Carlos Eduardo Martins
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6358
Resumo: A busca por novos mercados, novas tecnologias e a redução dos custos são necessárias para que as empresas consigam sobreviver no cenário de globalização onde as mudanças são constantes. Este trabalho teve como objetivo identificar os critérios utilizados por empresas transnacionais para decisão de alocação de produtos em suas fábricas previamente instaladas, visando a maximização do desempenho econômico-financeiro global. Foi realizado um Estudo de Caso único com objetos incorporados em uma empresa transnacional da indústria de roadbuilding. Foram pesquisadas 3 fábricas localizadas no Brasil, China e Índia, além do headquarter localizado na Suíça. Verificou-se que a gestão da empresa é feita através de decisões seletivas que visam obter vantagens competitivas globais em termos de custos e receitas. Pode-se afirmar que os critérios relacionados à perspectiva econômica, são os mais relevantes no processo decisório de alocação de produtos em suas subsidiárias. A redução dos custos diretos e indiretos relacionados aos produtos, a redução dos custos logísticos e a sobreposição de barreiras tarifárias foram os critérios mais relevantes identificados durante esta pesquisa. Estes critérios indicam a necessidade da empresa de avaliar o custo final ao cliente, para o cálculo de suas margens. Portanto, indica-se o que foi chamado de “landed cost” como um elemento importante na decisão de alocação, sendo este influenciado pelos três principais critérios citados anteriormente. O acesso a manufaturas de baixo custo, acesso a habilidades e conhecimento e acesso ao mercado são critérios relevantes ao caso de decisão de alocação de produtos em plantas previamente existentes. Apresenta-se um modelo geral que leva em conta os inter-relacionamentos de uma Matriz Global de Produtos vs. Geografia vs. Planta de produção. A maximização da performance econômico financeira global se dá através de decisões equilibradas nas perspectivas - manufatura, econômica e ambiental, alinhada com o objetivo estratégico da alocação do produto.
id USIN_6b644e319e48eb1a81cf00d9664296ba
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/6358
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2017-06-20T11:56:48Z2017-06-20T11:56:48Z2017-05-26Submitted by JOSIANE SANTOS DE OLIVEIRA (josianeso) on 2017-06-20T11:56:48Z No. of bitstreams: 1 Carlos Eduardo Martins Machado_.pdf: 1371444 bytes, checksum: c6dbd9395f1c37af92e5c1fe24590ee7 (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-20T11:56:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carlos Eduardo Martins Machado_.pdf: 1371444 bytes, checksum: c6dbd9395f1c37af92e5c1fe24590ee7 (MD5) Previous issue date: 2017-05-26A busca por novos mercados, novas tecnologias e a redução dos custos são necessárias para que as empresas consigam sobreviver no cenário de globalização onde as mudanças são constantes. Este trabalho teve como objetivo identificar os critérios utilizados por empresas transnacionais para decisão de alocação de produtos em suas fábricas previamente instaladas, visando a maximização do desempenho econômico-financeiro global. Foi realizado um Estudo de Caso único com objetos incorporados em uma empresa transnacional da indústria de roadbuilding. Foram pesquisadas 3 fábricas localizadas no Brasil, China e Índia, além do headquarter localizado na Suíça. Verificou-se que a gestão da empresa é feita através de decisões seletivas que visam obter vantagens competitivas globais em termos de custos e receitas. Pode-se afirmar que os critérios relacionados à perspectiva econômica, são os mais relevantes no processo decisório de alocação de produtos em suas subsidiárias. A redução dos custos diretos e indiretos relacionados aos produtos, a redução dos custos logísticos e a sobreposição de barreiras tarifárias foram os critérios mais relevantes identificados durante esta pesquisa. Estes critérios indicam a necessidade da empresa de avaliar o custo final ao cliente, para o cálculo de suas margens. Portanto, indica-se o que foi chamado de “landed cost” como um elemento importante na decisão de alocação, sendo este influenciado pelos três principais critérios citados anteriormente. O acesso a manufaturas de baixo custo, acesso a habilidades e conhecimento e acesso ao mercado são critérios relevantes ao caso de decisão de alocação de produtos em plantas previamente existentes. Apresenta-se um modelo geral que leva em conta os inter-relacionamentos de uma Matriz Global de Produtos vs. Geografia vs. Planta de produção. A maximização da performance econômico financeira global se dá através de decisões equilibradas nas perspectivas - manufatura, econômica e ambiental, alinhada com o objetivo estratégico da alocação do produto.The search for new markets, new technologies and cost reductions are necessary for companies to survive in a globalized scenario where changes are constant. The target of this research was to identify the criteria used by transnational companies to decide about the product allocation in their factories, aiming to maximize global economic and financial performance. A Single Case Study was conducted with multiple unit of analysis (embedded design) in a transnational company in the roadbuilding industry. Three factories located in Brazil, China and India were surveyed, as well as the headquarter located in Switzerland. It was verified that the product allocation is made through selective decisions, which aims to obtain global competitive advantages in terms of costs and revenues. It can be affirmed that the criteria related to the economic perspective are the most relevant in the decision-making process of product allocation in its subsidiaries. The reduction of direct and indirect costs related to products, reduction of logistics costs and the overlapping of tariff barriers were the most relevant criteria identified during this research. These criteria indicate the needs of the company to evaluate the final cost for end-customer in order to calculate its margins. Therefore, what is called “landed cost” is indicated as an important element in the allocation decision, which is influenced by the three main criteria mentioned above. Access to low-cost manufacturing, access to skills and