Imagens do anonimato em plataformas digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10042 |
Resumo: | Esta tese tem o objetivo geral de compreender características do anonimato, enquanto fenômeno tecnocultural, nas plataformas digitais. Para tanto, são consideradas no recorte as plataformas de interface anônima. Esses serviços se diferem de redes populares, como Facebook e Twitter, porque permitem a interação entre os sujeitos sem a necessidade de se utilizar uma foto de perfil, um nome ou um avatar que identifique a pessoa. Os movimentos exploratórios incluíram aplicação de questionário com usuários do Sarahah, navegação em primeira pessoa a partir da caixinha de perguntas do Instagram e, finalmente, a escavação de outros apps, numa abordagem arqueológica da mídia. Isso permitiu a coleta de material para dissecação, de forma a entender como as imagens do anonimato se atualizam num contexto tecnocultural de sociedade softwarizada, em que passado e presente coalescem e os aparatos técnicos funcionam como mediadores do mundo imaginado. O aporte teórico contou, entre outros autores, com Auerbach (2012), Bergson (2006), Chun (2008), Fernández Porta (2018), Fischer (2013; 2015), Flusser (1985; 2008), Foucault (2001; 2013), Frois (2010), Kluitenberg (2014), Manovich (2013; 2014) e Sibilia (2016). Conforme a investigação progredia, percebeuse que as plataformas digitais de interface anônima atuam como heterotopias, no sentido de que são espaços com regras próprias e que permitem formas bastante particulares de interação. Foram identificados traços como a confissão de segredos, a troca de afetos, o amortecimento moral, a zombaria e a ofensa, todos possibilitados pela organização de elementos interativos e visuais do território digital. |
id |
USIN_86a4f4a79d42c37aaaa48636e1522ec3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/10042 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-08-23T20:32:58Z2021-08-23T20:32:58Z2021-07-06Submitted by Anna Barbara Alves Beraldine (annabarbara@unisinos.br) on 2021-08-23T20:32:58Z No. of bitstreams: 1 Rafael Tourinho Raymundo_.pdf: 2811962 bytes, checksum: 3d16761465b453cff7b889c07e83d141 (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-23T20:32:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rafael Tourinho Raymundo_.pdf: 2811962 bytes, checksum: 3d16761465b453cff7b889c07e83d141 (MD5) Previous issue date: 2021-07-06Esta tese tem o objetivo geral de compreender características do anonimato, enquanto fenômeno tecnocultural, nas plataformas digitais. Para tanto, são consideradas no recorte as plataformas de interface anônima. Esses serviços se diferem de redes populares, como Facebook e Twitter, porque permitem a interação entre os sujeitos sem a necessidade de se utilizar uma foto de perfil, um nome ou um avatar que identifique a pessoa. Os movimentos exploratórios incluíram aplicação de questionário com usuários do Sarahah, navegação em primeira pessoa a partir da caixinha de perguntas do Instagram e, finalmente, a escavação de outros apps, numa abordagem arqueológica da mídia. Isso permitiu a coleta de material para dissecação, de forma a entender como as imagens do anonimato se atualizam num contexto tecnocultural de sociedade softwarizada, em que passado e presente coalescem e os aparatos técnicos funcionam como mediadores do mundo imaginado. O aporte teórico contou, entre outros autores, com Auerbach (2012), Bergson (2006), Chun (2008), Fernández Porta (2018), Fischer (2013; 2015), Flusser (1985; 2008), Foucault (2001; 2013), Frois (2010), Kluitenberg (2014), Manovich (2013; 2014) e Sibilia (2016). Conforme a investigação progredia, percebeuse que as plataformas digitais de interface anônima atuam como heterotopias, no sentido de que são espaços com regras próprias e que permitem formas bastante particulares de interação. Foram identificados traços como a confissão de segredos, a troca de afetos, o amortecimento moral, a zombaria e a ofensa, todos possibilitados pela organização de elementos interativos e visuais do território digital.This thesis aims, overall, to understand characteristics of anonymity, as a technocultural phenomenon, in digital platforms. To achieve this goal, we considered specifically anonymous interface platforms. These services differ from popular networks, such as Facebook and Twitter, because they allow interaction between people without the need to use a profile picture, a name, or an avatar identifying the person. Exploratory moves included applying a questionnaire with Sarahah users, first-person browsing starting from the Instagram question box, and finally the excavation of other apps, in a media archeology approach. This allowed us to collect material for dissection, in order to understand how images of anonymity (re)appear in a technocultural context of a softwarized society, in which past and present coalesce and technical apparatuses function as mediators of the imagined world. Theoretical contribution included, among other authors, Auerbach (2012), Bergson (2006), Chun (2008), Fernández Porta (2018), Fischer (2013; 2015), Flusser (1985; 2008), Foucault (2001; 2013 ), Frois (2010), Kluitenberg (2014), Manovich (2013; 2014) and Sibilia (2016). As the investigation progressed, we noticed that anonymous