Acontecimentos do cinema brasileiro contemporâneo: Amarelo Manga, Carandiru, Última Parada 174

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Recart, Juliana Santos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3069
Resumo: Esta pesquisa tem como premissa que todos os objetos engendrados em meios audiovisuais são construções; criações de uma mente que os imagina e os faz nascer a partir de um conjunto de procedimentos técnicos. Em nossa perspectiva teórico-metodológica, chamamos esses objetos de ethicidades audiovisuais. O Cinema nacional, em seu amplo território de significações, oferta uma multiplicidade de sentidos identitários, que comparecem para formar a moldura?ethicidade Cinema Brasileiro. Ao trazer filmes do cinema nacional para o campo das análises, busquei demonstrar como foram agenciados certos sentidos a partir das molduras e molduracões praticadas pelos diretores. O corpus da pesquisa é constituído por três obras contemporâneas: Amarelo Manga (Cláudio Assis/2003), Carandiru (Hector Babenco/2003), e Última Parada 174 (Bruno Barreto/2008). Estes filmes, para além de classificações, introduzem sentidos no mundo, comunicam pensamentos inseparáveis da ambiência em que são produzidos, e alimentam o imaginário através da realidade conceituada. Assumo a perspectiva de pensar estes sentidos como o próprio acontecimento cinematográfico.
id USIN_73c5dd80ab5bdc10c8f564fe42c6c21f
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/3069
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-20T17:45:17Z2015-03-20T17:45:17Z2011-03-21Submitted by Mariana Dornelles Vargas (marianadv) on 2015-03-20T17:45:17Z No. of bitstreams: 1 acontecimentos_cinema.pdf: 11549078 bytes, checksum: 72a6c9850f3a619ad1069417c3e54fec (MD5)Made available in DSpace on 2015-03-20T17:45:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 acontecimentos_cinema.pdf: 11549078 bytes, checksum: 72a6c9850f3a619ad1069417c3e54fec (MD5) Previous issue date: 2011-03-21Esta pesquisa tem como premissa que todos os objetos engendrados em meios audiovisuais são construções; criações de uma mente que os imagina e os faz nascer a partir de um conjunto de procedimentos técnicos. Em nossa perspectiva teórico-metodológica, chamamos esses objetos de ethicidades audiovisuais. O Cinema nacional, em seu amplo território de significações, oferta uma multiplicidade de sentidos identitários, que comparecem para formar a moldura?ethicidade Cinema Brasileiro. Ao trazer filmes do cinema nacional para o campo das análises, busquei demonstrar como foram agenciados certos sentidos a partir das molduras e molduracões praticadas pelos diretores. O corpus da pesquisa é constituído por três obras contemporâneas: Amarelo Manga (Cláudio Assis/2003), Carandiru (Hector Babenco/2003), e Última Parada 174 (Bruno Barreto/2008). Estes filmes, para além de classificações, introduzem sentidos no mundo, comunicam pensamentos inseparáveis da ambiência em que são produzidos, e alimentam o imaginário através da realidade conceituada. Assumo a perspectiva de pensar estes sentidos como o próprio acontecimento cinematográfico.It is assumed in this research the principal that all objects situated within the audiovisual are manufactured; they are imaginary creations in which are formed from an aggregation of technical procedures. These objects are called, in this research, of audiovisual ethicities. Considering its vast territory, the national cinema presents a variety of identities, which are merged to form the Brazilian Cinema. While analyzing the national cinema, I hoped to demonstrate how certain senses were framed from practices executed by the directors. The research's empirical object is constituted of three contemporary pieces: Amarelo Manga (Cláudio Assis/2003), Carandiru (Hector Babenco/2003), and Última Parada 174 (Bruno Barreto/2008). These films, independently of classifications, introduce senses to the world, are able to communicate indivisible thoughts about the ambience in which they were produced, and nourish the imaginary through its conceptual reality. I recognize such senses as the cinematographic events.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorRecart, Juliana Santoshttp://lattes.cnpq.br/4015964334954517http://lattes.cnpq.br/8987400261712739Kilpp, SuzanaUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaAcontecimentos do cinema brasileiro contemporâneo: Amarelo Manga, Carandiru, Última Parada 174ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoAcontecimentoSentidoCinema brasileiroCinematographic eventSenseBrazilian cinemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3069info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALacontecimentos_cinema.pdfacontecimentos_cinema.pdfapplication/pdf11549078http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3069/1/acontecimentos_cinema.pdf72a6c9850f3a619ad1069417c3e54fecMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82097http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3069/2/license.txt30aee977a52392c99464e4663dd115a2MD52UNISINOS/30692015-03-23 