Atitudes de design e inovação: um estudo de caso em uma organização mediatech

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hohmann, Luana Machado
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9662
Resumo: Organizações mediatech são assim definidas por combinarem mídia e tecnologia de forma digital. Estas organizações representam um novo paradigma na distribuição de conteúdo e, por isso, precisam continuar avançando na proposição de novos modelos de negócio para continuarem sendo competitivas. No entanto, as habilidades e competências dos designers ainda são pouco exploradas na liderança das organizações. Para tanto, foi realizado um estudo de caso das atitudes de design e sua influência no processo de inovação em uma organização mediatech. A coleta de dados envolveu pesquisa documental, observação direta e entrevistas semiestruturadas com líderes em design da organização. Para analisar estes dados, se realizou a análise de conteúdo e o mapeamento do processo de inovação durante um evento de hackathon, o que possibilitou identificar as atitudes de design presentes na organização a partir dos aspectos do modelo de design attitude proposto por Michlewski (2008, 2015). A pesquisa aborda a prática do design em uma organização mediatech e busca compreender se estes aspectos estão presentes e quais atitudes mais se destacam no nível estratégico da área de experiência e inovação do núcleo digital da organização.
id USIN_8278c9ab812d7106874bef4e296ba01f
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/9662
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2021-03-19T13:45:38Z2021-03-19T13:45:38Z2020-11-30Submitted by Jeferson Carlos da Veiga Rodrigues (jveigar@unisinos.br) on 2021-03-19T13:45:38Z No. of bitstreams: 1 Luana Machado Hohmann_.pdf: 948808 bytes, checksum: 185b99b4845e7df50d379d55d72dbcac (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-19T13:45:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luana Machado Hohmann_.pdf: 948808 bytes, checksum: 185b99b4845e7df50d379d55d72dbcac (MD5) Previous issue date: 2020-11-30Organizações mediatech são assim definidas por combinarem mídia e tecnologia de forma digital. Estas organizações representam um novo paradigma na distribuição de conteúdo e, por isso, precisam continuar avançando na proposição de novos modelos de negócio para continuarem sendo competitivas. No entanto, as habilidades e competências dos designers ainda são pouco exploradas na liderança das organizações. Para tanto, foi realizado um estudo de caso das atitudes de design e sua influência no processo de inovação em uma organização mediatech. A coleta de dados envolveu pesquisa documental, observação direta e entrevistas semiestruturadas com líderes em design da organização. Para analisar estes dados, se realizou a análise de conteúdo e o mapeamento do processo de inovação durante um evento de hackathon, o que possibilitou identificar as atitudes de design presentes na organização a partir dos aspectos do modelo de design attitude proposto por Michlewski (2008, 2015). A pesquisa aborda a prática do design em uma organização mediatech e busca compreender se estes aspectos estão presentes e quais atitudes mais se destacam no nível estratégico da área de experiência e inovação do núcleo digital da organização.Mediatech organizations are thus defined by combining media and technology in a digital way. These organizations represent a new paradigm in content distribution and, therefore, they need to continue advancing in proposing new business models to remain competitive. However, the skills and competences of designers are still little explored in the leadership of organizations. To this end, a case study of design attitudes and their influence on the innovation process in a mediatech organization was carried out. Data collection involved documentary research, direct observation and semi-structured interviews with the organization's design leaders. To analyze these data, content analysis and mapping of the innovation process was carried out during a hackathon event, which made it possible to identify the design attitudes present in the organization from the aspects of the design attitude model proposed by Michlewski (2008, 2015). The research addresses the practice of design in a mediatech organization and seeks to understand whether these aspects are present and which attitudes stand out most at the strategic level of the area of experience and innovation of the digital core of the organization.NenhumaHohmann, Luana Machadohttp://lattes.cnpq.br/1316711147180269http://lattes.cnpq.br/7106471704531411Costa, Filipe Campelo Xavier daUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em DesignUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaAtitudes de design e inovação: um estudo de caso em uma organização mediatechACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho IndustrialDesign estratégicoInovaçãoDesign attitudeStrategic designInnovationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9662info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALLuana Machado Hohmann_.pdfLuana Machado Hohmann_.pdfapplication/pdf948808http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9662/1/Luana+Machado+Hohmann_.pdf185b99b4845e7df50d379d55d72dbcacMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9662/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/96622021-03-19 10:46:38.938oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2021-03-19T13:46:38Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atitudes de design e inovação: um estudo de caso em uma organização mediatech
title Atitudes de design e inovação: um estudo de caso em uma organização mediatech
spellingShingle Atitudes de design e inovação: um estudo de caso em uma organização mediatech
Hohmann, Luana Machado
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
Design estratégico
Inovação
Design attitude
Strategic design
Innovation
title_short Atitudes de design e inovação: um estudo de caso em uma organização mediatech
title_full Atitudes de design e inovação: um estudo de caso em uma organização mediatech
title_fullStr Atitudes de design e inovação: um estudo de caso em uma organização mediatech
title_full_unstemmed Atitudes de design e inovação: um estudo de caso em uma organização mediatech
title_sort Atitudes de design e inovação: um estudo de caso em uma organização mediatech
author Hohmann, Luana Machado
author_facet Hohmann, Luana Machado
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1316711147180269
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7106471704531411
dc.contributor.author.fl_str_mv Hohmann, Luana Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Filipe Campelo Xavier da
contributor_str_mv Costa, Filipe Campelo Xavier da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
Design estratégico
Inovação
Design attitude
Strategic design
Innovation
dc.subject.por.fl_str_mv Design estratégico
Inovação
dc.subject.eng.fl_str_mv Design attitude
Strategic design
Innovation
description Organizações mediatech são assim definidas por combinarem mídia e tecnologia de forma digital. Estas organizações representam um novo paradigma na distribuição de conteúdo e, por isso, precisam continuar avançando na proposição de novos modelos de negócio para continuarem sendo competitivas. No entanto, as habilidades e competências dos designers ainda são pouco exploradas na liderança das organizações. Para tanto, foi realizado um estudo de caso das atitudes de design e sua influência no processo de inovação em uma organização mediatech. A coleta de dados envolveu pesquisa documental, observação direta e entrevistas semiestruturadas com líderes em design da organização. Para analisar estes dados, se realizou a análise de conteúdo e o mapeamento do processo de inovação durante um evento de hackathon, o que possibilitou identificar as atitudes de design presentes na organização a partir dos aspectos do modelo de design attitude proposto por Michlewski (2008, 2015). A pesquisa aborda a prática do design em uma organização mediatech e busca compreender se estes aspectos estão presentes e quais atitudes mais se destacam no nível estratégico da área de experiência e inovação do núcleo digital da organização.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-19T13:45:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-19T13:45:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9662
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9662/1/Luana+Machado+Hohmann_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9662/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 185b99b4845e7df50d379d55d72dbcac
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801845047435460608