A história contada na televisão: um estudo sobre minisséries históricas
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4012 |
Resumo: | Essa pesquisa é um estudo de casos múltiplos, que toma como objeto central cinco minisséries históricas produzidas pela Rede Globo: Abolição, República, Chiquinha Gonzaga, O Quinto dos Infernos e A casa das sete mulheres. A pesquisa é qualitativa e de base empírica, realizada a partir de uma observação analítica de cada uma das tramas, de uma série de entrevistas com atores e autores das obras e de um estudo de circulação, de duas das cinco minisséries. Por meio do acionamento teórico e do trabalho empírico realizado, alguns ângulos despontaram, iluminando aspectos específicos de cada caso estudado e tecendo linhas transversais que perpassam todos os casos. Esses resultados nos levaram a inferências sobre o contexto social de inserção das minisséries na dinâmica televisiva, e de como a história é contada na televisão. As minisséries, ao proporem a midiatização da narrativa histórica em suas tramas se revelam como um objeto pertinente para observar determinados modos de acionamento da história na sociedade contemporânea, numa construção que mistura ficcional e factual, para produzir entretenimento e aprendizagem. Um dos eixos que articula os processos televisuais é o foco no perfil dos personagens históricos. Esse ângulo se articula a outras linhas transversais para compreender sentidos de vinculação e aprendizagem. |
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2015-06-25T17:35:20Z2015-06-25T17:35:20Z2013-03-22Submitted by Silvana Teresinha Dornelles Studzinski (sstudzinski) on 2015-06-25T17:35:20Z No. of bitstreams: 1 MichelliMachado.pdf: 2203741 bytes, checksum: 26d701d4a6442941ece3897b7220737b (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-25T17:35:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MichelliMachado.pdf: 2203741 bytes, checksum: 26d701d4a6442941ece3897b7220737b (MD5) Previous issue date: 2013-03-22Essa pesquisa é um estudo de casos múltiplos, que toma como objeto central cinco minisséries históricas produzidas pela Rede Globo: Abolição, República, Chiquinha Gonzaga, O Quinto dos Infernos e A casa das sete mulheres. A pesquisa é qualitativa e de base empírica, realizada a partir de uma observação analítica de cada uma das tramas, de uma série de entrevistas com atores e autores das obras e de um estudo de circulação, de duas das cinco minisséries. Por meio do acionamento teórico e do trabalho empírico realizado, alguns ângulos despontaram, iluminando aspectos específicos de cada caso estudado e tecendo linhas transversais que perpassam todos os casos. Esses resultados nos levaram a inferências sobre o contexto social de inserção das minisséries na dinâmica televisiva, e de como a história é contada na televisão. As minisséries, ao proporem a midiatização da narrativa histórica em suas tramas se revelam como um objeto pertinente para observar determinados modos de acionamento da história na sociedade contemporânea, numa construção que mistura ficcional e factual, para produzir entretenimento e aprendizagem. Um dos eixos que articula os processos televisuais é o foco no perfil dos personagens históricos. Esse ângulo se articula a outras linhas transversais para compreender sentidos de vinculação e aprendizagem.This research is a study of multiple cases that center on five historical miniseries produced by the television network Rede Globo: Abolição, República, Chiquinha Gonzaga, O Quinto dos Infernos, and A casa das sete mulheres. The research is qualitative and of an emperical nature, realized from an analytical observation of each of the programs, from a series of interviews with actors and authors of the works, and from a study of the media´s reaction of two of the five miniseries. During the consultations and empirical work, some points appeared, illuminating specific aspects of each case study and tracing parallels that link all of the cases. These results lead us to draw inferences about the social context of miniseries on network television and how history is represented on television. By integrating a historical narrative in their stories, using a construction both fictional and factual to provide entertainment and learning, the miniseries become a pertinent method to observe the reaction to historical changes in contemporary society. A key factor that articulates the televisual process is the focus on the profile of the historical characters. This angle is linked to other lines, in order to understand ways of linking and learning.NenhumaMachado, Michellihttp://lattes.cnpq.br/5726284331333686http://lattes.cnpq.br/4251781990514288Braga, Jose Luiz Warren Jardim GomesUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaA história contada na televisão: um estudo sobre minisséries históricasACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoMinisséries históricasTelevisãoAprendizagemMidiatizaçãoHistorical miniseriesTelevisionLearningMediatizationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4012info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMichelliMachado.pdfMichelliMachado.pdfapplication/pdf2203741http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4012/1/MichelliMachado.pdf26d701d4a6442941ece3897b7220737bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82099http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4012/2/license.txte130fff006551e19abf270f718b7ab21MD52UNISINOS/40122015-06-25 14:38:44.492oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-06-25T17:38:44Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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