Exibições especulativas enquanto modo de engajar o público em tempos de crise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12597 |
Resumo: | O Design Especulativo preocupa-se com possibilidades, e não com probabilidades, levando-nos a considerar preferências sobre um conjunto de futuros possíveis e as formas pelas quais os objetos que projetamos contribuem ou prejudicam nossas tentativas de construir esses futuros. Trata-se de uma área do Design especialmente caracterizada pelo questionamento e pela discussão de novas ideias de futuro. O Design Especulativo comunica-se por meio de um conjunto de sondas tangíveis, tais como vídeos, histórias, cenários e — foco neste trabalho — exibições. Acreditamos que uma exibição de tendências, projetada de forma inventiva, comportando ideias estimulantes e, muitas vezes, emocionantes, sobre como o futuro poderá ser tem o potencial de provocar questões difíceis e, ao mesmo tempo, fundamentais, como uma nota de advertência sobre como a sociedade deveria evoluir. No entanto, estas abordagens ainda não foram suficientemente concebidas de forma participativa, geralmente restringindo-se a grupos de pesquisadores ou a espaços exclusivos. Julgamos que a inclusão de públicos mais diversos no processo seria de grande contribuição na geração de insights para os designers e para a sociedade, provocando a ruptura dos conceitos sobre o que pode ser feito no presente para que o futuro seja mais acertado. Nossa intenção é entender o potencial das exibições enquanto modo de engajamento do público em tempos de crise. Para buscar cumprir esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e exploratória dividida em duas fases: a primeira consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental para identificar o estado da arte sobre o corpo teórico e, a segunda, em um conjunto de entrevistas individuais aprofundadas e coleta de dados. Dentre as principais descobertas da pesquisa estão a necessidade de um conhecimento aprofundado sobre o público-alvo para promover o seu engajamento, bem como a superação da relutância demonstrada por grandes patrocinadores em posicionar-se frente a questões críticas atuais ou de eventuais conflitos de interesse. |
id |
USIN_83fac467cda3c62afd1f38b2381b42ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/12597 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-07-31T14:37:08Z2023-07-31T14:37:08Z2023-04-05Submitted by Jeferson Carlos da Veiga Rodrigues (jveigar@unisinos.br) on 2023-07-31T14:37:08Z No. of bitstreams: 1 Cátia Beatriz Picolo_.pdf: 69766130 bytes, checksum: e8de6101cb86833f7c2aa36bb870be11 (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-31T14:37:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cátia Beatriz Picolo_.pdf: 69766130 bytes, checksum: e8de6101cb86833f7c2aa36bb870be11 (MD5) Previous issue date: 2023-04-05O Design Especulativo preocupa-se com possibilidades, e não com probabilidades, levando-nos a considerar preferências sobre um conjunto de futuros possíveis e as formas pelas quais os objetos que projetamos contribuem ou prejudicam nossas tentativas de construir esses futuros. Trata-se de uma área do Design especialmente caracterizada pelo questionamento e pela discussão de novas ideias de futuro. O Design Especulativo comunica-se por meio de um conjunto de sondas tangíveis, tais como vídeos, histórias, cenários e — foco neste trabalho — exibições. Acreditamos que uma exibição de tendências, projetada de forma inventiva, comportando ideias estimulantes e, muitas vezes, emocionantes, sobre como o futuro poderá ser tem o potencial de provocar questões difíceis e, ao mesmo tempo, fundamentais, como uma nota de advertência sobre como a sociedade deveria evoluir. No entanto, estas abordagens ainda não foram suficientemente concebidas de forma participativa, geralmente restringindo-se a grupos de pesquisadores ou a espaços exclusivos. Julgamos que a inclusão de públicos mais diversos no processo seria de grande contribuição na geração de insights para os designers e para a sociedade, provocando a ruptura dos conceitos sobre o que pode ser feito no presente para que o futuro seja mais acertado. Nossa intenção é entender o potencial das exibições enquanto modo de engajamento do público em tempos de crise. Para buscar cumprir esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e exploratória dividida em duas fases: a primeira consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental para identificar o estado da arte sobre o corpo teórico e, a segunda, em um conjunto de entrevistas individuais aprofundadas e coleta de dados. Dentre as principais descobertas da pesquisa estão a necessidade de um conhecimento aprofundado sobre o público-alvo para promover o seu engajamento, bem como a superação da relutância demonstrada por grandes patrocinadores em posicionar-se frente a questões críticas atuais ou de eventuais conflitos de interesse.Speculative Design is concerned with possibilities rather than probabilities, leading us to consider preferences about a set of possible futures and the ways in which the objects we design either contribute to or undermine our attempts to build those futures. This is an area of Design especially characterized by questioning and discussing new ideas for the future. Speculative Design communicates through a set of tangible probes, such as videos, stories, sets and — the focus of this work — Exhibitions. We believe that an inventively designed trend display containing stimulating and often exciting ideas about what the future might look like has the potential to raise difficult and fundamental questions as a cautionary note about how society should evolve. However, these approaches have not yet been conceived in a participatory way, generally being restricted to groups of researchers or exclusive spaces. We believe that the inclusion of more diverse audiences in the process would be of great contribution in generating insights for designers and for society, causing the rupture of concepts about what can be done in the present so that the future is more successful. Our intention is to understand the potential of exhibitions as a way of