12:53:43.883oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/3069Tk9UQTogQ09MT1FVRSBBUVVJIEEgU1VBIFBSP1BSSUEgTElDRU4/QQpFc3RhIGxpY2VuP2EgZGUgZXhlbXBsbyA/IGZvcm5lY2lkYSBhcGVuYXMgcGFyYSBmaW5zIGluZm9ybWF0aXZvcy4KCkxJQ0VOP0EgREUgRElTVFJJQlVJPz9PIE4/Ty1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YT8/byBkZXN0YSBsaWNlbj9hLCB2b2M/IChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSA/IApVbml2ZXJzaWRhZGUgZG8gVmFsZSBkbyBSaW8gZG9zIFNpbm9zIChVTklTSU5PUykgbyBkaXJlaXRvIG4/by1leGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgIHRyYWR1emlyIChjb25mb3JtZSBkZWZpbmlkbyBhYmFpeG8pLCBlL291IApkaXN0cmlidWlyIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGE/P28gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3VtbykgcG9yIHRvZG8gbyBtdW5kbyBubyBmb3JtYXRvIGltcHJlc3NvIGUgZWxldHI/bmljbyBlIAplbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8gb3MgZm9ybWF0b3MgP3VkaW8gb3Ugdj9kZW8uCgpWb2M/IGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlP2RvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhPz9vIApwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmE/P28uCgpWb2M/IHRhbWI/bSBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgYz9waWEgYSBzdWEgdGVzZSBvdSAKZGlzc2VydGE/P28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW4/YSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZhPz9vLgoKVm9jPyBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhPz9vID8gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jPyB0ZW0gbyBwb2RlciBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyAKbmVzdGEgbGljZW4/YS4gVm9jPyB0YW1iP20gZGVjbGFyYSBxdWUgbyBkZXA/c2l0byBkYSBzdWEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YT8/byBuP28sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSAKY29uaGVjaW1lbnRvLCBpbmZyaW5nZSBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkZSBuaW5ndT9tLgoKQ2FzbyBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhPz9vIGNvbnRlbmhhIG1hdGVyaWFsIHF1ZSB2b2M/IG4/byBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2M/IApkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzP28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciA/IFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSAKb3MgZGlyZWl0b3MgYXByZXNlbnRhZG9zIG5lc3RhIGxpY2VuP2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdD8gY2xhcmFtZW50ZSAKaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGU/ZG8gZGEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YT8/byBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBURVNFIE9VIERJU1NFUlRBPz9PIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQz9OSU8gT1UgCkFQT0lPIERFIFVNQSBBRz9OQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PIFFVRSBOP08gU0VKQSBBIFNJR0xBIERFIApVTklWRVJTSURBREUsIFZPQz8gREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklTP08gQ09NTyAKVEFNQj9NIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0E/P0VTIEVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpBIFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lIChzKSBvdSBvKHMpIG5vbWUocykgZG8ocykgCmRldGVudG9yKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YT8/bywgZSBuP28gZmFyPyBxdWFscXVlciBhbHRlcmE/P28sIGFsP20gZGFxdWVsYXMgCmNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW4/YS4KBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-23T15:53:43Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Acontecimentos do cinema brasileiro contemporâneo: Amarelo Manga, Carandiru, Última Parada 174
title Acontecimentos do cinema brasileiro contemporâneo: Amarelo Manga, Carandiru, Última Parada 174
spellingShingle Acontecimentos do cinema brasileiro contemporâneo: Amarelo Manga, Carandiru, Última Parada 174
Recart, Juliana Santos
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Acontecimento
Sentido
Cinema brasileiro
Cinematographic event
Sense
Brazilian cinema
title_short Acontecimentos do cinema brasileiro contemporâneo: Amarelo Manga, Carandiru, Última Parada 174
title_full Acontecimentos do cinema brasileiro contemporâneo: Amarelo Manga, Carandiru, Última Parada 174
title_fullStr Acontecimentos do cinema brasileiro contemporâneo: Amarelo Manga, Carandiru, Última Parada 174
title_full_unstemmed Acontecimentos do cinema brasileiro contemporâneo: Amarelo Manga, Carandiru, Última Parada 174
title_sort Acontecimentos do cinema brasileiro contemporâneo: Amarelo Manga, Carandiru, Última Parada 174
author Recart, Juliana Santos
author_facet Recart, Juliana Santos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4015964334954517
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8987400261712739
dc.contributor.author.fl_str_mv Recart, Juliana Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kilpp, Suzana
contributor_str_mv Kilpp, Suzana
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Acontecimento
Sentido
Cinema brasileiro
Cinematographic event
Sense
Brazilian cinema
dc.subject.por.fl_str_mv Acontecimento
Sentido
Cinema brasileiro
dc.subject.eng.fl_str_mv Cinematographic event
Sense
Brazilian cinema
description Esta pesquisa tem como premissa que todos os objetos engendrados em meios audiovisuais são construções; criações de uma mente que os imagina e os faz nascer a partir de um conjunto de procedimentos técnicos. Em nossa perspectiva teórico-metodológica, chamamos esses objetos de ethicidades audiovisuais. O Cinema nacional, em seu amplo território de significações, oferta uma multiplicidade de sentidos identitários, que comparecem para formar a moldura?ethicidade Cinema Brasileiro. Ao trazer filmes do cinema nacional para o campo das análises, busquei demonstrar como foram agenciados certos sentidos a partir das molduras e molduracões praticadas pelos diretores. O corpus da pesquisa é constituído por três obras contemporâneas: Amarelo Manga (Cláudio Assis/2003), Carandiru (Hector Babenco/2003), e Última Parada 174 (Bruno Barreto/2008). Estes filmes, para além de classificações, introduzem sentidos no mundo, comunicam pensamentos inseparáveis da ambiência em que são produzidos, e alimentam o imaginário através da realidade conceituada. Assumo a perspectiva de pensar estes sentidos como o próprio acontecimento cinematográfico.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-20T17:45:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-20T17:45:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3069
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3069/1/acontecimentos_cinema.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3069/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 72a6c9850f3a619ad1069417c3e54fec
30aee977a52392c99464e4663dd115a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844950418063360