PeLeP: um modelo de perfil de aprendiz orientado à aprendizagem ubíqua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Levis, Darci
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2249
Resumo: A computação ubíqua traz várias potencialidades para os processos de ensino e aprendizagem. Do ponto de vista educacional, o desfio é a criação de um ambiente de aprendizagem móvel que proporcione recursos apropriados para o aprendiz. No cenário da aprendizagem ubíqua, a criação de um Perfil de Aprendiz, que una suas localizações, interesses e informações referentes a seu estudo torna-se importante. A dissertação apresenta o PeLeP-Pervasive Learning Profile, queconsiste em um modelo de aprendiz voltado para sistemas de suporte à aprendizagem ubíqua. O objetivo do PeLeP-Pervasive é possibilitar que aplicações educacionais possam explorar o ensino e a aprendizagem ubíquos, baseando-se em um perfil organizado em categorias que contém informações da vida cotidiana do aprendiz. O perfil do aprendiz no PeLeP é refinado e enriquecido através de inferências. estas, são baseadas na mobilidade do aprendiz por contexto, pelas tarefas que ele executa nos mesmos dentro de um ambiente de computação ubíqua.
id USIN_6cf1097b93f698a3178407c4c10a4d63
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2249
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T13:59:41Z2015-03-05T13:59:41Z2007-02-22Made available in DSpace on 2015-03-05T13:59:41Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 22A computação ubíqua traz várias potencialidades para os processos de ensino e aprendizagem. Do ponto de vista educacional, o desfio é a criação de um ambiente de aprendizagem móvel que proporcione recursos apropriados para o aprendiz. No cenário da aprendizagem ubíqua, a criação de um Perfil de Aprendiz, que una suas localizações, interesses e informações referentes a seu estudo torna-se importante. A dissertação apresenta o PeLeP-Pervasive Learning Profile, queconsiste em um modelo de aprendiz voltado para sistemas de suporte à aprendizagem ubíqua. O objetivo do PeLeP-Pervasive é possibilitar que aplicações educacionais possam explorar o ensino e a aprendizagem ubíquos, baseando-se em um perfil organizado em categorias que contém informações da vida cotidiana do aprendiz. O perfil do aprendiz no PeLeP é refinado e enriquecido através de inferências. estas, são baseadas na mobilidade do aprendiz por contexto, pelas tarefas que ele executa nos mesmos dentro de um ambiente de computação ubíqua.The ubiquitous computing brings several potentialities for the processes of teaching and learning. Of the educational point of view, the callenge it is the creation of an environment of mobile learning that provides resources adapted for the learner. In the scenario of the learning ubiquitous, the creation of a Learner Profile, that unites yours locations, interests and referring information its study he/she becomes important. This dissertation presents PeLeP – Pervasive Learning Profile, which consists in a learner profile model oriented to ubiquitous learning systems. PeLeP aims to let applications explore ubiquitous education and learning through user profiles organized by categories containing information about that learner’s daily life. Learner profiles in PeLeP are defined and enriched through inferences. These inferences are based on several factors, such as learner’s mobility between contexts, and the tasks he executes in each of them while inside a ubiquitous computing environmentNenhumaLevis, Darcihttp://lattes.cnpq.br/8768153197150492http://lattes.cnpq.br/6754464380129137Barbosa, Jorge Luis VictoriaUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em Computação AplicadaUNISINOSBrasilEscola PolitécnicaPeLeP: um modelo de perfil de aprendiz orientado à aprendizagem ubíquaPeLeP pervaise learning profileCiências Exatas e da Terraaprendizagem ubíquacomputação ubíquacomputação móvellearning objectslearning stylesmobile computingubiquitous computerubiquitous learningubiquitous educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2249info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALpelep um modelo.pdfpelep um modelo.pdfapplication/pdf1937598http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2249/1/pelep+um+modelo.pdfe79ebaece1f5bd5f0aa9b47449dc94f5MD51UNISINOS/22492015-03-12 10:44:51.486oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2249Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-12T13:44:51Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv PeLeP: um modelo de perfil de aprendiz orientado à aprendizagem ubíqua
dc.title.en.fl_str_mv PeLeP pervaise learning profile
title PeLeP: um modelo de perfil de aprendiz orientado à aprendizagem ubíqua
spellingShingle PeLeP: um modelo de perfil de aprendiz orientado à aprendizagem ubíqua
Levis, Darci
Ciências Exatas e da Terra
aprendizagem ubíqua
computação ubíqua
computação móvel
learning objects
learning styles
mobile computing
ubiquitous computer
ubiquitous learning
ubiquitous education
title_short PeLeP: um modelo de perfil de aprendiz orientado à aprendizagem ubíqua
title_full PeLeP: um modelo de perfil de aprendiz orientado à aprendizagem ubíqua
title_fullStr PeLeP: um modelo de perfil de aprendiz orientado à aprendizagem ubíqua
title_full_unstemmed PeLeP: um modelo de perfil de aprendiz orientado à aprendizagem ubíqua
title_sort PeLeP: um modelo de perfil de aprendiz orientado à aprendizagem ubíqua
author Levis, Darci
author_facet Levis, Darci
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8768153197150492
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6754464380129137
dc.contributor.author.fl_str_mv Levis, Darci
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Jorge Luis Victoria
contributor_str_mv Barbosa, Jorge Luis Victoria
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Exatas e da Terra
topic Ciências Exatas e da Terra
aprendizagem ubíqua
computação ubíqua
computação móvel
learning objects
learning styles
mobile computing
ubiquitous computer
ubiquitous learning
ubiquitous education
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem ubíqua
computação ubíqua
computação móvel
dc.subject.eng.fl_str_mv learning objects
learning styles
mobile computing
ubiquitous computer
ubiquitous learning
ubiquitous education
description A computação ubíqua traz várias potencialidades para os processos de ensino e aprendizagem. Do ponto de vista educacional, o desfio é a criação de um ambiente de aprendizagem móvel que proporcione recursos apropriados para o aprendiz. No cenário da aprendizagem ubíqua, a criação de um Perfil de Aprendiz, que una suas localizações, interesses e informações referentes a seu estudo torna-se importante. A dissertação apresenta o PeLeP-Pervasive Learning Profile, queconsiste em um modelo de aprendiz voltado para sistemas de suporte à aprendizagem ubíqua. O objetivo do PeLeP-Pervasive é possibilitar que aplicações educacionais possam explorar o ensino e a aprendizagem ubíquos, baseando-se em um perfil organizado em categorias que contém informações da vida cotidiana do aprendiz. O perfil do aprendiz no PeLeP é refinado e enriquecido através de inferências. estas, são baseadas na mobilidade do aprendiz por contexto, pelas tarefas que ele executa nos mesmos dentro de um ambiente de computação ubíqua.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-02-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T13:59:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T13:59:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2249
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola Politécnica
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2249/1/pelep+um+modelo.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e79ebaece1f5bd5f0aa9b47449dc94f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844943687254016