A proposição de um chatbot de inteligência artificial nas instituições de ensino superior das faculdades de Direito
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12484 |
Resumo: | A presente pesquisa busca analisar a nova era de Transformação Digital sob as perspectivas dos escritórios de advocacia dentro das Universidades, conhecido como Núcleos de Práticas Jurídicas (NPJ), visando responder a seguinte pergunta: de que forma uma ferramenta de inteligência artificial poderá ser proposta para trazer eficiência nas Instituições de Ensino Superior, tanto sob a ótica dos processos judiciais como de ensino/aprendizagem? Pretende-se demonstrar que através da implementação de uma ferramenta baseada em inteligência artificial seria possível otimizar o ensino jurídico, e também o atendimento aos clientes do Núcleo. Durante a pesquisa foi adotada a metodologia hipotética dedutiva, através da pesquisa bibliográfica e documental, e para solucionar o problema também foi utilizado o ciclo PDCA, do inglês plan, do, check and act. O objetivo geral da pesquisa é apresentar uma proposta de chatbot com fluxo conversacional baseada em inteligência artificial, para contribuir com o aprendizado dos acadêmicos e também melhorar o processo organizacional da Instituição de Ensino Superior dentro dos Núcleos de Práticas Jurídica. Outrossim, têm-se como objetivos específicos demonstrar as implicações que a inteligência artificial, através da criação de uma ferramenta de inteligência artificial no ensino jurídico (chatbot), trará dentro das Instituições de Ensino Superior nessa nova tendência de Transformação Digital, bem como identificar como a proposta de chatbot poderá ser utilizada na dinamização do Núcleo de Prática Jurídica, delimitar quais são as áreas e funções do chatbot, bem como quem serão os seus usuários. O primeiro capítulo tratar-se-á sobre a Transformação Digital explicando o que é a Quarta Revolução Industrial e o movimento da nova Era de Transformação Digital. Já no segundo capítulo será abordado sobre a Análise Econômica do Direito, demonstrando que a IA quando aplicada no Ensino Jurídico traz ganhos de eficiência no processo de ensino aprendizagem, e ainda conceituará sobre o que é o chatbot e chatbot baseado em IA. O terceiro capítulo tratará sobre o método PDCA, explicando-o pormenorizadamente. O quarto capítulo será abordado as discussões da pesquisa, que demonstrará sobre a eficiência e os resultados encontrados com a propositura de um chatbot em uma Instituição de Ensino Superior. A justificativa decorre do atual cenário em que o mundo vivencia por uma transformação digital, e consequentemente novas tendências têm surgido, principalmente a no ensino jurídico, em que é preciso adaptar-se, olhando sob uma perspectiva como a inteligência artificial poderá aprimorar o ensino, e não sob o enfoque de que tomará o espaço dos humanos. Assim, a proposta de um chatbot para utilização pelos acadêmicos dos Núcleos de Práticas Jurídicas tornaria o processo de ensino aprendizagem mais dinâmico, além de aumentar a celeridade na elaboração das peças, bem como otimizaria o atendimento aos clientes do próprio Núcleo. |
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2023-06-09T15:24:02Z2023-06-09T15:24:02Z2022-12-22Submitted by Jeferson Carlos da Veiga Rodrigues (jveigar@unisinos.br) on 2023-06-09T15:24:02Z No. of bitstreams: 1 Nathália Polyana Couto Lacerda_.pdf: 882963 bytes, checksum: aaa9b05b333dcc0e2e60633b878c8fd8 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-09T15:24:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nathália Polyana Couto Lacerda_.pdf: 882963 bytes, checksum: aaa9b05b333dcc0e2e60633b878c8fd8 (MD5) Previous issue date: 2022-12-22A presente pesquisa busca analisar a nova era de Transformação Digital sob as perspectivas dos escritórios de advocacia dentro das Universidades, conhecido como Núcleos de Práticas Jurídicas (NPJ), visando responder a seguinte pergunta: de que forma uma ferramenta de inteligência artificial poderá ser proposta para trazer eficiência nas Instituições de Ensino Superior, tanto sob a ótica dos processos judiciais como de ensino/aprendizagem? Pretende-se demonstrar que através da implementação de uma ferramenta baseada em inteligência artificial seria possível otimizar o ensino jurídico, e também o atendimento aos clientes do Núcleo. Durante a pesquisa foi adotada a metodologia hipotética dedutiva, através da pesquisa bibliográfica e documental, e para solucionar o problema também foi utilizado o ciclo PDCA, do inglês plan, do, check and act. O objetivo geral da pesquisa é apresentar uma proposta de chatbot com fluxo conversacional baseada em inteligência artificial, para contribuir com o aprendizado dos acadêmicos e também melhorar o processo organizacional da Instituição de Ensino Superior dentro dos Núcleos de Práticas Jurídica. Outrossim, têm-se como objetivos específicos demonstrar as implicações que a inteligência artificial, através da criação de uma ferramenta de inteligência artificial no ensino jurídico (chatbot), trará dentro das Instituições de Ensino Superior nessa nova tendência de Transformação Digital, bem como identificar como a proposta de chatbot poderá ser utilizada na dinamização do Núcleo de Prática Jurídica, delimitar quais são as áreas e funções do chatbot, bem como quem serão os seus usuários. O primeiro capítulo tratar-se-á sobre a Transformação Digital explicando o que é a Quarta Revolução Industrial e o movimento da nova Era de Transformação Digital. Já no segundo capítulo será abordado sobre a Análise Econômica do Direito, demonstrando que a IA quando aplicada no Ensino Jurídico traz ganhos de eficiência no processo de ensino aprendizagem, e ainda conceituará sobre o que é o chatbot e chatbot baseado em IA. 