Fidelização de doadores de sangue voluntários e habituais: uma prática de educação em saúde
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4680 |
Resumo: | Este estudo partiu da premissa de conhecer as características e as motivações de doadores de sangue de repetição do Serviço de Hemoterapia do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - RS (HSCMPA). Objetivando criar estratégias de melhoria no atendimento e fidelização dos doadores de sangue, bem como a possibilidade de transformar doadores de sangue eventuais em doadores fidelizados. Para atender os objetivos do estudo optou-se pela utilização da metodologia mista, abordagem quantitativa e qualitativa, buscando identificar, além dos dados relativos à fidelização do doador de sangue, os aspectos relacionados à sua intenção ao realizar a doação. Observou-se que sentimentos como solidariedade, altruísmo e amor ao próximo são os motivadores deste grupo que realiza doações de sangue regularmente (doadores fidelizados). A qualidade do atendimento é apontada como uma das questões de maior impacto no processo de fidelização a doação de sangue e determinante para que a adesão a este comportamento se concretize. As entrevistas de triagem realizada pelo enfermeiro e que antecedem à coleta de sangue pode ser um dos fatores decisórios, não só referente ao local onde realizará as doações de sangue, como a adesão ao comportamento de tornar-se doador de repetição. A triagem clínica, além de fundamental para a doação de sangue de forma segura, proporciona ao profissional um momento de promoção de saúde. O profissional de saúde deve utilizar-se de toda e qualquer oportunidade para educar os cidadãos para uma vida saudável. O contato com candidatos à doação de sangue, pacientes e seus familiares deve ser visto como oportunidade para educação e boas práticas de saúde. O conhecimento técnico deve ser alinhado às necessidades individuais de forma a conduzir as explicações, orientações e responder aos questionamentos de forma efetiva, vendo neste momento a possibilidade de transformação e geração de mudança. Para isso faz-se necessário o treinamento eficaz das equipes de saúde, para que se tornem atuantes de forma motivada e conscientes da causa pela qual estão trabalhando. Há uma necessidade de melhoria e humanização dos processos relacionados ao acolhimento dos doadores, visando potencializar as oportunidades a doação de sangue e contribuindo para a retenção de doadores. |
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Para atender os objetivos do estudo optou-se pela utilização da metodologia mista, abordagem quantitativa e qualitativa, buscando identificar, além dos dados relativos à fidelização do doador de sangue, os aspectos relacionados à sua intenção ao realizar a doação. Observou-se que sentimentos como solidariedade, altruísmo e amor ao próximo são os motivadores deste grupo que realiza doações de sangue regularmente (doadores fidelizados). A qualidade do atendimento é apontada como uma das questões de maior impacto no processo de fidelização a doação de sangue e determinante para que a adesão a este comportamento se concretize. As entrevistas de triagem realizada pelo enfermeiro e que antecedem à coleta de sangue pode ser um dos fatores decisórios, não só referente ao local onde realizará as doações de sangue, como a adesão ao comportamento de tornar-se doador de repetição. A triagem clínica, além de fundamental para a doação de sangue de forma segura, proporciona ao profissional um momento de promoção de saúde. O profissional de saúde deve utilizar-se de toda e qualquer oportunidade para educar os cidadãos para uma vida saudável. O contato com candidatos à doação de sangue, pacientes e seus familiares deve ser visto como oportunidade para educação e boas práticas de saúde. O conhecimento técnico deve ser alinhado às necessidades individuais de forma a conduzir as explicações, orientações e responder aos questionamentos de forma efetiva, vendo neste momento a possibilidade de transformação e geração de mudança. Para isso faz-se necessário o treinamento eficaz das equipes de saúde, para que se tornem atuantes de forma motivada e conscientes da causa pela qual estão trabalhando. Há uma necessidade de melhoria e humanização dos processos relacionados ao acolhimento dos doadores, visando potencializar as oportunidades a doação de sangue e contribuindo para a retenção de doadores.This study started from the premise of knowing the characteristics and motivations of repeat blood donors of the Hematology Service of the Santa Casa de Porto Alegre-RS. Aiming to create strategies for service improvement and retention of blood donors as well as the ability to transform eventual blood donors into loyal donors. To meet the objectives of the study it was decided for the use of mixed methodology, quantitative and qualitative approach, seeking to identify beyond the data concerning blood donor loyalty as well as the aspects related to their intention to make the donation. It was observed that feelings of solidarity, altruism and love for others are the motivators of this group that donates blood regularly (loyal donors). The quality of care is considered one of the questions of most impact on blood donation loyalty process and determinant for the substantiation of the adherence to this behavior. The screening interviews conducted by nurses and that precedes the blood collection may be one of the deciding factors not only referring to the place where the blood donations will be carry out, as adherence to become donor. The clinical trial, so in addition to a key moment for the secure blood donation, provides professionals with a time for health promotion. The health professional should make use of every opportunity to educate citizens for a healthy life. Contact with candidates for blood donation, patients and their families should be seen as an opportunity for education and good health practices. Technical knowledge should be aligned to individual needs in order to conduct the explanations, guidelines and answer the questions effectively seeing at this time the possibility of transformation and change generation. For this the effective training of health teams is necessary, so that they become active in such a motivated way and aware of the cause for which they are working. There is a need for improvement and humanization of the donor related care and treatment processes to reduce barriers to blood donation contributing to the retention of donors.NenhumaCapra, Micheli Serpahttp://lattes.cnpq.br/0398771113777005http://lattes.cnpq.br/4389050064887088Chaves, Simone EdiUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUnisinosBrasilEscola de SaúdeFidelização de doadores de sangue voluntários e habituais: uma prática de educação em saúdeACCNPQ::Ciências da Saúde::EnfermagemEducação em saúdeDoador de sangueAltruísmoHealth EducationBlood donorAltruisminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4680info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINAL37d.pdf37d.pdfapplication/pdf492606http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4680/1/37d.pdf68168648e20cef0e5540b3db2b6bd5caMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4680/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/46802015-08-05 16:01:37.381oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-08-05T19:01:37Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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