Uma contação sobre a escola a partir da escrita de licenciandos do IFPI em estágio supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Teresinha Vilani Vasconcelos de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9790
Resumo: A escola aqui problematizada é uma possibilidade de espaço-tempo coletivo para exercícios de estudo, práticas e pensamento ao “bem comum”. As aproximações de cuidado experimentadas na escola cada vez mais devem fortalecê-la a fim de que continue a existir. Diante dessa afirmativa, a pesquisa realizada tem como problema saber: quais discursos escolares são operados nos registros escritos dos alunos estagiários dos cursos de licenciatura do IFPI no período de 2016 a 2019? A imersão analítica na discursividade sobre escola partiu de um corpus empírico: Diário de Bordo, Relato de Experiência, Relatório Reflexivo e Memorial Formativo dos licenciandos dos quatro (04) cursos de Licenciatura em Física, Química, Ciências Biológicas e Matemática, do Instituto Federal, no estado do Piauí, totalizando 32 registros escritos. Parto, desse modo, dos estudos na perspectiva do Pós-Estruturalismo, tendo como ferramenta analítica o conceito de discurso, subjetivação e cuidado de si em Foucault para problematizar a potência da escola contemporânea de ainda ser um espaço importante de aprendizado sobre o exercício do pensamento, o coletivo, o bem comum, o professor enquanto o adulto de referência, a construção dos sentidos sobre a escola no espaço do estágio docente, a articulação dos saberes específicos no espaço do estágio supervisionado na construção dos sentidos sobre a escola. Nos achados da pesquisa feita com as narrativas dos caneleiros (estagiários/as), e nesse exercício de experimentar e analisar os registros escritos, identifiquei algumas raízes discursivas e as agrupei enquanto regularidades em duas bifurcações: A – Escola Tradicional e Interesse: Disciplina e Experimento e B – Escola, Docência e Cuidado de Si. A partir dessas escritas, pude encontrar e contar os sentidos produzidos durante todo o processo formativo, nos discursos sobre escola, tal como a crítica à escola tradicional moderna, em que se esmaece o ensino em prol da aprendizagem de saber útil e acelerado, com o funcionamento do controle, que vinculado ao interesse individual dos alunos, vai constituindo outros modos de subjetivação no presente. Em outro momento, a mesma escola que é criticada por ser um ensino pouco atrativo, que não opera uma formação eficaz e eficiente, é apontada como necessária por nela, até então, se praticar o cuidado de si com foco nas questões da aprendizagem, atenção e formação dos alunos e alunas. Encerro com a boniteza de pensar a escola como ainda um espaço, em brechas, de formação para que as pessoas tenham atenção consigo, com os outros e com o mundo.
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A imersão analítica na discursividade sobre escola partiu de um corpus empírico: Diário de Bordo, Relato de Experiência, Relatório Reflexivo e Memorial Formativo dos licenciandos dos quatro (04) cursos de Licenciatura em Física, Química, Ciências Biológicas e Matemática, do Instituto Federal, no estado do Piauí, totalizando 32 registros escritos. Parto, desse modo, dos estudos na perspectiva do Pós-Estruturalismo, tendo como ferramenta analítica o conceito de discurso, subjetivação e cuidado de si em Foucault para problematizar a potência da escola contemporânea de ainda ser um espaço importante de aprendizado sobre o exercício do pensamento, o coletivo, o bem comum, o professor enquanto o adulto de referência, a construção dos sentidos sobre a escola no espaço do estágio docente, a articulação dos saberes específicos no espaço do estágio supervisionado na construção dos sentidos sobre a escola. Nos achados da pesquisa feita com as narrativas dos caneleiros (estagiários/as), e nesse exercício de experimentar e analisar os registros escritos, identifiquei algumas raízes discursivas e as agrupei enquanto regularidades em duas bifurcações: A – Escola Tradicional e Interesse: Disciplina e Experimento e B – Escola, Docência e Cuidado de Si. A partir dessas escritas, pude encontrar e contar os sentidos produzidos durante todo o processo formativo, nos discursos sobre escola, tal como a crítica à escola tradicional moderna, em que se esmaece o ensino em prol da aprendizagem de saber útil e acelerado, com o funcionamento do controle, que vinculado ao interesse individual dos alunos, vai constituindo outros modos de subjetivação no presente. Em outro momento, a mesma escola que é criticada por ser um ensino pouco atrativo, que não opera uma formação eficaz e eficiente, é apontada como necessária por nela, até então, se praticar o cuidado de si com foco nas questões da aprendizagem, atenção e formação dos alunos e alunas. Encerro com a boniteza de pensar a escola como ainda um espaço, em brechas, de formação para que as pessoas tenham atenção consigo, com os outros e com o mundo.The school problematized in this work is a possibility of collective time and space to study exercices, practices and thought for the common good. The approximation of caution expirienced in school more and more should support it in order to carry its existence. Due to the affirmation, the research carried out the following problems: which school speeches are operated in the written records of the trainee students of the degree courses at IFPI during the period from 2016 to 2019? The analistic immersion in the discourse abot school started from a impiric corpus: Logbook, Experience Report, Reflexive Report, and Formative Memorial of the students of the four degree courses, Degree in Physics, Chemistry, Biological Sciences and Mathmetics of the Federal Institute in the Piaui state totaling 32 files enrolled. In this, I assume that the studies into the perspective of the post-struturalism, having as a main analitic tool the concept of the discourse, subjectivation and attention to the Care of the Self on Foucault to problematize the power of the contemporary school that still is a relevant room to learn about thinking exercises , the collective , the commom good, the teacher while an adult of reference, the construction of the sences about the school into the room of teaching intership, the articulation of the specific skills into the supervised stage in the construction of the sences about the school. Into the findings of the research , made by the Caneleiro’s narrations (Caneleiro concerns The Trainees), and through this practice for experincing and analizing the files enrolled, I identified some discursive foundations and I got them together as regularities in two divisions: A – Traditional school and Interest; Subject and experiment. B – School, Teaching and Care of the Self. Based on those writings, I could find out and count the sences built during the formative process in the discourses abot the school, just as the criticism of the traditional school, in which weak the teaching in favor of the useful and accelarated leanning with the operation of the control, that is linked to the individual interest of the students that has been made up others forms of subjectivation in the present. In another moment, the same school that is critized for its unnatractive teaching, that does not operate an effective and efficient formation, is pointed out as necessary by itself, till then , put in practice the self based to aim in the issues of the learning, attention and formation of the students. I ended up with the beautiful to think school as still a space withing breaches of formation to unable people get attention by themselves, with others and with the world.NenhumaLima, Teresinha Vilani Vasconcelos dehttp://lattes.cnpq.br/2189076410327891http://lattes.cnpq.br/5324014715865436Schuler, BetinaUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUnisinosBrasilEscola de HumanidadesUma contação sobre a escola a partir da escrita de licenciandos do IFPI em estágio supervisionadoACCNPQ::Ciências Humanas::EducaçãoEscolaEstágio supervisionadoSubjetivaçãoCuidado de siSchoolSurpervised stageSubjectivationCare of the selfinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9790info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALTeresinha Vilani Vasconcelos de Lima_.pdfTeresinha Vilani Vasconcelos de Lima_.pdfapplication/pdf2216637http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9790/1/Teresinha+Vilani+Vasconcelos+de+Lima_.pdfee6d74ba34a7da89a07326d1ad025bd5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9790/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/97902021-05-25 09:44:03.894oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2021-05-25T12:44:03Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
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