Identidades evidenciadas na fala-em-interação em aulas de alfabetização de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cleusa Maria Denz dos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2551
Resumo: Nesta dissertação, investiga-se, a partir da fala-em-interação, a co-construção de identidades (BUCHOLTZ e HALL, 2003, 2005; ZIMMERMAN, 1998) evidenciadas no decorrer de interações em aulas de alfabetização de jovens e adultos da modalidade EJA. Para melhor compreensão do cenário e dos participantes, faz-se um breve histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, refletindo-se sobre o processo de escolarização de pessoas jovens e adultas. Além disso, apresentam-se os conceitos de letramento e de alfabetização que permeiam esta investigação. A perspectiva deste trabalho de que a fala é ação suscita que, ao estudar as falas, estudem-se as ações dos participantes a partir das quais se co-constroem identidades. Com o aporte da Sociolingüística Interacional (GUMPERZ, 1982, 2002; GOFFMAN, 1975, 1981, 1999, 2002, entre outros), da Análise da Conversa (SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, 1974; POMERANTZ; FEHR, 1997, entre outros) e de métodos como a Etnografia e a Microetnografia, destacam-se as identidades que
id USIN_77152120711a855f98508c20343dbe76
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2551
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T18:10:47Z2015-03-05T18:10:47Z2006-09-19Made available in DSpace on 2015-03-05T18:10:47Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 19Nesta dissertação, investiga-se, a partir da fala-em-interação, a co-construção de identidades (BUCHOLTZ e HALL, 2003, 2005; ZIMMERMAN, 1998) evidenciadas no decorrer de interações em aulas de alfabetização de jovens e adultos da modalidade EJA. Para melhor compreensão do cenário e dos participantes, faz-se um breve histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, refletindo-se sobre o processo de escolarização de pessoas jovens e adultas. Além disso, apresentam-se os conceitos de letramento e de alfabetização que permeiam esta investigação. A perspectiva deste trabalho de que a fala é ação suscita que, ao estudar as falas, estudem-se as ações dos participantes a partir das quais se co-constroem identidades. Com o aporte da Sociolingüística Interacional (GUMPERZ, 1982, 2002; GOFFMAN, 1975, 1981, 1999, 2002, entre outros), da Análise da Conversa (SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, 1974; POMERANTZ; FEHR, 1997, entre outros) e de métodos como a Etnografia e a Microetnografia, destacam-se as identidades queThis study aims at investigating the co-construction of identities in talk-in-interaction (BUCHOLTZ and HALL, 2003, 2005; ZIMMERMAN, 1998) as evidenced in interactions in adult literacy classrooms. In order to provide a better understanding of the setting and participants, a brief history of adult education in Brazil is presented, particularly focusing on the process of formal schooling of adult students. The concepts of literacy and language learning, which are relevant for the current investigation, are also discussed. Based on the assumption that talking is acting, the analysis of turns at talk provides for the investigation of actions by which interactants co-construct their identities. Based on the frameworks of Interactional Sociolinguistics (GUMPERZ, 1982, 2002; GOFFMAN, 1975, 1981, 1999, 2002, among others), of Conversation Analysis (SACKS, SCHEGLOFF, JEFFERSON, 1974; POMERANTZ, FEHR, 1997, among others) and of ethnographic and microethnographic methods, identities emically oriented to by participantsNenhumaSantos, Cleusa Maria Denz doshttp://lattes.cnpq.br/6326790605062677http://lattes.cnpq.br/8555609827722273Ostermann, Ana CristinaUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em Lingüística AplicadaUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaIdentidades evidenciadas na fala-em-interação em aulas de alfabetização de jovens e adultosLetras e ArtesLingüísticaadultosanálise da conversaeducaçãofala-em-interaçãojovensmicroetnografiasociolingüística interacionalidentidadesconversation analysiseducationinteractional sociolinguisticsmicroethnographytalk-in-interactionidentitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2551info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALidentidades evidenciadas.pdfidentidades evidenciadas.pdfapplication/pdf2758571http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2551/1/identidades+evidenciadas.pdfcf58fb84e18367557c1e4928a6bc3096MD51UNISINOS/25512015-03-17 14:48:52.957oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2551Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T17:48:52Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Identidades evidenciadas na fala-em-interação em aulas de alfabetização de jovens e adultos
title Identidades evidenciadas na fala-em-interação em aulas de alfabetização de jovens e adultos
spellingShingle Identidades evidenciadas na fala-em-interação em aulas de alfabetização de jovens e adultos
Santos, Cleusa Maria Denz dos
Letras e Artes
Lingüística
adultos
análise da conversa
educação
fala-em-interação
jovens
microetnografia
sociolingüística interacional
identidades
conversation analysis
education
interactional sociolinguistics
microethnography
talk-in-interaction
identities
title_short Identidades evidenciadas na fala-em-interação em aulas de alfabetização de jovens e adultos
title_full Identidades evidenciadas na fala-em-interação em aulas de alfabetização de jovens e adultos
title_fullStr Identidades evidenciadas na fala-em-interação em aulas de alfabetização de jovens e adultos
title_full_unstemmed Identidades evidenciadas na fala-em-interação em aulas de alfabetização de jovens e adultos
title_sort Identidades evidenciadas na fala-em-interação em aulas de alfabetização de jovens e adultos
author Santos, Cleusa Maria Denz dos
author_facet Santos, Cleusa Maria Denz dos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6326790605062677
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8555609827722273
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cleusa Maria Denz dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ostermann, Ana Cristina
contributor_str_mv Ostermann, Ana Cristina
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Letras e Artes
Lingüística
topic Letras e Artes
Lingüística
adultos
análise da conversa
educação
fala-em-interação
jovens
microetnografia
sociolingüística interacional
identidades
conversation analysis
education
interactional sociolinguistics
microethnography
talk-in-interaction
identities
dc.subject.por.fl_str_mv adultos
análise da conversa
educação
fala-em-interação
jovens
microetnografia
sociolingüística interacional
identidades
dc.subject.eng.fl_str_mv conversation analysis
education
interactional sociolinguistics
microethnography
talk-in-interaction
identities
description Nesta dissertação, investiga-se, a partir da fala-em-interação, a co-construção de identidades (BUCHOLTZ e HALL, 2003, 2005; ZIMMERMAN, 1998) evidenciadas no decorrer de interações em aulas de alfabetização de jovens e adultos da modalidade EJA. Para melhor compreensão do cenário e dos participantes, faz-se um breve histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, refletindo-se sobre o processo de escolarização de pessoas jovens e adultas. Além disso, apresentam-se os conceitos de letramento e de alfabetização que permeiam esta investigação. A perspectiva deste trabalho de que a fala é ação suscita que, ao estudar as falas, estudem-se as ações dos participantes a partir das quais se co-constroem identidades. Com o aporte da Sociolingüística Interacional (GUMPERZ, 1982, 2002; GOFFMAN, 1975, 1981, 1999, 2002, entre outros), da Análise da Conversa (SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, 1974; POMERANTZ; FEHR, 1997, entre outros) e de métodos como a Etnografia e a Microetnografia, destacam-se as identidades que
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-09-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T18:10:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T18:10:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2551
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2551/1/identidades+evidenciadas.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cf58fb84e18367557c1e4928a6bc3096
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844945509679104