Sala de cinema: da comunicação à experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12448 |
Resumo: | A presente pesquisa concentra-se em analisar o cinema e o design estratégico na busca pela compreensão da experiência de consumo cinematográfico na indústria brasileira. Assim, estabeleceu-se a problemática deste estudo: Como ocorrem as possíveis relações de experiência entre o espectador e a produção cinematográfica? Como qualificar a experiência do consumo cinematográfico? Para a realização da coleta de dados foi utilizado o estudo de caso, contando com uma produção cinematográfica nacional e outra internacional e as suas estratégias de divulgação. Também foram realizadas entrevistas em profundidade com espectadores de uma produção nacional em cartaz e entrevistas com profissionais especializados no mercado audiovisual. Posteriormente, o conteúdo dos dados coletados foi analisado. Assim, conclui-se que as experiências no consumo cinematográfico não se tornam memoráveis ou extraordinárias quando o filme é exibido de maneira isolada das estratégias de comunicação e de serviços. |
id |
USIN_a2dfdd774716e40e5e6a46ad9c82af4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/12448 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-06-02T13:15:40Z2023-06-02T13:15:40Z2011-08-30Submitted by Jeferson Carlos da Veiga Rodrigues (jveigar@unisinos.br) on 2023-06-02T13:15:40Z No. of bitstreams: 1 Douglas Renê Barra_.pdf: 5688411 bytes, checksum: e64c5b8dd146d67d70b78e4b25ce7ec1 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-02T13:15:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Douglas Renê Barra_.pdf: 5688411 bytes, checksum: e64c5b8dd146d67d70b78e4b25ce7ec1 (MD5) Previous issue date: 2011-08-30A presente pesquisa concentra-se em analisar o cinema e o design estratégico na busca pela compreensão da experiência de consumo cinematográfico na indústria brasileira. Assim, estabeleceu-se a problemática deste estudo: Como ocorrem as possíveis relações de experiência entre o espectador e a produção cinematográfica? Como qualificar a experiência do consumo cinematográfico? Para a realização da coleta de dados foi utilizado o estudo de caso, contando com uma produção cinematográfica nacional e outra internacional e as suas estratégias de divulgação. Também foram realizadas entrevistas em profundidade com espectadores de uma produção nacional em cartaz e entrevistas com profissionais especializados no mercado audiovisual. Posteriormente, o conteúdo dos dados coletados foi analisado. Assim, conclui-se que as experiências no consumo cinematográfico não se tornam memoráveis ou extraordinárias quando o filme é exibido de maneira isolada das estratégias de comunicação e de serviços.The research focuses on analyzing the strategic design and the cinema in seeking to understand the consumer experience in the Brazilian cinematographic productions. Once settled, the issue of this study: How the possible experiences of relationship between the viewer and the cinematographic productions occur? How to qualify the experience of the cinema consumption? For data collection, the multiple case study was used, cinematographic productions (one national and one international) and their dissemination strategies, were also conducted interviews with viewers of a brazilian production currently in theaters and interviews with professional experts in the audiovisual market. Afterwards, data were analyzed by content analysis. One of the findings was that the consumer experiences in cinema do not become memorable, or extraordinary, when the movie is shown in isolation to communication strategies and services.NenhumaBarra, Douglas Renêhttp://lattes.cnpq.br/4854790586306146http://lattes.cnpq.br/7106471704531411Costa, Filipe Campelo Xavier daUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em DesignUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaSala de cinema: da comunicação à experiênciaACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho IndustrialDesign estratégicoExperiênciaConsumo cinematográficoStrategic designExperienceCinema consumptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12448info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12448/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52ORIGINALDouglas Renê Barra_.pdfDouglas Renê Barra_.pdfapplication/pdf5688411http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12448/1/Douglas+Ren%C3%AA+Barra_.pdfe64c5b8dd146d67d70b78e4b25ce7ec1MD51UNISINOS/124482023-06-02 10:16:45.574oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2023-06-02T13:16:45Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sala de cinema: da comunicação à experiência |
title |
Sala de cinema: da comunicação à experiência |
spellingShingle |
Sala de cinema: da comunicação à experiência Barra, Douglas Renê ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial Design estratégico Experiência Consumo cinematográfico Strategic design Experience Cinema consumption |
title_short |
Sala de cinema: da comunicação à experiência |
title_full |
Sala de cinema: da comunicação à experiência |
title_fullStr |
Sala de cinema: da comunicação à experiência |
title_full_unstemmed |
Sala de cinema: da comunicação à experiência |
title_sort |
Sala de cinema: da comunicação à experiência |
author |
Barra, Douglas Renê |
author_facet |
Barra, Douglas Renê |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4854790586306146 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7106471704531411 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barra, Douglas Renê |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Filipe Campelo Xavier da |
contributor_str_mv |
Costa, Filipe Campelo Xavier da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial |
topic |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial Design estratégico Experiência Consumo cinematográfico Strategic design Experience Cinema consumption |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design estratégico Experiência Consumo cinematográfico |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Strategic design Experience Cinema consumption |
description |
A presente pesquisa concentra-se em analisar o cinema e o design estratégico na busca pela compreensão da experiência de consumo cinematográfico na indústria brasileira. Assim, estabeleceu-se a problemática deste estudo: Como ocorrem as possíveis relações de experiência entre o espectador e a produção cinematográfica? Como qualificar a experiência do consumo cinematográfico? Para a realização da coleta de dados foi utilizado o estudo de caso, contando com uma produção cinematográfica nacional e outra internacional e as suas estratégias de divulgação. Também foram realizadas entrevistas em profundidade com espectadores de uma produção nacional em cartaz e entrevistas com profissionais especializados no mercado audiovisual. Posteriormente, o conteúdo dos dados coletados foi analisado. Assim, conclui-se que as experiências no consumo cinematográfico não se tornam memoráveis ou extraordinárias quando o filme é exibido de maneira isolada das estratégias de comunicação e de serviços. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-08-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-02T13:15:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-02T13:15:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12448 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12448 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Design |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola da Indústria Criativa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12448/2/license.txt http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12448/1/Douglas+Ren%C3%AA+Barra_.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
320e21f23402402ac4988605e1edd177 e64c5b8dd146d67d70b78e4b25ce7ec1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801845091793371136 |