A camiseta e a rua: processos internacionais entre sujeitos pelo vestir
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2647 |
Resumo: | A camiseta estampada expressa e representa a grande diversidade cultural exposta nas ruas, vestindo sujeitos que transitam pelo cenário vivo e dinâmico das cidades, produzindo diferentes sentidos, além de interações. Nesta investigação, a ênfase recai não apenas sobre a definição deste meio de comunicação, mas também sobre sua processualidade comunicativa, considerando-se que pode ser percebido e identificado junto à Comunicação Visual Urbana. Mesmo à margem dos muitos objetos estudados pelo campo da Comunicação, a camiseta estampada é marcada por um viés publicitário, no que diz respeito ao seu uso ou abordagem, sendo, ainda, atravessada por lógicas comunicacionais. Deste modo, a discussão aqui é empreendida a partir de uma perspectiva que envolve a interação social como ângulo principal, e o objeto empírico – camiseta estampada – enquanto fenômeno investigado. Sua observação é realizada a partir da utilização de métodos que se aproximam da Pesquisa Etnográfica, com ênfase e destaque para a Fotografia, consi |
id |
USIN_6c2875932364cf03cd3f861ca468f2b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2647 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-05T18:25:04Z2015-03-05T18:25:04Z2009-03-16Made available in DSpace on 2015-03-05T18:25:04Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 16A camiseta estampada expressa e representa a grande diversidade cultural exposta nas ruas, vestindo sujeitos que transitam pelo cenário vivo e dinâmico das cidades, produzindo diferentes sentidos, além de interações. Nesta investigação, a ênfase recai não apenas sobre a definição deste meio de comunicação, mas também sobre sua processualidade comunicativa, considerando-se que pode ser percebido e identificado junto à Comunicação Visual Urbana. Mesmo à margem dos muitos objetos estudados pelo campo da Comunicação, a camiseta estampada é marcada por um viés publicitário, no que diz respeito ao seu uso ou abordagem, sendo, ainda, atravessada por lógicas comunicacionais. Deste modo, a discussão aqui é empreendida a partir de uma perspectiva que envolve a interação social como ângulo principal, e o objeto empírico – camiseta estampada – enquanto fenômeno investigado. Sua observação é realizada a partir da utilização de métodos que se aproximam da Pesquisa Etnográfica, com ênfase e destaque para a Fotografia, consiThe printed t-shirt expresses and represents the great cultural diversity found on the streets, dressing individuals that walk around in the alive and dynamic scene of the cities, producing different meanings and interactions. In this research, the emphasis is not just on the definition of this medium, but also on its communicative process, considering that it can be perceived and identified at the Urban Visual Communication. Having a small part in the scope of many objects of study in the Area of Communication, the printed t-shirt is marked by an Advertising perspective, related to its use or approach, and also crossed mainly by logical communication. Therefore, this discussion is based on the perspective that involves the social interaction as its main angle, and the empirical object – the printed t-shirt – as the phenomenon investigated. Its observation is based on the use of methods that approaches related to the Ethnographic Research, with emphasis on the Photography, considered as an important Visual MeCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCalza, Márlon Ulianahttp://lattes.cnpq.br/0344627106609671Silveira, Fabrício Lopes daUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-graduação em Ciências da ComunicaçãoUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaA camiseta e a rua: processos internacionais entre sujeitos pelo vestirCiências Sociais Aplicadascomunicação visual urbanainteraçãocamiseta estampadainteractionurban visual communicationprinted t-shirtinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2647info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALCalzaMarlonUlianaComunicacao.pdfCalzaMarlonUlianaComunicacao.pdfapplication/pdf10017406http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2647/1/CalzaMarlonUlianaComunicacao.pdfa97582ab1428d099888ddd97f67d6c32MD51UNISINOS/26472015-03-18 14:59:33.747oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2647Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-18T17:59:33Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A camiseta e a rua: processos internacionais entre sujeitos pelo vestir |
title |
A camiseta e a rua: processos internacionais entre sujeitos pelo vestir |
spellingShingle |
A camiseta e a rua: processos internacionais entre sujeitos pelo vestir Calza, Márlon Uliana Ciências Sociais Aplicadas comunicação visual urbana interação camiseta estampada interaction urban visual communication printed t-shirt |
title_short |
A camiseta e a rua: processos internacionais entre sujeitos pelo vestir |
title_full |
A camiseta e a rua: processos internacionais entre sujeitos pelo vestir |
title_fullStr |
A camiseta e a rua: processos internacionais entre sujeitos pelo vestir |
title_full_unstemmed |
A camiseta e a rua: processos internacionais entre sujeitos pelo vestir |
title_sort |
A camiseta e a rua: processos internacionais entre sujeitos pelo vestir |
author |
Calza, Márlon Uliana |
author_facet |
Calza, Márlon Uliana |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0344627106609671 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calza, Márlon Uliana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silveira, Fabrício Lopes da |
contributor_str_mv |
Silveira, Fabrício Lopes da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas comunicação visual urbana interação camiseta estampada interaction urban visual communication printed t-shirt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação visual urbana interação camiseta estampada |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
interaction urban visual communication printed t-shirt |
description |
A camiseta estampada expressa e representa a grande diversidade cultural exposta nas ruas, vestindo sujeitos que transitam pelo cenário vivo e dinâmico das cidades, produzindo diferentes sentidos, além de interações. Nesta investigação, a ênfase recai não apenas sobre a definição deste meio de comunicação, mas também sobre sua processualidade comunicativa, considerando-se que pode ser percebido e identificado junto à Comunicação Visual Urbana. Mesmo à margem dos muitos objetos estudados pelo campo da Comunicação, a camiseta estampada é marcada por um viés publicitário, no que diz respeito ao seu uso ou abordagem, sendo, ainda, atravessada por lógicas comunicacionais. Deste modo, a discussão aqui é empreendida a partir de uma perspectiva que envolve a interação social como ângulo principal, e o objeto empírico – camiseta estampada – enquanto fenômeno investigado. Sua observação é realizada a partir da utilização de métodos que se aproximam da Pesquisa Etnográfica, com ênfase e destaque para a Fotografia, consi |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-03-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-05T18:25:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-05T18:25:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2647 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola da Indústria Criativa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2647/1/CalzaMarlonUlianaComunicacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a97582ab1428d099888ddd97f67d6c32 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844946266750976 |