Díades Comprador-Fornecedor: A Influência das Fontes de Ganhos Relacionais e da Assimetria de Poder no Valor do Relacionamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Utzig, Júnior
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8785
Resumo: A presente pesquisa busca compreender como uma pequena empresa fornecedora que estabelece relações numa díade com uma grande empresa compradora percebe o valor dessa relação. Um dos objetivos é compreender se as fontes de ganhos relacionais são percebidas e se influenciam o valor do relacionamento. O outro é perceber se mesmo em uma relação com uma grande empresa tendo o maior poder, essa assimetria de poder influencia também o valor do relacionamento para a empresa fornecedora de uma grande empresa compradora. A abordagem escolhida foi quantitativa, por meio de uma survey, obtendo-se a amostra de 145 respondentes. As questões utilizadas foram originárias de escalas já aplicadas e validadas, mas foi conferida a sua validade por meio de análise fatorial. Sete hipóteses iniciais e uma posterior à fatorial foram testadas por meio de regressão linear múltipla. Os resultados indicam que o compartilhamento de conhecimento, a complementariedade de recursos e a governança relacional são fontes de ganhos relacionais que favorecem o valor do relacionamento, assim como o uso do poder indireto e do poder de recompensa também. Já o poder de coerção atua de forma negativa para o valor do relacionamento. Outras dimensões de valor do relacionamento foram testadas como contribuições adicionais para a pesquisa. Diante dos resultados encontrados, surge a oportunidade de que estudos futuros sejam realizados com as dimensões de valor do relacionamento de forma separada, afim de compreender como elas se manifestam. Também são trazidas contribuições para a aplicação gerencial dos resultados obtidos.
id USIN_921f677fd5f83b20794ec3e7ea8933f3
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/8785
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2019-08-30T16:34:49Z2019-08-30T16:34:49Z2017-11-20Submitted by JOSIANE SANTOS DE OLIVEIRA (josianeso) on 2019-08-30T16:34:49Z No. of bitstreams: 1 Júnior Utzig_.pdf: 605002 bytes, checksum: cf06cb955a5ef7da8479027348ed8e8d (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-30T16:34:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Júnior Utzig_.pdf: 605002 bytes, checksum: cf06cb955a5ef7da8479027348ed8e8d (MD5) Previous issue date: 2017-11-20A presente pesquisa busca compreender como uma pequena empresa fornecedora que estabelece relações numa díade com uma grande empresa compradora percebe o valor dessa relação. Um dos objetivos é compreender se as fontes de ganhos relacionais são percebidas e se influenciam o valor do relacionamento. O outro é perceber se mesmo em uma relação com uma grande empresa tendo o maior poder, essa assimetria de poder influencia também o valor do relacionamento para a empresa fornecedora de uma grande empresa compradora. A abordagem escolhida foi quantitativa, por meio de uma survey, obtendo-se a amostra de 145 respondentes. As questões utilizadas foram originárias de escalas já aplicadas e validadas, mas foi conferida a sua validade por meio de análise fatorial. Sete hipóteses iniciais e uma posterior à fatorial foram testadas por meio de regressão linear múltipla. Os resultados indicam que o compartilhamento de conhecimento, a complementariedade de recursos e a governança relacional são fontes de ganhos relacionais que favorecem o valor do relacionamento, assim como o uso do poder indireto e do poder de recompensa também. Já o poder de coerção atua de forma negativa para o valor do relacionamento. Outras dimensões de valor do relacionamento foram testadas como contribuições adicionais para a pesquisa. Diante dos resultados encontrados, surge a oportunidade de que estudos futuros sejam realizados com as dimensões de valor do relacionamento de forma separada, afim de compreender como elas se manifestam. Também são trazidas contribuições para a aplicação gerencial dos resultados obtidos.The present research deals to understand how a small supplier company that establishes relationships in a dyad with a large buyer company appropriates the value of this relationship. One of the objectives is to understand if the sources of relational gains are perceived and if they influence the value of the relationship. The other is to see if in a relationship with a large company that have the greatest power, this power asymmetry influences the value of the relationship to the supplier company of a large buyer company. The technical approach was quantitative, through a survey, obtaining the sample of 145 respondents. The questions were used from scales already applied and validated, but their validity was checked by factorial analysis. Seven initial hypotheses and one posterior hypotheses were tested using multiple linear regression. The results indicate that knowledge sharing, resource complementarity and relational governance are sources of relational gains that favor the value of the relationship, as well as the use of indirect power and reward power. The coercion power acts negatively on the value of the relationship. Other value dimensions of the relationship were tested as additional contributions to the research. Given the results found, the opportunity arises that future studies are carried out with the value dimensions of the relationship separately, in order to understand how they are manifested. Contributions are also brought to the managerial application of the results obtained.Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas EmpresasUtzig, Júniorhttp://lattes.cnpq.br/6381303082627993http://lattes.cnpq.br/1623033647698028Wegner, DouglasUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosDíades Comprador-Fornecedor: A Influência das Fontes de Ganhos Relacionais e da Assimetria de Poder no Valor do RelacionamentoACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoFontes de Ganhos RelacionaisAssimetria de PoderValor do relacionamentoPequena EmpresaSources of Relational GainsPower AsymmetryRelationship ValueSmall businessinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8785info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALJúnior Utzig_.pdfJúnior Utzig_.pdfapplication/pdf605002http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/8785/1/J%C3%BAnior+Utzig_.pdfcf06cb955a5ef7da8479027348ed8e8dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82099http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/8785/2/license.txte130fff006551e19abf270f718b7ab21MD52UNISINOS/87852019-08-30 13:36:33.081oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2019-08-30T16:36:33Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Díades Comprador-Fornecedor: A Influência das Fontes de Ganhos Relacionais e da Assimetria de Poder no Valor do Relacionamento
title Díades Comprador-Fornecedor: A Influência das Fontes de Ganhos Relacionais e da Assimetria de Poder no Valor do Relacionamento
spellingShingle Díades Comprador-Fornecedor: A Influência das Fontes de Ganhos Relacionais e da Assimetria de Poder no Valor do Relacionamento
Utzig, Júnior
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Fontes de Ganhos Relacionais
Assimetria de Poder
Valor do relacionamento
Pequena Empresa
Sources of Relational Gains
Power Asymmetry
Relationship Value
Small business
title_short Díades Comprador-Fornecedor: A Influência das Fontes de Ganhos Relacionais e da Assimetria de Poder no Valor do Relacionamento
title_full Díades Comprador-Fornecedor: A Influência das Fontes de Ganhos Relacionais e da Assimetria de Poder no Valor do Relacionamento
title_fullStr Díades Comprador-Fornecedor: A Influência das Fontes de Ganhos Relacionais e da Assimetria de Poder no Valor do Relacionamento
title_full_unstemmed Díades Comprador-Fornecedor: A Influência das Fontes de Ganhos Relacionais e da Assimetria de Poder no Valor do Relacionamento
title_sort Díades Comprador-Fornecedor: A Influência das Fontes de Ganhos Relacionais e da Assimetria de Poder no Valor do Relacionamento
author Utzig, Júnior
author_facet Utzig, Júnior
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6381303082627993
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1623033647698028
dc.contributor.author.fl_str_mv Utzig, Júnior
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wegner, Douglas
contributor_str_mv Wegner, Douglas
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Fontes de Ganhos Relacionais
Assimetria de Poder
Valor do relacionamento
Pequena Empresa
Sources of Relational Gains
Power Asymmetry
Relationship Value
Small business
dc.subject.por.fl_str_mv Fontes de Ganhos Relacionais
Assimetria de Poder
Valor do relacionamento
Pequena Empresa
dc.subject.eng.fl_str_mv Sources of Relational Gains
Power Asymmetry
Relationship Value
Small business
description A presente pesquisa busca compreender como uma pequena empresa fornecedora que estabelece relações numa díade com uma grande empresa compradora percebe o valor dessa relação. Um dos objetivos é compreender se as fontes de ganhos relacionais são percebidas e se influenciam o valor do relacionamento. O outro é perceber se mesmo em uma relação com uma grande empresa tendo o maior poder, essa assimetria de poder influencia também o valor do relacionamento para a empresa fornecedora de uma grande empresa compradora. A abordagem escolhida foi quantitativa, por meio de uma survey, obtendo-se a amostra de 145 respondentes. As questões utilizadas foram originárias de escalas já aplicadas e validadas, mas foi conferida a sua validade por meio de análise fatorial. Sete hipóteses iniciais e uma posterior à fatorial foram testadas por meio de regressão linear múltipla. Os resultados indicam que o compartilhamento de conhecimento, a complementariedade de recursos e a governança relacional são fontes de ganhos relacionais que favorecem o valor do relacionamento, assim como o uso do poder indireto e do poder de recompensa também. Já o poder de coerção atua de forma negativa para o valor do relacionamento. Outras dimensões de valor do relacionamento foram testadas como contribuições adicionais para a pesquisa. Diante dos resultados encontrados, surge a oportunidade de que estudos futuros sejam realizados com as dimensões de valor do relacionamento de forma separada, afim de compreender como elas se manifestam. Também são trazidas contribuições para a aplicação gerencial dos resultados obtidos.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-30T16:34:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-30T16:34:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8785
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/8785/1/J%C3%BAnior+Utzig_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/8785/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cf06cb955a5ef7da8479027348ed8e8d
e130fff006551e19abf270f718b7ab21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801845034099671040