O conceito de amor em Hannah Arendt: da perspectiva agostiniana ao amor mundi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Elciene Alves Ferreira de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12514
Resumo: Neste trabalho o conceito de amor em Hannah Arendt é discutido: da perspectiva agostiniana ao amor mundi, investigando a presença deste tema a partir do seu primeiro escrito: "O Conceito de amor em Santo Agostinho", seguindo para outros escritos, tais como: "A Condição Humana" e "Origens do Totalitarismo"; e, escritos de Agostinho como "Confissões". Além disso, comentários sobre estes escritos com respeito à proposição do tema, seus desdobramentos e relevância, foram analisados. Em adição, uma análise das três formas de amor enquanto expressão de amor ao mundo e como são refletidas nos escritos arendtianos foi realizada, verificando de que forma a autora qualifica o conceito de amor, no contexto da filosofia agostiniana, redimensionando-o para uma nova forma de amar: o amor mundi. Analisamos estas três formas de amor: amor como desejo, no alcance do bem perene, inseguro; o amor ao próximo, voltado para Deus, para o próximo e para si mesmo e; o amor caritas, mais elevado e voltado para o Eterno, incorruptível. Neste último, a perspectiva de um mundo que se torna espaço de todas as conexões na promoção da ética social e política é discutida, sob a responsabilidade de implicar-se com o outro, consigo mesmo e com o seu entorno. Ainda, foi discutido o amor nas relações sócio-políticas, concebendo-se um mundo que possa ser ressignificado no contexto da esfera pública, buscando-se ressaltar o valor do reconhecimento, da reconciliação e do perdão. Ao analisar a obra de "Origens do Totalitarismo", ressaltamos que no contexto do antissemitismo, imperialismo e totalitarismo, não há perspectivas de cuidado com o mundo, como espaço de todos, resultante de uma ação política de compreensão, respeito e responsabilidade com o espaço comum a todos os homens. Em “A Condição Humana” foi discutido o amor mundi na vita activa apresentando o mundo em três dimensões: espaço natural do trabalho, enquanto artifício humano através da obra e, enquanto mundo aparente, através da ação política dos homens. Quanto aos resultados alcançados nesta pesquisa, foi constatada, na filosofia de Hannah Arendt, influências da filosofia agostiniana e a presença da concepção de amor mundi enquanto responsabilidade pelo mundo.
id USIN_9277edefb500eb0dae592a2cd8e45019
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/12514
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2023-06-19T14:22:43Z2023-06-19T14:22:43Z2023-04-11Submitted by Jeferson Carlos da Veiga Rodrigues (jveigar@unisinos.br) on 2023-06-19T14:22:43Z No. of bitstreams: 1 Elciene Alves Ferreira de Oliveira_PROTEGIDO.pdf: 740363 bytes, checksum: 0c1a33d37a630b2cf12acbd1bd808f40 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-19T14:22:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Elciene Alves Ferreira de Oliveira_PROTEGIDO.pdf: 740363 bytes, checksum: 0c1a33d37a630b2cf12acbd1bd808f40 (MD5) Previous issue date: 2023-04-11Neste trabalho o conceito de amor em Hannah Arendt é discutido: da perspectiva agostiniana ao amor mundi, investigando a presença deste tema a partir do seu primeiro escrito: "O Conceito de amor em Santo Agostinho", seguindo para outros escritos, tais como: "A Condição Humana" e "Origens do Totalitarismo"; e, escritos de Agostinho como "Confissões". Além disso, comentários sobre estes escritos com respeito à proposição do tema, seus desdobramentos e relevância, foram analisados. Em adição, uma análise das três formas de amor enquanto expressão de amor ao mundo e como são refletidas nos escritos arendtianos foi realizada, verificando de que forma a autora qualifica o conceito de amor, no contexto da filosofia agostiniana, redimensionando-o para uma nova forma de amar: o amor mundi. Analisamos estas três formas de amor: amor como desejo, no alcance do bem perene, inseguro; o amor ao próximo, voltado para Deus, para o próximo e para si mesmo e; o amor caritas, mais elevado e voltado para o Eterno, incorruptível. Neste último, a perspectiva de um mundo que se torna espaço de todas as conexões na promoção da ética social e política é discutida, sob a responsabilidade de implicar-se com o outro, consigo mesmo e com o seu entorno. Ainda, foi discutido o amor nas relações