O papel moderador das comunidades virtuais de marca e de interesse: um modelo teórico sobre a influência da incongruência no engajamento e seus efeitos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11882 |
Resumo: | A presente pesquisa de tese se propôs a analisar o contexto de comunidades virtuais. Seu principal objetivo foi investigar o efeito moderador do tipo de comunidade virtual, de marca ou de interesse, no engajamento e na intenção de compra do consumidor participante de comunidades virtuais. Este trabalho também adicionou a este contexto a investigação dos efeitos de estímulos incongruentes quando utilizados em ambientes de comunidades virtuais. A incongruência foi inserida neste trabalho através da Schema Incongruity Processing Theory (SIPT) – ou Teoria do Esquema de Processamento da Incongruência, de Mandler (1983). A teoria busca compreender as formas de processamento da incongruência, determinando níveis de incongruência e suas respostas a níveis afetivos de acordo com a resolução por assimilação ou acomodação da informação e, até então, havia sido utilizada apenas em contextos publicitários offline. O objetivo deste trabalho foi atingido após a operacionalização de uma survey, onde obteve-se uma amostra final de 328 respondentes. O modelo de medidas foi verificado e validado através da técnica de análise fatorial confirmatória (CFA) e análise das validades convergente e discriminante. Já o modelo estrutural e as hipóteses geradas foram testados através de análise de equações estruturais (SEM). A análise do modelo apresentou relação positiva entre a incongruência e o construto confiança, porém, não apresentou relação direta entre incongruência e os construtos engajamento e comprometimento. Já as relações entre os construtos confiança e comprometimentos apresentaram relação positiva com o construto engajamento. Finalizando a análise das relações diretas propostas, o construto engajamento apresentou relação positiva quando analisado seu impacto direto na intenção de compra e, também, no construto boca-a-boca. Por fim, a análise do efeito moderador ‘tipo de comunidade’ não foi considerada significativa. |
id |
USIN_81e02adc0b74abebafbab350a2061053 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/11882 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-10-13T11:56:43Z2022-10-13T11:56:43Z2022-03-30Submitted by Jeferson Carlos da Veiga Rodrigues (jveigar@unisinos.br) on 2022-10-13T11:56:43Z No. of bitstreams: 1 Juliana Plocharski Pedroso Rohde_.pdf: 1804240 bytes, checksum: 673694b5f11514a6d0389e5dc9d19912 (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-13T11:56:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliana Plocharski Pedroso Rohde_.pdf: 1804240 bytes, checksum: 673694b5f11514a6d0389e5dc9d19912 (MD5) Previous issue date: 2022-03-30A presente pesquisa de tese se propôs a analisar o contexto de comunidades virtuais. Seu principal objetivo foi investigar o efeito moderador do tipo de comunidade virtual, de marca ou de interesse, no engajamento e na intenção de compra do consumidor participante de comunidades virtuais. Este trabalho também adicionou a este contexto a investigação dos efeitos de estímulos incongruentes quando utilizados em ambientes de comunidades virtuais. A incongruência foi inserida neste trabalho através da Schema Incongruity Processing Theory (SIPT) – ou Teoria do Esquema de Processamento da Incongruência, de Mandler (1983). A teoria busca compreender as formas de processamento da incongruência, determinando níveis de incongruência e suas respostas a níveis afetivos de acordo com a resolução por assimilação ou acomodação da informação e, até então, havia sido utilizada apenas em contextos publicitários offline. O objetivo deste trabalho foi atingido após a operacionalização de uma survey, onde obteve-se uma amostra final de 328 respondentes. O modelo de medidas foi verificado e validado através da técnica de análise fatorial confirmatória (CFA) e análise das validades convergente e discriminante. Já o modelo estrutural e as hipóteses geradas foram testados através de análise de equações estruturais (SEM). A análise do modelo apresentou relação positiva entre a incongruência e o construto confiança, porém, não apresentou relação direta entre incongruência e os construtos engajamento e comprometimento. Já as relações entre os construtos confiança e comprometimentos apresentaram relação positiva com o construto engajamento. Finalizando a análise das relações diretas propostas, o construto engajamento apresentou relação positiva quando analisado seu impacto direto na intenção de compra e, também, no construto boca-a-boca. Por fim, a análise do efeito moderador ‘tipo de comunidade’ não foi considerada significativa.This research aimed to analyze the context of virtual communities. Its main objective was to investigate the moderating effect of the type of virtual community, brand or interest, on the engagement