Internacionalização de franquias e o ambiente institucional em mercados emergentes: o caso da Tea Shop no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9288 |
Resumo: | Essa dissertação é um trabalho de relação e verificação entre as teorias de internacionalização de franquias e ambiente institucional frente a um caso prático de internacionalização, implementado de forma bem sucedida, em solo brasileiro. O estudo foi conduzido através de um estudo de caso com pesquisa qualitativa de uma rede espanhola de chás a granel, a Tea Shop, que implementou a sua internacionalização no Brasil em 2013. Atualmente o país corresponde a 35% da rede em pontos de venda e 40% do faturamento da rede, sendo o maior caso de sucesso da empresa de internacionalização. O estudo de caso descreve o processo de internacionalização da empresa, através de quatro entrevistas semiestruturadas de profundidade com os parceiros da empresa e proprietários da subsidiária brasileira que conduziram a internacionalização no Brasil. Através dessas entrevistas foi possível identificar os principais pontos de conversão entre a estratégia de internacionalização dos executivos e os estudos prévios da teoria de maneira ampla. Através deste processo o estudo elaborou uma série de orientações para internacionalização de rede europeia de franquias no Brasil, fundamentada em evidências empíricas e teóricas, Os principais resultados dessa dissertação foram a construção do contexto do ambiente institucional de franquias em solo brasileiro, com potencial de tornar-se um estudo de caso para ensino de internacionalização de empresas, a seleção das principais teorias que os executivos aplicaram na prática e através da conjugação da teoria com a prática desses profissionais, construiu-se uma lista com as principais ações que resultaram no sucesso da rede. Dessa lista, foi gerado um quadro de orientações de ordem prática para empresas que estão buscando conhecimento de gestão internacional em uma economia emergente. |
id |
USIN_7eee6e542bd93cc9e50a176fed63e76f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/9288 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-09-02T14:48:23Z2020-09-02T14:48:23Z2020-04-28Submitted by Tatiane Vieira da Costa (tatianec) on 2020-09-02T14:48:23Z No. of bitstreams: 1 Rodrigo Winkler Favieiro_.pdf: 877478 bytes, checksum: f8dce4155a5d15f0489d4e9f9e0c063d (MD5)Made available in DSpace on 2020-09-02T14:48:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rodrigo Winkler Favieiro_.pdf: 877478 bytes, checksum: f8dce4155a5d15f0489d4e9f9e0c063d (MD5) Previous issue date: 2020-04-28Essa dissertação é um trabalho de relação e verificação entre as teorias de internacionalização de franquias e ambiente institucional frente a um caso prático de internacionalização, implementado de forma bem sucedida, em solo brasileiro. O estudo foi conduzido através de um estudo de caso com pesquisa qualitativa de uma rede espanhola de chás a granel, a Tea Shop, que implementou a sua internacionalização no Brasil em 2013. Atualmente o país corresponde a 35% da rede em pontos de venda e 40% do faturamento da rede, sendo o maior caso de sucesso da empresa de internacionalização. O estudo de caso descreve o processo de internacionalização da empresa, através de quatro entrevistas semiestruturadas de profundidade com os parceiros da empresa e proprietários da subsidiária brasileira que conduziram a internacionalização no Brasil. Através dessas entrevistas foi possível identificar os principais pontos de conversão entre a estratégia de internacionalização dos executivos e os estudos prévios da teoria de maneira ampla. Através deste processo o estudo elaborou uma série de orientações para internacionalização de rede europeia de franquias no Brasil, fundamentada em evidências empíricas e teóricas, Os principais resultados dessa dissertação foram a construção do contexto do ambiente institucional de franquias em solo brasileiro, com potencial de tornar-se um estudo de caso para ensino de internacionalização de empresas, a seleção das principais teorias que os executivos aplicaram na prática e através da conjugação da teoria com a prática desses profissionais, construiu-se uma lista com as principais ações que resultaram no sucesso da rede. Dessa lista, foi gerado um quadro de orientações de ordem prática para empresas que estão buscando conhecimento de gestão internacional em uma economia emergente.This dissertation is a wok of correlation and verification between theories of internationalization of franchises and the institutional environment derived from a successful case of internationalization, implemented in Brazil. The study was conducted through a case study of a Spanish network of high-quality teas, Tea Shop, which implemented its internationalization in Brazil in 2013.Nowadays Brazil represents over 35% of Teashop outlets, with over 40% annual gross income coming from Brazil, being the firm´s greatest success of internationalization. The case study describes the internationalization process of Teashop, by a series of four interviews conducted with the firm’s local partners and executives that implemented the internationalization strategy in Brazil. Through these interviews, it was possible to identify the converging points between the internationalization´s strategy of Teashop and the previous studies of the internationalization theory. That way, it was possible to elaborate a list of guidelines for European franchise chains internationalizing to Brazil. The main results from this dissertation were the contextualization of the Brazilian franchising institutional environment and the selection of the most relevant international business theories that those executives applied toward the successful internationalization to Brazil, by which it was designed a guideline companies that are looking for empirical knowledge of international management in emergent economies.NenhumaFavieiro, Rodrigo Winklerhttp://lattes.cnpq.br/9079364893288253http://lattes.cnpq.br/1254781114268208Machado, Marcelo AndréUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Gestão e NegóciosUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosInternacionalização de franquias e o ambiente institucional em mercados emergentes: o caso da Tea Shop no BrasilACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoInternacionalização de franquiasInternacionalização de empresasEconomias emergentesInstituiçõesAmbiente institucionalFranchise internationalizationFirm´s InternationalizationEmergent economiesInstitutionsInstitutional environmeninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9288info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALRodrigo Winkler Favieiro_.pdfRodrigo Winkler Favieiro_.pdfapplication/pdf877478http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9288/1/Rodrigo+Winkler+Favieiro_.pdff8dce4155a5d15f0489d4e9f9e0c063dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9288/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/92882020-09-02 11:49:47.598oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2020-09-02T14:49:47Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Internacionalização de franquias e o ambiente institucional em mercados emergentes: o caso da Tea Shop no Brasil |
title |
Internacionalização de franquias e o ambiente institucional em mercados emergentes: o caso da Tea Shop no Brasil |
spellingShingle |
Internacionalização de franquias e o ambiente institucional em mercados emergentes: o caso da Tea Shop no Brasil Favieiro, Rodrigo Winkler ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração Internacionalização de franquias Internacionalização de empresas Economias emergentes Instituições Ambiente institucional Franchise internationalization Firm´s Internationalization Emergent economies Institutions Institutional environmen |
title_short |
Internacionalização de franquias e o ambiente institucional em mercados emergentes: o caso da Tea Shop no Brasil |
title_full |
Internacionalização de franquias e o ambiente institucional em mercados emergentes: o caso da Tea Shop no Brasil |
title_fullStr |
Internacionalização de franquias e o ambiente institucional em mercados emergentes: o caso da Tea Shop no Brasil |
title_full_unstemmed |
Internacionalização de franquias e o ambiente institucional em mercados emergentes: o caso da Tea Shop no Brasil |
title_sort |
Internacionalização de franquias e o ambiente institucional em mercados emergentes: o caso da Tea Shop no Brasil |
author |
Favieiro, Rodrigo Winkler |
author_facet |
Favieiro, Rodrigo Winkler |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9079364893288253 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1254781114268208 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Favieiro, Rodrigo Winkler |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Marcelo André |
contributor_str_mv |
Machado, Marcelo André |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração |
topic |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração Internacionalização de franquias Internacionalização de empresas Economias emergentes Instituições Ambiente institucional Franchise internationalization Firm´s Internationalization Emergent economies Institutions Institutional environmen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internacionalização de franquias Internacionalização de empresas Economias emergentes Instituições Ambiente institucional |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Franchise internationalization Firm´s Internationalization Emergent economies Institutions Institutional environmen |
description |
Essa dissertação é um trabalho de relação e verificação entre as teorias de internacionalização de franquias e ambiente institucional frente a um caso prático de internacionalização, implementado de forma bem sucedida, em solo brasileiro. O estudo foi conduzido através de um estudo de caso com pesquisa qualitativa de uma rede espanhola de chás a granel, a Tea Shop, que implementou a sua internacionalização no Brasil em 2013. Atualmente o país corresponde a 35% da rede em pontos de venda e 40% do faturamento da rede, sendo o maior caso de sucesso da empresa de internacionalização. O estudo de caso descreve o processo de internacionalização da empresa, através de quatro entrevistas semiestruturadas de profundidade com os parceiros da empresa e proprietários da subsidiária brasileira que conduziram a internacionalização no Brasil. Através dessas entrevistas foi possível identificar os principais pontos de conversão entre a estratégia de internacionalização dos executivos e os estudos prévios da teoria de maneira ampla. Através deste processo o estudo elaborou uma série de orientações para internacionalização de rede europeia de franquias no Brasil, fundamentada em evidências empíricas e teóricas, Os principais resultados dessa dissertação foram a construção do contexto do ambiente institucional de franquias em solo brasileiro, com potencial de tornar-se um estudo de caso para ensino de internacionalização de empresas, a seleção das principais teorias que os executivos aplicaram na prática e através da conjugação da teoria com a prática desses profissionais, construiu-se uma lista com as principais ações que resultaram no sucesso da rede. Dessa lista, foi gerado um quadro de orientações de ordem prática para empresas que estão buscando conhecimento de gestão internacional em uma economia emergente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-02T14:48:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-02T14:48:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-04-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9288 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Gestão e Negócios |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9288/1/Rodrigo+Winkler+Favieiro_.pdf http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9288/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f8dce4155a5d15f0489d4e9f9e0c063d 320e21f23402402ac4988605e1edd177 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801845041766858752 |