sócio-políticas, concebendo-se um mundo que possa ser ressignificado no contexto da esfera pública, buscando-se ressaltar o valor do reconhecimento, da reconciliação e do perdão. Ao analisar a obra de "Origens do Totalitarismo", ressaltamos que no contexto do antissemitismo, imperialismo e totalitarismo, não há perspectivas de cuidado com o mundo, como espaço de todos, resultante de uma ação política de compreensão, respeito e responsabilidade com o espaço comum a todos os homens. Em “A Condição Humana” foi discutido o amor mundi na vita activa apresentando o mundo em três dimensões: espaço natural do trabalho, enquanto artifício humano através da obra e, enquanto mundo aparente, através da ação política dos homens. Quanto aos resultados alcançados nesta pesquisa, foi constatada, na filosofia de Hannah Arendt, influências da filosofia agostiniana e a presença da concepção de amor mundi enquanto responsabilidade pelo mundo.In this paper the concept of love in Hannah Arendt is discussed: from the Augustinian perspective to "amor mundi", investigating the presence of this theme from her first writing: "The Concept of love in Saint Augustinian”, moving on to other writings such as: "The Human Condition" and "Origins of Totalitarianism"; and, Augustine's writings like "Confessions". In addition, comments on these writings regarding the proposition of the theme, its developments and relevance, were analyzed. In addition, an analysis of three forms of love as an expression of love for the world and how they are reflected in the writings was carried out, verifying how the author qualifies the concept of love, in the context of Augustinian philosophy, resizing it to a new form to love: “amor mundi”. We analyzed these three forms of love: love as desire, in the reach of perennial good, insecure; love of neighbor, turned to God, to others and to oneself and; amor caritas, higher and turned towards the Eternal, incorruptible. In the latter, the perspective of a world that becomes a space for all connections in the promotion of social and political ethics is discussed, under the responsibility of getting involved with the other, with oneself and with one's surroundings. Still, love in socio-political relationships was discussed, conceiving a world that can be re-signified in the context of the public sphere, seeking to emphasize the value of recognition, reconciliation and forgiveness. When analyzing the work "Origins of Totalitarianism", we emphasize that in the context of anti-Semitism, imperialism and totalitarianism, there are no perspectives of care for the world, as a space for everyone resulting from a political action of understanding, respect and responsibility for the common space to all men. In "The Human Condition”, “amor mundi” in vita activa was discussed, presenting the world in three dimensions: the natural space of the work, as a human artifice through the work and, as an apparent world, through the political action of men. As for the results achieved in this research, it was verified, in the work of Hannah Arendt, influences of the Augustinian philosophy and the presence of the conception of “amor mundi” as responsibility for the world.NenhumaOliveira, Elciene Alves Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/3566040716257529http://lattes.cnpq.br/5012646823374838Azevedo, Marco Antônio Oliveira deUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUnisinosBrasilEscola de HumanidadesO conceito de amor em Hannah Arendt: da perspectiva agostiniana ao amor mundiArendtACCNPQ::Ciências Humanas::FilosofiaAgostinhoAmorReconciliaçãoMundoAugustineLoveReconciliationWorldinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12514info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12514/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52ORIGINALElciene Alves Ferreira de Oliveira_PROTEGIDO.pdfElciene Alves Ferreira de Oliveira_PROTEGIDO.pdfapplication/pdf740363http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12514/1/Elciene+Alves+Ferreira+de+Oliveira_PROTEGIDO.pdf0c1a33d37a630b2cf12acbd1bd808f40MD51UNISINOS/125142023-06-19 11:24:25.691oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2023-06-19T14:24:25Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O conceito de amor em Hannah Arendt: da perspectiva agostiniana ao amor mundi
title O conceito de amor em Hannah Arendt: da perspectiva agostiniana ao amor mundi
