Desafios para uma cidade ciclável: um exercício de design estratégico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7034 |
Resumo: | Na dimensão do design estratégico, o exercício de metaprojetar a construção de uma Cidade Ciclável pode contribuir para o desenvolvimento das cidades que apresentam um contexto frágil, se interpretada pela lógica da inovação social que gera valor. Neste sentido, compreende-se contexto frágil como um espaço onde há uma malha cicloviária que foi adaptada às faixas de circulação de carros e pedestres, sendo inserida de forma forçada e impositiva no espaço urbano. Desta forma, percebe-se a ausência parcial ou total de condições para que a mobilidade urbana por bicicleta obtenha êxito. Assim, estabeleceu-se como objetivo geral elaborar projetos de cenários para um contexto frágil de mobilidade ciclável. A pesquisa apresenta a noção de urbanidade e cultura urbana, conceitua territórios e cidades criativas, e as relacionam com a ideia de sentido e fluxo de pessoas. O design estratégico, com seus pilares e processos, aprofunda o exercício metaprojetual para inovação social, utilizando-se do processo de projeto por cenários para que esse venha a servir como campo fértil para as práticas e estratégias que impactam na construção de uma Cidade Ciclável. As escolhas metodológicas exploram a ideia de ciclo dos movimentos durante o percurso de pesquisa. O primeiro movimento caracteriza-se pela saída de campo. O segundo foca num workshop para projetar cenários. Por fim, estabelece-se a relação entre os resultados coletados no campo aos cenários projetados durante o workshop, e se ensaia uma proposta de um cenário que reúna os pontos relevantes destes processos de construção de uma Cidade Ciclável à luz do design. |
id |
USIN_6e5470c426cf499562c4f281abe67f3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/7034 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2018-05-07T12:50:58Z2018-05-07T12:50:58Z2018-03-23Submitted by JOSIANE SANTOS DE OLIVEIRA (josianeso) on 2018-05-07T12:50:58Z No. of bitstreams: 1 Ana Paula Silveira dos Santos_.pdf: 5861109 bytes, checksum: 9724f87d76ccc1e340dc5bdf66e06af2 (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-07T12:50:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Paula Silveira dos Santos_.pdf: 5861109 bytes, checksum: 9724f87d76ccc1e340dc5bdf66e06af2 (MD5) Previous issue date: 2018-03-23Na dimensão do design estratégico, o exercício de metaprojetar a construção de uma Cidade Ciclável pode contribuir para o desenvolvimento das cidades que apresentam um contexto frágil, se interpretada pela lógica da inovação social que gera valor. Neste sentido, compreende-se contexto frágil como um espaço onde há uma malha cicloviária que foi adaptada às faixas de circulação de carros e pedestres, sendo inserida de forma forçada e impositiva no espaço urbano. Desta forma, percebe-se a ausência parcial ou total de condições para que a mobilidade urbana por bicicleta obtenha êxito. Assim, estabeleceu-se como objetivo geral elaborar projetos de cenários para um contexto frágil de mobilidade ciclável. A pesquisa apresenta a noção de urbanidade e cultura urbana, conceitua territórios e cidades criativas, e as relacionam com a ideia de sentido e fluxo de pessoas. O design estratégico, com seus pilares e processos, aprofunda o exercício metaprojetual para inovação social, utilizando-se do processo de projeto por cenários para que esse venha a servir como campo fértil para as práticas e estratégias que impactam na construção de uma Cidade Ciclável. As escolhas metodológicas exploram a ideia de ciclo dos movimentos durante o percurso de pesquisa. O primeiro movimento caracteriza-se pela saída de campo. O segundo foca num workshop para projetar cenários. Por fim, estabelece-se a relação entre os resultados coletados no campo aos cenários projetados durante o workshop, e se ensaia uma proposta de um cenário que reúna os pontos relevantes destes processos de construção de uma Cidade Ciclável à luz do design.In Strategic Design, the exercise of using metadesign in order to project a Cyclable City can contribute towards the development of those cities whose transportation infrastructure is less than ideal, if this exercise is viewed through the lens of value-generating social innovation. In this particular context, a ‘less than ideal transportation infrastructure’ means an urban space in which there is a cycling network which has been adapted to the existing automobile and pedestrian traffic infrastructure, in a manner that is unnatural and/or imposing, causing the possibilities of success of any urban cycling strategies to range from very scarce to completely absent. Therefore, the aim of this paper is to envisage imaginary scenarios for a city whose transportation infrastructure is of the aforementioned type. The research includes the notions of urbanity and urban culture, it explains the concepts of territories and of creative cities and connects these ideas with those of direction and flow of people. By means of its pillars and its processes, Strategic Design delves deep into the exercise of applying metadesign for social innovation. It utilizes the method of project by scenarios so that the process can become a fertile ground for practices and strategies which could shape the building of a Cyclable City. Methodologically, this research is divided into three distinct phases. The first stage comprises a field study. The second part focuses on a workshop with the aim of projecting scenarios. On the third and last stage, a connection is established between the data collected