A emergência da inclusão escolar no governo FHC: movimentos que a tornaram uma “verdade” que permanece
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1996 |
Resumo: | A presente dissertação apresenta um estudo sobre a emergência da inclusão escolar no Brasil, tendo, como recorte temporal e político, o Governo de Fernando Henrique Cardoso (1995 a 1998 - 1999 a 2002). O estudo teve, como objetivo principal, mostrar como a inclusão escolar foi sendo constituída através de algumas práticas que visam à mobilização social, nas quais podemos ver a governamentalidade operando sob o conceito de normalização. Para realizar tal pesquisa, tomaram-se, como material de análise, dados produzidos no Governo FHC, encontrados nos seguintes documentos: Política Nacional de Educação Especial colocada em vigor em 1994; Plano Nacional de Educação sancionado em 2001; Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, instituídas em 2001, e ambos organizados pelo MEC e pela Secretaria de Educação Especial (SEESP). A dissertação utiliza, como ferramentas analíticas, os conceitos de normalização, integração/inclusão e governamentalidade, pensados a partir das teorizações dos Estudos |
id |
USIN_a76376a2f6d2e6a8b88868f9417faae6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1996 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T20:06:52Z2015-03-04T20:06:52Z2010-02-01Made available in DSpace on 2015-03-04T20:06:52Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 1A presente dissertação apresenta um estudo sobre a emergência da inclusão escolar no Brasil, tendo, como recorte temporal e político, o Governo de Fernando Henrique Cardoso (1995 a 1998 - 1999 a 2002). O estudo teve, como objetivo principal, mostrar como a inclusão escolar foi sendo constituída através de algumas práticas que visam à mobilização social, nas quais podemos ver a governamentalidade operando sob o conceito de normalização. Para realizar tal pesquisa, tomaram-se, como material de análise, dados produzidos no Governo FHC, encontrados nos seguintes documentos: Política Nacional de Educação Especial colocada em vigor em 1994; Plano Nacional de Educação sancionado em 2001; Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, instituídas em 2001, e ambos organizados pelo MEC e pela Secretaria de Educação Especial (SEESP). A dissertação utiliza, como ferramentas analíticas, os conceitos de normalização, integração/inclusão e governamentalidade, pensados a partir das teorizações dos EstudosThis paper presents a study on the emergence of school inclusion in Brazil, focusing on Fernando Henrique Cardoso administration (1995-1998, 1999-2002). The purpose of this paper is to show that school inclusion was set up by means of certain practices - governmental regulations – which aimed at social mobilization. Data produced in the Cardoso administration and found in the following documents: National Policy on Special Education - put into effect in 1994, National Education Plan - enacted in 2001, and National Guidelines for Special Education in Basic Education - from 2001, organized by the Ministry of Education and Culture (MEC) and the Department of Special Education (SEESP), have been used as material for analysis. The concepts of standardization, integration / inclusion and governmentality - designed from the theories of Foucault studies - are used as analytical tools in this work. The study shows that the school inclusion was formed from several previous movements, such as the school integration one.Bolsa para curso e programa de Pós GraduaçãoRech, Tatiana Luizahttp://lattes.cnpq.br/4225218705589569http://lattes.cnpq.br/3876751682370290Lopes, Maura CorciniUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesA emergência da inclusão escolar no governo FHC: movimentos que a tornaram uma “verdade” que permaneceCiências Humanasgovernamentalidadeinclusão escolarnormalizaçãopolíticas de inclusão escolargoverno FHCgovernmentalityinclusion policiesschool inclusionstandardizationFHC governmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1996info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALTatianaRechEducacao.pdfTatianaRechEducacao.pdfapplication/pdf2727564http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1996/1/TatianaRechEducacao.pdf0a649194465b2dc18d24f7c14fb6bb02MD51UNISINOS/19962015-03-10 08:42:08.453oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1996Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T11:42:08Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A emergência da inclusão escolar no governo FHC: movimentos que a tornaram uma “verdade” que permanece |
title |
A emergência da inclusão escolar no governo FHC: movimentos que a tornaram uma “verdade” que permanece |
spellingShingle |
A emergência da inclusão escolar no governo FHC: movimentos que a tornaram uma “verdade” que permanece Rech, Tatiana Luiza Ciências Humanas governamentalidade inclusão escolar normalização políticas de inclusão escolar governo FHC governmentality inclusion policies school inclusion standardization FHC government |
title_short |
A emergência da inclusão escolar no governo FHC: movimentos que a tornaram uma “verdade” que permanece |
title_full |
A emergência da inclusão escolar no governo FHC: movimentos que a tornaram uma “verdade” que permanece |
title_fullStr |
A emergência da inclusão escolar no governo FHC: movimentos que a tornaram uma “verdade” que permanece |
title_full_unstemmed |
A emergência da inclusão escolar no governo FHC: movimentos que a tornaram uma “verdade” que permanece |
title_sort |
A emergência da inclusão escolar no governo FHC: movimentos que a tornaram uma “verdade” que permanece |
author |
Rech, Tatiana Luiza |
author_facet |
Rech, Tatiana Luiza |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4225218705589569 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3876751682370290 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rech, Tatiana Luiza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lopes, Maura Corcini |
contributor_str_mv |
Lopes, Maura Corcini |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas governamentalidade inclusão escolar normalização políticas de inclusão escolar governo FHC governmentality inclusion policies school inclusion standardization FHC government |
dc.subject.por.fl_str_mv |
governamentalidade inclusão escolar normalização políticas de inclusão escolar governo FHC |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
governmentality inclusion policies school inclusion standardization FHC government |
description |
A presente dissertação apresenta um estudo sobre a emergência da inclusão escolar no Brasil, tendo, como recorte temporal e político, o Governo de Fernando Henrique Cardoso (1995 a 1998 - 1999 a 2002). O estudo teve, como objetivo principal, mostrar como a inclusão escolar foi sendo constituída através de algumas práticas que visam à mobilização social, nas quais podemos ver a governamentalidade operando sob o conceito de normalização. Para realizar tal pesquisa, tomaram-se, como material de análise, dados produzidos no Governo FHC, encontrados nos seguintes documentos: Política Nacional de Educação Especial colocada em vigor em 1994; Plano Nacional de Educação sancionado em 2001; Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, instituídas em 2001, e ambos organizados pelo MEC e pela Secretaria de Educação Especial (SEESP). A dissertação utiliza, como ferramentas analíticas, os conceitos de normalização, integração/inclusão e governamentalidade, pensados a partir das teorizações dos Estudos |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-02-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T20:06:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T20:06:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1996 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1996 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1996/1/TatianaRechEducacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0a649194465b2dc18d24f7c14fb6bb02 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844941466370048 |