spellingShingle O conceito de amor em Hannah Arendt: da perspectiva agostiniana ao amor mundi
Oliveira, Elciene Alves Ferreira de
Arendt
ACCNPQ::Ciências Humanas::Filosofia
Agostinho
Amor
Reconciliação
Mundo
Augustine
Love
Reconciliation
World
title_short O conceito de amor em Hannah Arendt: da perspectiva agostiniana ao amor mundi
title_full O conceito de amor em Hannah Arendt: da perspectiva agostiniana ao amor mundi
title_fullStr O conceito de amor em Hannah Arendt: da perspectiva agostiniana ao amor mundi
title_full_unstemmed O conceito de amor em Hannah Arendt: da perspectiva agostiniana ao amor mundi
title_sort O conceito de amor em Hannah Arendt: da perspectiva agostiniana ao amor mundi
author Oliveira, Elciene Alves Ferreira de
author_facet Oliveira, Elciene Alves Ferreira de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3566040716257529
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5012646823374838
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Elciene Alves Ferreira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevedo, Marco Antônio Oliveira de
contributor_str_mv Azevedo, Marco Antônio Oliveira de
dc.subject.De.fl_str_mv Arendt
topic Arendt
ACCNPQ::Ciências Humanas::Filosofia
Agostinho
Amor
Reconciliação
Mundo
Augustine
Love
Reconciliation
World
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Humanas::Filosofia
dc.subject.por.fl_str_mv Agostinho
Amor
Reconciliação
Mundo
dc.subject.eng.fl_str_mv Augustine
Love
Reconciliation
World
description Neste trabalho o conceito de amor em Hannah Arendt é discutido: da perspectiva agostiniana ao amor mundi, investigando a presença deste tema a partir do seu primeiro escrito: "O Conceito de amor em Santo Agostinho", seguindo para outros escritos, tais como: "A Condição Humana" e "Origens do Totalitarismo"; e, escritos de Agostinho como "Confissões". Além disso, comentários sobre estes escritos com respeito à proposição do tema, seus desdobramentos e relevância, foram analisados. Em adição, uma análise das três formas de amor enquanto expressão de amor ao mundo e como são refletidas nos escritos arendtianos foi realizada, verificando de que forma a autora qualifica o conceito de amor, no contexto da filosofia agostiniana, redimensionando-o para uma nova forma de amar: o amor mundi. Analisamos estas três formas de amor: amor como desejo, no alcance do bem perene, inseguro; o amor ao próximo, voltado para Deus, para o próximo e para si mesmo e; o amor caritas, mais elevado e voltado para o Eterno, incorruptível. Neste último, a perspectiva de um mundo que se torna espaço de todas as conexões na promoção da ética social e política é discutida, sob a responsabilidade de implicar-se com o outro, consigo mesmo e com o seu entorno. Ainda, foi discutido o amor nas relações sócio-políticas, concebendo-se um mundo que possa ser ressignificado no contexto da esfera pública, buscando-se ressaltar o valor do reconhecimento, da reconciliação e do perdão. Ao analisar a obra de "Origens do Totalitarismo", ressaltamos que no contexto do antissemitismo, imperialismo e totalitarismo, não há perspectivas de cuidado com o mundo, como espaço de todos, resultante de uma ação política de compreensão, respeito e responsabilidade com o espaço comum a todos os homens. Em “A Condição Humana” foi discutido o amor mundi na vita activa apresentando o mundo em três dimensões: espaço natural do trabalho, enquanto artifício humano através da obra e, enquanto mundo aparente, através da ação política dos homens. Quanto aos resultados alcançados nesta pesquisa, foi constatada, na filosofia de Hannah Arendt, influências da filosofia agostiniana e a presença da concepção de amor mundi enquanto responsabilidade pelo mundo.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-19T14:22:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-19T14:22:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-04-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12514
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Filosofia
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12514/2/license.txt
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12514/1/Elciene+Alves+Ferreira+de+Oliveira_PROTEGIDO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 320e21f23402402ac4988605e1edd177
0c1a33d37a630b2cf12acbd1bd808f40
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801845092149886976