O papel moderador das comunidades virtuais de marca e de interesse: um modelo teórico sobre a influência da incongruência no engajamento e seus efeitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rohde, Juliana Plocharski Pedroso
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11882
Resumo: A presente pesquisa de tese se propôs a analisar o contexto de comunidades virtuais. Seu principal objetivo foi investigar o efeito moderador do tipo de comunidade virtual, de marca ou de interesse, no engajamento e na intenção de compra do consumidor participante de comunidades virtuais. Este trabalho também adicionou a este contexto a investigação dos efeitos de estímulos incongruentes quando utilizados em ambientes de comunidades virtuais. A incongruência foi inserida neste trabalho através da Schema Incongruity Processing Theory (SIPT) – ou Teoria do Esquema de Processamento da Incongruência, de Mandler (1983). A teoria busca compreender as formas de processamento da incongruência, determinando níveis de incongruência e suas respostas a níveis afetivos de acordo com a resolução por assimilação ou acomodação da informação e, até então, havia sido utilizada apenas em contextos publicitários offline. O objetivo deste trabalho foi atingido após a operacionalização de uma survey, onde obteve-se uma amostra final de 328 respondentes. O modelo de medidas foi verificado e validado através da técnica de análise fatorial confirmatória (CFA) e análise das validades convergente e discriminante. Já o modelo estrutural e as hipóteses geradas foram testados através de análise de equações estruturais (SEM). A análise do modelo apresentou relação positiva entre a incongruência e o construto confiança, porém, não apresentou relação direta entre incongruência e os construtos engajamento e comprometimento. Já as relações entre os construtos confiança e comprometimentos apresentaram relação positiva com o construto engajamento. Finalizando a análise das relações diretas propostas, o construto engajamento apresentou relação positiva quando analisado seu impacto direto na intenção de compra e, também, no construto boca-a-boca. Por fim, a análise do efeito moderador ‘tipo de comunidade’ não foi considerada significativa.
id USIN_81e02adc0b74abebafbab350a2061053
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/11882
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2022-10-13T11:56:43Z2022-10-13T11:56:43Z2022-03-30Submitted by Jeferson Carlos da Veiga Rodrigues (jveigar@unisinos.br) on 2022-10-13T11:56:43Z No. of bitstreams: 1 Juliana Plocharski Pedroso Rohde_.pdf: 1804240 bytes, checksum: 673694b5f11514a6d0389e5dc9d19912 (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-13T11:56:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliana Plocharski Pedroso Rohde_.pdf: 1804240 bytes, checksum: 673694b5f11514a6d0389e5dc9d19912 (MD5) Previous issue date: 2022-03-30A presente pesquisa de tese se propôs a analisar o contexto de comunidades virtuais. Seu principal objetivo foi investigar o efeito moderador do tipo de comunidade virtual, de marca ou de interesse, no engajamento e na intenção de compra do consumidor participante de comunidades virtuais. Este trabalho também adicionou a este contexto a investigação dos efeitos de estímulos incongruentes quando utilizados em ambientes de comunidades virtuais. A incongruência foi inserida neste trabalho através da Schema Incongruity Processing Theory (SIPT) – ou Teoria do Esquema de Processamento da Incongruência, de Mandler (1983). A teoria busca compreender as formas de processamento da incongruência, determinando níveis de incongruência e suas respostas a níveis afetivos de acordo com a resolução por assimilação ou acomodação da informação e, até então, havia sido utilizada apenas em contextos publicitários offline. O objetivo deste trabalho foi atingido após a operacionalização de uma survey, onde obteve-se uma amostra final de 328 respondentes. O modelo de medidas foi verificado e validado através da técnica de análise fatorial confirmatória (CFA) e análise das validades convergente e discriminante. Já o modelo estrutural e as hipóteses geradas foram testados através de análise de equações estruturais (SEM). A análise do modelo apresentou relação positiva entre a incongruência e o construto confiança, porém, não apresentou relação direta entre incongruência e os construtos engajamento e comprometimento. Já as relações entre os construtos confiança e comprometimentos apresentaram relação positiva com o construto engajamento. Finalizando a análise das relações diretas propostas, o construto engajamento apresentou relação positiva quando analisado seu impacto direto na intenção de compra e, também, no construto boca-a-boca. Por fim, a análise do efeito moderador ‘tipo de comunidade’ não foi considerada significativa.This research aimed to analyze the context of virtual communities. Its main objective was to investigate the moderating effect of the type of virtual community, brand or interest, on the engagement and behavioral intention of the consumer participating in virtual communities. This work also added to this context the investigation of the effects of incongruent stimuli when used in virtual community environments. Incongruity was inserted in this work through the Schema Incongruity Processing Theory (SIPT), Mandler (1983). The theory seeks to understand the ways of processing incongruence, determining levels of incongruity and its responses to affective levels according to the resolution by assimilation or accommodation of information and, until then, it had only been used in offline advertising contexts. The objective of this work was reached after a survey operationalization, the final sample of 328 respondents was obtained. The measurement model was verified and validated through the technique of confirmatory factor analysis (CFA) and analysis of convergent and discriminant validity. The structural model and the generated hypotheses were tested through structural equation analysis (SEM). The model analysis showed a positive relationship between incongruity and the trust, however, it did not show a direct relationship between incongruity and the engagement and commitment constructs. On the other hand, the relationships between the trust and commitment constructs showed a positive relationship with the engagement construct. Finishing the analysis of the proposed direct relationships, the engagement construct showed a positive relationship when analyzing its direct impact on behavioral intention and also on the word-of-mouth construct. Finally, the analysis of the ‘community type’ moderating effect was not considered significant.