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Assim, a proposta de um chatbot para utilização pelos acadêmicos dos Núcleos de Práticas Jurídicas tornaria o processo de ensino aprendizagem mais dinâmico, além de aumentar a celeridade na elaboração das peças, bem como otimizaria o atendimento aos clientes do próprio Núcleo.This research seeks to analyze the new era of Digital Transformation from the perspectives of law firms within Universities, known as Legal Practices Center (NPJ), aiming to answer the following question: how can an artificial intelligence tool be proposed to bring efficiency to Higher Education Institutions, both from the perspective of judicial processes and teaching/learning? It is intended to demonstrate that, through the implementation of a tool based on artificial intelligence, it would be possible to optimize legal education, as well as customer service at the Legal Practices Center. During the research, the deductive hypothetical methodology was adopted, through bibliographical and documentary research, and to solve the problem, the PDCA cycle, from the English plan, do, check and act, was also used. The general objective of the research is to present a proposal for a chatbot with conversational flow based on artificial intelligence, to contribute to the learning of academics and also to improve the organizational process of the Higher Education Institution within the Legal Practices Center. Furthermore, the specific objectives are to demonstrate the implications that artificial intelligence, through the creation of an artificial intelligence tool in legal education (chatbot), will bring within Higher Education Institutions in this new trend of Digital Transformation, as well as to identify how the chatbot proposal can be used to streamline the Legal Practice Center, delimit the areas and functions of the chatbot, as well as who will be its users. The first chapter will deal with Digital Transformation, explaining what is the Fourth Industrial Revolution and the movement of the new Era of Digital Transformation. In the second chapter, the Economic Analysis of Law will be discussed, demonstrating that AI when applied in Legal Education brings efficiency gains in the teaching-learning process, and will also conceptualize what is the chatbot and chatbot based on AI. The third chapter will deal with the PDCA method, explaining it in detail. The fourth chapter will address the research discussions, which will demonstrate the efficiency and results found with the proposition of a chatbot in a Higher Education Institution. The justification stems from the current scenario in which the world is experiencing a digital transformation, and consequently new trends have emerged, especially in legal education, where it is necessary to adapt, looking from a perspective on how artificial intelligence can improve teaching, and not under the focus that it will take the space of humans. Thus, the proposal of a chatbot for use by academics from the Legal Practices Centers would make the teaching-learning process more dynamic, in addition to increasing the speed in the preparation of pieces, as well as optimizing the service to customers of the Center itself.Universidade de Rio Verde – UniRVLacerda, Nathália Polyana Coutohttp://lattes.cnpq.br/0997813489036937http://lattes.cnpq.br/5792727067633222Silva, Silvio Bitencourt daUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Direito da Empresa e dos NegóciosUnisinosBrasilEscola de DireitoA proposição de um chatbot de inteligência artificial nas instituições de ensino superior das faculdades de DireitoACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::DireitoEra de transformação digitalInteligência artificialQuarta Revolução IndustrialChatbotEra of digital transformationArtificial intelligenceFourth Industrial Revolutioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12484info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12484/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52ORIGINALNathália Polyana Couto Lacerda_.pdfNathália Polyana Couto Lacerda_.pdfapplication/pdf882963http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12484/1/Nath%C3%A1lia+Polyana+Couto+Lacerda_.pdfaaa9b05b333dcc0e2e60633b878c8fd8MD51UNISINOS/124842023-06-09 12:26:37.606oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2023-06-09T15:26:37Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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