and behavioral intention of the consumer participating in virtual communities. This work also added to this context the investigation of the effects of incongruent stimuli when used in virtual community environments. Incongruity was inserted in this work through the Schema Incongruity Processing Theory (SIPT), Mandler (1983). The theory seeks to understand the ways of processing incongruence, determining levels of incongruity and its responses to affective levels according to the resolution by assimilation or accommodation of information and, until then, it had only been used in offline advertising contexts. The objective of this work was reached after a survey operationalization, the final sample of 328 respondents was obtained. The measurement model was verified and validated through the technique of confirmatory factor analysis (CFA) and analysis of convergent and discriminant validity. The structural model and the generated hypotheses were tested through structural equation analysis (SEM). The model analysis showed a positive relationship between incongruity and the trust, however, it did not show a direct relationship between incongruity and the engagement and commitment constructs. On the other hand, the relationships between the trust and commitment constructs showed a positive relationship with the engagement construct. Finishing the analysis of the proposed direct relationships, the engagement construct showed a positive relationship when analyzing its direct impact on behavioral intention and also on the word-of-mouth construct. Finally, the analysis of the ‘community type’ moderating effect was not considered significant.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorRohde, Juliana Plocharski Pedrosohttp://lattes.cnpq.br/0659723852911682http://lattes.cnpq.br/9003489318938913Ladeira, Wagner JuniorUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosO papel moderador das comunidades virtuais de marca e de interesse: um modelo teórico sobre a influência da incongruência no engajamento e seus efeitosACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoTeoria da incongruênciaEngajamentoComunidade virtual de marcaComunidade virtual de interesseIncongruity theoryEngagementVirtual brand communityVirtual community of interestinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11882info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11882/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52ORIGINALJuliana Plocharski Pedroso Rohde_.pdfJuliana Plocharski Pedroso Rohde_.pdfapplication/pdf1804240http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11882/1/Juliana+Plocharski+Pedroso+Rohde_.pdf673694b5f11514a6d0389e5dc9d19912MD51UNISINOS/118822022-10-13 08:57:35.517oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/11882Ck5PVEE6IENPTE9RVUUgQVFVSSBBIFNVQSBQUsOTUFJJQSBMSUNFTsOHQQoKRXN0YSBsaWNlbsOnYSBkZSBleGVtcGxvIMOpIGZvcm5lY2lkYSBhcGVuYXMgcGFyYSBmaW5zIGluZm9ybWF0aXZvcy4KCkxpY2Vuw6dhIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpDb20gYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgdm9jw6ogKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIMOgIApVbml2ZXJzaWRhZGUgZG8gVmFsZSBkbyBSaW8gZG9zIFNpbm9zIChVTklTSU5PUykgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSAKZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3VtbykgcG9yIHRvZG8gbyBtdW5kbyBubyBmb3JtYXRvIGltcHJlc3NvIGUgZWxldHLDtG5pY28gZSAKZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyAKcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgYSBzdWEgdGVzZSBvdSAKZGlzc2VydGHDp8OjbyBwYXJhIGZpbnMgZGUgc2VndXJhbsOnYSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IApjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogCmRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciDDoCBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgCm9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBkZSBwcm9wcmllZGFkZSBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSAKaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBURVNFIE9VIERJU1NFUlRBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgCkFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTyBRVUUgTsODTyBTRUpBIEEgU0lHTEEgREUgClVOSVZFUlNJREFERSwgVk9Dw4ogREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklTw4NPIENPTU8gClRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKQSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIApkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbywgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBhbMOpbSBkYXF1ZWxhcyAKY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2022-10-13T11:57:35Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel moderador das comunidades virtuais de marca e de interesse: um modelo teórico sobre a influência da incongruência no engajamento e seus efeitos |
title |
O papel moderador das comunidades virtuais de marca e de interesse: um modelo teórico sobre a influência da incongruência no engajamento e seus efeitos |