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorRohde, Juliana Plocharski Pedrosohttp://lattes.cnpq.br/0659723852911682http://lattes.cnpq.br/9003489318938913Ladeira, Wagner JuniorUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosO papel moderador das comunidades virtuais de marca e de interesse: um modelo teórico sobre a influência da incongruência no engajamento e seus efeitosACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoTeoria da incongruênciaEngajamentoComunidade virtual de marcaComunidade virtual de interesseIncongruity theoryEngagementVirtual brand communityVirtual community of interestinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11882info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11882/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52ORIGINALJuliana Plocharski Pedroso Rohde_.pdfJuliana Plocharski Pedroso Rohde_.pdfapplication/pdf1804240http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11882/1/Juliana+Plocharski+Pedroso+Rohde_.pdf673694b5f11514a6d0389e5dc9d19912MD51UNISINOS/118822022-10-13 08:57:35.517oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2022-10-13T11:57:35Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel moderador das comunidades virtuais de marca e de interesse: um modelo teórico sobre a influência da incongruência no engajamento e seus efeitos
title O papel moderador das comunidades virtuais de marca e de interesse: um modelo teórico sobre a influência da incongruência no engajamento e seus efeitos
spellingShingle O papel moderador das comunidades virtuais de marca e de interesse: um modelo teórico sobre a influência da incongruência no engajamento e seus efeitos
Rohde, Juliana Plocharski Pedroso
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Teoria da incongruência
Engajamento
Comunidade virtual de marca
Comunidade virtual de interesse
Incongruity theory
Engagement
Virtual brand community
Virtual community of interest
title_short O papel moderador das comunidades virtuais de marca e de interesse: um modelo teórico sobre a influência da incongruência no engajamento e seus efeitos
title_full O papel moderador das comunidades virtuais de marca e de interesse: um modelo teórico sobre a influência da incongruência no engajamento e seus efeitos
title_fullStr O papel moderador das comunidades virtuais de marca e de interesse: um modelo teórico sobre a influência da incongruência no engajamento e seus efeitos
title_full_unstemmed O papel moderador das comunidades virtuais de marca e de interesse: um modelo teórico sobre a influência da incongruência no engajamento e seus efeitos
title_sort O papel moderador das comunidades virtuais de marca e de interesse: um modelo teórico sobre a influência da incongruência no engajamento e seus efeitos
author Rohde, Juliana Plocharski Pedroso
author_facet Rohde, Juliana Plocharski Pedroso
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0659723852911682
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9003489318938913
dc.contributor.author.fl_str_mv Rohde, Juliana Plocharski Pedroso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ladeira, Wagner Junior
contributor_str_mv Ladeira, Wagner Junior
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Teoria da incongruência
Engajamento
Comunidade virtual de marca
Comunidade virtual de interesse
Incongruity theory
Engagement
Virtual brand community
Virtual community of interest
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da incongruência
Engajamento
Comunidade virtual de marca
Comunidade virtual de interesse
dc.subject.eng.fl_str_mv Incongruity theory
Engagement
Virtual brand community
Virtual community of interest
description A presente pesquisa de tese se propôs a analisar o contexto de comunidades virtuais. Seu principal objetivo foi investigar o efeito moderador do tipo de comunidade virtual, de marca ou de interesse, no engajamento e na intenção de compra do consumidor participante de comunidades virtuais. Este trabalho também adicionou a este contexto a investigação dos efeitos de estímulos incongruentes quando utilizados em ambientes de comunidades virtuais. A incongruência foi inserida neste trabalho através da Schema Incongruity Processing Theory (SIPT) – ou Teoria do Esquema de Processamento da Incongruência, de Mandler (1983). A teoria busca compreender as formas de processamento da incongruência, determinando níveis de incongruência e suas respostas a níveis afetivos de acordo com a resolução por assimilação ou acomodação da informação e, até então, havia sido utilizada apenas em contextos publicitários offline. O objetivo deste trabalho foi atingido após a operacionalização de uma survey, onde obteve-se uma amostra final de 328 respondentes. O modelo de medidas foi verificado e validado através da técnica de análise fatorial confirmatória (CFA) e análise das validades convergente e discriminante. Já o modelo estrutural e as hipóteses geradas foram testados através de análise de equações estruturais (SEM). A análise do modelo apresentou relação positiva entre a incongruência e o construto confiança, porém, não apresentou relação direta entre incongruência e os construtos engajamento e comprometimento. Já as relações entre os construtos confiança e comprometimentos apresentaram relação positiva com o construto engajamento. Finalizando a análise das relações diretas propostas, o construto engajamento apresentou relação positiva quando analisado seu impacto direto na intenção de compra e, também, no construto boca-a-boca. Por fim, a análise do efeito moderador ‘tipo de comunidade’ não foi considerada significativa.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-13T11:56:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-13T11:56:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11882
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11882/2/license.txt
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11882/1/Juliana+Plocharski+Pedroso+Rohde_.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 320e21f23402402ac4988605e1edd177
673694b5f11514a6d0389e5dc9d19912
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801845082550173696