Operações de garantia da lei e da ordem: imagens de conflito, imagens em conflito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aceti, Pedro Bughay
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9318
Resumo: A pesquisa a seguir aborda o filme Operações de garantia da lei e da ordem, de Júlia Murat e Miguel Augusto Ramos (2018), na perspectivas das teorias da montagem. O objetivo central deste trabalho é perceber os sentidos dados ao conflito no filme. Para atingir este objetivo revisamos as teorias da montagem na tecnocultura contemporânea com autores como Eisenstein (2002); Manovich (2001); Aumont (1995); Alabao (2014); Askanius (2015), entre outros. Como metodologia nos valemos da cartografia (CANEVACCI, 1997) e da dissecação de imagens. (KILPP, 2010). Entre as principais conclusões, percebemos que o conjunto de dispositivos que estão disponíveis hoje para imaginar, isto é: produzir, compartilhar, editar, voltar a usar as imagens entra em colisão com o modelo de imagens que corresponde à tecnocultura televisiva. Esta realidade técnica dinamiza uma realidade cultural que coloca a produção de imagens de questões cotidianas como relevante: desde um café da manhã a uma manifestação, tudo tem lugar entre smartphones e interfaces. Embora há um conflito permanente entre as características de imagens institucionalizadas pela televisão e as imagens produzidas por dispositivos móveis, o embate constante que a tecnocultura possibilita leva a que estas imagens vão sendo repetidamente associadas a determinados sentidos, nascendo assim a imagem de realidade, a imagem testemunha, as imagens extensões do corpo, as imagens de urgência presentes no documentário como formas de atualização do conflito eisensteniano.
id USIN_961415f62c26c8e6e80cb38915cd27de
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/9318
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2020-09-22T13:52:18Z2020-09-22T13:52:18Z2020-08-10Submitted by Tatiane Vieira da Costa (tatianec) on 2020-09-22T13:52:18Z No. of bitstreams: 1 Pedro Bughay Aceti_.pdf: 6268951 bytes, checksum: 8fb0320d1d792148453dedc383bfec30 (MD5)Made available in DSpace on 2020-09-22T13:52:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pedro Bughay Aceti_.pdf: 6268951 bytes, checksum: 8fb0320d1d792148453dedc383bfec30 (MD5) Previous issue date: 2020-08-10A pesquisa a seguir aborda o filme Operações de garantia da lei e da ordem, de Júlia Murat e Miguel Augusto Ramos (2018), na perspectivas das teorias da montagem. O objetivo central deste trabalho é perceber os sentidos dados ao conflito no filme. Para atingir este objetivo revisamos as teorias da montagem na tecnocultura contemporânea com autores como Eisenstein (2002); Manovich (2001); Aumont (1995); Alabao (2014); Askanius (2015), entre outros. Como metodologia nos valemos da cartografia (CANEVACCI, 1997) e da dissecação de imagens. (KILPP, 2010). Entre as principais conclusões, percebemos que o conjunto de dispositivos que estão disponíveis hoje para imaginar, isto é: produzir, compartilhar, editar, voltar a usar as imagens entra em colisão com o modelo de imagens que corresponde à tecnocultura televisiva. Esta realidade técnica dinamiza uma realidade cultural que coloca a produção de imagens de questões cotidianas como relevante: desde um café da manhã a uma manifestação, tudo tem lugar entre smartphones e interfaces. Embora há um conflito permanente entre as características de imagens institucionalizadas pela televisão e as imagens produzidas por dispositivos móveis, o embate constante que a tecnocultura possibilita leva a que estas imagens vão sendo repetidamente associadas a determinados sentidos, nascendo assim a imagem de realidade, a imagem testemunha, as imagens extensões do corpo, as imagens de urgência presentes no documentário como formas de atualização do conflito eisensteniano.The following research addresses the film Law and Order Guarantee Operations, by Júlia Murat and Miguel Augusto Ramos, from the perspective of the theories of montage. The main objective of this work is to understand the meanings given to the conflict in the film. To achieve this goal, we reviewed the theories of montage in contemporary technoculture with authors like Eisenstein (2002); Manovich (2001); Aumont (1995); Alabao (2014); Askanius (2015), among others. As a methodology, we use cartography (CANEVACCI, 1997) and image dissection. (KILPP, 2010). Among the main conclusions, we realized that the set of devices that are available today to imagine, that is: to produce, share, edit, return to use images that collide with the image model that corresponds to television technoculture. This technical reality dynamizes a cultural reality that puts the production of images of everyday issues as relevant: from breakfast to a manifestation, everything takes place between smartphones and interfaces. Although there is a permanent conflict between the characteristics of images institutionalized by television and the images produced by mobile devices, the constant clash that technoculture makes possible means that these images are repeatedly associated with certain senses. Thus, the following images were born: the reality image, the witness image, the body extension images, the urgency images present in the documentary as ways of updating the Eisenstein conflict.