spellingShingle |
O papel moderador das comunidades virtuais de marca e de interesse: um modelo teórico sobre a influência da incongruência no engajamento e seus efeitos Rohde, Juliana Plocharski Pedroso ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração Teoria da incongruência Engajamento Comunidade virtual de marca Comunidade virtual de interesse Incongruity theory Engagement Virtual brand community Virtual community of interest |
title_short |
O papel moderador das comunidades virtuais de marca e de interesse: um modelo teórico sobre a influência da incongruência no engajamento e seus efeitos |
title_full |
O papel moderador das comunidades virtuais de marca e de interesse: um modelo teórico sobre a influência da incongruência no engajamento e seus efeitos |
title_fullStr |
O papel moderador das comunidades virtuais de marca e de interesse: um modelo teórico sobre a influência da incongruência no engajamento e seus efeitos |
title_full_unstemmed |
O papel moderador das comunidades virtuais de marca e de interesse: um modelo teórico sobre a influência da incongruência no engajamento e seus efeitos |
title_sort |
O papel moderador das comunidades virtuais de marca e de interesse: um modelo teórico sobre a influência da incongruência no engajamento e seus efeitos |
author |
Rohde, Juliana Plocharski Pedroso |
author_facet |
Rohde, Juliana Plocharski Pedroso |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0659723852911682 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9003489318938913 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rohde, Juliana Plocharski Pedroso |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ladeira, Wagner Junior |
contributor_str_mv |
Ladeira, Wagner Junior |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração |
topic |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração Teoria da incongruência Engajamento Comunidade virtual de marca Comunidade virtual de interesse Incongruity theory Engagement Virtual brand community Virtual community of interest |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria da incongruência Engajamento Comunidade virtual de marca Comunidade virtual de interesse |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Incongruity theory Engagement Virtual brand community Virtual community of interest |
description |
A presente pesquisa de tese se propôs a analisar o contexto de comunidades virtuais. Seu principal objetivo foi investigar o efeito moderador do tipo de comunidade virtual, de marca ou de interesse, no engajamento e na intenção de compra do consumidor participante de comunidades virtuais. Este trabalho também adicionou a este contexto a investigação dos efeitos de estímulos incongruentes quando utilizados em ambientes de comunidades virtuais. A incongruência foi inserida neste trabalho através da Schema Incongruity Processing Theory (SIPT) – ou Teoria do Esquema de Processamento da Incongruência, de Mandler (1983). A teoria busca compreender as formas de processamento da incongruência, determinando níveis de incongruência e suas respostas a níveis afetivos de acordo com a resolução por assimilação ou acomodação da informação e, até então, havia sido utilizada apenas em contextos publicitários offline. O objetivo deste trabalho foi atingido após a operacionalização de uma survey, onde obteve-se uma amostra final de 328 respondentes. O modelo de medidas foi verificado e validado através da técnica de análise fatorial confirmatória (CFA) e análise das validades convergente e discriminante. Já o modelo estrutural e as hipóteses geradas foram testados através de análise de equações estruturais (SEM). A análise do modelo apresentou relação positiva entre a incongruência e o construto confiança, porém, não apresentou relação direta entre incongruência e os construtos engajamento e comprometimento. Já as relações entre os construtos confiança e comprometimentos apresentaram relação positiva com o construto engajamento. Finalizando a análise das relações diretas propostas, o construto engajamento apresentou relação positiva quando analisado seu impacto direto na intenção de compra e, também, no construto boca-a-boca. Por fim, a análise do efeito moderador ‘tipo de comunidade’ não foi considerada significativa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-13T11:56:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-13T11:56:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-03-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11882 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Gestão e Negócios |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11882/2/license.txt http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11882/1/Juliana+Plocharski+Pedroso+Rohde_.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
320e21f23402402ac4988605e1edd177 673694b5f11514a6d0389e5dc9d19912 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801845082550173696 |