knowledge, and access to the market are relevant criteria to the product allocation decision in previously existing plants. It is presented a general model, which takes into account the relationships of a Global Product Matrix vs. Geography vs. Production plant. The maximization of global financial-economic performance is made through balanced decisions in the manufacturing, economic and environmental perspectives, aligned with the strategic objective of product allocation.NenhumaMachado, Carlos Eduardo Martinshttp://lattes.cnpq.br/5444570353439161http://lattes.cnpq.br/2828871234344046Antunes Júnior, José Antônio ValleUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e SistemasUnisinosBrasilEscola PolitécnicaDecisão de alocação de produtos em empresas transnacionais: um caso na indústria de roadbuildingACCNPQ::Engenharias::Engenharia de ProduçãoAlocação de produtosCritérios de decisãoTransnacionalInternacionalização de empresasProduct allocationDecision criteriaTransnationalInternationalizationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6358info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALCarlos Eduardo Martins Machado_.pdfCarlos Eduardo Martins Machado_.pdfapplication/pdf1371444http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6358/1/Carlos+Eduardo+Martins+Machado_.pdfc6dbd9395f1c37af92e5c1fe24590ee7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6358/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/63582017-06-20 08:57:43.339oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2017-06-20T11:57:43Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Decisão de alocação de produtos em empresas transnacionais: um caso na indústria de roadbuilding
title Decisão de alocação de produtos em empresas transnacionais: um caso na indústria de roadbuilding
spellingShingle Decisão de alocação de produtos em empresas transnacionais: um caso na indústria de roadbuilding
Machado, Carlos Eduardo Martins
ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção
Alocação de produtos
Critérios de decisão
Transnacional
Internacionalização de empresas
Product allocation
Decision criteria
Transnational
Internationalization
title_short Decisão de alocação de produtos em empresas transnacionais: um caso na indústria de roadbuilding
title_full Decisão de alocação de produtos em empresas transnacionais: um caso na indústria de roadbuilding
title_fullStr Decisão de alocação de produtos em empresas transnacionais: um caso na indústria de roadbuilding
title_full_unstemmed Decisão de alocação de produtos em empresas transnacionais: um caso na indústria de roadbuilding
title_sort Decisão de alocação de produtos em empresas transnacionais: um caso na indústria de roadbuilding
author Machado, Carlos Eduardo Martins
author_facet Machado, Carlos Eduardo Martins
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5444570353439161
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2828871234344046
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Carlos Eduardo Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antunes Júnior, José Antônio Valle
contributor_str_mv Antunes Júnior, José Antônio Valle
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção
topic ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção
Alocação de produtos
Critérios de decisão
Transnacional
Internacionalização de empresas
Product allocation
Decision criteria
Transnational
Internationalization
dc.subject.por.fl_str_mv Alocação de produtos
Critérios de decisão
Transnacional
Internacionalização de empresas
dc.subject.eng.fl_str_mv Product allocation
Decision criteria
Transnational
Internationalization
description A busca por novos mercados, novas tecnologias e a redução dos custos são necessárias para que as empresas consigam sobreviver no cenário de globalização onde as mudanças são constantes. Este trabalho teve como objetivo identificar os critérios utilizados por empresas transnacionais para decisão de alocação de produtos em suas fábricas previamente instaladas, visando a maximização do desempenho econômico-financeiro global. Foi realizado um Estudo de Caso único com objetos incorporados em uma empresa transnacional da indústria de roadbuilding. Foram pesquisadas 3 fábricas localizadas no Brasil, China e Índia, além do headquarter localizado na Suíça. Verificou-se que a gestão da empresa é feita através de decisões seletivas que visam obter vantagens competitivas globais em termos de custos e receitas. Pode-se afirmar que os critérios relacionados à perspectiva econômica, são os mais relevantes no processo decisório de alocação de produtos em suas subsidiárias. A redução dos custos diretos e indiretos relacionados aos produtos, a redução dos custos logísticos e a sobreposição de barreiras tarifárias foram os critérios mais relevantes identificados durante esta pesquisa. Estes critérios indicam a necessidade da empresa de avaliar o custo final ao cliente, para o cálculo de suas margens. Portanto, indica-se o que foi chamado de “landed cost” como um elemento importante na decisão de alocação, sendo este influenciado pelos três principais critérios citados anteriormente. O acesso a manufaturas de baixo custo, acesso a habilidades e conhecimento e acesso ao mercado são critérios relevantes ao caso de decisão de alocação de produtos em plantas previamente existentes. Apresenta-se um modelo geral que leva em conta os inter-relacionamentos de uma Matriz Global de Produtos vs. Geografia vs. Planta de produção. A maximização da performance econômico financeira global se dá através de decisões equilibradas nas perspectivas - manufatura, econômica e ambiental, alinhada com o objetivo estratégico da alocação do produto.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-20T11:56:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-06-20T11:56:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-05-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6358
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola Politécnica
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6358/1/Carlos+Eduardo+Martins+Machado_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6358/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c6dbd9395f1c37af92e5c1fe24590ee7
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844999165313024