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorAceti, Pedro Bughayhttp://lattes.cnpq.br/8338196172232137http://lattes.cnpq.br/9654736235562553Montaño La Cruz, Sonia EstelaUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaOperações de garantia da lei e da ordem: imagens de conflito, imagens em conflitoACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoVideoativismoImagens de conflitoJunho de 2013MontagemAudiovisualVideo actvismImagens of conflictJune 2013EditingAudiovisualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9318info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALPedro Bughay Aceti_.pdfPedro Bughay Aceti_.pdfapplication/pdf6268951http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9318/1/Pedro+Bughay+Aceti_.pdf8fb0320d1d792148453dedc383bfec30MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9318/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/93182020-09-22 10:53:11.225oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2020-09-22T13:53:11Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Operações de garantia da lei e da ordem: imagens de conflito, imagens em conflito
title Operações de garantia da lei e da ordem: imagens de conflito, imagens em conflito
spellingShingle Operações de garantia da lei e da ordem: imagens de conflito, imagens em conflito
Aceti, Pedro Bughay
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Videoativismo
Imagens de conflito
Junho de 2013
Montagem
Audiovisual
Video actvism
Imagens of conflict
June 2013
Editing
Audiovisual
title_short Operações de garantia da lei e da ordem: imagens de conflito, imagens em conflito
title_full Operações de garantia da lei e da ordem: imagens de conflito, imagens em conflito
title_fullStr Operações de garantia da lei e da ordem: imagens de conflito, imagens em conflito
title_full_unstemmed Operações de garantia da lei e da ordem: imagens de conflito, imagens em conflito
title_sort Operações de garantia da lei e da ordem: imagens de conflito, imagens em conflito
author Aceti, Pedro Bughay
author_facet Aceti, Pedro Bughay
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8338196172232137
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9654736235562553
dc.contributor.author.fl_str_mv Aceti, Pedro Bughay
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Montaño La Cruz, Sonia Estela
contributor_str_mv Montaño La Cruz, Sonia Estela
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Videoativismo
Imagens de conflito
Junho de 2013
Montagem
Audiovisual
Video actvism
Imagens of conflict
June 2013
Editing
Audiovisual
dc.subject.por.fl_str_mv Videoativismo
Imagens de conflito
Junho de 2013
Montagem
Audiovisual
dc.subject.eng.fl_str_mv Video actvism
Imagens of conflict
June 2013
Editing
Audiovisual
description A pesquisa a seguir aborda o filme Operações de garantia da lei e da ordem, de Júlia Murat e Miguel Augusto Ramos (2018), na perspectivas das teorias da montagem. O objetivo central deste trabalho é perceber os sentidos dados ao conflito no filme. Para atingir este objetivo revisamos as teorias da montagem na tecnocultura contemporânea com autores como Eisenstein (2002); Manovich (2001); Aumont (1995); Alabao (2014); Askanius (2015), entre outros. Como metodologia nos valemos da cartografia (CANEVACCI, 1997) e da dissecação de imagens. (KILPP, 2010). Entre as principais conclusões, percebemos que o conjunto de dispositivos que estão disponíveis hoje para imaginar, isto é: produzir, compartilhar, editar, voltar a usar as imagens entra em colisão com o modelo de imagens que corresponde à tecnocultura televisiva. Esta realidade técnica dinamiza uma realidade cultural que coloca a produção de imagens de questões cotidianas como relevante: desde um café da manhã a uma manifestação, tudo tem lugar entre smartphones e interfaces. Embora há um conflito permanente entre as características de imagens institucionalizadas pela televisão e as imagens produzidas por dispositivos móveis, o embate constante que a tecnocultura possibilita leva a que estas imagens vão sendo repetidamente associadas a determinados sentidos, nascendo assim a imagem de realidade, a imagem testemunha, as imagens extensões do corpo, as imagens de urgência presentes no documentário como formas de atualização do conflito eisensteniano.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-22T13:52:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-22T13:52:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9318
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9318/1/Pedro+Bughay+Aceti_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9318/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8fb0320d1d792148453dedc383bfec30
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844937536307200