interface digital platforms act as heterotopias, meaning these are spaces with their own rules, and which allow very particular forms of interaction. We identified characteristics such as confession of secrets, mutual affection, moral elasticity, mockery, and offense. These were all made possible due to the arrangement of interactive and visual elements on the digital territory.NenhumaRaymundo, Rafael Tourinhohttp://lattes.cnpq.br/4119221343998099http://lattes.cnpq.br/6063859084730300Fischer, Gustavo DaudtUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaImagens do anonimato em plataformas digitaisACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoAnonimatoRedes digitaisHeterotopiaAplicativos móveisTecnoculturaAnonymityDigital networksMobile appsTechnocultureinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10042info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALRafael Tourinho Raymundo_.pdfRafael Tourinho Raymundo_.pdfapplication/pdf2811962http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10042/1/Rafael+Tourinho+Raymundo_.pdf3d16761465b453cff7b889c07e83d141MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10042/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/100422021-08-23 17:33:28.238oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2021-08-23T20:33:28Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Imagens do anonimato em plataformas digitais |
title |
Imagens do anonimato em plataformas digitais |
spellingShingle |
Imagens do anonimato em plataformas digitais Raymundo, Rafael Tourinho ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação Anonimato Redes digitais Heterotopia Aplicativos móveis Tecnocultura Anonymity Digital networks Mobile apps Technoculture |
title_short |
Imagens do anonimato em plataformas digitais |
title_full |
Imagens do anonimato em plataformas digitais |
title_fullStr |
Imagens do anonimato em plataformas digitais |
title_full_unstemmed |
Imagens do anonimato em plataformas digitais |
title_sort |
Imagens do anonimato em plataformas digitais |
author |
Raymundo, Rafael Tourinho |
author_facet |
Raymundo, Rafael Tourinho |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4119221343998099 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6063859084730300 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raymundo, Rafael Tourinho |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fischer, Gustavo Daudt |
contributor_str_mv |
Fischer, Gustavo Daudt |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação |
topic |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação Anonimato Redes digitais Heterotopia Aplicativos móveis Tecnocultura Anonymity Digital networks Mobile apps Technoculture |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anonimato Redes digitais Heterotopia Aplicativos móveis Tecnocultura |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Anonymity Digital networks Mobile apps Technoculture |
description |
Esta tese tem o objetivo geral de compreender características do anonimato, enquanto fenômeno tecnocultural, nas plataformas digitais. Para tanto, são consideradas no recorte as plataformas de interface anônima. Esses serviços se diferem de redes populares, como Facebook e Twitter, porque permitem a interação entre os sujeitos sem a necessidade de se utilizar uma foto de perfil, um nome ou um avatar que identifique a pessoa. Os movimentos exploratórios incluíram aplicação de questionário com usuários do Sarahah, navegação em primeira pessoa a partir da caixinha de perguntas do Instagram e, finalmente, a escavação de outros apps, numa abordagem arqueológica da mídia. Isso permitiu a coleta de material para dissecação, de forma a entender como as imagens do anonimato se atualizam num contexto tecnocultural de sociedade softwarizada, em que passado e presente coalescem e os aparatos técnicos funcionam como mediadores do mundo imaginado. O aporte teórico contou, entre outros autores, com Auerbach (2012), Bergson (2006), Chun (2008), Fernández Porta (2018), Fischer (2013; 2015), Flusser (1985; 2008), Foucault (2001; 2013), Frois (2010), Kluitenberg (2014), Manovich (2013; 2014) e Sibilia (2016). Conforme a investigação progredia, percebeuse que as plataformas digitais de interface anônima atuam como heterotopias, no sentido de que são espaços com regras próprias e que permitem formas bastante particulares de interação. Foram identificados traços como a confissão de segredos, a troca de afetos, o amortecimento moral, a zombaria e a ofensa, todos possibilitados pela organização de elementos interativos e visuais do território digital. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-23T20:32:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-08-23T20:32:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-07-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10042 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola da Indústria Criativa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10042/1/Rafael+Tourinho+Raymundo_.pdf http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10042/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3d16761465b453cff7b889c07e83d141 320e21f23402402ac4988605e1edd177 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801845052333359104 |