Atitudes de design e inovação: um estudo de caso em uma organização mediatech
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9662 |
Resumo: | Organizações mediatech são assim definidas por combinarem mídia e tecnologia de forma digital. Estas organizações representam um novo paradigma na distribuição de conteúdo e, por isso, precisam continuar avançando na proposição de novos modelos de negócio para continuarem sendo competitivas. No entanto, as habilidades e competências dos designers ainda são pouco exploradas na liderança das organizações. Para tanto, foi realizado um estudo de caso das atitudes de design e sua influência no processo de inovação em uma organização mediatech. A coleta de dados envolveu pesquisa documental, observação direta e entrevistas semiestruturadas com líderes em design da organização. Para analisar estes dados, se realizou a análise de conteúdo e o mapeamento do processo de inovação durante um evento de hackathon, o que possibilitou identificar as atitudes de design presentes na organização a partir dos aspectos do modelo de design attitude proposto por Michlewski (2008, 2015). A pesquisa aborda a prática do design em uma organização mediatech e busca compreender se estes aspectos estão presentes e quais atitudes mais se destacam no nível estratégico da área de experiência e inovação do núcleo digital da organização. |
id |
USIN_8278c9ab812d7106874bef4e296ba01f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/9662 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-03-19T13:45:38Z2021-03-19T13:45:38Z2020-11-30Submitted by Jeferson Carlos da Veiga Rodrigues (jveigar@unisinos.br) on 2021-03-19T13:45:38Z No. of bitstreams: 1 Luana Machado Hohmann_.pdf: 948808 bytes, checksum: 185b99b4845e7df50d379d55d72dbcac (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-19T13:45:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luana Machado Hohmann_.pdf: 948808 bytes, checksum: 185b99b4845e7df50d379d55d72dbcac (MD5) Previous issue date: 2020-11-30Organizações mediatech são assim definidas por combinarem mídia e tecnologia de forma digital. Estas organizações representam um novo paradigma na distribuição de conteúdo e, por isso, precisam continuar avançando na proposição de novos modelos de negócio para continuarem sendo competitivas. No entanto, as habilidades e competências dos designers ainda são pouco exploradas na liderança das organizações. Para tanto, foi realizado um estudo de caso das atitudes de design e sua influência no processo de inovação em uma organização mediatech. A coleta de dados envolveu pesquisa documental, observação direta e entrevistas semiestruturadas com líderes em design da organização. Para analisar estes dados, se realizou a análise de conteúdo e o mapeamento do processo de inovação durante um evento de hackathon, o que possibilitou identificar as atitudes de design presentes na organização a partir dos aspectos do modelo de design attitude proposto por Michlewski (2008, 2015). A pesquisa aborda a prática do design em uma organização mediatech e busca compreender se estes aspectos estão presentes e quais atitudes mais se destacam no nível estratégico da área de experiência e inovação do núcleo digital da organização.Mediatech organizations are thus defined by combining media and technology in a digital way. These organizations represent a new paradigm in content distribution and, therefore, they need to continue advancing in proposing new business models to remain competitive. However, the skills and competences of designers are still little explored in the leadership of organizations. To this end, a case study of design attitudes and their influence on the innovation process in a mediatech organization was carried out. Data collection involved documentary research, direct observation and semi-structured interviews with the organization's design leaders. To analyze these data, content analysis and mapping of the innovation process was carried out during a hackathon event, which made it possible to identify the design attitudes present in the organization from the aspects of the design attitude model proposed by Michlewski (2008, 2015). The research addresses the practice of design in a mediatech organization and seeks to understand whether these aspects are present and which attitudes stand out most at the strategic level of the area of experience and innovation of the digital core of the organization.NenhumaHohmann, Luana Machadohttp://lattes.cnpq.br/1316711147180269http://lattes.cnpq.br/7106471704531411Costa, Filipe Campelo Xavier daUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em DesignUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaAtitudes de design e inovação: um estudo de caso em uma organização mediatechACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho IndustrialDesign estratégicoInovaçãoDesign attitudeStrategic designInnovationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9662info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALLuana Machado Hohmann_.pdfLuana Machado Hohmann_.pdfapplication/pdf948808http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9662/1/Luana+Machado+Hohmann_.pdf185b99b4845e7df50d379d55d72dbcacMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9662/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/96622021-03-19 10:46:38.938oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2021-03-19T13:46:38Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atitudes de design e inovação: um estudo de caso em uma organização mediatech |
title |
Atitudes de design e inovação: um estudo de caso em uma organização mediatech |
spellingShingle |
Atitudes de design e inovação: um estudo de caso em uma organização mediatech Hohmann, Luana Machado ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial Design estratégico Inovação Design attitude Strategic design Innovation |
title_short |
Atitudes de design e inovação: um estudo de caso em uma organização mediatech |
title_full |
Atitudes de design e inovação: um estudo de caso em uma organização mediatech |
title_fullStr |
Atitudes de design e inovação: um estudo de caso em uma organização mediatech |
title_full_unstemmed |
Atitudes de design e inovação: um estudo de caso em uma organização mediatech |
title_sort |
Atitudes de design e inovação: um estudo de caso em uma organização mediatech |
author |
Hohmann, Luana Machado |
author_facet |
Hohmann, Luana Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1316711147180269 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7106471704531411 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hohmann, Luana Machado |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Filipe Campelo Xavier da |
contributor_str_mv |
Costa, Filipe Campelo Xavier da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial |
topic |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial Design estratégico Inovação Design attitude Strategic design Innovation |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design estratégico Inovação |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Design attitude Strategic design Innovation |
description |
Organizações mediatech são assim definidas por combinarem mídia e tecnologia de forma digital. Estas organizações representam um novo paradigma na distribuição de conteúdo e, por isso, precisam continuar avançando na proposição de novos modelos de negócio para continuarem sendo competitivas. No entanto, as habilidades e competências dos designers ainda são pouco exploradas na liderança das organizações. Para tanto, foi realizado um estudo de caso das atitudes de design e sua influência no processo de inovação em uma organização mediatech. A coleta de dados envolveu pesquisa documental, observação direta e entrevistas semiestruturadas com líderes em design da organização. Para analisar estes dados, se realizou a análise de conteúdo e o mapeamento do processo de inovação durante um evento de hackathon, o que possibilitou identificar as atitudes de design presentes na organização a partir dos aspectos do modelo de design attitude proposto por Michlewski (2008, 2015). A pesquisa aborda a prática do design em uma organização mediatech e busca compreender se estes aspectos estão presentes e quais atitudes mais se destacam no nível estratégico da área de experiência e inovação do núcleo digital da organização. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-19T13:45:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-19T13:45:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9662 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9662 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Design |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola da Indústria Criativa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9662/1/Luana+Machado+Hohmann_.pdf http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9662/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
185b99b4845e7df50d379d55d72dbcac 320e21f23402402ac4988605e1edd177 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801845047435460608 |