Tornar presente: o pragmatismo de William James no Chthuluceno de Donna Haraway
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11907 |
Resumo: | Este trabalho procura delinear que obtemos quando analisamos o pragmatismo e o empirismo radical de William James à luz de algumas das exortações mais recentes da filósofa e bióloga Donna Haraway, e vice-versa. Como alternativa à noção ou narrativa de Antropoceno — ou seja, a época do ser humano, na qual as ações antropogênicas teriam tido um efeito aterrador e irreversível nas condições de vida do planeta — Haraway propõe o Chuthuleno, que, uma vez que não admite os extremos do pessimismo e do otimismo, demandaria nossa reflexão e nossa atuação. Já o pragmatismo jamesiano é, em termos simplificados, um método para testar as consequências práticas de certas filosofias, noções ou conceitos. O empirismo radical, mais difícil de definir, postula um instante de experiência pura em que as distinções comuns, ou os tradicionais dualismos, ainda não se deram. A ideia de presente acolhe, portanto, tanto a ideia da experiência pura em que essas divisões ainda não foram feitas quanto nossa capacidade, em um sentido mais metafórico, de levar a cabo uma reflexão que torna presentes as consequências práticas de nossas ações, e que remete à própria necessidade de ponderação no Chthuluceno. Como veremos, o empirismo radical e o pragmatismo enquanto método sem dúvida podem respaldar, ampliar e potencializar a narrativa ou a noção de Chthuluceno proposta por Donna Haraway em Staying with the Trouble. Isso não significa que ambos permaneçam idênticos. A rejeição da categoria de crença por parte de Haraway terá de ser revista, bem como a inspiração baconiana do pragmatismo de James. |
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2022-10-18T16:26:43Z2022-10-18T16:26:43Z2022-08-11Submitted by Jeferson Carlos da Veiga Rodrigues (jveigar@unisinos.br) on 2022-10-18T16:26:43Z No. of bitstreams: 1 Camila von Holdefer Kehl_.pdf: 1096455 bytes, checksum: 914366056b1e790ff2cf4dd4d42ea664 (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-18T16:26:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Camila von Holdefer Kehl_.pdf: 1096455 bytes, checksum: 914366056b1e790ff2cf4dd4d42ea664 (MD5) Previous issue date: 2022-08-11Este trabalho procura delinear que obtemos quando analisamos o pragmatismo e o empirismo radical de William James à luz de algumas das exortações mais recentes da filósofa e bióloga Donna Haraway, e vice-versa. Como alternativa à noção ou narrativa de Antropoceno — ou seja, a época do ser humano, na qual as ações antropogênicas teriam tido um efeito aterrador e irreversível nas condições de vida do planeta — Haraway propõe o Chuthuleno, que, uma vez que não admite os extremos do pessimismo e do otimismo, demandaria nossa reflexão e nossa atuação. Já o pragmatismo jamesiano é, em termos simplificados, um método para testar as consequências práticas de certas filosofias, noções ou conceitos. O empirismo radical, mais difícil de definir, postula um instante de experiência pura em que as distinções comuns, ou os tradicionais dualismos, ainda não se deram. A ideia de presente acolhe, portanto, tanto a ideia da experiência pura em que essas divisões ainda não foram feitas quanto nossa capacidade, em um sentido mais metafórico, de levar a cabo uma reflexão que torna presentes as consequências práticas de nossas ações, e que remete à própria necessidade de ponderação no Chthuluceno. Como veremos, o empirismo radical e o pragmatismo enquanto método sem dúvida podem respaldar, ampliar e potencializar a narrativa ou a noção de Chthuluceno proposta por Donna Haraway em Staying with the Trouble. Isso não significa que ambos permaneçam idênticos. A rejeição da categoria de crença por parte de Haraway terá de ser revista, bem como a inspiração baconiana do pragmatismo de James.This work seeks to delineate what we obtain when we analyze William James’s pragmatism and radical empiricism through some of the most recent exhortations of the philosopher and biologist Donna Haraway, and vice versa. As an alternative to the notion or narrative of the Anthropocene — that is, the epoch of the humans, in which anthropogenic actions would have had a terrifying and irreversible effect on the conditions of life on the planet — Haraway proposes the Chuthulene, which, since it does not admits the extremes of pessimism and optimism, would demand our reflection and action. Jamesian pragmatism is, in simplified terms, a method for testing the practical consequences of certain philosophies, notions or concepts. Radical empiricism, which is more difficult to define, posits it as an instant of pure experience in which common distinctions, or traditional dualisms, have not yet taken place. The idea of the present therefore welcomes both the idea of pure experience in which these divisions have not yet been made and our ability, in a more metaphorical sense, to carry out a reflection that makes present the practical consequences of our actions, and which refers to the very need for weighting in the Chthulucene. As we will see, radical empiricism and pragmatism as a method can undoubtedly support, amplify and enhance the narrative or notion of Chthulucene proposed by Donna Haraway in Staying with the Trouble. This does not mean that both remain identical. Haraway's rejection of the category of belief will have to be revised, as will the Baconian inspiration of James’s pragmatism.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorKehl, Camila Von Holdeferhttp://lattes.cnpq.br/8835925826527965http://lattes.cnpq.br/2045729600668270Stein, Sofia Inês AlbornozUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUnisinosBrasilEscola de HumanidadesTornar presente: o pragmatismo de William James no Chthuluceno de Donna HarawayACCNPQ::Ciências Humanas::FilosofiaEmpirismo radicalPragmatismoAntropocenoWilliam JamesDonna HarawayRadical empiricismPragmatismAnthropoceneinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11907info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11907/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52ORIGINALCamila von Holdefer Kehl_.pdfCamila von Holdefer Kehl_.pdfapplication/pdf1096455http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11907/1/Camila+von+Holdefer+Kehl_.pdf914366056b1e790ff2cf4dd4d42ea664MD51UNISINOS/119072022-10-18 13:27:43.604oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T16:27:43Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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