in the field and the scenarios projected during the workshop. Finally, the author proposes a scenario which combines the most relevant points raised by means of these different methods and processes for the creation of a Cyclable City.NenhumaSantos, Ana Paula Silveira doshttp://lattes.cnpq.br/0857694558753329http://lattes.cnpq.br/6519799563088833Bentz, Ione Maria GhisleneUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em DesignUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaDesafios para uma cidade ciclável: um exercício de design estratégicoACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho IndustrialDesign estratégicoCidade ciclávelProcessos metaprojetuaisProjeto por cenáriosStrategic designCyclable cityMetadesign processProject by scenariosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7034info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALAna Paula Silveira dos Santos_.pdfAna Paula Silveira dos Santos_.pdfapplication/pdf5861109http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7034/1/Ana+Paula+Silveira+dos+Santos_.pdf9724f87d76ccc1e340dc5bdf66e06af2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7034/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/70342018-05-07 09:53:31.003oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2018-05-07T12:53:31Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desafios para uma cidade ciclável: um exercício de design estratégico |
title |
Desafios para uma cidade ciclável: um exercício de design estratégico |
spellingShingle |
Desafios para uma cidade ciclável: um exercício de design estratégico Santos, Ana Paula Silveira dos ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial Design estratégico Cidade ciclável Processos metaprojetuais Projeto por cenários Strategic design Cyclable city Metadesign process Project by scenarios |
title_short |
Desafios para uma cidade ciclável: um exercício de design estratégico |
title_full |
Desafios para uma cidade ciclável: um exercício de design estratégico |
title_fullStr |
Desafios para uma cidade ciclável: um exercício de design estratégico |
title_full_unstemmed |
Desafios para uma cidade ciclável: um exercício de design estratégico |
title_sort |
Desafios para uma cidade ciclável: um exercício de design estratégico |
author |
Santos, Ana Paula Silveira dos |
author_facet |
Santos, Ana Paula Silveira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0857694558753329 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6519799563088833 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Paula Silveira dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bentz, Ione Maria Ghislene |
contributor_str_mv |
Bentz, Ione Maria Ghislene |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial |
topic |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial Design estratégico Cidade ciclável Processos metaprojetuais Projeto por cenários Strategic design Cyclable city Metadesign process Project by scenarios |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design estratégico Cidade ciclável Processos metaprojetuais Projeto por cenários |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Strategic design Cyclable city Metadesign process Project by scenarios |
description |
Na dimensão do design estratégico, o exercício de metaprojetar a construção de uma Cidade Ciclável pode contribuir para o desenvolvimento das cidades que apresentam um contexto frágil, se interpretada pela lógica da inovação social que gera valor. Neste sentido, compreende-se contexto frágil como um espaço onde há uma malha cicloviária que foi adaptada às faixas de circulação de carros e pedestres, sendo inserida de forma forçada e impositiva no espaço urbano. Desta forma, percebe-se a ausência parcial ou total de condições para que a mobilidade urbana por bicicleta obtenha êxito. Assim, estabeleceu-se como objetivo geral elaborar projetos de cenários para um contexto frágil de mobilidade ciclável. A pesquisa apresenta a noção de urbanidade e cultura urbana, conceitua territórios e cidades criativas, e as relacionam com a ideia de sentido e fluxo de pessoas. O design estratégico, com seus pilares e processos, aprofunda o exercício metaprojetual para inovação social, utilizando-se do processo de projeto por cenários para que esse venha a servir como campo fértil para as práticas e estratégias que impactam na construção de uma Cidade Ciclável. As escolhas metodológicas exploram a ideia de ciclo dos movimentos durante o percurso de pesquisa. O primeiro movimento caracteriza-se pela saída de campo. O segundo foca num workshop para projetar cenários. Por fim, estabelece-se a relação entre os resultados coletados no campo aos cenários projetados durante o workshop, e se ensaia uma proposta de um cenário que reúna os pontos relevantes destes processos de construção de uma Cidade Ciclável à luz do design. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-07T12:50:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-05-07T12:50:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-03-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7034 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Design |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola da Indústria Criativa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7034/1/Ana+Paula+Silveira+dos+Santos_.pdf http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7034/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9724f87d76ccc1e340dc5bdf66e06af2 320e21f23402402ac4988605e1edd177 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844933927108608 |