O sujeito em questão: a arqueo-genealogia das ciências humanas em Michel Foucault
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2053 |
Resumo: | Para o filósofo francês Michel Foucault, o aparecimento da figura do homem na condição de sujeito é um acontecimento recente, resultante de uma reordenação do espaço que regula a produção dos saberes, ocorrida entre os séculos XVIII e XIX. Esta reconfiguração permitiu que o homem fosse feito simultaneamente sujeito e objeto de conhecimentos com pretensão científica. De fato, segundo Foucault, até a modernidade clássica, o homem não problematizava o ato mesmo de representar; não se pensava como sujeito da representação. Somente quando foi tematizado por saberes empíricos relacionados ao seu trabalho, sua linguagem e sua vida, o homem passou a representar para si mesmo sua condição subjetiva finita. Assim, na perspectiva foucaultiana, o sujeito não possui estatuto transcendental ou essência fixa. Ele é apenas uma figura discursiva - exposta, como as demais, às determinações da linguagem - cujo surgimento e condições de existência apenas uma arqueo-genealogia, enquanto método de análise voltada para o plano disc |
id |
USIN_95628f0f07e7ad274a7a2c2260023082 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2053 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T21:02:35Z2015-03-04T21:02:35Z2010-04-16Made available in DSpace on 2015-03-04T21:02:35Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 16Para o filósofo francês Michel Foucault, o aparecimento da figura do homem na condição de sujeito é um acontecimento recente, resultante de uma reordenação do espaço que regula a produção dos saberes, ocorrida entre os séculos XVIII e XIX. Esta reconfiguração permitiu que o homem fosse feito simultaneamente sujeito e objeto de conhecimentos com pretensão científica. De fato, segundo Foucault, até a modernidade clássica, o homem não problematizava o ato mesmo de representar; não se pensava como sujeito da representação. Somente quando foi tematizado por saberes empíricos relacionados ao seu trabalho, sua linguagem e sua vida, o homem passou a representar para si mesmo sua condição subjetiva finita. Assim, na perspectiva foucaultiana, o sujeito não possui estatuto transcendental ou essência fixa. Ele é apenas uma figura discursiva - exposta, como as demais, às determinações da linguagem - cujo surgimento e condições de existência apenas uma arqueo-genealogia, enquanto método de análise voltada para o plano discFor the French philosopher Michel Foucault, the emergence of man as subject is a recent event, resulting from a rearrangement of the space that regulates the production of knowledge, which occurred between the eighteenth and nineteenth centuries. This reconfiguration allowed the man was done simultaneously subject and object of knowledge with scientific pretensions. In fact, according to Foucault, until the classic modernity, the man did not question the very act of representing; did not think himself as subject of representation. Only when he was conceived by empirical knowledge related to his work, his language and his life, the man came to represent to himself his finite subjective condition. Thus, in Foucault’s perspective, the subject has no transcendental status or fixed essence. He is just a discursive figure - exposed, like others, to the determinations of language – whose emergence and conditions of existence only an archeo-genealogy, as a method of analysis focused in the discursive level, may disclNenhumaBays, Deise Gabrielahttp://lattes.cnpq.br/8608123588831643http://lattes.cnpq.br/0894404184863986Ruiz, Castor Mari Martin BartoloméUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesO sujeito em questão: a arqueo-genealogia das ciências humanas em Michel FoucaultCiências Humanasciências humanasepistémêgenealogiamodernidadesujeitoarqueologiaépistèmégenealogyhuman sciencesmodern agesubjectarcheologyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2053info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALDeiseBaysFilosofia.pdfDeiseBaysFilosofia.pdfapplication/pdf987010http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2053/1/DeiseBaysFilosofia.pdfcecdb01e1b76d837a3cdbf5090b82deaMD51UNISINOS/20532015-03-10 10:49:08.396oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2053Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T13:49:08Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O sujeito em questão: a arqueo-genealogia das ciências humanas em Michel Foucault |
title |
O sujeito em questão: a arqueo-genealogia das ciências humanas em Michel Foucault |
spellingShingle |
O sujeito em questão: a arqueo-genealogia das ciências humanas em Michel Foucault Bays, Deise Gabriela Ciências Humanas ciências humanas epistémê genealogia modernidade sujeito arqueologia épistèmé genealogy human sciences modern age subject archeology |
title_short |
O sujeito em questão: a arqueo-genealogia das ciências humanas em Michel Foucault |
title_full |
O sujeito em questão: a arqueo-genealogia das ciências humanas em Michel Foucault |
title_fullStr |
O sujeito em questão: a arqueo-genealogia das ciências humanas em Michel Foucault |
title_full_unstemmed |
O sujeito em questão: a arqueo-genealogia das ciências humanas em Michel Foucault |
title_sort |
O sujeito em questão: a arqueo-genealogia das ciências humanas em Michel Foucault |
author |
Bays, Deise Gabriela |
author_facet |
Bays, Deise Gabriela |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8608123588831643 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0894404184863986 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bays, Deise Gabriela |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ruiz, Castor Mari Martin Bartolomé |
contributor_str_mv |
Ruiz, Castor Mari Martin Bartolomé |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas ciências humanas epistémê genealogia modernidade sujeito arqueologia épistèmé genealogy human sciences modern age subject archeology |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ciências humanas epistémê genealogia modernidade sujeito arqueologia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
épistèmé genealogy human sciences modern age subject archeology |
description |
Para o filósofo francês Michel Foucault, o aparecimento da figura do homem na condição de sujeito é um acontecimento recente, resultante de uma reordenação do espaço que regula a produção dos saberes, ocorrida entre os séculos XVIII e XIX. Esta reconfiguração permitiu que o homem fosse feito simultaneamente sujeito e objeto de conhecimentos com pretensão científica. De fato, segundo Foucault, até a modernidade clássica, o homem não problematizava o ato mesmo de representar; não se pensava como sujeito da representação. Somente quando foi tematizado por saberes empíricos relacionados ao seu trabalho, sua linguagem e sua vida, o homem passou a representar para si mesmo sua condição subjetiva finita. Assim, na perspectiva foucaultiana, o sujeito não possui estatuto transcendental ou essência fixa. Ele é apenas uma figura discursiva - exposta, como as demais, às determinações da linguagem - cujo surgimento e condições de existência apenas uma arqueo-genealogia, enquanto método de análise voltada para o plano disc |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-04-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T21:02:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T21:02:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2053 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2053/1/DeiseBaysFilosofia.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cecdb01e1b76d837a3cdbf5090b82dea |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844942114390016 |