engaging the public in times of crisis. To seek to fulfill this objective, a qualitative and exploratory research was developed, divided into two phases: the first consists of a bibliographical and documental research to identify the state of the art on the theoretical body and, the second, in a set of in-depth individual interviews and data collect. Among the research's main findings are the need for in-depth knowledge of the target audience to promote their engagement, as well as overcoming the reluctance shown by a large number of sponsors on taking a stand on current critical issues or possible conflicts of interest.NenhumaPicolo, Cátia Beatrizhttp://lattes.cnpq.br/0452457026604900Meyer, Guilherme Englert CorreaUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em DesignUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaExibições especulativas enquanto modo de engajar o público em tempos de criseACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho IndustrialDesign especulativoDesign de exibiçõesCrisePúblicoSpeculative designExhibition designCrisisPublicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12597info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12597/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52ORIGINALCátia Beatriz Picolo_.pdfCátia Beatriz Picolo_.pdfapplication/pdf69766130http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12597/1/C%C3%A1tia+Beatriz+Picolo_.pdfe8de6101cb86833f7c2aa36bb870be11MD51UNISINOS/125972023-07-31 11:40:05.203oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2023-07-31T14:40:05Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Exibições especulativas enquanto modo de engajar o público em tempos de crise |
title |
Exibições especulativas enquanto modo de engajar o público em tempos de crise |
spellingShingle |
Exibições especulativas enquanto modo de engajar o público em tempos de crise Picolo, Cátia Beatriz ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial Design especulativo Design de exibições Crise Público Speculative design Exhibition design Crisis Public |
title_short |
Exibições especulativas enquanto modo de engajar o público em tempos de crise |
title_full |
Exibições especulativas enquanto modo de engajar o público em tempos de crise |
title_fullStr |
Exibições especulativas enquanto modo de engajar o público em tempos de crise |
title_full_unstemmed |
Exibições especulativas enquanto modo de engajar o público em tempos de crise |
title_sort |
Exibições especulativas enquanto modo de engajar o público em tempos de crise |
author |
Picolo, Cátia Beatriz |
author_facet |
Picolo, Cátia Beatriz |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0452457026604900 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Picolo, Cátia Beatriz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Meyer, Guilherme Englert Correa |
contributor_str_mv |
Meyer, Guilherme Englert Correa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial |
topic |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial Design especulativo Design de exibições Crise Público Speculative design Exhibition design Crisis Public |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design especulativo Design de exibições Crise Público |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Speculative design Exhibition design Crisis Public |
description |
O Design Especulativo preocupa-se com possibilidades, e não com probabilidades, levando-nos a considerar preferências sobre um conjunto de futuros possíveis e as formas pelas quais os objetos que projetamos contribuem ou prejudicam nossas tentativas de construir esses futuros. Trata-se de uma área do Design especialmente caracterizada pelo questionamento e pela discussão de novas ideias de futuro. O Design Especulativo comunica-se por meio de um conjunto de sondas tangíveis, tais como vídeos, histórias, cenários e — foco neste trabalho — exibições. Acreditamos que uma exibição de tendências, projetada de forma inventiva, comportando ideias estimulantes e, muitas vezes, emocionantes, sobre como o futuro poderá ser tem o potencial de provocar questões difíceis e, ao mesmo tempo, fundamentais, como uma nota de advertência sobre como a sociedade deveria evoluir. No entanto, estas abordagens ainda não foram suficientemente concebidas de forma participativa, geralmente restringindo-se a grupos de pesquisadores ou a espaços exclusivos. Julgamos que a inclusão de públicos mais diversos no processo seria de grande contribuição na geração de insights para os designers e para a sociedade, provocando a ruptura dos conceitos sobre o que pode ser feito no presente para que o futuro seja mais acertado. Nossa intenção é entender o potencial das exibições enquanto modo de engajamento do público em tempos de crise. Para buscar cumprir esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e exploratória dividida em duas fases: a primeira consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental para identificar o estado da arte sobre o corpo teórico e, a segunda, em um conjunto de entrevistas individuais aprofundadas e coleta de dados. Dentre as principais descobertas da pesquisa estão a necessidade de um conhecimento aprofundado sobre o público-alvo para promover o seu engajamento, bem como a superação da relutância demonstrada por grandes patrocinadores em posicionar-se frente a questões críticas atuais ou de eventuais conflitos de interesse. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-31T14:37:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-31T14:37:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-04-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12597 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Design |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola da Indústria Criativa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12597/2/license.txt http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12597/1/C%C3%A1tia+Beatriz+Picolo_.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
320e21f23402402ac4988605e1edd177 e8de6101cb86833f7c2aa36bb870be11 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801845093773082624 |