Imagens do anonimato em plataformas digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raymundo, Rafael Tourinho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10042
Resumo: Esta tese tem o objetivo geral de compreender características do anonimato, enquanto fenômeno tecnocultural, nas plataformas digitais. Para tanto, são consideradas no recorte as plataformas de interface anônima. Esses serviços se diferem de redes populares, como Facebook e Twitter, porque permitem a interação entre os sujeitos sem a necessidade de se utilizar uma foto de perfil, um nome ou um avatar que identifique a pessoa. Os movimentos exploratórios incluíram aplicação de questionário com usuários do Sarahah, navegação em primeira pessoa a partir da caixinha de perguntas do Instagram e, finalmente, a escavação de outros apps, numa abordagem arqueológica da mídia. Isso permitiu a coleta de material para dissecação, de forma a entender como as imagens do anonimato se atualizam num contexto tecnocultural de sociedade softwarizada, em que passado e presente coalescem e os aparatos técnicos funcionam como mediadores do mundo imaginado. O aporte teórico contou, entre outros autores, com Auerbach (2012), Bergson (2006), Chun (2008), Fernández Porta (2018), Fischer (2013; 2015), Flusser (1985; 2008), Foucault (2001; 2013), Frois (2010), Kluitenberg (2014), Manovich (2013; 2014) e Sibilia (2016). Conforme a investigação progredia, percebeuse que as plataformas digitais de interface anônima atuam como heterotopias, no sentido de que são espaços com regras próprias e que permitem formas bastante particulares de interação. Foram identificados traços como a confissão de segredos, a troca de afetos, o amortecimento moral, a zombaria e a ofensa, todos possibilitados pela organização de elementos interativos e visuais do território digital.
id USIN_86a4f4a79d42c37aaaa48636e1522ec3
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/10042
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2021-08-23T20:32:58Z2021-08-23T20:32:58Z2021-07-06Submitted by Anna Barbara Alves Beraldine (annabarbara@unisinos.br) on 2021-08-23T20:32:58Z No. of bitstreams: 1 Rafael Tourinho Raymundo_.pdf: 2811962 bytes, checksum: 3d16761465b453cff7b889c07e83d141 (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-23T20:32:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rafael Tourinho Raymundo_.pdf: 2811962 bytes, checksum: 3d16761465b453cff7b889c07e83d141 (MD5) Previous issue date: 2021-07-06Esta tese tem o objetivo geral de compreender características do anonimato, enquanto fenômeno tecnocultural, nas plataformas digitais. Para tanto, são consideradas no recorte as plataformas de interface anônima. Esses serviços se diferem de redes populares, como Facebook e Twitter, porque permitem a interação entre os sujeitos sem a necessidade de se utilizar uma foto de perfil, um nome ou um avatar que identifique a pessoa. Os movimentos exploratórios incluíram aplicação de questionário com usuários do Sarahah, navegação em primeira pessoa a partir da caixinha de perguntas do Instagram e, finalmente, a escavação de outros apps, numa abordagem arqueológica da mídia. Isso permitiu a coleta de material para dissecação, de forma a entender como as imagens do anonimato se atualizam num contexto tecnocultural de sociedade softwarizada, em que passado e presente coalescem e os aparatos técnicos funcionam como mediadores do mundo imaginado. O aporte teórico contou, entre outros autores, com Auerbach (2012), Bergson (2006), Chun (2008), Fernández Porta (2018), Fischer (2013; 2015), Flusser (1985; 2008), Foucault (2001; 2013), Frois (2010), Kluitenberg (2014), Manovich (2013; 2014) e Sibilia (2016). Conforme a investigação progredia, percebeuse que as plataformas digitais de interface anônima atuam como heterotopias, no sentido de que são espaços com regras próprias e que permitem formas bastante particulares de interação. Foram identificados traços como a confissão de segredos, a troca de afetos, o amortecimento moral, a zombaria e a ofensa, todos possibilitados pela organização de elementos interativos e visuais do território digital.This thesis aims, overall, to understand characteristics of anonymity, as a technocultural phenomenon, in digital platforms. To achieve this goal, we considered specifically anonymous interface platforms. These services differ from popular networks, such as Facebook and Twitter, because they allow interaction between people without the need to use a profile picture, a name, or an avatar identifying the person. Exploratory moves included applying a questionnaire with Sarahah users, first-person browsing starting from the Instagram question box, and finally the excavation of other apps, in a media archeology approach. This allowed us to collect material for dissection, in order to understand how images of anonymity (re)appear in a technocultural context of a softwarized society, in which past and present coalesce and technical apparatuses function as mediators of the imagined world. Theoretical contribution included, among other authors, Auerbach (2012), Bergson (2006), Chun (2008), Fernández Porta (2018), Fischer (2013; 2015), Flusser (1985; 2008), Foucault (2001; 2013 ), Frois (2010), Kluitenberg (2014), Manovich (2013; 2014) and Sibilia (2016). As the investigation progressed, we noticed that anonymous interface digital platforms act as heterotopias, meaning these are spaces with their own rules, and which allow very particular forms of interaction. We identified characteristics such as confession of secrets, mutual affection, moral elasticity, mockery, and offense. These were all made possible due to the arrangement of interactive and visual elements on the digital territory.NenhumaRaymundo, Rafael Tourinhohttp://lattes.cnpq.br/4119221343998099http://lattes.cnpq.br/6063859084730300Fischer, Gustavo DaudtUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaImagens do anonimato em plataformas digitaisACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoAnonimatoRedes digitaisHeterotopiaAplicativos móveisTecnoculturaAnonymityDigital networksMobile appsTechnocultureinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10042info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALRafael Tourinho Raymundo_.pdfRafael Tourinho Raymundo_.pdfapplication/pdf2811962http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10042/1/Rafael+Tourinho+Raymundo_.pdf3d16761465b453cff7b889c07e83d141MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10042/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/100422021-08-23 17:33:28.238oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2021-08-23T20:33:28Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imagens do anonimato em plataformas digitais
title Imagens do anonimato em plataformas digitais
spellingShingle Imagens do anonimato em plataformas digitais
Raymundo, Rafael Tourinho
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Anonimato
Redes digitais
Heterotopia
Aplicativos móveis
Tecnocultura
Anonymity
Digital networks
Mobile apps
Technoculture
title_short Imagens do anonimato em plataformas digitais
title_full Imagens do anonimato em plataformas digitais
title_fullStr Imagens do anonimato em plataformas digitais
title_full_unstemmed Imagens do anonimato em plataformas digitais
title_sort Imagens do anonimato em plataformas digitais
author Raymundo, Rafael Tourinho
author_facet Raymundo, Rafael Tourinho
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4119221343998099
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6063859084730300
dc.contributor.author.fl_str_mv Raymundo, Rafael Tourinho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fischer, Gustavo Daudt
contributor_str_mv Fischer, Gustavo Daudt
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Anonimato
Redes digitais
Heterotopia
Aplicativos móveis
Tecnocultura
Anonymity
Digital networks
Mobile apps
Technoculture
dc.subject.por.fl_str_mv Anonimato
Redes digitais
Heterotopia
Aplicativos móveis
Tecnocultura
dc.subject.eng.fl_str_mv Anonymity
Digital networks
Mobile apps
Technoculture
description Esta tese tem o objetivo geral de compreender características do anonimato, enquanto fenômeno tecnocultural, nas plataformas digitais. Para tanto, são consideradas no recorte as plataformas de interface anônima. Esses serviços se diferem de redes populares, como Facebook e Twitter, porque permitem a interação entre os sujeitos sem a necessidade de se utilizar uma foto de perfil, um nome ou um avatar que identifique a pessoa. Os movimentos exploratórios incluíram aplicação de questionário com usuários do Sarahah, navegação em primeira pessoa a partir da caixinha de perguntas do Instagram e, finalmente, a escavação de outros apps, numa abordagem arqueológica da mídia. Isso permitiu a coleta de material para dissecação, de forma a entender como as imagens do anonimato se atualizam num contexto tecnocultural de sociedade softwarizada, em que passado e presente coalescem e os aparatos técnicos funcionam como mediadores do mundo imaginado. O aporte teórico contou, entre outros autores, com Auerbach (2012), Bergson (2006), Chun (2008), Fernández Porta (2018), Fischer (2013; 2015), Flusser (1985; 2008), Foucault (2001; 2013), Frois (2010), Kluitenberg (2014), Manovich (2013; 2014) e Sibilia (2016). Conforme a investigação progredia, percebeuse que as plataformas digitais de interface anônima atuam como heterotopias, no sentido de que são espaços com regras próprias e que permitem formas bastante particulares de interação. Foram identificados traços como a confissão de segredos, a troca de afetos, o amortecimento moral, a zombaria e a ofensa, todos possibilitados pela organização de elementos interativos e visuais do território digital.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-23T20:32:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-23T20:32:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10042
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10042/1/Rafael+Tourinho+Raymundo_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10042/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3d16761465b453cff7b889c07e83d141
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801845052333359104