A reprovação escolar como ameaça nas tramas da modernização pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2010 |
Resumo: | Esta Tese tem por objetivo analisar como as tramas discursivas sobre a modernização pedagógica constituem a reprovação escolar como uma ameaça no presente. Numa primeira etapa da pesquisa, foram aplicados questionários a 87 professores de três escolas públicas municipais da rede de ensino de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, e foram analisados alguns documentos referentes a essas escolas e à gestão da rede de ensino para se fazer uma leitura atual sobre a reprovação escolar. Num segundo momento da investigação, selecionei alguns textos de autores clássicos do princípio do século XX, representantes do movimento internacional da Educação Nova. Nesses textos, problematizei a necessidade de modernizar a escola como condição de possibilidade para pensar a reprovação escolar no presente e como estratégia para melhor governar a população. Essa analítica, que considerou diferentes tempos históricos e conceitualizações como governamentalidade e normalização, foi desenvolvida sob inspiração arque-genealógica, utili |
id |
USIN_835c6d126242324776bdc97c5a90685e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2010 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T20:07:57Z2015-03-04T20:07:57Z2010-04-15Made available in DSpace on 2015-03-04T20:07:57Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 15Esta Tese tem por objetivo analisar como as tramas discursivas sobre a modernização pedagógica constituem a reprovação escolar como uma ameaça no presente. Numa primeira etapa da pesquisa, foram aplicados questionários a 87 professores de três escolas públicas municipais da rede de ensino de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, e foram analisados alguns documentos referentes a essas escolas e à gestão da rede de ensino para se fazer uma leitura atual sobre a reprovação escolar. Num segundo momento da investigação, selecionei alguns textos de autores clássicos do princípio do século XX, representantes do movimento internacional da Educação Nova. Nesses textos, problematizei a necessidade de modernizar a escola como condição de possibilidade para pensar a reprovação escolar no presente e como estratégia para melhor governar a população. Essa analítica, que considerou diferentes tempos históricos e conceitualizações como governamentalidade e normalização, foi desenvolvida sob inspiração arque-genealógica, utiliThis work aims at analyzing how discursive webs about pedagogical modernization constitute school failure as a menace in the present. In the first stage of this research, 87 teachers from three public schools in São Leopoldo, in Rio Grande do Sul, answered a questionnaire, and some documents related to those schools as well as to the management of the teaching system were analyzed. In the second stage of the investigation, I selected some texts by classic authors from the early twentieth century who were representative of the international movement called New School. In those texts, I problematized the need for school modernization as a possibility condition to think about school failure in the present and as a strategy to better rule the population. This analysis, which considered different historical periods and conceptualizations such as governmentality and normalization, was developed under an archeogenealogical inspiration, used by Michel Foucault and other authors that have developed their studies inCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorKlein, Rejane Ramoshttp://lattes.cnpq.br/7794555709395113http://lattes.cnpq.br/3876751682370290Lopes, Maura CorciniUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesA reprovação escolar como ameaça nas tramas da modernização pedagógicaCiências Humanascurrículo escolargovernamentalidadenormalizaçãopráticas pedagógicasavaliação da aprendizagemgovernmentalitynormalizationpráticas pedagógicasschool curriculumlearning evaluationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2010info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALRejaneKleinEducacao.pdfRejaneKleinEducacao.pdfapplication/pdf1347930http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2010/1/RejaneKleinEducacao.pdf3ce28209758016fa89189db4b4e7ae32MD51UNISINOS/20102015-03-10 09:08:00.645oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2010Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T12:08Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A reprovação escolar como ameaça nas tramas da modernização pedagógica |
title |
A reprovação escolar como ameaça nas tramas da modernização pedagógica |
spellingShingle |
A reprovação escolar como ameaça nas tramas da modernização pedagógica Klein, Rejane Ramos Ciências Humanas currículo escolar governamentalidade normalização práticas pedagógicas avaliação da aprendizagem governmentality normalization práticas pedagógicas school curriculum learning evaluation |
title_short |
A reprovação escolar como ameaça nas tramas da modernização pedagógica |
title_full |
A reprovação escolar como ameaça nas tramas da modernização pedagógica |
title_fullStr |
A reprovação escolar como ameaça nas tramas da modernização pedagógica |
title_full_unstemmed |
A reprovação escolar como ameaça nas tramas da modernização pedagógica |
title_sort |
A reprovação escolar como ameaça nas tramas da modernização pedagógica |
author |
Klein, Rejane Ramos |
author_facet |
Klein, Rejane Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7794555709395113 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3876751682370290 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Klein, Rejane Ramos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lopes, Maura Corcini |
contributor_str_mv |
Lopes, Maura Corcini |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas currículo escolar governamentalidade normalização práticas pedagógicas avaliação da aprendizagem governmentality normalization práticas pedagógicas school curriculum learning evaluation |
dc.subject.por.fl_str_mv |
currículo escolar governamentalidade normalização práticas pedagógicas avaliação da aprendizagem |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
governmentality normalization práticas pedagógicas school curriculum learning evaluation |
description |
Esta Tese tem por objetivo analisar como as tramas discursivas sobre a modernização pedagógica constituem a reprovação escolar como uma ameaça no presente. Numa primeira etapa da pesquisa, foram aplicados questionários a 87 professores de três escolas públicas municipais da rede de ensino de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, e foram analisados alguns documentos referentes a essas escolas e à gestão da rede de ensino para se fazer uma leitura atual sobre a reprovação escolar. Num segundo momento da investigação, selecionei alguns textos de autores clássicos do princípio do século XX, representantes do movimento internacional da Educação Nova. Nesses textos, problematizei a necessidade de modernizar a escola como condição de possibilidade para pensar a reprovação escolar no presente e como estratégia para melhor governar a população. Essa analítica, que considerou diferentes tempos históricos e conceitualizações como governamentalidade e normalização, foi desenvolvida sob inspiração arque-genealógica, utili |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-04-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T20:07:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T20:07:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2010 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2010/1/RejaneKleinEducacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3ce28209758016fa89189db4b4e7ae32 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844941494681600 |